segunda-feira, 15 de junho de 2015

Os pecados da governação de Sócrates segundo Henrique Neto


Ex-primeiro-ministro fez "gestão aventureira", foi "autoritário" e não travou "a especulação imobiliária" ou a "promiscuidade entre política e negócios".
© Hugo Amaral/Observador
Numa carta aberta aos militantes do PS, o candidato presidencial Henrique Neto explica por que razão se afastou do partido. Chama-se José Sócrates. O ex-deputado e agora candidato às presidenciais explica quais são os motivos de desilusão e indignação com o então primeiro-ministro: “autoritarismo, endividamento do Estado para além de toda a prudência, parcerias público-privadas ruinosas, privilégios de setores da economia de bens não transacionáveis à custa do conjunto da economia”.
Sobre Sócrates, lembra que “conduziu o país para a dependência externa, para a estagnação económica e para o empobrecimento das famílias portuguesas, ao mesmo tempo que muita gente enriqueceu sem causa conhecida”.
“Apoiei o Governo do PS tanto quanto as oportunidades me permitiram, até ao momento em que o partido deixou de cumprir as suas promessas eleitorais, se afastou de uma governação consequente com o interesse nacional e passou a navegar à vista sem coerência estratégica, comprometendo com isso o futuro do país”, escreveu no texto divulgado esta segunda-feira, considerando que Sócrates fez “uma gestão aventureira”. E Neto dá exemplos: “Uma das principais críticas feitas aos governos de Cavaco Silva era a da política do betão; ora os nossos governos continuaram essa política de mais auto-estradas, estádios inúteis, Expo, Polis, etc. A especulação imobiliária, com a construção excessiva na periferia das grandes cidades e o abandono dos centros urbanos, levou a que interesses corruptos de promotores imobiliários invadissem as autarquias, por via de decisões e de indecisões que não podiam ter o meu apoio”.
Neto foi ainda contra “a visível promiscuidade entre a política e os negócios, nomeadamente do BES/GES, mas também contra as intervenções feitas no BPN, BPP e PT e contra o uso da Caixa Geral de Depósitos na especulação financeira das empresas do regime”.
Henrique Neto, que apoiou António José Seguro contra António Costa nas primárias do PS, entendeu fazer esta carta aberta aos militantes socialistas porque, diz, tem sido muitas vezes interrogado sobre as relações com o PS. E diz que as críticas que foi fazendo ao longo dos anos, como ao “negócio pouco claro” da venda da Galp à ENI, foram sempre guiadas pela “defesa coerente e exigente de uma vida melhor e mais digna para todos os portugueses”.
Pode ler a carta na íntegra em documento anexo.
Proponha uma correção, sugira uma pista:
Newsletter

16 Comentários

  • Maria Narciso15 Jun 2015
    Muito Feio o que está a fazer – Sr. Henrique Neto.
    Cheira mais a “uns ódios de estimação ” que este senhor tem para com Aquele que foi Líder do seu Partido e Chefe de uma Governação.
    Já que optou só por falar das coisas más, também deveria falar do tempo em que Cavaco Silva foi PM e entrou Muito Dinheiro em Portugal , e, aí – Sim – É que foi ver enriquecer e a Construir auto – estradas e PPS, foi até chamado “O tempo das vacas gordas “.
    Para quem quer ser o Presidente de todos os Portugueses – O seu Comportamento, dá que pensar – Este senhor tem muitos ressentimentos, os quais deveria resolver pessoalmente, em vez de os trazer para a Praça Pública, tentando obter algum Protagonismo com a Desgraça alheia – Mais parece Oportunismo Politico ao qual – Não Abona Nada a seu Favor.

    • Figster .15 Jun 2015
      Que anedota… vamos só falar mal dos outros e NUNCA dos nossos! “Parece mal.” É preferível virar a cabeça para o outro lado e ignorar o podre na nossa casa do que querer LIMPAR com tudo que é trampa neste país – de uma ponta à outra – não é? É lamentável que exista em Portugal uma certa faixa etária que prefere continuar com o clubismo doentio – que NADA mais fez a não ser arruinar-nos – do que querer uma limpeza tipo “Doa a quem doer”. Eis a diferença entre os jovens portugueses e os portugueses de uma certa idade incapazes de lutarem por um Portugal despoluído de demagogia, corrupção, inconsequência e incompetência – Doa a quem doer. Enfim, Portugal no seu melhor. O nosso país só REALMENTE vai ficar melhor quando acabar a presente geração de portugueses, tanto os políticos como o povo ingénuo e ignorante que pactua com este clubismo irracional e corrosivo!!! Até lá… vão indo endividando o meu futuro e a dos meus filhos
  • Joaquim Leitao15 Jun 2015
    Concordo com o que diz Henrique Neto. Se é certo que desde Cavaco as apostas nem sempre foram as melhores, também é certo que durante os desgovernos de Sócrates, foi um regabofe.
    Um exemplo simples , é que nalgumas escolas do famigerado Parque Escolar há candeeiros desenhados por Siza Vieira !!!. Um simples exemplo do desvario de dinheiros públicos, mas há muuuuuuuito mais.
    Talvez vote neste Neto.

  • José Mendes15 Jun 2015
    É um orgulho verificar que há pelo menos um português com intervenção, política, social, associativa, cultural, empresarial, cívica, familiar, de vizinhança, local, nacional, internacional que presta contas, esclarece comportamentos, posições, compromissos, ideias e faz tudo com método, serenidade, verdade, firmeza, consistência, educação e um sorriso doce,
    Parabéns Henrique Neto.
    É o português com a maturidade que faz falta na presidência.
    Os portugueses podem fazer alguma coisa por isso. Se o fizerem farão muito por si próprios e por Portugal.
  • Antonio Sennfelt15 Jun 2015
    Caro Senhor Henrique Neto; só duas palavras para lhe dizer quanto o admiro pela sua coragem em afrontar não poucos ídolos de pés de barro, pela sua vasta experiência de vida e sobretudo pela sua despretensiosa disponibilidade em demonstrar ser possível ascender económica e socialmente, não à custa de cunhas e compadrios, mas graças a inteligência, trabalho e tenacidade! Por tudo isso, bem haja!
  • Nuno Calvet15 Jun 2015
    As declarações de Henrique Neto mostram um mau caracter que procura apenas , fora de qualquer justificação da actualidade e das suas ambições políticas, causar estrago, ressabiado depois da estrondosa derrota do seu querido e imaturo António Seguro. António Costa ganhou retumbantemente em escrutínio DEMOCRÁTICO e LEAL a liderança do PS. A que propósito vem agora o sr Neto chamar Sócrates para a sua “guerra” antecipadamente perdida de concorrer à presidência da Rep.? É despropositado, inútil, completamente excêntricas das suas ambições políticas. Sócrates está longe e politicamente acabado. Neto sente-se perdido e está raivoso, tem mau perder e mostra ser uma pessoa de má qualidade moral e cívica. Só procura por todos os meios fazer mal ao “seu” partido e beneficiar afinal aquele que era o seu adversário. É traidor e por isso já perdeu. Ninguém, nem quem ele agora julga favorecer, irá votar num indivíduo tão reles. Ainda bem que é livre, sem dúvida: principalmente livrepara mostrar a sua má qualidade moral.

Comentar

Tem de ter a sessão iniciada para publicar um comentário.

O infantilismo, doença degenerativa do socialismo

Helena Matos
Os partidos socialistas vão ficando cada vez mais fracos, os seus eleitorados mais irrealistas e disponíveis para os mais destravados populismos e as lideranças mais reféns dos índices de popularidade

Sem comentários: