domingo, 14 de junho de 2015

Omar Al-Bashir do Sudão, impedido de abandonar a África do Sul



36 min · 

Drama na África do Sul
Omar Al-Bashir do Sudão, está em Joanesburgo a participar da cimeira da União Africana. O TPI, que tem um mandado de captura contra o presidente sudanês por crimes contra a humanidade, solicitou as autoridades sul africanas que o detenham e o enviem ao tribunal para ser julgado. O governo de Zuma está de cima para baixo a tentar evitar o embaraço diplomático de ter de prender o presidente de um país africano que foi convidado para a cimeira. Esta é a primeira vez que Bashir visita a Africa do Sul, desde que o mandado foi emitido. Em situações anteriores, a África do Sul sempre deixou claro que se ele entrasse em seu território, seria forçada a prende - lo e envia - lo ao TPI. O tribunal supremo já emitiu uma ordem a impedir que Bashir deixe o território sul africano até que o tribunal se pronuncie sobre o mandado do TPI. As 15 horas, saberemos qual é a decisão final. Até lá, o governo sul africano terá que convencer ao tribunal porque é que Bashir não deve preso e enviado ao Tribunal Penal International.


5 shares


Isaac Sitoe Jr. Recordo da posicao da RSA no caso Libio!!!
Like · Reply · 1 · 2 hrs


Rafael Ricardo Dias Machalela Nesse caso, voltarei para ler os comentários às 16h smile emoticon
Like · Reply · 4 · 2 hrs


Eugenio Justo Vitorino Batata kente pra o Zuma
Like · Reply · 1 · 2 hrs


Zenaida Machado Se a África do Sul entregar Bashir, não será o primeiro, nem o unico caso. Augusto Pinochet foi entregue ao Tribunal pelas autoridades britânicas. Charles Taylor foi entregue ao tribunal pelas autoridades Nigerianas.
Like · Reply · 7 · 2 hrs


Edio Matola Charles Taylor é um caso bem diferente, ja não era presidente, e também foi uma daquelas posições que eu não concordo, na medida em que lembro-me bem que ele foi levado da Libéria, por Joamquim Chissano e Obasanjo na altura, como condição para a guerra terminar na Libéria, e deram-lhe como garantia amnestia, que depois não cumpriram, o que é muito mau nos processos de paz, sei que podem pensar que ele era criminoso, mas devemos lembrar que nessas coisas de negociação de paz, tem que haver seriedade, e a palavra das lideranças deve ser credivel, sob pena de em conflitos futuros, não se conseguir mediar devido a falta de credibilidade das palavras dos Estadistas mediadores. Alias, os Europeus no final da segunda guerra, amnistiaram muitos lideres sujos da guerra, com excepção dos cabeças Nazis, que nem Goering e por ai em diante. Por mim, não devem entregar o Al-Bashir, pure e simplesmente porque na verdade são os Ocidentais que alimentam as nossas guerras, e o TPI não é um tribunal credivel, é duro falar assim mas é verdade.
Like · 1 hr


Rogerio Daniel Naene Isso não pode acontecer em África. Temos que ser mais autónomos e defender nossos próprios interesses.



Celso Timana Também voltarei, estou interessado no desfecho desta questão.
Like · Reply · 2 hrs


Mabanwane Zukulo E o Governo Sul Africano que ja nao goza de boas simpatias, quer interna quer fora? O problema é o da falta de credibilidade do TPI que do processa e julga os que quer. Se não fosse por aí, julgo que havia só que cumprir o mandado do Tribunal.
Like · Reply · 1 · 2 hrs


Joaquim Joao Correia Devem dete-lo kkk
Like · Reply · 2 hrs


Zee Mavye A questao que Nao quer calar em mim é porque se esperou que Bashir fosse a Cimeira para se emitir o mandato de prisao? Falta de credibilidade Das autoridades locais?
Like · Reply · 2 hrs


Zee Mavye Neste caso, do Sudão?!?!
Like · Reply · 2 hrs


Lino Eustáquio Kkkkkkkkk
Like · Reply · 2 hrs


Egidio Vaz Quem convidou Bashir a entrar na Africa do Sul? Foi o governo da Africa do Sul ou a Comissão da União Africana? Quem convoca cimeiras? Esta é a parte diplomática que não domino.
Like · Reply · 10 · 2 hrs


Lino Eustáquio Egidio Vaz
Like · Reply · 2 hrs


Joaquim Joao Correia Zuma nao tem saida,deve dete-lo !!
Like · Reply · 1 · 2 hrs


Vassili Vassiliev Cada uma!
Like · Reply · 2 hrs


Matias Pires Eu penso que a África do Sul cometeu um deslize ao convidar o genocida. Agora, porque pacta sunt servanda, devem prendé-lo para ser entregue ao TPI. Contudo penso que até o lobby dos estadistas africanos e da própria Zuma vão fazer tudo para o homem sair limpinho.
Like · Reply · 1 · 2 hrs


Zenaida Machado Penso que o convite é feito em conjuto pela União Africana e o país anfitrião. Bashir, por norma, evita essas reuniões...ou vai apenas quando lhe são dadas garantias de que estará são e salvo. Ele só pode ter tomado a decisão de ir a SA, depois de ter recebido tais garantias. É por isso que o governo de Zuma está em apuros. Parece que alguém se esqueceu que a SA é uma democracia constitutional e que as decisões dos tribunais são independentes da política. Se o tribunal decidir que Bashir deve ser preso, penso que a SA só restará duas opções: Prende - lo ou sair do TPI. A segunda opção levará tempo, e durante esse tempo, Bashir estará preso. Vamos ver que argumentos o governo irá usar para convencer o tribunal.
Like · Reply · 8 · 2 hrs


Egidio Vaz Acho que a Bashir fica detido. A Africa do Sul como Nigeria agem as vezes como traidores. Lembro-me da detenção de Charles Taylor...quem lhe mandou sair da Nigeria para o Chad se os termos de saida da Liberia eram que ele estaria livre na Nigeria. O mesmo pode acontecer com a Africa do Sul, a não ser que os juizes sejam politicamente influenciados. Já que sao soberanos...
Like · 1 hr


Alfredo Macuácua

Like · 42 mins


Alfredo Macuácua Sorry meu puto mexeu no celular e deu nisso acima...



Benildo Amadeus Muchanga Interessante...
Like · Reply · 1 hr


Ismael C. Gocaldas Porque sempre temos que depender dos europeus e americanos?porque os africanos não criam as suas proprias leis?ou seus tribunais?parece que a tendencia do Mugabe eh de criar um tribunal só para os africanos e deixar de lado o TPI,para mim existe um olho gordo dos EUA,tentam a tdo custo cnquistar o mundo com os seus planos maquiavelicos,acredito que a BRICS não estaria de acordo cm esse mandato de captura,palhaçada pah.
Like · Reply · 1 · 1 hr · Edited


Zenaida Machado Os EUA não são membros do TPI...e ninguém obrigou os países africanos a serem.
Like · Reply · 9 · 1 hr


Egidio Matsinhe Se a ansiedade matasse.... eishhh. O dia de hoje sera longo.
Like · Reply · 1 · 1 hr


Mauro Zua Africano ou nao, lugar de criminoso e na CADEIA...
Like · Reply · 1 · 1 hr


Ismael C. Gocaldas Mana Zeinada os EUA metem dedo em tudo,estão la os seus aliados europeus.
Like · Reply · 1 hr


Nelito Da Costa Ekuikui Dece ser sim preso!
Like · Reply · 1 hr


Sizaltina Cutaia Eu acho que desta, Bashir não vai escapar...
Like · Reply · 1 hr


Fred Forlife Terá de detê-lo para recuperar a Imagem recentemente chamuscada
Like · Reply · 1 hr


Badjai Namdhasse gramei dessa. pork os afrikanos nao criam seu proprio tribunal? para julgar a quem? ao proprio mugabe k matou seus concidadaos por querelas politikas cm a oposicao. alguns dirigentes afrikanos se abrigam na makumbaria para eskapar do TPI.
Like · Reply · 1 hr


Vassili Vassiliev O Sudao nao e um pais qualquer em Africa. Vai retaliar.
Like · Reply · 1 hr


Mano Du Wade Já prenderam ou emitiram mandato de captura contra George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar pelo que fizeram no Iraque?

Já emitiram mandato de captura contra Nicola Sarkozy pelo que fez na Líbia?

Desculpem me a expressão, mas eles que vão a p... que os pariu.

É triste ver magistrados africanos nesse TPI sendo lacaios do ocidente.
Like · Reply · 4 · 1 hr


Mano Du Wade Nao esquecamos que apesar de ser territorio sulafricano, Bashir está la a convite da UA. Ha que respeitar isso.

Os americanos em momento nenhum poderiam tocar em Mahamud Ahmadinejad em territorio deles quando ia a Assembleia Geral da ONU.
Like · Reply · 3 · 1 hr


David Abilio Zenaida Machado em ambos os casos os citados já não eram Chefes de Estados. Esta é que é a diferença é ainda por cima convidado nessa qualidade para participar na Cimeira. E a cimeira não é propriedade do Estado e do País anfitrião.
Like · Reply · 2 · 1 hr


Bruno Constantino Só uma correção, Zenaida Machado, as ordens judiciais são mandados e não mandatos. Paz e bem.
Like · Reply · 1 · 1 hr


Celso Luis Cau As autoridades britânicas, invocando razões médicas, recusaram-se a extraditar Augusto Pinochet para Espanha, conforme mandado de detenção emitido pelo juiz Baltazar Garzon.
Like · Reply · 1 hr


Zenaida Machado Existe mandado de captura contra Mahmoud Ahmadinejad,Mano Du Wade? Bruno Constantino e o que está escrito no meu post?
Like · Reply · 1 · 1 hr


Ismael C. Gocaldas Mano #Wade de acordo cm a sua explanação,so um habitante de marte eh que não cnsegue ver o que os EUA e seus aliados fazem no medio oriente,pk não são julgados no TPI?so os africanor eh que o merecem?invadiram afeganistão,iraque,libia,siria e agora iemen,quem sabe irão daqui a pouco cm esse braço de ferro,quando eles matam vces dizem que eh luta cntra o terrorismo ou armas nucleares,batemos as palmas quando isso acntece,nao que eu esteja de acordo cm algumas politicas que os nossos aprontam,dois pesos e duas medias.
Like · Reply · 2 · 1 hr


Nino Daudo nao se batem a head o Leao d Africa foi la a saber porque ir la, os paises em k n pode pisar ele ja sabe...esta ns maos d Deus e sob a responsabilidad d governo da S.A...1o saibam qual a relaxao d sudao d norte e a S.A e n xkexam da hipocrisia diplomatica...
Like · Reply · 1 hr


Bruno Constantino Penitencio-me. Foi uma ilusão óptica de minha parte,Zenaida. Li mandato e não mandado.
Like · Reply · 5 · 1 hr


Matias Pires Sair do TPI será fraude à lei. Não podem querer alterar o vínculo para inocentar o evitar a prisão do Beshir.
Like · Reply · 1 hr


Zenaida Machado A primeira versão do post - já há bom tempo - tinha "mandato" por erro de spelling". Se foi essa versão que leste, não houve ilusão nenhuma. Entretanto, antes do teu comentário, fiz mudanças ao post...corrigi palavras, aumentei vírgulas e coloquei acentos...
Like · Reply · 5 · 1 hr


Bruno Constantino Ok.
Está explicado.
AVANTE!
Like · Reply · 1 hr


Ana Cristina Florys Os lideres africanos estao a brincar o game de irmandade. Uma mao lava a outra, è tempo de retornar o favores que nenhum de nòs sabe o tamanho.
Like · Reply · 1 hr


Germano Milagre Vejo cada coisa aqui ... Acusam o TPI de ser tendencioso ou de só julgar certos casos. O TPI julga baseado em queixas de crimes cometidos e mediante as provas apresentadas e não julgamentos políticos. Alguém pôs no TPI queixa contra George Bush ou Tony Blair ou José Maria Aznar ? E apresentou as evidências ( provas ) para que sejam julgados pelo TPI ? O q acontece é que há governantes Africanos que cometem crimes contra a humanidade ( caso do Bashir ) deu entrada queixa e evidências que nunca mais acabam ... Da Servia e da Bosnia não foram julgados e condenados pelo TPI ? Vamos ser sérios e objectivos e não usar notícias para fazer política...
Like · Reply · 1 hr


Edio Matola um pequeno detalhe esses Servios e Bosnios julgados pelo TPI era pró-Russos, só e só por isso.......
Like · 1 hr


Germano Milagre Edio ... Nem eram pró russos ... O q acontece é que se encostaram no início do desmembramento da Yugoslávia aos Russos... A Russia não é uma democracia por conseguinte quando se encostam á Russia não é bom sinal ... Não nos esqueçamos da história e o q aconteceu por lá que deu origem á 1a guerra mundial ...
Like · 1 · 39 mins



Celso Luis Cau A RAS pode recusar-se a deter e entregar o Presidente Bashir ao TPI. O Estatuto de Roma do TPI, no seu artigo 98, impede que um Estado-Parte (a RAS é parte do Estatuto de Roma do TPI) dê seguimento a um pedido de entrega se isso implicar uma actuação incompatível com as obrigações que lhe incumbem à luz do direito internacional em matéria de imunidade dos Estados ou de imunidade diplomatica de pessoa ou de bens de um Estado terceiro (o Sudão é, para os efeitos deste artigo, um Estado terceiro por não ser parte do Estatuto de Roma do TPI). A única hipótese para se deter e entregar ao TPI um indiciado que goze de imunidade de um Estado não Parte do Estatuto de Roma do TPI é o Estado-Parte a quem é solicitada a detenção e entrega (neste caso a RAS) obter previamente a cooperação desse Estado-Não Parte (Sudão) com vista ao levantamento da imunidade.
Like · Reply · 4 · 1 hr


Matias Pires Mandado e mandato para o contexto aqui expresso são sinónimos. Ambas as formas são correctas.
Like · Reply · 1 hr


Germano Milagre Acredito que este será um teste á independência do judiciário na Africa do Sul ...
Like · Reply · 1 hr


Celso Lucas Timana Independentemente de quem tenha o convidado...o incauto foi ele ao deslocar se a 1 País integrante do TPI.Ainda que a Nkozazane Zuma ou próprio JZ o tenham garantido que não seria detido e extraditado,as promessas destes,não tem mais força que a Lei!
Like · Reply · 2 · 1 hr


Ericino de Salema Ilustre Celso Luís Cau, nos termos do capítulo VII da Carta das Nações Unidas a detenção e entrega de Al - Bashir são medidas procedentes!
Like · Reply · 1 hr


Mouzinho Zacarias Basta regimes ditatoriais!
Like · Reply · 1 · 1 hr


Edson Nhanombe Muitos intelectuais na "banda". Kikiki.kk... Gosto. Eu só quero ler e aprender "só" ...
Like · Reply · 1 hr


EMaria Lomba AnjosAbreu Ui que sarilho!
Like · Reply · 1 hr


Mouzinho Zacarias Enquanto isso o estado islâmico vai ganhando terreno.
Like · Reply · 1 hr


Ser - Huo Mano Germano Milagre, a Sérvia e a Bósnia não devem ficar tão longe de África meu caro. Hahahahhh.
Ora, falando de Bush e companhia, eu também me pergunto, porque Guebuza, Zuma, Kikwete e outra malta não apresentou queixa ao TPI e as devidas provas. Ia animar ver esses líderes africanos a trazer essas provas, e sobretudo, como teriam arranjado tais provas.
Like · Reply · 1 · 1 hr


Nelson Nurmomed Banze Tic tac, tic tac ⌚️See Translation
Like · Reply · 1 hr


Germano Milagre Exato Ser - Huo ... Façam as queixas juntando as provas e anunciem publicamente que o fizeram junto com as provas que apresentaram ... Estou certo que com as provas o TPI agirá da mesma maneira. Agora andarem a falar para o ar e nunca fazerem nada ...
Like · Reply · 1 hr


Celso Luis Cau Caro Ercinio Ericino de Salema a que propósito chama à colação a carta da ONU?
Like · Reply · 1 hr


Ser - Huo A minha questão agora é: acreditas que algum país africano esteja em condições de apresentar uma e única prova contra Bush? Hahahahhh, vamos ser realistas. Onde vão arranjar tais provas? Se quando um espertinho qualquer manda as provas ao mundo os tais emitem mandado de captura. Onde está Snowden, onde está Assange? Vamos ser sérios, NÃO temos como apresentar provas contra esses aí.
Like · Reply · 58 mins


Germano Milagre Mas então um tribunal deve trabalhar sem provas ? E se eles não conseguem reunir as provas é porquê ? Falta de recursos não acredito .., contra Bashir a maioria das provas foram reunidas por ONGs e a Amnestia Internacional ...
Like · Reply · 51 mins


Germano Milagre Se não quiserem ir via TPI então cada cidadão é livre de fazer as acusações que quiserem mas é retórica política. Snowden e Assange embora casos muito diferentes são perseguidos pelos EUA e Suecia por razões diferentes ... Mas funcionários de agências estatais a exilarem-se e abrirem a boca há muitos mas isso não faz de Obama por exemplo um criminoso. Eu acho que por exemplo poderia haver estados a porem no TPI uma queixa contra ps EUA por causa de Guantánamo ... Isso penso que teria pernas para andar ... Mas porque não o fazem ? Uns por terem telhados de vidro e outros por interesses económicos acredito eu.
Like · Reply · 1 · 47 mins


Germano Milagre Mas no caso de Guantánamo não esqueçamos que Bush pediu autoridade para tal ao Congresso e ao Senado e obteve pois foi em resposta ao 11/9 ... Acredito que nem por isso deixa de ser uma violaçãoa carta dos direitos humanos da ONU ... Poderia o estado americano ser condenado por tal e ser obrigado a indemnizar as vítimas de Guantánamo.
Like · Reply · 44 mins


Carlos Aragao Se RSA não prender vai arranjar um sarilho diplomático com o ocidente...
Like · Reply · 33 mins


Evanex Saboroso to farto disso essa coisa de TPI foi criando pensando principalmente nos lideres Africanos...os demonios Bush e toda sua corja fazem e fizem muita coisa ruim neste belo continente e na Asia e nada eh feito? mataram civis na libia e Iraque e isso so serve pra entreter a impresa e a midia em geral...Africa a vaca leiteira do Mundo.
Like · Reply · 32 mins


Ericino de Salema Ilustre Celso Luis Cau, para contribuir no seguinte: é possível sim a RSA proceder à detenção de al-Bashir, uma vez que há um mandado nesse sentido, a pedido do Conselho de Segurança da ONU, com base no disposto na alínea b) do artigo 13 do Estatuto de Roma (ER). Arguir a cooperação do Sudão neste momento é irrelevante, porque extemporâneo seria, se se considerar o facto de a jurisdição do TPI ser complementar (artigo 17 do ER). Abraços
Like · Reply · 32 mins


Celso Luis Cau Caro Ercinio Ericino de Salema, a jurisdição do TPI é complementar em relação às jurisdições nacionais (parágrafos 6 e 10 do preâmbulo e art. 1 do Estatuto de Roma do TPI). O artigo 13 alínea b) do.Estatuto de Roma do TPI (um dos mais controversos e contraproducentes deste Estatuto) confere legitimidade ao Conselho de Segurança da ONU para impulsionar a actuação do TPI. Uma vez apresentada a denúncia ao procurador do TPI toda a tramitação processual subsequente é feita em obediência ao ERTPI, ou seja, não existe nenhum "privilégio" ou "tramitação processual especial" pelo facto de a denúncia provier do CS da ONU. E a RAS deverá sim observar as ressalvas do artigo 98 do Estatuto referentes à proibição de detenção e entrega de um indiciado nacional e gozando de imunidades diplomáticas dum Estado-Não Parte.
Like · Reply · 15 mins


Da Silva Essa organizacao ainda representa Africanos, pensei que ja estivesse estinta. Seria muita estupidez sul africana tal acto, e com previsao do seu banimento da UA, etc. Ele é convidado e nao prevaricador se esse Tribunal quizer que o va buscar a Sudao seria justo. Ho gente sem vergonha filhos e entrados
Like · Reply · 1 · 12 mins


Rogerio Daniel Naene Plenamente de acordo



Julinho Alberto Taimo Não queria estar na pele da S.A
Like · Reply · 11 mins


Joaquim Paulo Francisco Paulo Maka grossa....
Like · Reply · 11 mins


Jose Alexandre Faia Deviam de ter previsto isto antes de convidar o homenzinho ....
Like · Reply · 1 ·
41 min · 

Omar al- Bashir impedido de abandonar a África do Sul até que o Tribunal analise sobre o mandato de Captura emitido pelo TPI.



The court order states that Omar al-Bashir can’t leave SA until it hears application calling for his arrest.
EWN.CO.ZA|DE GOVAN WHITTLES

Gosto · Comentar · 



Lindo A. Mondlane mas tem imunidade nao é?..sao essas parcialidades que detesto.. este senhor é um criminal, mas ha outros criminais que andam por ai incluso dao coferencias de 200.000 dolares cada e nao lhes contece nada.. ou se aplica a lei a todos ou nao se aplica a ninguem....que deixem esse senhor voltar a sua casa..e prontos

Candido Junior Ah, esses do TPI... Porquê é que não julgam os que abriram caminho para as destruições da Líbia e do Iraque?

Lindo A. Mondlane esta ai o blair e bush e aznar com mais de 500.000 mortos nas suas costas... porque sera? sera a cor da sua pele? o sakozy vai voltar a presidencia fracesa e a sua guerra ainda esta causar estragos na libia....tsc...

Eusébio A. P. Gwembe Hehehe, Lindo A. Mondlane, uma das coisas que faz com que a África do Sul seja o que é é o império da Lei. Esse senhor foi avisado/advertido para não ir a RAS. E os procuradores advertiram que nõ querem ter má reputação. As 15 horas saber-se-á o desfecho.

Lindo A. Mondlane lhe deixarao ir.. ja veras Eusébio A. P. Gwembe... nao tem como..seria um escandalo... esses paises com imperio da lei, quando as autoridades politicas pressionam, os tribunais nao tem muito que fazer..aconteceu algo parecido aqui ha " anos, se decretou mandato de busca e captura contra Jiang Zemin..china pressionaou e se mudou a lei..jejejejej

Eusébio A. P. Gwembe Faz-me recordar em Muchanga na Presidência, Lindo A. Mondlane. hehehehehehe
Gosto · 1 · 21 min

Lindo A. Mondlane se esse tribunal pretende ter credibilidade, deve processar todos criminais, independentemente da sua origem..nao so julgar africanos e servios...

Antonio A. S. Kawaria Que a legalidade prevaleca. Boa postura do Tribunal da Pretória. Nem todos os tribunais são partidários. Dioxe.

Candido Junior Império da lei ou a RAS está se colocando a jeito para o abuso desses senhores que só procuram fazer justiça quando é contra algum líder africano?

Lindo A. Mondlane jejejej Eusébio A. P. Gwembe o muchanga tinha a procuradoria razoes para lhe prender..so que foi tudo mal feito...

Lindo A. Mondlane que legalidade? Antonio A. S. Kawaria..a dos pobres e negros?

Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, se pretendes credibilidade mostre-me onde condenaste estes nossos digirentes africanos que mataram os seus próprios irmãos.

Lindo A. Mondlane eu estou contra esses criminais todos..mas ha outros criminais tambem que deveriam responder..ou quando se mata irakianos nao é problema??? Antonio A. S. Kawaria..afinal somos ou nao iguais?

Lindo A. Mondlane so espero nao estejas a pensar isso Antonio A. S. Kawaria... so espero

Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, manda-me um artigo que escreveste contra as matancas de Bachir em Darfur.

Antonio A. S. Kawaria Deixemos de nos associar ao Club da União Africana, um club de irresponsáveis. Porquê é que primeiro não lamentámos quando os Bachires não são levados para o Tribunal de Arrusha?

Lindo A. Mondlane nao escrevo artigos eu..e sabes..sou curto de mente..os meus textos sao breves..nao fui dado a oratoria... eu so defendo que a todos se lhes trate por igual..nao so perseguir africanos e servios... 500.000 mortos nao é pouco Antonio A. S. Kawaria, incluso sendo iraquianos, que se deve mais fazer para se considerar criminal???...se esses 500.000 tivessem sido europeus ou americanos e o responsavel tivesse sido mugabe ou outro nao acha que teria sido capturado? pensas tambem que ha cidadaos de 1ª e de 2ª?

Lindo A. Mondlane o problema nao é arusha..o problema é la haya..ademais o mandato contra bashir vem de la haya.. arusha é para ruanda.. uma coisa nao tem nada que ver com outra

Lindo A. Mondlane um criminal sempre é criminal, independetemente de que seja branco ou negro... mas vejo que o tribunal de la haya nao ve assim as coisas e contra isso me insurjo..ao mugabe lhe perseguem por uma duzia de cidadaos de origem europeia... o blair e bush bombardeiaram crianças no Iraque, icluso Clinton bombardeiou sudao..mas estao por ai viajando e dando conferencias...é isso justiça? Antonio A. S. Kawaria..é essa justça que defendes?... que deixem esse senhor voltar a kartum tal como blair volta a sua casa em londres..

Sem comentários: