quinta-feira, 4 de junho de 2015

A vez de Mariano Matsinha


Na semana passada, o ex-Presidente Armando Guebuza foi vilipendiado na praça por alegadamente ter tido um plano para assassinar o antigo Presidente Samora Machel. Com base em transcrições de depoimentos de declarantes a Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR), da Africa do Sul, cujas sessões sobre o acidente de Mbuzine tiveram lugar em 1998, agora libertadas a luz da legislação sul-africana sobre acesso a informação, foi atribuído esse “plot” a Guebuza com fundamento em elementos circunstanciais fornecidos por alguns declarantes a Comissão (dentre os quais o Tenente Coronel Joao Honwana) e nunca com base em evidências comprovadas. E da boca de Joao Honwana foram retiradas conclusões que ele nunca tirou.

Houve quem depois contestasse minha intervenção quando eu defendi que era injusto acusar alguém de uma coisa sobre a qual o acusador não mostrava evidências. E, quando essa corrente voltava a afirmar que Guebuza era culpado, nenhuma evidencia foi apresentada. Ficou-se pela teoria da conspiração, que eu também alimentei em textos publicados em finais de 90 e num artigo estampado numa obra sobre Samora, de 2001, que veio a lume sob a chancela da Maguezo Editores.
Agora que estão divulgadas as Samora Machel Hearing, eu poderia reescrever minhas teorias de conspiração externa com mão interna (na verdade inspiradas em artigos de investigação de Carlos Cardoso), mas aquilo que foi agora relevado apenas ajudar a juntar partes dos estilhaços do quadro quebrado mas não nos permite compô-lo definitivamente.
Nem mesmo dos depoimentos de Craig Williamson, um ex-oficial da secreta militar sul-africana, que trabalhou sobre Moçambique, mantendo ligações com agentes do ex-Snasp (actual Sise), se pode alimentar a ideia cabal de que a mão interna existiu e que fulano e sicrano são os seus donos. E como o depoimento de Craig incide muito sobre as suas relações com Mariano Matsinha, antigo Ministro da Segurança, eh muito bem provável que a próxima vítima da chacota e da desinformação possa ser ele.
Embora haja demasiadas zonas de penumbra nesse relacionamento, espremendo ao tutano o que disse Craig, nada de conclusivo existe que possa levar-se a nomear esta ou aquela figura como facilitadores internos (em Moçambique). Nem para se concluir que Mariano Matsinha tenha estado envolvido nessa eventual conspiração. Craig fornece elementos romanescos a CVR mas nega ter tido contactos com Matsinha antes de Mbuzine. Também ele diz ter ouvido que Guebuza estava a preparar um golpe de Estado contra Samora Machel mas não aponta evidencias.
Vale a pena ler as Samora Hearings pois contem informação que ajuda a compreender alguns factos recentes da nossa história (essa de que Humberto Casadei era um agente duplo e a menção a outras figuras conhecidas da praça como tendo estado ligadas ao grotesco mundo da espionagem nos tempos da guerra fria). Se eu fosse editor livreiro, já estava a negociar a publicação em livro das Samora Machel Hearings em Moçambique.
Os depoimentos prestados a CVR por várias testemunhas em 1998 estão cheios de mistérios. O depoimento de Craig adensa alguns mistérios, ele próprio uma figura sinistra que, tendo trabalhado para a secreta sul-africana, depois de Mbuzine teve um gabinete de trabalho numa empresa chamada TCT, ligada ao Sise, com escritórios na Avenida Josina Machel em Maputo.
PS: Quem tem memória fresca, recorda-se que Carlos Cardoso escreveu varias pecas sobre Craig em finais de 90, tentando estabelecer sua relação com o assassinato do antigo Primeiro-ministro da Suécia, Olof Palme. A par de Craig, outra personagem que foi investigada por CC eh Anthony White, um antigo operacional da secreta Rodesiana. White, depois do fim da guerra, estabeleceu-se em Gorongosa, onde detém uma exemplar (do ponto de vista da conservação da biodiversidade) concessão florestal. Seu filho Graemme dirige uma serração e fábrica de mobiliário na Beira.
  • Manuel J. P. Sumbana and 59 others like this.
  • Sonia Maciel Uauhhjj.... Scary.....
  • Valerio Guiliche Quem sera o proximo?
  • Manuel Carlos Zacarias Agora nao estamos preocupados como proximomas sim com os atuais para lhes por na gaiola, isto eh que nos interessa. Os proximos saberemos cuidar deles. PRISAO COM ESTES ASSASSINOS.
  • Helder Morgamo Culumba ...esta corda vai rebentar qualquer dia, resta saber para que lado vai a queda. Tenho a percepção de que não se pode fazer um jornalismo de rigor com base palpites; queremos factos concretos para subsidiar as opiniões e visionarmos o Moçambique do aman...See More
  • Jacinto Magalhães Os que montaram o esquema para assassinar Samora, fizeram-no ou melhor. estudaram os passos ao mais pequeno pormenor. Um crime quase que perfeito!
  • Paulo Gote Nao existem crimes perfeitos Jacinto Magalhaes e em relacao a Samora exitem pessoas que sabem o que causou este acidente so lhes falta a coragem de revelar tu sabes que em algumas cores partidarias deste pais nao se aponta o dedo eh so estar atento aos debates promovidos pela medias em ocasioes de comemoracao de mais um ano apos a morte de samora vais notar que sempre se revela algo nunca antes revelado em torno do assunto um dia chegaremos la a nao ser que esse envento aconteca depois de terem falecidos os colaboradores da conspiracao.
  • Damiao Cumbane Eu continuo a questionar quem indicou as pessoas que viajaram e morreram co Samora Machel. Toda a camarilha que em condições normais, em viagens e agendas similares deveria viajar com o presidente, ficou em terra. Ora que raio de agenda ele ia tratar a ponto de ter viajado com gente pequena para o assunto que se ia tratar? É tanta coincidência para que todos os que assaltaram o poder e o património, tenham tentado sujar a imagem de Samora. O Povo é que resgatou a sua imagem, feitos e ideais. Foi o povo que forçou os governantes a repescar em - no.
  • Joefarman Manjate Para mim em 19 de Outubro1986 aconteceu golpe de Estado! Pronto falei...
  • Joao Valentim Nhampossa Meu amigo, vai la fazer teu jornal com solidez ou nos ofereça um livro anual sobre as informações e investigações que consegues... e por favor...dê continuidade as estórias ou factos que nos ofereces nesta tua rica página FB... força... Es um iluminado embora com algumas falhas como é normal de quem investiga...parabens pelo teu FB
  • Francisco Vilanculo Que venha a verdade que tanto esperamos.
  • Emidio Rafael Uff... isto é muito complicado para a minha cabeça. Pior, a pergunta de fundo permanece "irrespondida": Afinal, quem matou Machel?
  • Xavier Ernesto Jone Jone O povo moçambicano a bastente tempo asperar esse informaçao, esse sr desde muit ele teve ambiçao de governar a força mesm è grande asassino ele tenqui pagar por isso e Durante a goverçao dele foi de um pior p naçao moçambicano o10 anos de curpiçao.
  • Hoji Papucides Samora sempre soube quem tinha mais ambição dentro do partido.
  • Antolinho André Infelizmente algumas informacoes não aparecem para informar mas sim para nos desinformar e nos colocar sempre em rixas no lugar de nos preparar a combater a fome que tanto nos preocupa. Estamos constantemente preocupados com coisas marginais.
  • Mablinga Shikhani Hehehehehehe... O "Disse nao disse" ou o "chover sem molhar"? entretanto os incautos caiem credulos...
  • Dionísio Madonela Damiao Cumbane estou surpreendido com as tuas conclusões, porque é que achas que os que pereceram com Samora eram gente pequena?
  • Solomone Manyike Huum! Muito + por ouvir! Muita tinta por derramart
  • Damiao Cumbane Dionísio Madonela acho que expliquei sobejamente as razões que me levam a dizer que aquela gente era pequena: Recordas - te dá agenda que levou Samora a Ndola? Quem eram os principais responsáveis das áreas que faziam parte da agenda que levou Samora a Zâmbia?
  • Guilherme Anibal Aleluia Um dia a verdade virá ao topo está é igual a morte poderá levar o seu tempo mas vira é inevitável.

Sem comentários: