quarta-feira, 10 de junho de 2015

A bandeira nacional: das varandas dos bairros à lapela de Passos Coelho


10/06/2015 - 07:10


Quando Scolari, no Euro 2004, convenceu o país a pôr uma bandeira em cada varanda, do Minho ao Algarve, contribuiu para democratizar o símbolo da nação, que o Governo de Passos Coelho parece querer agora “privatizar”, diz o ex-ministro Nuno Severiano Teixeira.ENRIC VIVES-RUBIO


MAIS


Simbolicamente lançado neste feriado do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o livro Heróis do Mar: História dos Símbolos Nacionais (Esfera do Livro), do historiador e ex-ministro Nuno Severiano Teixeira, relata o processo, não isento de polémicas, que levou à consolidação dos símbolos nacionais que herdámos da I República: a bandeira verde e vermelha e o hino A Portuguesa.

Um tema que faz sentido abordar neste momento, disse o autor ao PÚBLICO, já que “a relação dos portugueses com os símbolos nacionais sofreu uma alteração importante ao longo dos últimos anos”, sobretudo a partir da campanha do Euro 2004, que Severiano Teixeira, ministro dos governos socialistas de António Guterres e José Sócrates, vê como “um momento de viragem” na democratização e na apropriação popular da bandeira. 

Desde a sua adopção, na I República, passando pelo Estado Novo, e chegando às primeiras décadas de democracia, “a relação dos portugueses com os símbolos foi sempre de alguma distância e solenidade”, observa o autor. Quando os portugueses, entusiasmados com a prestação da selecção nacional de futebol no Euro 2004, cobriram de bandeiras nacionais as janelas e varandas do país, o que aconteceu, defende Severiano Teixeira, foi a substituição de “um nacionalismo formal, vindo de cima”, que resistira mesmo ao 25 de Abril de 1974, por “um nacionalismo informal, em que os símbolos também vêm de baixo, da sociedade civil, e os cidadãos se apropriam individualmente deles”.

Um processo que vinha de trás, reconhece o autor, lembrando que “já houve algum uso de bandeiras no Campeonato do Mundo de 1966”, e apontando ainda as medalhas olímpicas de atletas portugueses como momentos de popularização da bandeira e do hino. Mas estas manifestações, acrescenta, “nem de perto nem de longe tiveram a dimensão espontânea, popular, de massas, que assumiriam em 2004”. E não deixa de ser curioso que, a aceitar-se esta tese, o mérito da legitimação popular da bandeira nacional tenha de ser em boa medida creditado a um cidadão estrangeiro, o treinador brasileiro Luiz Felipe Scolari, que pediu expressamente aos portugueses que apoiassem a selecção pondo bandeiras de Portugal nas janelas das suas casas.

Severiano Teixeira faz uma leitura positiva desta “mudança recente, mas já consolidada”, e lamenta que o actual Governo pareça querer voltar atrás, lidando com os símbolos nacionais de uma forma que lhe parece “ambígua” e “negativa”. Lembrando que todos os membros do Governo de Passos Coelho — e só eles, os ministros e secretários de Estado — receberam instruções para ostentarem, sempre que estivessem em funções, um pin com a bandeira nacional na lapela do casaco, Severiano Teixeira defende que esta orientação, aliás “rigorosamente cumprida”, sugere uma tentativa de “privatizar algo que já é de todos”.

Seria diferente, afirma, se a medida “tivesse sido acompanhada de uma campanha cívica de promoção da bandeira nacional”. Não o tendo sido, lamenta que, “num momento em que a bandeira nacional foi apropriada pela sociedade civil e por cada um dos portugueses, o Governo passe a usar o símbolo só para si”.

Não parece implausível que a ideia de pôr os membros do Governo a usar opin tenha sobretudo pretendido passar a imagem de que os anteriores governos socialistas, alegadamente responsáveis por levar o país à bancarrota, tinham cedido o lugar a um executivo composto de genuínos patriotas. Mas nem por isso perde necessariamente pertinência a sugestão do autor de que esta restrição do uso da bandeira aos governantes parece basear-se na convicção de que o intérprete autorizado do patriotismo é o Estado. E embora Severiano Teixeira não o escreva no livro, nem tenha assumido essa comparação na conversa com o PÚBLICO, o leitor de Heróis do Mar pode facilmente ser tentado a associar esta sua crítica ao actual Governo às anteriores páginas em que explica como o Estado Novo procurou deliberadamente solenizar e sacralizar a bandeira e o hino.

Três horas de República
Mas as considerações sobre a política de comunicação de Passos Coelho são apenas um aparte polémico num livro que exigiu a Severiano Teixeira “uma investigação de quatro ou cinco anos” e que se propõe historiar todo o processo de consolidação dos símbolos nacionais, desde a I República ao presente. Ou mais precisamente, desde a malograda intentona republicana de 31 de Janeiro de 1891, no Porto, “momento histórico para a simbologia da República”, diz Severiano Teixeira, e que vai ditar em definitivo “a inscrição do verde e do vermelho na ideologia republicana”, ao mesmo tempo que assinala “a republicanização de um hino que nascera como uma marcha patriótica contra o Ultimato inglês”: A Portuguesa, com música de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça.




‹ Anterior
Página 1 de 2

Sem comentários: