sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mabjaia eleito primeiro-secretário

FRANCISCO Mabjaia, 53 anos de idade, é desde ontem o novo primeiro-secretário da Frelimo na cidade de Maputo, em substituição de Hermenegildo Infante que, em obediência aos estatutos do partido, renunciou ao cargo por ter sido eleito deputado da Assembleia da República.
Mabjaia, que é presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, foi eleito com 73 votos a favor dos 111 membros do Comité da Cidade presentes no acto, contra 35 votos reunidos por Carlos Mucavele e um amealhado por Joel Nhumaio, que também concorriam àquele cargo partidário.
O acto de eleição de Francisco Mabjaia foi testemunhado pela chefe da brigada central do partido Frelimo de assistência à cidade de Maputo e membro da Comissão Política, Conceita Sortane, e por Lucília Hama, igualmente membro daquele órgão. O novo timoneiro da Frelimo na capital do país, que ainda ontem foi empossado no cargo, jurou perante os membros do Comité da Cidade e convidados à sessão servir fielmente o partido e a pátria moçambicana na realização dos seus objectivos, defender a unidade nacional, a coesão interna e cumprir resolutamente as tarefas que lhe são acometidas.
Numa declaração feita após o anúncio dos resultados que ditaram a sua vitória, Francisco Mabjaia felicitou os seus adversários e disse que a eleição foi um exercício democrático entre camaradas.
“Continuemos todos unidos, firmes e amigos. A nossa meta é construir um partido cada vez mais forte e unido, para que seja a primeira opção dos munícipes da cidade de Maputo”, disse, acrescentando que sozinho não é capaz de levar o partido a bom porto, daí que conta com o apoio e colaboração de todos os militantes.
Sublinhou que as qualidades e capacidades que possui são apenas complementares às dos membros do partido. Disse que a sua liderança será de continuidade à obra iniciada por Hermenegildo Infante, a quem considerou uma biblioteca.
Apontou a intriga e a fofoca no seio do partido como males que devem ser combatidos com tenacidade. Garantiu que durante a sua liderança não haverá espaço para desvios nem para vingança mas somente trabalho.
O primeiro-secretário cessante disse ter aprendido muito com os militantes do partido a respeitar, ouvir e aceitar críticas, superou alguns desafios e acredita ter feito tudo o que estava ao seu alcance para corresponder às expectativas do partido e dos seus membros. Por isso, Hermenegildo Infante parte para outras missões partidárias ciente de que a missão foi cumprida.
Afirmou que está aberto a continuar a prestar a sua modesta contribuição e apoio ao novo timoneiro do partido.
Por seu turno, a chefe da brigada central de assistência à cidade de Maputo disse, em jeito de recomendação, que o novo primeiro-secretário da Frelimo na cidade de Maputo deve continuar a obra deixada pelo seu antecessor e trabalhar afincadamente para garantir o prestígio do partido. Ponderação, tolerância e justiça são, entre outros, os valores com que Francisco Mabjaia se deve guiar na condução dos destinos da Frelimo na cidade de Maputo.
Deve, por outro lado, continuar a manter contacto permanente com os munícipes e não gerir o partido para benefício próprio ou servir-se do cargo para favoritismos.

Sem comentários: