quarta-feira, 6 de maio de 2015

Renamo denuncia alegado plano das FADM para assassinar Dhlakama na Zambézia

8 h · 

Canal de Moçambique, nr. 303 – 6 de Maio de 2015


Luis Moiane Podes nos matar mas nunca iras governar esse país. Aceita e doi menos reorganiza teu partido para 2018

2 · 7 h

Hermenegildo Elias Cambula Ya pelo menos vai ficar com um município kkkkkkkkk

Joana Herminio Dos Santos Ninguem consegue estudar um determinado fenomeno com logica enquanto tiver preconceitos é necessario despir isso e olhar o Djakama como sendo uma pessoa , Lider e nao opositor ...Por isso parem de ser escovinhas , e sejam pessoas com ment...Ver mais

10 · 7 h · Editado

Paul Antunes Minha irma em moçambique nao existem academicos, mas sim ladroes.

Lulu Rafael Chiteve kkk Paul Antunes verdade

Nando Conceicao Queremos paz,guerra deveria de ser ali no parlamento podem levar ate Ak47 vamos aplaudir,os perdedores saem a correr os vencedores ficam la dentro,afinal sao eles que mamam o dinheiro dos nossos impostos.

1 · 5 h

Isaías H. Monnene Se a guerra fosse apenas para os que tem arma, diria vão lutar que render pode levantar a mão e pôr fim nisso. Mas como envolve a todos nós com ou sem arma, peço vos que nos poupem deste constrangimento.

1 · 5 h

Guebuza Robet Sr estamos cansados de esperar por accoes, viver de promessas ja nos bastou!!!!!!!! Ninguem tem medo de morrer por uma liberdade, Jovens estao a espera do seu apito para iniciar o Jogo, camoni!!!!!!!!!!!

1 · 4 h

Válder Maguni Guebuza? É você??

Guebuza Robet SOU SIM Sr Valder, gostarias mais informacoes de mim?

Orlando Gove não sabes uk dizx, dialgo sim guerrenao, nos ja perdemos ente queridos por causa da guerra meu irmão,esse homem de dlhakama não tem família mata a qualquer um .

Guebuza Robet A Frelimo negou dialogo na AR, se voce nao sabe a culpa nao e minha!!!!!!!!

Júnior Zabibe excelência, melhor é Ficar em casa e gozar do estatuto do líder da oposição? estamos ao lado da PAZ

1 · 8 h

Joaquim Francisco Chunguane As declarações deste líder são ameaçadoras, com o retorno a guerra, porque sabe que ele não tem povo, e quem defende o povo sempre fica fraco por poupar a vida das Populações, a democracia não é imposição, ele exige que seja aprovado um atiprogecto sem fundamento, ele é um ditador, não político, nem imagino se um dia governar este Moçambique.

1 · 6 h

Bernardino Macome Antonio Concordo plenamente ilustre com a sua posicao.

Johnson Jose Manhique Va a merda

Zaurute Nauaga Va Ler a constituicao seu burro e ver se Nao ha fundamento no antiprojecto lambebota de uma figa.

Zaurute Nauaga outro burro é esse tal de Bernardino que concorda com a burrice do outro

Eddy Marchal Sochangana Eu acho que as FADM ñ precisam d planear um assassinato à aquele velhote, que deviam fazer é capturarem a ele e pô-lo em prisão domicíliaria ou mesmo n quartel general das FADM, pa ver-se pára d uma vez cm as ameaças e prazos sem fim. Simplesmente isso que devem fazer as FDS

Sebastian Cardoso Foi pouco?! Queres assassinar mais civis inocentes? Que nunca um homem com esta mentalidade chegue ao Poder em Mocambique...Nunca.

Amisse Abdula Cassamo cota caduco esse, fala demas e nada faz

Hermenegildo Elias Cambula Por isso duvido muito dos discursos do gajo

Mahlathine Mkhambane "Papá, até Março vamos governar", "Papá, até Maio vamos governar", "Papá, daqui a dois meses vamos governar", "Papá, este ano vamos..." Que música mais enfadonha. Não é preferível ficar em casa e curtir o estatuto de Líder de Oposição e nos deixar em PAZ como dizia o Júnior Zabibe?

Leo Cande Tem comentário que denuncia a frelimização de idiotas, que só comentam o que buscam no nada...Tem comentário que tá longe de significar CONSCIÊNCIA POLÍTICA, Tá mais pra instrumentalização política do que Consciência!!!

Tommy Do Lapis Eu quero ir as matas tambem - So preciso duma metralhadora 


1 · 6 h

Bernardino Macome Antonio Ate pode ter sido pouco. Mas recorde se que na guerra nao ha vencedores antecipados,

Mileto Pensador Devia falar pouco.

David Chifeche Quando o inimigo é interno, é invencível. Ou alia-se a ele ou perde-se a guerra.

Antonio Domingos mata nao tem a ver com a guerraaaaa

Antonio Domingos Nao na mata na cidade no capital

Piter Manuel Piter Desta vez é melhor começar de la onde se encontram os k reprovaram o projecto, deixem inocentes k do governo ganham 3 comprimidos paracetamol, esses k excitam a guerra nem sofrem e kem sofre sao familias k passam noite e dia nas machambas e nao como folgados e lambebotas k vivem dos imposto do povo. Xega de sangue em gorongosa e muxungue desta vez os intervinientes directo devem sentir na pele a dor da guerra.

Juma Amade esse nao tem fosforo e combustivel suficiente pra queimar moz. por isso e melhor ficar no mato a cuidar dos netos e filhos.

Arnaldo Jossias Dalhakama eu ti disse isso nao Vai dar certo de novo vais voltar ao mato . E se Voce volta ao mato desta vez volta sem vida pork a tua idade ja nao permeti

Mauro Galvao e quantos projectos da FRELIMO ja forma aprovados pela RENAMO, para alem das mordumias ?

Miguel Gonçalves Wamusse Que lider é esse que se orgulha por ter morrido muita gente e ainda diz k foi pouco

Sergio Eusebio Manuel xega djakama, xega, para d ameaxar o povo, este tempo keremos politicos mais preparados e nao um grupo d guerilheiros q se axam serem democraticos,

Bahath Robath Makuku Vovô, curte a tua life. Você já deu o que podia. Nem sempre a sorte bate a porta da mesma pessoa.

Eugenio Matchonga Meu lider

Felix Alexandre Raposo Vi muitos choros dos frelimistas em forma de comentarios eu também sinto mesmo por voces.mas oque posso vos ajudar como irmão em vez de chorarem para presidente Dhlakama chorem para nyusi/=porco em kinyharwanda uma lingua mas falado ém Ruwanda .

Wilson Junior Mukavely Mukavely Forca kota dhlaka nao pode levar com esses pintainhos da frelixo bom xamboquear +bem

Wilson Junior Mukavely Mukavely To de acordo com genito o kota dhlaka tem capacidade d queimar todo moz e o meu apelo vai pra frelixeira q o paiz ta no rumo da incerteza viva renamo com a K47 tudo e possivel,o poder nao se conkista so arranca se

Elias Antonio Pururo A Escrever...

Joaquim Francisco Chunguane Va merda voce Johnson Manhique, voce e um famito, com gana do poder, dizem k querem governar!!! Vao fumar macacho.

Nádio Malalane Eu já a muito tempo desde que este jornalzeco vem afamando o Sr. Dlh. venho dizendo mesm ñ sendo minha vontade, que se dê inicio a tal guerra logo e deixarem de trocar mimos. já se foram os primeiro 16 anos de guerra, eu apanhei a meio, pois quando nasci tnha iniciado a seis anos e vivi os restantes 10, a trocar de trincheira em trincheira la no distr jangamo. meu pai era procurado pelos txaguintos, elo menos é oque e dizia na vila evzes sem conta, qando fugiam nas noites de ataque,encontravamos recados dos txanguitos, querendo levar rmeu pai (um enfermeiro - Raimundo Malalane que fez o seu nome porque trabalhou em vrios distritos deste pais, nesse tempo de guerra, por sinal distritos fortemnte assolads pelos txanguitos). pr sorte saimos de lá (escapamos) com vida. meu pai e minha mãe ja morreram, de certeza que ñ hão-de vir atrás de mim, não sou enfermeiro. mas se for o caso desta vez eu e muitos moçambicanos vamos escapar a morte e ver o "Maywaether" de Sandjundjira a governar, como sempre quiz. Avança não recua, por isso o parvos comandados por Mcuane la CCJC, so falam balbuzeiras tentando fzer tmpo, pensando quealgum parvo podia aprovar aquela "merda de projecto" de autarquias provinciais, agora como ñ conseguiram ameaçam volr ao mato, epa BAZA PAHHH.

O Tal de Sabonete A guerra nunca foi solução para resolver os problemas, ao contrário piora ainda mais a situação do país e sempre abrange o elo mais fraco que é a #população...!!!

Genito Monjane Moçambique tem experiencia duma guerra civil. Basta

Genito Monjane Ha pessoas que nao acreditam quando o perigo está por perto. Esse tem capacidades de queimar este todo o País. E está mais provado que o guverno em dia e os moçambicanos nao estao preparados para enfrentar uma guerra civil. Ja tivemos. Chega.

Leonel Milas Força Dlakhama, este país tem problemas graves que só o sr é suficientemente corajoso para resolvé-los. A FRELIMO está ultrapassada; uma quadrilha de ladrões escondidos por detrás do nome de libertadores.

Zacarias Valoi Baloi Este dlhakama nunca vai governar o pais... Ele nao e' ditador mas sim, demente.

Zulficar Mahomed Como você ???

1 · 5 h

Maezinha Manuel Mutiquido renamo nasceu da frelimo, com isso filho malandro da frelimo que demitiu se foi formar seu partido porque nao queria socialismo. agora que estamos no capitalismo esta ai a vingar os outros. reflecte bem senhor mocambique esta em paz, a nao sua inquientacao.

Tomas Humbe A frelixo e abusado merece chumbo para nunca mais voltar a brincar com o povo.

Abelarto Eugénio Guambe vam brincando

Miguel Comiche prefiro morrer na guerra duque continuar a morrer silenciosamente no inferno da coropçao absoluta dos camaradas...

Farben Nhampossa Bulandinho """" FIZ O QUE OS CIVILIZADOS FAZEM"""
Então quer dizer que você não é um civilizado mas sim um rudimental demente atrasado cão bussal e tudo que tem a ver com porcaria

Rafael Jacinto Guila Kkkkk....

Mavuto Cachingamba Viola Parrem de desejar guerra.... Lamento bastantes das pessoas que dão força aquele senhor de santungira.

Hebert Tiqui Pindai yenyu mambo tioneVer tradução

Tony Man Mavie Afinal aki em Moz ainda ha cego,k nao ve nada. Xtamox juntox maniga Dlhaka.

Prince Abraham My feel is how frelimo gone sovivor! For sure the planing is on cuickly to starting fight timedown

Calisto Joaquim Mabutana Os comicios a doubrar de revuma a maputo a explicar as regioes autonomas foram reduzidos a nada,nao e da minha conta pk nao sei kual e a bolada k trataram no encontro entre dlakhas e nyusi

Eddy Marchal Sochangana .haaaawena xiphuku-phuku, unaga hi txavisele pah,(ôh, você malandro não ns intimíde pah?)

Hermenegildo Elias Cambula Mkkkkkkkkk magupele mesmu

Daniel Eusebio Mutipa Eusebio Sou da nova geracao, aguardo pelas vossas experiencoias, vos da 8 de marco

Armindo Silva Tomas Tomas Os comentários não podem ser tendenciosos ao ponto de insultarem o líder da Renamo,isto deixa a ele mais nervoso e podemos voltar a uma nova guerra!!!




8 h · 



Renamo denuncia alegado plano das FADM para assassinar Dhlakama na Zambézia (‪#‎canalmoz‬)


Maputo (Canalmoz) – Na terça-feira, 5 de Maio, a Renamo denunciou a existência de um alegado plano para assassinar o seu presidente, Afonso Dhlakama, que se encontra actualmente na província da Zambézia.
Na sua publicação semanal “A perdiz”, a Renamo cita alegadas fontes militares colocadas algures em Inhaminga, no distrito de Cheringoma, na província de Sofala, como tendo informado que um grupo de 16 oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, com a especialidade de atiradores, estaria a seguir viagem com destino à Zambézia, onde se encontra o presidente da Renamo.
Segundo a Renamo, os mesmos atiradores, mobilizados a partir da cidade da Beira, tinham estado, desde a noite do sábado passado, hospedados em Inhaminga, para descansar e depois seguir viagem para a Zambézia, onde têm alegadamente a missão de assassinar Afonso Dhlakama.
O porta-voz da Renamo, António Muchanga, contactado pelo “Canalmoz”, disse que não está a par do assunto, pelo que declinou fazer qualquer comentário. Mas um alto oficial militar da Renamo confirmou a existência do referido plano, afirmando que o seu partido está a acompanhar a situação.
Disse que foram informados, a partir das próprias Forças Armadas, da existência dessa missão, e que os homens estarão à paisana a acompanhar Afonso Dhlakama nos seus comícios e encontros com as populações.
O “Canalmoz” contactou o Ministério da Defesa Nacional, que prometeu reagir nas próximas horas. Mas uma fonte desvalorizou as acusações da Renamo e disse que Afonso Dhlakama é guarnecido pelas Forças de Defesa e Segurança, e que, por isso, para o assassinar, seria necessário eliminar os agentes do Estado que estão com ele. (Redacção)








ArliNdo PedRo NhoEla RalPh, Mateus Francisco Navaia, NhamissöröDikôkô Sacur e 61 outras pessoas gostam disto.


Bernardino Macome Antonio Se ate Muchanga negou de comentar,é porque trata se de mais uma INVERDADE, FALSIDADE E MENTIRA deste jornal, tendo em vista criar agitacao nas pessoas: Afonso Dhlakama é guarnecido pelas Forças de Defesa e Segurança, e que, por isso, para o assassinar, seria necessário eliminar os agentes do Estado que estão com ele

6 · 7 h

Johnson Jose Manhique Vce e um filho da puta.muchanga nao esta no mato.esta na cidade.e possivel nao saber.e por isso nao falou nada.guebuza e capaz de mandar matar toda aguarda das fadm para matar dhakama.

1 · 6 h

Bernardino Macome Antonio Johnson, eu nao vou le responder porque nao quero descer ao nivel da sua insignificancia e baixeza. E eu nao tiro sequer uma virgula no que eu disse acima. Seu CAO.

1 · 6 h

Paulo Guta Johnson Jose Manhique não presta

Johnson Jose Manhique Cao,e quem defende os ladroes.Nao estou na escola aqui.alias esse e problema que me faz odiar a frelixo.pk so sabe roubar.e nao aposta em educacao

Guebuza Robet Sr Macome talves voce seja um dos contratados para assassinar o lider da renamo, fique avisado vc e seus mandantes tambem nao escapam

Walter Drakizzy YoungRoyalt Gove Yuwii vcs paa ficam akii a descutir enquanto tanto a Renamo como a Frelimo estão a mamar taco... enquanto vcs descutem eu vou marrar cienci
as politicas pois n quro ficar atrás 


1 · 1 h · Editado

Constantino Antonio Outras noticias... Com licenca!

4 · 7 h

Arsenio Marques Dos Santos Toda hora gastar nossos megabytes pra meskinhices

2 · 8 h

Jeremias Alfredo Sousa Sousa Esse Nyusi é igual à Guebuza tambem?

1 · 6 h

Eduardo Mutimucuio Nao

Jeremias Alfredo Sousa Sousa E pork é k ele tambem ker começar a reagir com armas? Pensei k ja tinha passado esse papo de armas...

1 · 5 h

Matias Magoado Ser membro da Renamo é mesmo que ser membro dum grupo teatral.

1 · 5 h

Luis Moiane Noticias ou Fofocas so pra vender?

1 · 7 h

Michel Jonas esse senhor nao precisa ser morto mas sim quer o tratamento que o ilustre chissano lhe dava

Sergio Tomé Mauricio Nao vao conseguir.

Hilario Afonso Tomo Eu quero noticia escrita por unay cambuma

Luíz Joaquim Cunguara Esse jornal e sem duvida de Renamo

Carlos Pedro Ito Vcs com vosso teatro politc. K termine ns vossas mentes est assassinio. Pk de crime organizdo pelo std ja stamos fartos.

Tung Esmeraldo Nem val apena

Coronel Juvenal Muthombene Acho k canalmoz nao fez algo errado. Apenas publicou uma informacao k recolheu, agora se e verdade ou mentira so a renamo e que nos pode explicar.

Manuel Juma Nao se assasina um lider asim como se fosse um batedor d carros,,,o afonso anda cm homens a paisana tambem d intelgencia,,o k pode acontecer e' criar vukuvuku pk mesmo atirando pr ele akeles homens vao ficar agitado e pode morrer mtos em ambas parte,,mas isto cheira m sangue

Nito Do Minguene Ate agora nao conseguem ver qui o lider e' forte,vao acabar esses vos tropas inoncentes, e voces estam ai bem folgados.

Aniano Ani-face Zitha É d lamentar

Silverio Langa A frelimo é q fez a frelimo é q faz.

Agostinho Fausto Jossai Ve ci Logo k e mentira.

Dercio Felisberto Simone Oque pretende com isto canalmoz

Rogerio Justino E o fim da vida desses camaradas, a perdiz vai limpar tudo isso

Osvaldo Langa Cumbe eliminar Dlhakama seria um grande erro, ai sim que o pais virara chama

Wilson Junior Mukavely Mukavely Nem com isso escreveram na agua vossos culhoes grande frelixo da merda matar dhlaka e por o paiz em guerra q nao vai acabar

Elias Antonio Pururo A Escrever...

Apóstolo Hammuraby Democrático Não chega Gistac? Moçambique é uma vergonha.

Aurelio Macamo Concordo.

Constantino Antonio E que tmbm, um lider quando sai da capital do pais para um trabalho politico, a cima de 6 meses, ele msm perde abate e aprumo, no caso do Dhlakama, ja passou em muitos em servico e ja binou nalguns, isso tira-lhe credibilidade.

Timoteo Denja Pura mentira. São vocês que vão matar o vosso mentiroso

Hamilton Guerra Eu penso que quem não gosta de uma coisa não faz. Portanto quem não gosta deste jornal não deve ler e pronto. escusem-se de andar a dizer isto mais aquilo porque há tantos outros jornais para lerem que se calhar vai de acordo com as vossas aspirações. Se é verdade ou não, existe quem deve julgar isso com poderes próprios. Se não o faz é por alguma razão.

Paulo Guta Há as vez para publicar jornal deve-se analisar s negócio pode intimidar a população

Manuelito Chichongue Tudo falso

Abrão Paulo Munguambe Canalmoz acabam manchando o vosso jornal de tanto serem preguicosos de analisar algumas acusacoes. Desde quando que a gente vem criticando esse tipo de atitude. Olhem, ate onde o Muchanga afasta dessas acusacoes, constituiria de voces uma desconfianca dessa informacao. Coisas de manhadzi so

Matias Magoado Parem com agitar o povo mentirosos do canalmoz.

Lizele Isaque Isaque Kere provocar um 31 terivel.o problema nao e dhakama mais se eu povo

Barcelino Horacio Menos sangue menox palavrax mais axoes

Daniel Nhambi Mina. Nita yi vona

Eduardo Mutimucuio Prometeu N coisas aos seus seguidores e simpantizantes,mas nada fez até agora e é bom assim,agora aparece com essa de que querem lhe matar,que palhacada.Ficou tanto tempo no mato dizia a mesma coisa,sai do mato e continua vivo.

Jabro Joao Jabro Joao mas pork ?com kual finalidade.o povo condena isso

1 · 7 h

Feix Ricardo Banze mas pa ké tudo isso?

Tomas Humbe O plano de o assacinar nao e de hoje;me parece k agora esta quase a acontecer e por isso a informacao ja esta tranxbordar.os policias k estao acompanhar lider da renamo nao passa de estrategia do governo para k caso acontecer imputar a culpa a propria renamo tipo si mataram entre eles.

Zindoga Henrique Jose Zindoga O medo e a chave do caos

Matias Lucas Vinte Só para vender nem? Canal Moz.

Victoria Machava kutukar a onça com cabo de vassoura? Kakakakakakaka, coitadinhos de tais atiradores atirados no enxame!

Bendito Mazive Simeao Paz paz paz...

Philemon Ubisi O chefe do estado e o proprio lider da renamo devem chegar, a solucao do dialogo entre os dois,e jornalistas tambem vao acabar com essas mentiras

Rem Weks Malogrado Polidígno Lamentavelmente é.

Francisco Nassone Guambe Sera???

Prince Abraham That will be not the over game and non solution on killing the leader, because will pear another one. That he is just way guide for Mozpeople

Domingos Mero Mualama Sao questoes políticas

Domingos Mero Mualama Sao questoes políticas?


Helman Carlos Playin'Ver tradução




8 h · 




8 h · 




Sem informação relevante sobre os grandes crimes
Beatriz Buchili apresenta hoje o seu primeiro informe sobre o estado da Justiça (‪#‎canalmoz‬)




Maputo (Canalmoz) – A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, vai hoje ao parlamento apresentar o informe geral sobre o estado da Justiça. É o seu primeiro informe desde que assumiu o cargo em finais de 2014, naquela que é considerada a operação de Armando Guebuza para evitar potenciais processos de corrupção contra si. O informe, referente ao período de Janeiro a Dezembro de 2014, não traz nada de diferente em relação ao informe do seu antecessor. A criminalidade, sobretudo a criminalidade organizada, e a corrupção continuam a desafiar o Estado moçambicano. Na corrupção, por exemplo, o Estado continua caçar a chamada “arraia miúda”, em detrimento dos “tubarões”, que abundam principalmente entre dirigentes políticos ligados ao poder. 
O “Canalmoz” apresenta alguns pontos do informe da procuradora.

Moçambicanos em “corredores da morte” no estrangeiro

No capítulo referente ao controlo da legalidade, especificamente o controlo dos estabelecimentos prisionais, o informe fala de 3000 moçambicanos condenados no estrangeiro, alguns em prisão perpétua e outros em “corredores da morte”. Na África do Sul, há 2642 moçambicanos a cumprirem diversas penas. No Brasil, há 48, e no Malawi, há 42. A procuradora diz que está a desenvolver esforços em coordenação com o Governo com vista a fazer o acompanhamento da situação desses prisioneiros moçambicanos.

Corrupção


O Gabinete Central de Combate à Corrupção
tramitou 906 processos. Dos 906 processos, 597 são por corrupção, 147 por desvio de fundos, 129 por peculato, 28 por abuso de cargo e cinco por participação económica ilícita. Foram acusados 239, e foram a julgamento 79 processos.



Criminalidade está a crescer


A criminalidade – sobretudo os crimes violentos – está a crescer. Dados do informe apontam para um aumento de 4165 casos em comparação com 2013. A procuradora registou 42.622 processos-crime em 2014, Houve 38.457 processos-crime em 2013. 
Dos 42.622 processos-crime, 17.159 são sumários, 16.252 são de Polícia correccional e 9211 são de querela.
A província de Maputo figura em primeiro plano no mapa de casos criminais no país, com 9694 processos. Seguem-se a cidade de Maputo (9298 processos) e Nampula (4247 processos). 
Estas três zonas do país perfazem mais de metade dos casos criminais, com 54,5% de processos tramitados.
As províncias de Niassa (1745 processos), Manica (1906 processos) e Cabo Delgado (2003 processos) são as que registaram menos casos criminais em todo o país em 2014.
Segundo a procuradora, dos 42.622 processos-crime, 28.171 correspondem a crimes contra a propriedade, 9627 correspondem a crimes contra as pessoas, e 3.420 correspondem a crimes contra a honestidade. Há ainda crimes de roubo (7399), de furto qualificado (7369), de furto simples (5776), de violência doméstica (2.972), de ofensas corporais simples (2725), de ofensas corporais qualificadas (1878), de homicídio involuntário (1612), de abuso sexual de menores (863), de homicídio voluntário simples (710), de corrupção (625), de homicídio qualificado (513) e de desvio de fundos e peculato (281).



Ainda não há pistas sobre casos de crime violento


De entre vários crimes violentos em 2014, alguns dos quais cometidos de dia e em locais movimentados, destaca-se o assassinato do juiz Dinis Silica, no dia 8 de Maio. Na próxima sexta-feira, completa-se um ano, após este assassinato. Entretanto, nada se sabe sobre os seus autores. A este caso vêm juntar-se tantos outros, como o assassinato de Paulo Daniel, mais conhecido por “Danger Man”, e o assassinato de um jovem não identificado no Bairro da Costa do Sol.
Muito recentemente, no dia 3 de Março, foi assassinado o constitucionalista Gilles Cistac, também de dia, numa zona central e movimentada da cidade de Maputo e a não muito longe de uma esquadra. Até hoje, não há qualquer pista sobre os autores do assassinato. No seu informe, a procuradora diz que “prosseguem investigações para o esclarecimento dos casos”.
Sobre o combate a este tipo de crimes, a procuradora volta a falar da necessidade da existência de uma Polícia de Investigação Criminal “íntegra, com formação especializada e meios científicos de investigação adequados”.
Beatriz Buchili afirma que a PIC deve “dispor de meios e condições de trabalho que permitam não apenas a repressão da criminalidade mediante uma investigação e instrução criminal competente, como também na prevenção”. (André Mulungo)







Anguista Siffa, Isabel Mucavel Djive, Erick Keyvan Manak e 19 outras pessoas gostam disto.


Michel Jonas forca doutora

Abraham Lincolin Esta gaja falara tdo falso e sera tmbem bem instruida pelo kwadro d tubaroex.

Bernardino Macome Antonio Dignissima procuradora, o povo clama pela JUSTICA. Contudo, desejo boa sorte nessa empreitada.

Aniano Ani-face Zitha O que vai dizer essa gaja?

Jose Salvador Sono Nao vai acontecer nada, em moz nao ha justica para os pobres, mais sim p os ricos, como havera justica em moz principalmente no k respeito conflitos laborais aquestoes despedimentos de trabalhadores sem justa causa e outros crimes. pk a maior parte das empresas em mocambique estao la membro do governo como administradores as coisas n podem andar assim.

Rui Narane Balelas

Tomas Humbe Nyusi remova essa gaja daii,nao venx k ela e cumpleci do gueba??

Prince Abraham Nothing relevant we expect. Hall made team and just lie, lie and lie

1 · 8 h
8 h · 

Para esclarecer o que aconteceu no Guijá, província de Gaza
Renamo exige presença do comandante da EMOCHM na mesa de negociações (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Na passada segunda-feira, A delegação da Renamo exigiu ao Governo que seja chamado à mesa das negociações o comandante da Equipa Militar de Observadores da Cessação das Hostilidades Militares, brigadeiro Therego Seretse, a fim de ir esclarecer as causas que levaram os seus peritos a não se entenderem durante o trabalho de inquérito sobre os confrontos militares entre forças governamentais e da Renamo, no Guijá, no início de Abril.
Saimone Macuiana, chefe da delegação da Renamo informou que o pedido surgiu depois de as partes divergirem sobre o relatório trazido pelos peritos militares acerca dos incidentes do Guijá.
As duas partes deram a conhecer que o relatório foi assinado por dois dos três coronéis da EMOCHM que estavam na comissão de inquérito, nomeadamente, o coronel zimbabweano Nelson Manjaranji (chefe da comissão), o coronel Alface, do Governo, e o coronel Mariano Nhongué, da Renamo. Os dois últimos estão afectos ao subcomando de Inhambane.
O coronel Mariano Nhongue não assinou o relatório devido ao facto de considerar que este não reflecte o que aconteceu no local, onde praticamente a comissão não trabalhou.
O relatório, assinado pelos coronéis Munjaranji e Alface, diz que houve presença de homens armados no distrito do Guijá, quinze dias antes da presença da equipa de observação militar que foi avaliar as circunstâncias da presença daqueles homens.
Lembre-se que foi a Renamo que pediu o inquérito, por ter entendido que os seus homens teriam sido atacados pelas Forças de Defesa e Segurança.
O relatório não foi mostrado à imprensa. José Pacheco, chefe da delegação do Governo, apenas disse que, por causa da presença de homens armados, a população abandona as suas residências para ir pernoitar no mato, com receio de ser atacada.




Os homens agora estão em parte incerta


“Neste momento, aparentemente esses homens armados dirigiram-se para lugares desconhecidos, e tudo indica em direcção ao Norte da província de Gaza”, disse José Pacheco.
Por sua vez, Saimone Macuiana, chefe da delegação da Renamo, disse que, não havendo consenso sobre o relatório do Guijá, o comandante da EMOCHM deverá ser solicitado para comparecer na mesa do diálogo entre o Governo e a Renamo. 
“Mas não tivemos satisfação positiva do Governo. Estamos a insistir para que isso possa acontecer, de modo a apurar-se a veracidade dos factos que ocorreram no Guijá, para ajudar a corrigir o que está errado”, disse o deputado Macuiana.
Os Termos de Referência estabelecem que o comandante da EMOCHM presta relatório às delegações em sede das negociações, sendo por isso que a Renamo considera não haver inconveniência em chamar o brigadeiro Therego Seretse a prestar informações sobre o que aconteceu no Guijá, a ponto de os três coronéis se desentenderem. (Bernardo Álvaro)






Gibson Leandro, Bartolomeu Cossa, Delino Farlay e 24 outras pessoas gostam disto.


Ezembro Sizinio Gasolina Isso da entender q a renamo e afrelimo xtao afazer novela aq moç. Ha ha há




8 h · 




Em uma semana
Acidentes de viação matam 25 e ferem 92 pessoas (‪#‎canalmoz‬)




Maputo (Canalmoz) – Vinte e cinco pessoas morreram e outras 92 contraíram ferimentos, dos quais 41 graves e 51 ligeiros. Este é o resultado de 42 acidentes de viação registados em todo o território nacional durante a semana passada, segundo informação da Polícia.
A cidade de Maputo teve dez casos, Manica e Maputo tiveram seis casos, cada. Sofala e Cabo Delgado tiveram quatro casos, cada. Nampula tevetrês casos. Inhambane, Gaza, Tete e Zambézia tiveram dois casos, cada, e Niassa teve um.
Um documento da Polícia distribuído ontem à imprensa indica que 35 acidentes tiveram como causa o excesso de velocidade. Dois acidentes foram por má travessia de peão, um acidente foi por ultrapassagem irregular, dois por corte de prioridade e dois por cruzamento irregular.
Foram fiscalizadas 27.293 viaturas. Foram autuados 5078 automobilistas por violação das regras de trânsito. Foram apreendidos 46 veículos por diversas irregularidades. Foram autuados 124 condutores pelo facto de estarem a conduzir sob efeito de álcool. Foram apreendidos 31 livretes por diversas infracções ao Código da Estrada. Foram detidos oito indivíduos por condução ilegal. (Cláudio Saúte)






George Chonze, Erick Keyvan Manak, Arlindo Chissale e 4 outras pessoas gostam disto.





8 h · 



Detidos cerca de mil e quinhentos violadores das fronteiras nacionais (‪#‎canalmoz‬)


Maputo (Canalmoz) – A Polícia, em coordenação com o Serviço Nacional de Migração, deteve 1481 violadores das fronteiras nacionais, na semana passada. No mesmo período do ano anterior, haviam sido detidas 1881 pessoas.
Segundo o balanço divulgado ontem pelo Comando-Geral da Polícia, o Serviço Nacional da Migração repatriou por via aérea 51 imigrantes ilegais, dos quais 15 na cidade de Maputo e 36 na província da Zambézia. Na semana anterior, 102 imigrantes foram também repatriados por possuirem vistos falsos.
Entre estes, estão 36 zimbabweanos, cinco nigerianos, um espanhol e um queniano.




África do Sul

Das fronteiras moçambicanas com a África do Sul, foram repatriados 22 cidadãos moçambicanos (16 homens e seis mulheres), acusados de imigração ilegal naquele país.

Operações

A Polícia deteve 137 indivíduos indiciados de crimes de delito comum, sendo 85 contra a propriedade, quatro casos com recurso a arma de fogo, 35 contra pessoas e 13 contra a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas. (Cláudio Saúte)




Jose Rupia, F S Mavuie Mavuie, Tomas Humbe e 4 outras pessoas gostam disto.





8 h · 



“Ímpar” lança campanha nacional de segurança rodoviário (‪#‎canalmoz‬)


Maputo (Canalmoz) – Uma campanha nacional de segurança rodoviária é lançada hoje, quarta-feira, em Maputo, pela empresa de seguros “Ímpar”, em parceira com o Millennium BIM, através do seu programa de responsabilidade social “Mais Moçambique Para Mim”.
A campanha terá a colaboração do Departamento de Trânsito do Comando-Geral da Polícia e do INATERR.
A cerimónia de lançamento da referida campanha terá lugar no Instituto Comercial de Maputo, onde se realizará um seminário subordinado ao tema “O papel das escolas na prevenção de acidentes rodoviários”. (Raimundo Moiane)




Sem comentários: