domingo, 7 de junho de 2015

Secretário de Estado solto sem despacho judicial na Guiné-Bissau

O secretário de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, detido na passada sexta-feira, 4, foi solto neste sábado, 6, sem qualquer decisão judicial. Como a VOA noticiou, Gomes Fernandes foi detido por agentes da Polícia Judiciária no dia 4 por volta das 16 horas e levado para a sede daquela corporação.


Neste sábado, o secretário de Estado foi libertado, mas fontes em Bissau garantem que não houve qualquer autorização da justiça. Nem o Governo nem o Ministério Público ou a Polícia Judiciária comentaram o caso que é tema de conversa nas ruas da capital guineense.

Em determinados círculos, nomeadamente observadores e fontes do poder judicial, estranham a soltura do governo e temem que a impunidade continue a marcar pontos no país, depois de restabelecida a ordem constitucional há mais de um ano.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é acusado pelas autoridades policiais e judiciais de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.

Recorde-se que meses atrás, muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, os quais tinham a assinatura do Secretário de Estado das Comunidades, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, saído do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CCIAS/TOMADA DE POSSE


A tomada de posse dos novos órgãos sociais da CCIAS resultante do pleito eleitoral mais disputado da sua história, em que o presidente cessante, Braima Camará, venceu o candidato Braima Canté com 92% dos votos expressos na urna.

A cerimonia terá lugar no Azalay hotel, na próxima segunda feira, dia 8 a partir das 10hrs e contará com honrosa presença do chefe de Estado José Mário Vaz, e alguns membros do Governo. AAS

CASO PASSAPORTES: O acossado secretário de Estado Idelfrides Fernandes NÃO se demitiu e, pelos vistos, também não será demitido ou exonerado pelo primeiro-ministro...País estranho, este. AAS

COCAÍNA: Quadrilha internacional mirava África...e Guiné-Bissau


A organização criminosa formada por empresários brasileiros para transportar cocaína das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) da Venezuela para Honduras, revelada nesta quinta-feira, 04, pelo jornal O Estado de S.Paulo, passou a operar em 2013 no tráfico também para o Brasil. Além disso, os traficantes se preparavam para uma nova rota: de Paramaribo, no Suriname, para a Guiné-Bissau, antiga colônia portuguesa na África.

De acordo com relatório do delegado Rodrigo Levin, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Paulo, os empresários Ronald Roland e Manoel Meleiro Gonsalez viajaram para Bogotá em 13 de maio de 2013 e permaneceram lá por três dias. "Foi uma viagem de negócios. Mantiveram contatos com traficantes locais", afirma em seu relatório entregue à Justiça Federal. De acordo com ele, foram "apresentados a novas demandas e a novas rotas de interesse dos traficantes colombianos".

O contato dos acusados seria o traficante Euder Jaramillo Perdomo. O resultado das reuniões foi repassado ao homem apontado como o líder da organização: o fazendeiro Paulo Flores. Em 14 de maio, Roland consultou um dos pilotos da organização sobre qual aeronave teria capacidade para cruzar o Atlântico, que sugeriu um Learjet da família 50, com autonomia para voo de 4,6 mil quilômetros. Os traficantes calculam que o avião seria capaz de transportar até 1,2 tonelada de cocaína.

A troca de mensagens interceptadas pela PF mostra que a organização decidiu pela compra de outra aeronave, um Falcon 200, com capacidade para nove passageiros. Em 28 de maio de 2013, o grupo já tinha um avião disponível no Suriname. Em 20 dias, os colombianos iam levar a droga até o Suriname para o embarque.

Competência

A investigação da PF não prosseguiu sobre a nova rota porque o avião usado possivelmente não era brasileiro. Foi o uso de aeronaves brasileiras no tráfico internacional de drogas que permitiu à PF apurar os crimes, pois o interior deles é considerado território nacional. A competência para apurar os delitos cometidos a bordo é da Justiça Federal. No caso da conexão do Suriname e da Guiné-Bissau, a PF não detectou outros carregamentos ou preparativos feitos pelo grupo para o transporte de cocaína.

Em 2013, a organização criminosa que cuidava do transporte aéreo de toneladas de cocaína rachou. De acordo com o relatório da PF, os empresários Gonsalez e Roland montaram o próprio grupo e passaram a operar não só na rota Venezuela-Honduras, mas também já traziam cocaína para o Brasil. Para tanto, começaram a usar helicópteros que eram carregados com cerca de 500 quilos da droga no Paraguai. Ali, mantinham contato com o suposto traficante paraguaio Atilio Erico Portillo Meza, o Doutor Original, dono da Fazenda Estância Curralito, no Departamento de Concepción. Segundo a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, a fazenda do acusado receberia aviões e helicópteros.

Aliciado

Para essa nova atividade, os empresários teriam aliciado o piloto Alexandre José de Oliveira Junior, que, segundo a investigação, fez diversos voos transportando cocaína para a organização criminosa. Oliveira Junior acabaria preso em novembro de 2013 em Brejetuba, no Espírito Santo, com 445 quilos de cocaína em um helicóptero R66. A aeronave pertencia ao senador Zezé Perrella (PDT-MG), que, segundo a investigação, não sabia da ação ilegal do funcionário.

Fonte: O Estado de S. Paulo

CASO PASSAPORTES: Judiciária efectuou buscas na secretaria de Estado da Cooperação e das Comunidades


A Polícia Judiciária guineense, efectuou hoje buscas no gabinete do secretário de Estado da Cooperação e das Comunidades. Os passaportes apanhados na posse de cidadãos chineses foram emitidos no período negro da 'transição' e até a Interpol participou nesta missão.

Estima-se que estejam em circulação mais de 1000 passaportes diplomáticos e de serviço da Guiné-Bissau. Idelfrides Fernandes foi secretário de Estado da Cooperação e das Comunidades no Governo de Carlos Gomes Jr., ocupou o mesmo cargo durante a 'transição', e no actual Governo democraticamente eleito, manteve a mesma pasta. AAS

NOTÍCIA DC/DSP 'tira o tapete' a Baciro Dja: Na ausência do Primeiro-Ministro, é o ministro da Presidência quem cabe chefiar o Governo, o chamado primeiro-ministro em exercício. Mas DSP indigitou o ministro da Administração Interna, Otávio Alves, em vez de Baciro Dja - que se encontra no país. AAS

CORRECÇÃO DE NOTÍCIA: O secretário de Estado da Cooperação e das Comunidades, Idelfrides Fernandes, ficou detido para interrogatório, que prossegue hoje. Só depois é que o juiz de instrução decidirá pela medida de coacção a aplicar. As desculpas aos visados. AAS

... Ébola ameaça, e avança


MORATÓRIA ou ANEDOTA? Os chineses continuam a roubar a nossa madeira


"Boa noite Aly,


Ontem, numa viagem a Empada com dois amigos vimos vários contentores a serem carregados de madeira com a presença de chineses entre Buba e Empada. Ifelizmente só conseguimos tirar estas fotos porque tivemos que fugir antes de sermos espancados, isto tudo por volta das 22.30. É lamentável.

C.C."

quarta-feira, 3 de junho de 2015

LGDH ameaça levar Estado da Guiné-Bissau a tribunal


A Liga Guineense dos Direitos Humanos convidou o Governo a encerrar os centros de detenção da Polícia Judiciária e da segunda esquadra, na capital. O novo presidente da organização Augusto Mário da Silva fala de superlotação e de más condições das respectivas celas e apresenta um quadro dramático nas celas das policias Judiciária e da Ordem Pública.

A Liga avisa que pode haver mesmo uma catástrofe humanitária nesses centros de detenção, se a situação não for revista com alguma urgência. O dedo acusador está apontado ao Ministério Público, que segundo a Liga, colocou vários indivíduos nas respectivas celas e em circunstâncias de total ilegalidade.

"Se não houver uma inversão deste quadro nos próximos dias ou semanas, a Liga pondera accionar uma queixa crime contra o Estado da Guiné-Bissau junto as instâncias judiciais da Cedeao", concluiu Augusto Mario da Silva.

Ainda não há resposta das autoridades visadas e a Liga afirma ter advertido várias vezes as entidades estatais sobre esta situação, que não se limita apenas a capital, mas sim ao interior. VOA

1º Centenário da morte de N'Kanande Ká - Por um Biombo Sustentável


Jorge Otinta, Ph.D
Winhyoum.luti@gmail.com skype: bios.wihyoumluti
24-03-2015

PROJETO

EMENTA

O projeto de N Kanandé visa essencialmente celebrar, em termos de reconstituição histórica, à figura do grande combatente da resistência da 1ª grande guerra colonial, a famigerada Campanha da Pacificação. Como se sabe não foi fácil a penetração portuguesa na atual Guiné-Bissau, quer por causa dos poucos militares que vinham de Portugal, quer por causa da implacável resistência dos autóctones contra a presença portuguesa.

Tal como disse Marquês de Lavradio “se as pedras da fortaleza de Bissau pudessem falar relatar-nos-iam as lutas, os assaltos que tiveram de sofrer ‘os portugueses’”. Nisso merece maior destaque a figura do régulo de Biombo que, de uma forma ou doutra, manteve-se como o leadership de todo o processo que culminou com a libertação de Biombo e, consequentemente, de todo o território nacional, através do martírio de sua vida em prol dos pepeis e, por extensão, dos guineenses, uma vez que os pepeis nunca deixaram os portugueses em paz, desde os primórdios da ocupação.

1. Objetivos
1.1. Objetivo-Geral

Resgate da História da Resistência dos gentios em relação à ocupação portuguesa, que, efetivamente, terá contribuído para o reconhecimento da soberania guineense e caboverdiana (24 de Setembro de 1973 e 05 de Julho de 1975) e a revolução portuguesa (25 de Abril de 1974).

1.2. Objetivos específicos

1. Homenagear à memória de quem com inquebrantável coragem contribuiu para o fim do massacre dos pepeis da região de Biombo;
2. Compreender os primórdios da luta pela independência nos anos 1963-1974;
3. Resgatar a história da capacidade de resistência dos pepeis, o que terá contribuído na condução da luta pela independência nacional; e,
4. Rememorar as lutas, os sacrifícios consentidos, bem como as tragédias sangrentas por que passou toda a nossa história menina.

CCIAS: Maior central sindical felicita nova direcção


Aos senhores Péssimos e Medíocres deste país


Aos magistrados


"Aly,

É interessante acompanhar que a justiça está a tentar andar, que bom! No entanto, quanto ao recente mandado de detenção publicado no seu blogue www.ditaduradoconsensnso.blogspot.com é bom que os nossos magistrados comecem a fundamentar os motivo, devidamente, conjugando o Código Penal com o Código Processual Penal.

Visto que agora tudo vai ao público, para não corrermos riscos de ser mal interpretados por terceiros, temos que começar a justificar as nossas detenções a partir de CPP e não unicamente por CP. Caso ao contrário ficamos com lacunas! Pois a detenção tem que observar o processo que a legaliza."

SOCORRO: A ARN que pergunte à ORANGE se de facto o serviço 3g é de FACTO 3g...abrir uma simples página leva quase 1 dia e meio! Mas que país é este, meus senhores?! Vamos TODOS atacar a ORANGE onde lhe dói mais...no bolso! Boicotemos a roubalheira que é a 'internet 3g'. Vamos organizar uma manifestação junto dessa empresa de aldrabões! Passemos das palavras aos actos!!! AAS

NOTÍCIA DC/PENHORA NO FUTEBOL: Foi penhorado o terreno da Federação de Futebol da Guiné-Bissau que fica junto ao estádio nacional 24 de Setembro. A decisão judicial veio na sequência de uma dívida contraída junto ao Banco da União (BDU) e que não foi liquidada. AAS

EXCLUSIVO DC/CASO PASSAPORTES


Todos os direitos reservados AAS/DC/DR

GUINÉ-BISSAU/ANGOLA: Presidente do parlamento da Guiné-Bissau pede apoio de Angola



O presidente da Assembleia Popular da Guiné-Bissau manifestou, em Luanda, o interesse na retoma das relações de cooperação com Angola, no âmbito do desenvolvimento socioeconómico do seu país. Em declarações à imprensa, no final do encontro, Cipriano Cassamá sublinhou que Angola ajudou sempre a Guiné-Bissau no seu desenvolvimento, desde os primórdios da guerra", o que vai continuar a acontecer.

"Pensamos que com esta minha visita vamos não só analisar com o meu colega, mas sim desenvolver ações de cooperação ao nível do parlamento e dos Estados, e dos dois Governos", frisou.

"Espero que Angola retome, em todos os níveis, toda a cooperação no âmbito do desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau, quer ao nível do Bauxite Angola [empresa angolana], quer ao nível de águas profundas do Porto Buba, quer ao nível da reforma da defesa e segurança", acrescentou.

Segundo o presidente do parlamento guineense, decorre atualmente a revisão da Constituição da Guiné-Bissau, a reforma da Assembleia Popular, e foi também empossada uma comissão de reconciliação, que vai permitir a consolidação da paz definitiva. "Por isso queremos levar a experiência de Angola ao nosso país", expressou.

O programa de visita de Cipriano Cassamá prevê uma audiência com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a assinatura de um protocolo de cooperação parlamentar, encontros com os presidentes dos grupos parlamentares angolanos e uma visita à futura Assembleia Nacional de Angola, em Luanda.

CASO PASSAPORTE


- Os cidadãos chineses - que negoceiam no ramo das madeiras - e que foram presos na posse de passaportes guineense de serviço e pelo qual disseram ter pagado vários milhões de Fcfa/cada, já foram libertados mediante o pagamento (a quem?!) de 10 milhões de Fcfa, e andam livremente por Bissau no seu Touareg;

- Existe de facto um mandado de captura emitido pela Polícia Judiciária, também enviado ao MAI;

- O secretário de Estado Idelfrides Fernandes, apurou o DC de fonte fidedigna, foi à Polícia Judiciária pessoalmente no sábado de manhã e disponibilizou-se para colaborar;

- MNE, Mário Lopes da Rosa, disse que assinatura do secretário de Estado "foi falsificada".

Ditadura do Consenso continuará a acompanhar este caso, e, tendo provas irá apresentá-las. AAS

terça-feira, 2 de junho de 2015

DENÚNCIA/DESVIO DE DINHEIRO EM BRASÍLIA?...


"Bom dia,

Prezado Aly, meus cumprimentos e votos de uma excelente semana,

No dia 7 de maio de 2015, faleceu na cidade de Fortaleza/CE/Brasil, o estudante guineense Schwarzenegger Buchwald Vieira Monteiro, vulgo Doni, vítima de acidente de trânsito. Deu-se início então a uma corrida contra o tempo para angariar recursos para o translado do corpo do nosso irmão e colega de estudos. Apesar dos esforços para se chegar a quantia (mais de 4.500.000 FCFA) demandada para o translado, não foi possível se chegar ao valor supracitado.

No entanto recebemos informações de que esse valor foi desbloqueado em Bissau na sua totalidade e enviada para a embaixada da Guiné-Bissau em Brasília, que ficou responsável de acompanhar todo processo do translado e que inclusive já deveriam estar aqui em Fortaleza, coisa que até ao presente momento não aconteceu.

Os primeiros rumores que foram escutados pelos cantos seria de que o dinheiro teria caído em uma conta desconhecida e/ou errada e de uns dias para cá está-se a falar de que realmente o dinheiro caiu na conta da Embaixada, e como a nossa representação diplomática tinha dívida com o Banco do Brasil, o dinheiro foi descontado pelo banco.

Sabemos que qualquer serviço prestado eles fornecem um número de conta que o banco nunca desconta; os salários deles também com certeza cai em conta bancária; Apenas nesse caso (porque alguém viu a oportunidade de se dar bem) é que isso acontece? 

Pedimos ao Aly que nos auxilie nesse caso. Queremos saber se esse dinheiro realmente foi enviado ou não. Se enviaram, que informem o nome do beneficiário. Queremos explicações com provas e comprovantes de todas as transações. Queremos saber o que está acontecendo. Nos ajude."

segunda-feira, 1 de junho de 2015

VISITA OFICIAL: Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, deve chegar a Bissau no próximo dia 11 de Junho. AAS

Governo projecta construção de fábricas em Bafatá


O governo da Guiné-Bissau pretende construir fábricas de calçado e de transformação de batata-doce, um centro de formação profissional e a primeira escola agrícola de Bafatá e a segunda do país, anunciou no fim-de-semana o primeiro-ministro.

No final do primeiro encontro regional do colectivo governamental realizado em Bafatá, Domingo Simões Pereira afirmou que estes projectos constam do programa de desenvolvimento regional, consubstanciado na visão estratégica apresentada pelo governo na recente mesa redonda de Bruxelas.

O primeiro-ministro aproveitou a sua presença na cidade para defender a necessidade da melhoria da produção agrícola e pastorícia em Bafatá, tendo em conta o facto de a região ser atravessada um dos mais importantes rios do país – o Geba.

Simões Pereira argumentou que se os projectos mencionados forem bem sucedidos, a Guiné-Bissau ficará em condições de não só auto-abastecer-se mas também de exportar os excedentes da produção.

A criação de referências de atracção cultural, centro polivalente desportivo e cultural, de ordenamento hidroagrícola de desenvolvimento de arroz, o repovoamento florestal e incentivo à produção de leite, são das propostas adoptadas neste encontro ministerial para um horizonte temporal de 5 anos.

Entretanto, o governo determinou que, ainda antes do dia 24 de Setembro, data da independência nacional, a cidade será objecto de projectos de beneficiação, nomeadamente colocação de novo piso nas ruas da baixa da cidade, reparação das redes de distribuição de água e de iluminação pública, bem como do mercado e clube locais e ainda o início da construção de um hotel com 50 quartos. (Macauhub/GW)

Presidente da ANP pede desculpas ao povo de Angola


O Presidente da Assembleia Popular da República da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, pediu desculpas ao povo angolano pelos acontecimentos de 12 de Abril de 2012.

Em declarações à imprensa, no final de um encontro nesta segunda-feira, com o seu homólogo angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o parlamentar referiu-se à retirada forçada dos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional que integraram a Missão Militar Angolana na Guiné-Bissau (Missang), na sequência de divergências criadas pelas chefias das forças armadas daquele país.

“Aproveito a oportunidade para, em nome do povo da Guiné-Bissau, dos partidos políticos com e sem assento parlamentar e demais autoridades, pedir desculpas ao povo angolano pelos acontecimentos vergonhosos e tristes ocorridos no seu país, a 12 de Abril de 2012”, disse.

“Os efectivos angolanos estavam na Guiné-Bissau ao abrigo de um acordo de cooperação técnico militar rubricado entre os dois países, cujo objectivo era proceder reformas no seio das forças armadas e polícia locais”, referiu.

Cipriano Cassamá admitiu que Angola esteve a trabalhar desinteressadamente na Guiné-Bissau, no intuito, apenas, de ajudar, e que a sua retirada abalou o povo guineense e até mesmo o próprio desenvolvimento do país.

Alto comissário para as Migrações recebe encarregado de Negócios


O Alto-Comissário para as Migrações, Senhor Pedro Calado, recebeu hoje em audiência, o Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, Senhor M`Bala Alfredo Fernandes. Durante o encontro que decorreu na Rua dos Anjos, sede do Alto Comissariado para as migrações, considerada das melhores instituições europeias a nível de acolhimento e integração de imigrantes na sociedade receptora, foram abordadas questões relacionadas com a situação dos emigrantes guineenses em Portugal, para de seguida se proceder à visita os diferentes serviços que compõem o referido instituto português.


De realçar que este encontro serviu de base as assinaturas de parcerias entre as duas instituições, com maior ênfase na integração dos doentes evacuados, questão da legalização dos emigrantes, assuntos relacionados com a Segurança Social, e a situação de concessão de equivalência aos quadros superiores da Guiné-Bissau, com vista a uma melhor integração no mercado qualificado de trabalho.

No acto, o Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau, agradeceu o apoio que esta instituição tem dado às diversas associações no cumprimento das suas actividades e na forma como os serviços que compõem o Alto Comissariado para as Migrações têm prestado apoio à comunidade guineense, solicitando parcerias no âmbito de formação técnica para os dirigentes associativos e o pessoal da Embaixada; e ainda, materiais para equipar a biblioteca da Embaixada.

Por sua vez, o Alto-Comissário para as Migrações, mostrou-se sensibilizado com a primeira visita de um representante da missão guineense em Portugal, dizendo ter boa referência da comunidade guineense em Portugal, garantindo prestar uma especial atenção a todos os pontos focados durante a conversa, uma vez que vai em conformidade com os objetivos da instituição.

TACV x 2


A Transportadora aérea de Cabo Verde (TACV)lança, esta terça-feira, o voo inaugural Praia/Providence/Praia e retoma as ligações Praia/Bissau/Praia e Praia/Recife/Praia na quarta e sexta-feira, respetivamente. 

A comitiva do voo para Providence será chefiada pela ministra das Comunidades, Fernanda Fernandes. No caso de Bissau, pelo Cônsul Honorário da Guiné-Bissau, Cândido Barbosa. E para o Recife, pelo embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Padilha.

Está previsto um evento comemorativo de lançamento de voo, com a participação de entidades governamentais locais, à chegada de cada um desses destinos.

Na ligação aérea proveniente do Recife, que aterrará na Praia este sábado, 6 de junho, irá seguir uma comitiva composta por trade turístico, imprensa e autoridades governamentais de Pernambuco, numa missão que tem o objetivo de promover e explorar as potencialidades de negócios entre Cabo Verde e aquele Estado brasileiro. A acompanhar a delegação também estará o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Lusa

Sem comentários: