domingo, 7 de junho de 2015

Angola em vias de assinar acordo para que moeda chinesa passe a valer no país

      Tamanho da Fonte:
A

Lisboa - O Presidente José Eduardo dos Santos recomendou recentemente ao ministro das finanças, Armando Manuel e ao governador do BNA, José Pedro de Morais Júnior para que estudem modalidades de forma a República de Angola assinar um denominado “acordo geral monetário” com a China, a entrar em vir, a partir de Agosto do corrente ano.

Fonte: Club-k.net
Estratégia destinada a “fugir do dólar”
De acordo com constatações, o referido acordo obedece a uma estratégia destinada a “fugir do dólar” passando a adequar a economia angolana ao Yuan, a moeda oficial da China.

Refira-se que com a assinatura, deste acordo monetário, as trocas comerciais entre os dois países passarão a ser reflectidas na moeda chinesa, que passará a ter poder de circulação em Angola, com base num acordo de conversão monetária. Os futuros empréstimos que a China, conceder ao governo de Luanda, deixarão de ser na moeda americana passando directamente para o Yuan.

Por outro lado, os angolanos que deslocarem-se a China poderão também transportar kwanzas que passara a ser aceite pelos bancos comerciais e casas de cambio daquele país.

As bases do acordo a ser celebrado entre Angola e China, não é estranha aos olhos de sectores que acompanham as politicas monetárias do executivo angolano.  Alega-se que a China, tem estado através dos BRICS*, mover influencias para que a sua moeda passe a ter poder de circulação, nas economias dos seus parceiros, a semelhança do dólar norte americano. Por isso mesmo acredita-se que terão sido os chineses que convenceram o Presidente José Eduardo dos Santos a reconsiderar este acordo monetário e este por sua vez remeteu aos titulares das finanças e BNA, para estudar as respetivas vantagens reciprocas.

A China é notabilizada como estando numa disputa com os Estados Unidos da América, no sentido de fazer com que a sua moeda tenha o mesmo poder de circulação e influencia, a semelhança do dólar americano.


*Nota: Em economia, BRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (o grupo BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que juntos formam um grupo político de cooperação.

 

1 comentário:

rtr yo disse...

Os chinocas usam a cultura para se beneficia nos seus lucros, sao granda racistas no cilencio os mergatoamerica sao putas mas uma coisa eu sei os pretos sao racista brusco mas epa em toda parte do mundo a racismo,,, esse truco d eluminar o dollar o ze du cabrito efetuo outra forma d robo, o senhor cabrito é granda gatuno tm sempre uma forma para robar, sr cabrito quanto é q te falta para ser feliz seu preto