quarta-feira, 10 de junho de 2015

Afonso Dhlakama reafirma que a Renamo vai governar “custe o que custar”


Autarquias provinciais serão implementadas a bem ou a mal em Moçambique - Dhlakama

LUSA

O líder da Renamo defendeu hoje que o projeto de autarquias provinciais é irreversível "a bem ou a mal", apesar do chumbo no parlamento, e que é o modelo eficaz para manter a paz e democracia em Moçambique.

null

"Não podemos ficar indiferentes à arrogância do poder e, a bem ou mal, o projeto das províncias autónomas deverá ser implementado", declarou Afonso Dhalakama na abertura da V sessão ordinária do Conselho Nacional da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), maior partido da oposição, insistindo que a iniciativa não compromete a coesão do país, uma vez que não implica a independência das províncias.
Falando hoje no primeiro de três dias da reunião, o presidente da Renamo considerou "sábia" a proposta de criação de seis autarquias provinciais no centro e norte de Moçambique, e que seria também "inteligente a sua aprovação" pela Assembleia da República (AR).
"A partilha de poder seria o primeiro passo para a descentralização da administração do Estado", referiu Dhlakama, defendendo que seria saudável que as populações das províncias onde a Renamo reivindica vitória eleitoral (Manica, Tete, Sofala e Zambézia, Nampula e Niassa) fossem dirigidas pelo movimento.
O líder da Renamo reconheceu que o Conselho Nacional reúne-se num momento crítico, em que as decisões do quórum terão "implicações sérias para o futuro do país", apelando para um debate sóbrio para salvar o regime democrático e a paz no país.
"Nesta nova era, volvidos mais de 20 anos de ensaio do multipartidarismo, o povo pode verificar que, apesar das fraudes eleitorais e dos desmandos de polícias e tribunais, a democracia é sem dúvida melhor do que a ditadura e a tirania", afirmou Afonso Dhlakama, assegurando que não tem sido fácil conter a raiva do povo, "que quer assaltar o poder".
A Renamo submeteu em fevereiro na Assembleia da Republica um projeto de lei de criação de autarquias provinciais, que em abril foi chumbado pela maioria parlamentar da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique).
Desde então Afonso Dhlakama tem vindo a capacitar dirigentes do que prevê serem as autarquias provinciais, apesar das críticas do Presidente Moçambicano, Filipe Nyusi, avisando que iniciativas de divisão do país só irão comprometer o desenvolvimento.
Apesar de rejeitar o retorno à guerra, o líder da Renamo várias vezes ameaçou tomar o poder pela força caso a Frelimo chumbasse as autarquias provinciais, apresentadas como alternativa aos resultados das eleições gerais de 15 de outubro, que classificou como "escandalosamente fraudulentas".
No projeto, a Renamo defendia a criação de seis autarquias à escala provincial a serem geridas por dirigentes da Renamo, a canalização de 50% das receitas geradas pela extração mineira e dos valores gerados pelo setor petrolífero, 1% de alguns impostos cobrados pelo Estado nas autarquias locais, impostos de natureza provincial, bem como impostos autárquicos.
Após o chumbo do projeto das autarquias provinciais, Dhlakama dirigiu, a 02 de maio a partir da Zambézia, um ultimato de 60 dias à Frelimo para mudar de opinião sobre as autarquias provinciais ou enfrentar consequências não especificadas.
O Conselho Nacional da Renamo, que decorre até quinta-feira vai igualmente analisar a situação económica e social e avaliação dos primeiros dias da bancada parlamentar.
AYAC // EL
Lusa/Fim



Afonso Dhlakama reafirma que a Renamo vai governar “custe o que custar” (‪#‎canalmoz‬)

Beira (Canalmoz) – Iniciou ontem, terça-feira, na cidade da Beira, a V Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Renamo. A reunião acontece numa altura em que aumenta a pressão dos apoiantes e simpatizantes da Renamo sobre o seu presidente para a implementação das autarquias provinciais, cujo projecto foi rejeitado pela Frelimo. O passo a seguir é tudo quanto todos querem saber.
No discurso de abertura, Afonso Dhlakama reafirmou que as autarquias provinciais serão implementadas e que a Renamo vai Governar “custe o que custar”. Afonso Dhlakama tem anunciado, nos seus comícios, o prazo de dois meses para o reexame do projecto ou para a implementação do projecto à força.
Ontem, na Beira, Dhlakama disse, perante os militantes da Renamo, que o projecto das autarquias provinciais deve ser concretizado, “mesmo se for para se recorrer a outros meios usados para que outras leis fossem aprovadas no país”. A única vez que a Frelimo aprovou uma lei proposta pela Renamo foi no auge dos confrontos armados que já caminhavam para a segunda guerra civil em Moçambique.
“Lutámos 16 anos para que o povo vivesse uma verdadeira liberdade democrática, lutámos 18 meses para que fosse aprovada a Lei Eleitoral, e não sei quanto tempo será necessário para que se aprove o projecto lei das autarquias provinciais pela Frelimo”, afirmou.
Afonso Dhlakama disse que o projecto da Renamo é para não comprometer a coesão nacional. “Não podemos ficar indiferentes à arrogância do poder e, a bem ou mal, o projecto das autarquias provinciais deverá ser implementado, visto que é uma forma correcta e inteligente de partilha de poder sem comprometer a coesão nacional”, afirmou.


Dhlakama ataca cinismo da comunidade internacional

O presidente da Renamo falou da comunidade internacional que, na sua opinião, tem sido cúmplice de toda a instabilidade, ao homologar regimes fraudulentos. Afonso Dhlakama acusou a comunidade internacional de ser parte responsável da desestabilização democrática no continente africano, para salvaguardar os seus interesses na exploração dos recursos existentes.
Segundo Dhlakama, é quase que impossível que a comunidade internacional reprove qualquer eleição fraudulenta, porque o que mais interessa é a exploração dos recursos.
“Sei que os nossos amigos da cooperação internacional estão atentos e preocupados com a situação política do nosso país, mas, de certa forma, vivem na negação da realidade. Preocupam-se com os seus interesses e investimentos, mas pouco fazem para que Moçambique ou o continente tenha uma democracia”, frisou.
Segundo Dhlakama, não incomoda a comunidade internacional que os cidadãos moçambicanos sejam privados dos seus direitos. “Não reagem às arbitrariedades deste simulacro de Estado em que vivemos, mas não tolerariam nem por um minuto nas suas próprias pátrias”, observou. (José Jeco)


Abel Philip Avansa kota...

Socratis de Sousa alguns comentarios estoa fora da etica. em moz se nao tivesse a oposicao como a renamo estariamos como o zimbabwe a frelimo tudo que vem da opsicao rejeita em determento dos seus beneficios para alimentar a corrupcao. amigos se forem a analisar mocambique é so maputo tudo faz se aqui. em 40 anos de independencia ha pessoas que nao conhecem Agua potavel,energy hospital etc. o nyusi em 5 meses de governacao ja inagourou mais de 3 estabelecimentos de industriais. zero escola,hospital em fim para onde é que vamos.
Gosto · Responder · 2 · 3 h

Bernardino Macome Antonio Mentira, ate estamos pior por causa desta oposicao que temos



Tomas Humbe Doa a quem doer ja esta dito k a renamo vai governar a onde teve a maioria custa 100 custar chega de bobagem.
Gosto · Responder · 7 · 5 h

Isaias Adelino Joao Joao Bobo ee vce q anda ouvindo mentiras do seu lider. Ate quando vai acreditando no seu chefe q ja tem salario dele garantido?
Gosto · 1 · 5 h

Hermenegildo Elias Cambula É melhor esperar sentado pork isso só poderá acontecer talvez dpois de 200 anos.

Isac Cossa Suca vce isaias lambebota do raio.

Mahlathine Mkhambane Este jornal é definitivamente subversivo. Porque é que não diz que no mesmo discurso Dhlakama afastou a possibilidade de retorno à guerra? Eu ouvi o Dhlakama a dizer que a guerra está fora de hipótese, que essa forma de luta pertencia ao passado e que só servia para atrasar o desenvolvimento do país. Se este jornal quer ir à guerra, que vá. Mas Dhlakama e a Renamo, de certeza, que não vão. Finalmente Dhlakama percebeu que está a ser empurrado para a guerra por pessoas que têm outras agendas. Pessoas com interesses diferentes dos interesses da Renamo. Pessoas que usam Dhlakama apenas como um kamikaze..

Afonso Rafael Somar Somar Boa observação concordo plenamente.

Vlady Davis Castro muito certo irmão,concordo plenamente com o seu comentário.

Bernardino Macome Antonio O povo ouviu e anda ai, nas redes sociais esse discurso. So que este jornal, como gosta de agitar decidiu escrever isto para vender. Nojo..


Ismael Muhave Estes sao os cobaias da frelimo k jamais vao ter visao ampla, vejam o k a contece c a tal tocha da unidade, akilo é uma procaria p carramba. Veja so, se fosse mesmo merda da unidade nao teria passado em 4 municipios, sem dar pegar membros da oposiçao. Akilo so é pego pelos burros da frelimo..

Mahlathine Mkhambane Como é que no meio daquelas multidões consegues ver quem é da oposição? Da oposição és tu. Ali só há o povo moçambicano que provou querer a paz e a Unidade Nacional. Isso ninguém pode negar..

Ito Langa O Sr deve ser um génio para consiguir distinguir e separar se esta ou aquela pessoa q está a segurar a tocha pertence a um determinado partido, mas é sim uma prova q nenhum Moçambicano quer voltar a guerra pois sabemos quais sao as consequências, e para o teu conhecimento na guerra munca há vencedores ou vencidos...

Smallp Paulo Júnior daqui ha uns dias had aparecer a a contradizer-se,,,tipo papa djakama n quer guerra eh a favor da paz por que isto mais aquilo, nhek nhek nhek os moçambicanos le escolheram ....chega disso ja temos enxemplo concreto ta ali a libia brevimente sera declarada um ESTADO FALHADO, mas ainda ha malucos aqui que querem dar ouvidos a esse maluco. aff chega pah.

Ze Devis Tembe Ele nunca disse q queria ou quer guerra,ele sempre foi claro em nas suas afirmações.,Quer governar ond foi o justo vencedor,pelo menos eu percebi assim.

Abrão Paulo Munguambe Se tivesse um partido sem interesse o kota seria presiente de assuntos sem interesse. Se ddiz que de qualquer forma ele vai governar e se haver que recorrer a outros meios, ele recoorrera. Quais esses meios que vao envolver a forca e sem guerra? E e dessa guerra que ele tranquiliza o povo alegando q nao havera mas com os seus ultimos pronunciamentos dao entender que nao e responsavel das suas proprias palavras. Mas tambem quem quer tudo a forca, acaba perdendo tudo, so os q pensam com o coracao vao se apoiar dele..

Laercio A Chiziane Djizan's concordo plenamente contigo, Boa observação.

Abrão Paulo Munguambe grato pelo pacto man. Bom dia..

Mapulango Chiau Descurso politico mui pena minha que perco tempo em comentar isso ao em vez de procurar afirmar me na vida.

Jusubo Abdullah De Armando devemos mostrar ao nyusi que o país é de todos nôs..

Válder Maguni Que decepção. Logo o senhor pah...

Tedkid Dramatico Pereira Gostava muito das interveincoes dele mas desobri que ese dai nao passa de um catavento nao sabe onde vai.

Isaias Adelino Joao Joao Hahaha... Acreditem os que tem fe nele. Ha quem acredita que uma pedra pode dar pao, pois ee questao de fe. Eu acredito no que que posso ver. Confio em ti Nhusi, vamos, em frente ee o caminho e nao se atrapalhe com "lider" que nem conseguiu negar o salario que vces deram a ele mas mesmo aassim diz q tem pena do povo enquanto ele esta a comer na medida grande..

Thomas Vilanculo Ja e tarde de mais , fizemos de tudo em lado nao progredimos , melhor dizestir antes que te tiram na formatura.

Goncalves Xadreque Espantam-me tambem algumas pessoas que escrevem comentarios sobre assuntos como estes e levantam as maos para o ceu sob a afirmacao da guerra. Sejam mais humanos e futuristas pois se nao sabiam a guerra atrasa muito a pessoas cujo pensamento e desenvolver. Encorage-mo-nos a fazer coisas boas.

Goncalves Xadreque O problema do fundo, esta visto que nao e o jornal o mas sim o senhor Jeco que tenta desinformar e ludibriar a opiniao publica. Algum dos dizeres da sua redaccao sao dele e nao do grande lider. Por outro lado as declaracoes do mano Dlhaka vem carregadas de verdades mas um conselho melhor seria parar de prometer pk os dois meses hummm mano, ja parece um disco raspado. Chamem me o que quizerem mas ja disse..

Samito Gabriel Dos Santos Dificil é tirar a ESCRAVIDAO na mente de um ESCRAVO, do que tirar o ESCRAVO na ECRAVIDAO. eis me aki e surja o k surgir, pronto pra as consequencias..

Alves Victorino Marques Samidine Desde os militantes até os simpatizantes são todos doentes mentais que pensam que enganam pessoas com vossos discursos faminto.

Frans Jose Bem! eu näo intendo bem, dizem q estamos em paz. Mas o Dhlakama diz que tenho que dividir o Moz do meio apartir do rio save, mas o Nyusi a dizendo q ninguem de nós q pode sobreviver dividido em duas parte. ja qual é a conclusäo? digam me lá se a luta continua sou capaz de iniciar. se estamos em paz, vamos viver-mos entäo em paz. parece brincadeira mas tou muito sério. custa o que custar, lutaremos aqui, com a certeza..

Inaçio Bernado Mashanganhe Mashanganhe ya clarro que jà tenho provas comcreto que as coisas estão um pouco melhor graças ao opartido da renamo.

Isaias Miguel Mpanguiua Kkkk. Kota Djaka. Esse é q é o seu pior castigo. Vai morrer lutando para governar mas sem nenhum dia governar.

Xikhosa Khosa A contra informação da Frel madrugou para ocupar as primeiras linhas deste post. As televisões foram orientadas a nao transmitirem o evento da Renamo. Tudo isto é tentativa de apagar a memória do povo moçambicano. Essas pessoas que estao aqui a falar mal do lider das massas da Renamo sao mandados pela FREL. Abra olho Moçambique.

Joyce Nicols Simarashe Jogadas de sempre por parte de Dhlakama. Vive mentindo e enganando o povo so para lograr interesses individuais!Chega de enganar o povo com mentiras sem bases Sr.Dhlakama e o partido RENAMO. Esta claro que nao tem nenhuma agenda para o progresso do pais! Jaacreditamos em voces mas sao mentirosos e fazem o povo perder tempo com promessas falsas e futeis para alem de deixa lo trabalhar para o progresso do pais! Deste vosso encontro la na Beira nao saira nada de util para o pais e o povo cansado e pobre se nao promessas falsar para lograr os,vossos intentos pessoais!Mais nao disse!

Desmond Rodgers Tore O pior burro é aquele q sabe q nao sabe e nao quer saber,,,,,isso q eh u cota dhlacas melhor eh desistir pq tamos cansados das sua ameaxas sem interesse

Brighton Joseph Wilton Moyana n diz tamx ..diz k estou prk eu n estou cansado com meu cota..


Daniel Zacarias Paia Paia É claro que o Djakama vai governar no centro e norte do país excluindo cabo delgado sem sobra d dúvida, querendo como nao isso vai acontecer.e digo isso doa quem doer.vamos cota.voce k gosta d frelixo vai no sul ir se juntar com os coitado¿!

F S Mavuie Mavuie O senhor Afonso falava mal sobre esse 18 meses da luta,k eram a gente da Frelimo k atacavam em Muxungue,agora ta falar averdade este sr nao tem Deus

Dionisio Mazuze Nao da para aceitar,essa proposta ja passam oito meses apôs as eleicoes ainda exige resultados k foram aprovados pelo conselho constituicional,se fosses um politiqueiro academico terias tempo para reflectir nao para ameaçar, saiba k os jovens dessa patria estao revoltados com seus raçocinos,se continuares assim essa tua aguia passara ter uma asa...

Xikhosa Khosa Quem pensa que a Frel pode sair no poder via Democracia esta redondamente enganado. Este partido tem tentáculos de gente sem dignidade nenhuma, pessoas oportunistas que fazem tudo para agradar o patrão e receber megalhas. A democracia que deve ser sinónimo de partilha do poder, ideias, convívio ja foi pontapeado ha muito tempo. Para a Frel nao ha espaço para o diferente. Se queres o poder se vire oposição, se vire Renamo.

Edy Manuel Epah! as palavra que o mano Desmond esreveu recaim sobre ele, no fundo ele sabe que se deu um golpe.

Paito Oliveira Massada Dessa vez vai dar prazo de quantos meses?.

Wilson Junior Mukavely Mukavely Cota vai em frente acaba devez com esses filhos da puta da frelixo.

Betinho Magaia Paulo junior eu sou apartidario mais tente encotrar palavras ou uma outra forma d comentar . Kando dizes k ha ainda malukos k ainda acredita neste maluko. Entao keres me dizer k xef d estado é maluko em ter lhe recebido em seu gabinete? O meu nao disse..

Abrão Paulo Munguambe O esperar sentir sabores diferentes duma xima cuja farinha sai do mesmo saco, e questao de atitude.

Mondlane Quenet Jose A frelimo so pode aprovar a lei das mordomias.

Norman Eusebio Mualenco a RENAMO Não e seria....

Magid Binuri Gestala Isso aí,força força força!o povo ta espera.

Gildo Antonio Djaka so loucuras a cima de loucuras.

Edmundo Miranda Canisio Rabson valeu djakama... mas nao use a forxa nem matanxa... pk a cumunidade internacional ta olhar tambem nos recursos....

Matias Magoado Velho matreco...Dhlakama nada farás aqui no panza..


Jovêncio Dos Santos Rodrigues n kero autarquias provinciais, melhor esperar eleiçoes, pronto pra mi falei.

Prince Abraham Resistencia Nacional Mocambicana
E somente este partido capaz de
Libertar o povo Mocambicano do
jugo neocolonialista.
Democracia nao funcionou pq houve fraudes
Diplomacia p partilha de poder n funcionou
Finalmente a opcao militar e a unica
Via para satisfazer os 85% dos
Mocambicanos que votaram na mudanca
Quanto a essa ultima alternativa EU tambem
Estou pronto e disponivel.
Renamo pode contar comigo em todas
Dimencoes de ajuda.

Fato Albino Esperar as autarquias provincias ,pro qual Razao.voce jovencio..


Bikinis Good Liff esse é o cara.



Pedro Nhanala safado.

Alves Luis Khossa Nao vai governar em nenhum lugar.

Sergio Alberto Jane Khumo Cadê as televisoes. Orientacao?.

Reinaldo Xavier Manhiça que pena dele.

Davide Chambe forssa ai meu partido....

Jose Armando Mugadui Mugadui pessoa fala n conta d povo renamo n bom caminho.

Alberto Homwana Cota mafioso!.

Diche Diche Hoyeeeee.



6 h · 


No distrito de Massingir, província de Gaza
Detidos cinco agentes da PRM por envolvimento em caça furtiva (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Cinco agentes da Polícia da República de Moçambique afectos ao Comando Distrital de Massingir, província de Gaza, dos quais um subinspector, dois sargentos e dois guardas da Polícia, e um civil foram detidos no último domingo, 7 de Junho, por envolvimento em caça furtiva.
O porta-voz do Comando Provincial da PRM em Gaza, Jeremias Langa, que contou a ocorrência ao “Canalmoz”, disse tudo começou na tarde de sábado, dia 6 de Junho, quando os cinco agentes interpelaram um caçador furtivo na zona de Ntanyane, distrito de Massingir, concretamente no interior do Parque Nacional do Limpopo, na posse de um corno de rinoceronte.
Segundo Jeremias Langa, o referido caçador furtivo vinha de uma jornada de caça furtiva no Kruger Park, na África do Sul.
Jeremias Langa, que não revelou os nomes dos detidos, acrescentou que os agentes da Polícia, em vez de deterem o caçador furtivo e apreenderem o troféu que com estava ele, preferiram acompanhá-lo até ao local da venda, na vila-sede de Massingir, onde venderam o corno a um comprador por 920 mil meticais.
Jeremias Langa referiu que, depois de venderem o troféu, dividiram o valor com o próprio caçador furtivo, que recebeu 50%, o correspondente a 460 mil meticais, e os restantes 460 mil meticais ficaram com os cinco polícias, que distribuíram entre si.
A PRM acrescenta os seis indivíduos foram detidos um dia depois de diligências feitas graças a denúncias populares. Adianta que decorrem outras diligências com vista à neutralização do comprador, que até agora anda fugitivo, e do qual os implicados confessaram não saber a sua localização nem a sua residência. (Bernardo Álvaro)
.


Mano Tommy Chilengue Oba, triste cenário. Colegas n nos acobardemos justificando falta de salário ou pouco salário. Estamos a tirar a dignidade da nossa força..

Fausto Manhisse Porfavor, gavoman amuholo hingava sizane vananduí. Kasse himakamune ké? Custa aumentar salário desses gajos. Sem isso cuidado Moçambique virar mercado ESTRELA, e está acaminho de ser.

Manuel Farias Guimárães Sinto muito pela atitude dos colegas mas parece que a vergonha continua... Sr. Jeremias Langa (porta voz) pk não falou das armas usadas nas enfrações (Caça furtiva) ate ao crime detectado? Onde estão? Em que condição? De onde é que vêm e as municoes? Lamento muito gente..

Cláudio Vilanculos Vilanculos Esta é uma manifestação da polícia por causa da miséria q eles ganham.

Danilo De Nascimento Nhantumbo Podemos aqui nos bater em discursos moralistas baratos, mas o dado certo é: enquanto as condições de trabalho e salariais na função pública continuarem a lástima que todos sabemos, o cenário de corrupção, extorção, cumplicidade com a fraude e o crime constituirão o pão de cada dia no seio dos funcionários e agentes do estado..

Admiro Carlos Sitoe mas ta imaginar ganhar 18 salarios de uma vez... que pode resistir..... os policias foram espertos como khalou nos sequestros pork combra metade.

Paito Oliveira Massada Policia tem AKM para manter a ordem, mas nao é isso que assistimos, agora quem é policia e quem é o ladrao?.

Rostino Mandlate Se os homens da PRM não vivessem numa miséria acredito q ñ teriam tanto envolvimento em actos criminais do género!.

Varlido Jorge Mahoche consequências do baixo salário, todo mundo quer mais dinheiro.

Filomena Santos aue vergonha, deixem os pobres dos animais, caramba!.

Zefanìas Sithole Eu tambem faria o mesmo.

Autensio Nobrich PM o blema e dos taku k ta longe.

Edy Manuel Querem aumentar o salario com ajuda do corno..

Machuara Abujahama Agora ja é moda policia nos crumimes.

Tomas Humbe Me parece k os policia estao fazr greve visto k os salarios e uma miseria..

Tedkid Dramatico Pereira Pouca vergonha do nosso ministerio do interior"governo" aumentem salario desse bando.


Luis Muripa Negócio milionário, assim vai a nossa polícia..

Edy Manuel Esses policia sao cornos mesmo..



6 h · 


Na cidade de Maputo
Polícia diz que resgatou cidadã que havia sido sequestrada (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A Polícia anunciou que, na segunda-feira, resgatou do cativeiro uma cidadã de nacionalidade vietnamita no Bairro da Malhangalene “B” na cidade de Maputo. Não foi revelada a sua identidade, mas sabe-se que a mesma trabalha na empresa de telefonia móvel “Movitel” e que foi sequestrada na semana passada.
Segundo disse ontem Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia na cidade de Maputo, o sequestro ocorreu na semana passada no Bairro Central. A vítima foi interceptada na via pública e forçada a entrar na viatura dos bandidos, que, de seguida, abandonaram o local.
“Quando tomámos conhecimento do caso, iniciámos investigações e constatámos que o grupo estava escondido numa residência no Bairro da Malhangalene “B”. A mesma residência servia de cativeiro”, disse.


Composição do grupo

O grupo era composto por sete elementos, dos quais três são moçambicanos e quatro são vietnamitas.
“Quando nos deslocámos ao local, os três moçambicanos e outros três vietnamitas conseguiram escapulir-se, mas fomos a tempo de deter um vietnamita”, disse.
O vietnamita detido acabava de chegar a Moçambique na quarta-feira da semana passada. Na operação, a Polícia apreendeu 900 mil dólares falsos, 253 mil meticais verdadeiros, 34 celulares, igual número de cartões iniciais, três cartões de Banco, três Bilhetes de Identidades, três passaportes, 10 unhas e 10 dentes de leão. (Cláudio Saúte)..



Paito Oliveira Massada Entregue o povo essas unhas e dentes ao povo para guardarem senao vai desaparecer..

Safi Memude Kkkkkk...esse jornal quer vender.na conferencia de impressa o porta voz da Prm dixi abortamos e nao resgatamos.Se ele diz abortaram e pk n se realizou o rapto.nao confundam os leitores pk vinho e agua nao sao iguas...leam o jornal o pais e vejas tim,stv e mira mar..

Valdemar Jorge Coelho Trabalhem, estão de parabéns..

Thomas Vilanculo Na boa cinzentinho.

Magid Binuri Gestala Daqui mas um dia vai desmentir!nao confio mas.


Magid Binuri Gestala Suca nfene porcaria eu não entendo essa merda de nfene!eu sou da zona autarquia.

Valdemar Jorge Coelho Resta os próximos dias sabermos do paradeiro das coisas aprendidas..

Zefanìas Sithole Bom trabalho PRM.

Valentim Salvador Bila Bom trabalho.



6 h · 


Em uma semana no país
Acidentes matam 31 pessoas e ferem 61 (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Quarenta e uma pessoas morreram e outras 61 contraíram ferimentos, dos quais 32 casos são graves e 30 são ligeiros, em consequência de 31 acidentes de viação registados em todo o território nacional durante a semana passada.
Pedro Cossa, porta-voz do Comando-geral da Polícia, disse na terça-feira à imprensa que, destes acidentes, 19 foram por excesso de velocidade, nove por má travessia de peão e dois por ultrapassagem irregular.
A Polícia fiscalizou 31.798 viaturas. Foram autuados 6145 automobilistas por diversas irregularidades. Foram apreendidas 123 viaturas. Foram confiscados 66 livretes e 166 cartas de condução, por os seus titulares terem acusado álcool no momento da fiscalização. Foram detidos 18 indivíduos por condução ilegal.
Pedro Cossa disse que, além dos acidentes, foram registados, em todo o país, 155 casos criminais, dos quais 129 foram esclarecidos. (Cláudio Saúte).

Helton Cheche Por favor corrijam isto! 31 ou 41?.

Sem comentários: