segunda-feira, 29 de junho de 2015

Polícia anuncia apreensão de 46 armas em Cheringoma (‪#‎canalmoz‬)





8 h · 



Maputo (Canalmoz) – O porta-voz do Comando-Geral da Polícia, Pedro Cossa, anunciou a apreensão 46 armas AKM na localidade de Inhamitanga, distrito de Cheringoma, província de Sofala.
Cossa disse que a apreensão foi graças a denúncia popular. Ainda não se sabe de quem é o armamento. (Cláudio Saute)


Samuel Bola Este camarada pedrdo cossa ja nao tem o que dizer as imprensas sobre o relatorio semanal do heroismo da prm por isso o camarada iventa isso.o mesmo numero das armas foram encontrada nos argures d gorongosa.dsse pedro na semana ant passada,dpois o mesmo...Ver mais
Gosto · Responder · 2 · 6 h



Prince Abraham Esta e daquelas propagandas muito barata feita e mal ensaiado 
por um bebedo e surumatico e escrupulos nem etica.
Ou o propagandista acha qui as pessoas destinatarias desta
informacao sofrem a mesma demencia que ele, de modo a
alinharem no mesmo circo de patetas.
A frelixo so e forte e esta a reinar na imprensa. No terreno,
no campo real e no seio popular, ela, ja despareceu.
Nao ha armas nenhuma apreendidas
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Tomas Humbe Sao armas abandonados pelas fadm quando desertaram nas fileiras durante o ping pong de satungira so pode!
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Bernardino Macome Antonio Armas deixadas pelos homens da RENAMO.
Gosto · Responder · 5 h


Augusto Maguidi Dos Anjos Esses macacos pdem dar alguem ir deixar la as armas, pra dpois falarem k as armas sao da renamo sment pra desmascarar o partido da perdiz, soki tamos bem consciente nixo. Vc ta d olhos vendados mesmo, nem nux comicios da frelimo nakelas zona enki a opo...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Eu ja sei uki vao falar, vao dizer: sao armamento da renamo..kkkkkkkkk...esse governo ja nem tem graxa pah
Gosto · Responder · 8 h

Manuel Luis Amosse Se nao forem da renamo, sao tuas armas oh Augusto Maguidi Dos Anjos???????
Gosto · 7 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos Nota mil Augusto, assim vão mentir dizerem k são da Renamo

Izidro Paulo Machava E vc pensa k sao de kem.
Gosto · Responder · 7 h

Adam Muhammad Eu penso que são da Frelimo que a renamo capturou durante os confrontos... agora a Frelimo levou de volta
Gosto · 1 · 7 h · Editado

Cláudio Vilanculos Vilanculos De facto são armas da frelimo k deixou lá kuando as FADS, morreram durante os confrontos


Valdemar Jorge Coelho Espero que não desapareçam.
Gosto · Responder · 5 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Esses k rxpondem os comentarios nem estou a ver uki vcx xcrevem...sment to a ver akele + akele rxponderam-t
Gosto · Responder · 3 h



9 h · 


Governo vai submeter à AR proposta de lei do registo obrigatório dos investigadores nacionais (‪#‎canalmoz‬)

Inhambane (Canalmoz) – O Governo anunciou que vai submeter à Assembleia da República, até ao final do presente ano, uma proposta de lei que cria o registo obrigatório dos investigadores nacionais.
Falando na semana passada, na cidade de Inhambane, no acto da abertura das Oitavas Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique na Região Sul, o ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, afirmou que esta será uma das condições para os investigadores terem acesso ao fundo de investigação.
Jorge Nhambiu advertiu que o investigador que não estiver registado não poderá ter acesso ao dinheiro para a realização das suas pesquisas.
O ministro anunciou que o Governo vai fazer um censo de todos os investigadores existentes em Moçambique.
“Neste momento, infelizmente não temos dados de quantos investigadores existem e sobre o que eles produzem. Temos investigadores, mas não sabemos quantos são”, afirmou Jorge Nhambiu. 
O ministro afirmou que o sector de Ciência e Tecnologia pretende possuir, até ao fim do ano, um acervo onde possa depositar as investigações, para que isso esteja registado, para que seja conhecido.
Informou também que, dentro em breve, as províncias deixarão de ter delegados e vão passar a ter directores provinciais da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, ao mesmo tempo que serão criadas três delegações regionais do sector. A par das três delegações regionais, o Governo pretende instalar três laboratórios regionais de referência.
O Governo pretende igualmente criar em cada província um instituto de formação na área das tecnologias de informação e comunicação, para formar técnicos para trabalharem com redes, programarem servidores, programarem “rooters”, fazerem instalações de informática, para que se consiga levar o governo electrónico até aos distritos.
Segundo o ministro, os directores provinciais e os delegados regionais do sector de Ciência e Tecnologia vão ter a tarefa de, em coordenação com os distritos, realizarem o acompanhamento, organização, coordenação, fiscalização, catalogação e avaliação de todas as actividades nos domínios da ciência, tecnologia, ensino superior e ensino técnico profissional. (Bernardo Álvaro)



Mandeia Afonso Jequessene Jequessene Esse governo e mto xpertinho. Isso e um tseck pra melhor control do capital.
Gosto · Responder · 1 · 8 h



9 h · 


Na província de Tete
Fernando Bemane eleito primeiro-secretário provincial da Frelimo (‪#‎canalmoz‬)

Processo manchado pela exclusão de dois candidatos


Tete (Canalmoz) – O Comité Provincial do partido Frelimo em Tete elegeu, no passado sábado, Fernando Bemane como primeiro-secretário daquele partido, em substituição de Xavier Sacambwera, que deixa o cargo devido a ter sido nomeado director nacional de Florestas.
Concorreram para o cargo seis candidatos: César de Carvalho (ex-presidente do Conselho Municipal de Tete), Paulo Lilanda (ex-procurador de Niassa e de Tete e actual secretário do Comité de Verificação do seu partido), Arlindo José (ex-presidente da Assembleia Provincial), Virgílio Ferrão (ex-governador de Tete) e Domingos Viola (administrador de Doa).

Excluídos do processo dois candidatos

Após a análise do processo pela comissão eleitoral, as candidaturas foram enviadas à Comissão Política desse partido para a sua homologação, o que aconteceu na passada quarta-feira. Mas, vinte e quatro horas antes de a sessão começar, isto é, na sexta-feira à noite (26 de Junho), os candidatos César de Carvalho e Virgílio Ferrão foram chamados por Margarida Talapa, que é a chefe da brigada central da Frelimo para a província de Tete, que os informou que a Comissão Política do seu partido decidiu que eles não poderiam ser candidatos, devido às regras estabelecidas na directiva da Frelimo que orienta as candidaturas para esse órgão. (José Pantie)


Willy Benny Os dois excluidos, nao conseguem ver que a Frelimo de hoje nao quer nada com eles?
Gosto · Responder · 2 h

Bernardino Macome Antonio Frelimo, a verdadeira escola de democracia. Neste partido, os cargos nao sao vitalicios, como sao na RENAMO e outros.
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Alfredo D. Baltazar Até magistrados de carreira se interessam pelos cargos partidários! Será verdade que procuram o suposto tráfico de influência, impunidade e claro, caminho aberto para Assembleia da República?
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Nelson Bene Jo Nao fazem como fizeram no distrito do buzi.
Gosto · Responder · 1 h

Augusto Maguidi Dos Anjos Si verem bem esse circulo itenderam k todos os xefes em moçambiki sao flerimistas..
Gosto · Responder · 8 h

Isaias Miguel Mpanguiua A força d mudança

Sem comentários: