sexta-feira, 5 de junho de 2015

Críticos acríticos


Um tal de Sic Spirou, aparentemente com formação em direito, muito amante do álcool, do tabaco e de mulheres (algum conteúdo dos seus 'posts' é sobre mulheres!), entre outros vícios, incluindo o de construir zaragatas e odiar pessoas sem razão substantiva aparente—alguém que parece ignorar deliberadamente ou por ignorância congénita que o único culpado pelos seus aborrecimentos são os seus próprios pensamentos a respeito do que é dado a ver, ouvir e saber—publicou um 'post' que em menos de 5 horas já atraiu cerca de cinquenta (50) "likes" e mais de cem (100) comentários. O conteúdo do referido 'post' e fotografias mostrando as múltiplas facetas do seu autor podem ser vistos nas imagens que acompanham esta reflexão.

O Sic Spirou encontrou numa mensagem que lhe foi por mim enviada "inbox". Escrevi para ele aquela mensagem, ciente de que ele iria querer tirar proveito da mesma. Aparentemente, a intenção dele era maléfica. Mas ele próprio acabou virando piada juntamente comigo, aquém ele sempre pretendeu ridicularizar. A isto eu também achei piada!

Podereis perguntar: «quem é o Sic Spirou?». A resposta virá em breve! Liminarmente, é bastante dizer que se trata de um indivíduo que está habituado a viver divertindo-se das dificuldades dos outros. Para a maioria, ele nunca tem um comentário que ajude a formar uma opinião formadora, construtiva. Ele vê sempre graça nos erros, ignorando—por desejo ou por ignorância—que ele próprio aprendeu o que sabe, ou pensa que saber, errando. Ele é apenas um dos críticos acríticos que pululam aqui no Facebook. Eles ( = críticos acríticos) não merecem tanto como "amigos" nem virtuais. Todavia, eles podem servir como troncos de árvores mortas ou pedras em que podemos esculpir estatuetas que exprimem um pensamos e/ou sentimos. Não servem como amigos, mas são úteis como matéria-prima para a produção de "objectos de arte" que expressam os nossos pensamentos e sentimentos!

Enfim, eu gosto de explorar todos os lados, todos os ângulos, das pessoas que os caminhos da vida me levam a cruzar com elas, porque há sempre algo de utilidade escondido nas pessoas e nas coisas que detestamos. Eu encontrei algo de útil em Sic Sipirou: ele ajuda-me a ter uma ideia sobre como as pessoas que cruzam os nossos espaços comuns pensam de nós dois. Isto é útil porque ensina-nos a saber com quem podemos contar.


Remate: aprender não custa, desde que sejamos perseverantes. Críticos acríticos são matéria-prima para a produção de obras de arte, que exprimem o pensamentos e os sentimentos dos artistas. Ele(a)s também são úteis, pelo que não os devemos isolar, ainda que não convivamos com eles quotidianamente!

---

Ps: errei demais em pensar produzir este texto quanto na sua edição, para o Sic Spirou encontrar nele (o texto) motivo bastante para questionar a minha posição de profissional académico. Ele encontra a mim—segundo ele, eu um docente que envergonha por ser "muito mal preparado científica, linguística e pedagogicamente"—o motivo para a má qualidade de ensino em Moçambique. Eu pergunto: o macaco que se ri dos olhos encovados de outros macacos, acha-se o quê?



8 people like this.



Julião João Cumbane Toma tu a iniciativa de bloquear-me, que é melhor, Sic Spirou smile emoticon (Sérgio), que para não poderes ver mais o que publico aqui no Facebook, e que tu não gostas. Por esta altura, devias saber que o Facebook não é tua plataforma. As pessoas que escrevem o que pesnam aqui não precisam de esperar que tu GOSTES (...). Bloqueando-me, ficas sem poder ver o que eu publico aqui, que é o que tu não gostas, pois a mim tu não conheces (...). Eu não te vou bloquear, porque quero que saibas o que pubico!

Manuel J. P. Sumbana Oh, no...Outra vez, Julião?

Julião João Cumbane Manuel J. P. Sumbana, sei que estiveste na "festa" que está a decorrer no 'mural' de Sic Spirou. Não me venha moralizar aqui! Reunam-se todos e digam ao Afonso Marceta Dhlakama para entregar as armas e os homens que as têm. Queremos «paz efectiva» neste país!

Manuel J. P. Sumbana Eu acho que tu sabes onde encontrar Dlhakama para passar-lhe este recado. Mas na verdade os proprietários de muitos inboxes já estão arreliados com as tuas diatribes. Não te admires se posts semelhantes aos do Sic Spirouaparecerem por aqui. What's wrong with you guy?

Julião João Cumbane Eles que façam isso, Manuel J. P. Sumbana! Serão eles próprios a exporem-se! Eu exponho-me pessoalmente, também! «What's wrong with you» ask yourselves! Tu já paraste de chamar-me nomes. Bom para ti! Se quiseres recomeçar, até que podes! Eu sei como tratar disso, no tempo da minha escolha, enquanto vivo!


Anita Chichava Hum. Caso dos Académicos e tubarões. Complicado comentár algo,apenas apelar que tenham mas calma, pela postura e imagem de cada um. Abraços

Cléo Mafu Parece-me q estas a exagerar. Posso partilhar?

Taisse Sigaúque Outras coisas Julião João Cumbane, sinceramente!!! Este post é completamente desnecessário. Com todo respeito meu amigo, acho que não devias deixar-te levar e embarcar em "bate bocas" deste género. É só uma opinião. Abraço

Julião João Cumbane Tens razão, Taisse! Pensei depois de fazer. Agora já está feito! A próximo vez vou ver como procedo, mas será com outros. Com o Sic Spirou o assunto será fechado doutra forma. Ele sempre perseguiu-me, mas só para me provocar. Ele não conseguirá! Se ele se sente tão incomodado com o que eu penso e publico aqui nesta plataforma (Facebook), que não é dele, o melhor seria ele abster-se de ler o que escrevo, no lugar de colocar comentários provocatórios no meu mural e/ou qualquer outro espaço a que eu tenha acesso. Trata-se de um homem que até é mais velho que eu e não dar exemplo por aqui. Ele insurge-se virulentamente contra os meus escritos e ataca a minha pessoa sem razão aparente. Cansei-me de aturar um adulto criança, sobejamente irresponsável no convívio público, pelo menos nesta plataforma (Facebook)! Não obstante, agradeço a tua intervenção, Taisse, e de todas as pessoas que partilham da mesma opinião que esta tua (acima). Muito obrigado, do fundo do meu coração!

Fidalgo Salomao Mauai Sim mano ha gente q provoca mas sej um pouc tolerant nalgun moment. Aquel abraco.


Hawa Abacar Tbem acho tais se . ignorá

Milton Sergio Cassamo Acho que nao deverias descer ao nivel dele meu grande amigo!

Chande Puna Hehehehehehehehehehe

Fidalgo Salomao Mauai Qum provocou o mano Juliao

Erasmo Mussane Caro juliao Julião João Cumbane, fizeste o que podeste fazer, prova de nao seres ignorante. eu tambem, se fosse critico-construtivista faria o mesmo que tu, apesar de das censuras que depoi vem "foi bom para ti, quem mandou meter-se onde nao foste chamado". ser academico nao se reduz em ser observador passivo ( aquele que apenas olha para os factos) ou observador meio-activo (aquele que se reduz num simples comentarista), ee ser tambem um ator, ee pensar e agir em prol do que ee etico e socialmente inspirador. por isso, embora tenhas sido um pouco grosseiro-leninista (cortar o mal pela raiz) na vossa conversa, foste excelentemente oftamologista. abriste a visao dele, em alguns aspecto, tais como: bom uso do espaco publico para nao sofrer a exclusao social, etc

Chol Cochol MacIntyre quando eu estava na decima classe (recordo com muita nostalgia - Escola Secundária da Machava-Sede), meu professor de língua portuguesa entrou na sala, a maioria de nós fazia ou provocava barulho, e o professor questionou, com uma voz calma, tímida e sincera: "amigos! (exclamou primeiro), o que se faz com o lixo na lixeira?" foram tantas respostas provocatórias, sem sentido e todas erradas (recordo-me de duas: (i)incineramos professor; (ii) fazemos um/a buraco/cova e metemos lá). o professor calmo respondeu: "nada disso meninos, eu perguntei o seguinte: o que fazemos com o lixo na lixeira?, percebam muito bem, na lixeira. e a resposta adequada seria a seguinte: deixamos lá porque esta na lixeira". (sem tomar partido,não sei a origem da problemática, gostaria de acalmar os ânimos de ambos, e pedir que tirem apenas a moral desta história de vida pessoal, dai me tornei a pessoa ponderada que tento ser hoje, a divergência de ideia deve ser uma virtude intelectual, principalmente para pessoas cultas e de valor inegável). termino este comentário com uma frase de um filosofo que tanto amo na academia: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Voltaire

Fernando Jorge Francisco Cumbana Nao perca tempo e tinta com pessoas como ele

Julião João Cumbane Caro Fernando Jorge Francisco Cumbana, para quem é dirigido este teu apelo (acima)? Ao Sic Spirou ou aoJulião Cumbane?

Filho Do Cinzentinho Heheheheheheh

Filho Do Cinzentinho "é bastante dizer que se trata de um indivíduo que está habituado a viver divertindo-se das dificuldades dos outros"

Filho Do Cinzentinho "Ele vê sempre graça nos erros, ignorando—por desejo ou por ignorância—que ele próprio aprendeu o que sabe, ou pensa que saber, errando"

Bayano Valy Julião João Cumbane estás a ser contraditório.
lê este trecho por ti escrito:
"Ele sempre perseguiu-me, mas só para me provocar. Ele não conseguirá! (...) Cansei-me de aturar um adulto criança, sobejamente irresponsável no convívio público, pelo menos nesta plataforma (Facebook)!"

Julião João Cumbane Bayano Valy, este trecho que transcreves aqui parece contraditório só quando lido isolado do comentário da Taisse Sigaúque (acima). Ou terias que me dizer explicitamente que contradição estás a encontrar, porque eu não estou a "ver". Pode até ser que estejas certo... A ver vamos. Qual é a contradição?!...

Bayano Valy fiz questão de tirar o "resto" para que afunilasse o máximo possível o trecho para veres a contradição. se ele não vai conseguir te provocar, como dizes, como podes depois te cansares e publicares um post apenas para ele, depois de ele ter feito públicos os teus comentários no inbox? 

parece-me contradição


Frederico Pereira No comments! aprendendo com a vida


Fernando Jorge Francisco Cumbana juliao,esse tipo xtà te provocar quer te ver a perderes a postura

Ser - Huo Meu amigo Julião João Cumbane, eu ontem te disse isto: ESTAS CONTUNDENTE. Hehhh, eu também "te leio" para me divertir, mas sobretudo, "te leio" para aprender, afinal, em quase tudo com que a gente se depara, ha um pingo util para aprender. PS: nao ignore aquele "meu amigo", estou a te escovar. kkkkkkkkkkkk

Vassili Vassiliev Hahaha...nada melhor que um cognac no final da tarde...

Júnior Hermend Nobre Julião João Cumbane como se tu postasse algo que preste ou de intervenção social o senhor e esse jovem não há diferença não me esqueço dos seus pronunciamentos a quando da morte do Sistac o senhor não tem competência de julgar ninguém porque és um lambebota. De primeira.

Sem comentários: