sexta-feira, 15 de maio de 2015

Standard Bank revê em baixa a perspectiva de crescimento (‪#‎canalmoz‬)


3 h · 


Maputo (Canalmoz) – O Standard Bank prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano cresça a um ritmo mais lento, este ano, em torno dos 6,5%, tendo sido de 7,4% em 2014, devido a uma actividade económica afectada, nos primeiros meses do ano, pelas cheias, devido à redução do investimento directo estrangeiro e devido ao baixo preço das mercadorias no mercado mundial.
Enquanto o impacto negativo das cheias que este ano assolaram as regiões do centro e norte do país permanece por avaliar, o fim da fase inicial de prospecção dos projectos de gás natural da Bacia do Rovuma resulta numa diminuição temporária do investimento directo estrangeiro, dando lugar ao processo preparatório para que se atinja a decisão final de investimento.
Na fase de exploração dos projectos de gás natural, o volume de investimento directo estrangeiro esperado pode colocar o país entre os maiores exportadores de gás natural liquefeito no mundo.
No sector do carvão, os prejuízos acumulados, derivados essencialmente de um preço de venda no mercado mundial abaixo do esperado, continuarão a traduzir-se num fraco crescimento da produção, ainda que este sector represente actualmente uma parcela reduzida do PIB.
Segundo Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank – que revelou estas projecções no decurso do “Economic Briefing”, realizado na quinta-feira em Maputo – o Orçamento Geral do Estado aprovado recentemente poderá estimular a actividade económica a partir deste mês de Maio, apesar de a política fiscal ter menor expansão este ano, com o défice fiscal a cair de 17,5% do PIB, em 2014, para 11% em 2015.
Debruçando-se sobre as perspectivas de inflação, Fáusio Mussá referiu que a recente queda da inflação para um nível abaixo do esperado, de 2% em termos anuais em Abril, com a média a baixar para 2,6%, alimenta expectativas de que possa fixar-se abaixo de 5,1%, com a volatilidade do metical a apresentar-se como um dos principais riscos para a inflação este ano.
Relativamente ao metical, aquele economista indicou que, após o choque de Março, em que a moeda nacional chegou a transaccionar-se a 40 meticais face ao dólar norte-americano, aquela recuperou algumas das suas perdas em Abril, esperando-se que mantenha alguma volatilidade em torno dos 35 meticais.
Quanto à economia mundial, o Standard Bank espera que a retoma seja liderada pela economia norte-americana, que deverá crescer 3% este ano, com a inflação a manter uma trajectória ascendente para um nível em torno dos 2% no próximo ano, o que muito provavelmente irá obrigar a Reserva Federal dos Estados Unidos a iniciar uma subida de taxas de juro em Setembro.
Esta expectativa de subida das taxas de juro dos “fed funds” muito provavelmente continuará a traduzir-se numa apreciação do dólar, podendo atingir a paridade face ao euro no primeiro trimestre de 2016, mantendo a pressão em relação a moedas das economias emergentes. 
O Banco prevê também que a economia chinesa continue a crescer a um ritmo mais lento, de 6,9% em 2015 e de 6,5% em 2016. Esta desaceleração poderá ser motivada muito provavelmente pelas dificuldades no sector da construção, traduzindo-se numa fraca procura dos produtos relacionados com este sector, nomeadamente o aço e o carvão. 
Relativamente ao preço médio do petróleo, embora não se espere uma forte recuperação, calcula-se-se que a maior parte da pressão para descida se tenha dissipado e atinja 64 dólares em 2015 e entre 65 e 70 dólares em 2016.
O “Economic Briefing” é um evento organizado anualmente pelo Standard Bank com o objectivo de apresentar aos seus clientes e ao mercado nacional as tendências da economia nacional e mundial, de modo a orientá-los na tomada de decisões.
Este ano, o tema foi “Construindo os alicerces para que Moçambique atinja o seu potencial”, e foi debatida a importância da melhoria do ambiente de negócios para que se atinja um crescimento económico mais inclusivo. (FDS)

Sem comentários: