quarta-feira, 17 de junho de 2015

SÓCRATES E OS HABEAS CORPUS

(Joseph Praetorius, in Facebook, 16/06/2015)





Bom…Até à interposição do quinto e sexto requerimento de Habeas Corpus (que foram simultâneos), Carlos Alexandre era o Super Juiz. A partir daí os órgão oficiosos do DIAP e do TCIC passaram a falar no “odiado juiz”, o que nem sequer é verdade porque ninguém caracterizou a conduta decisória como passível de suscitar o ódio, mas apenas como coisa desprezível. Agora começa a dizer-se, generlizadamente e enfim, que is…to não pode ser. As diferenças de atitude são nítidas. E ainda assim não estão a vêr tudo nem a dizer tudo.


Porque o grande problema é que o juiz é incompetente e incompetente o procurador, mas nem um nem outro largam a figura que estão a fazer. A hierarquia não reage. Nem a dos tribunais, nem a do MP, o que é assombroso.

Não há vestígio de acusação em parte nenhuma sete meses depois, as imputações indiciadas são absurdas, a lapidação do arguido pela imprensa prossegue já em completo descrédito das organizações institucionais que, à falta de melhor, divulgam até – sempre em violação do segredo de justiça – o desprezo pessoal infinito com que o arguido as trata em diligência. E o absurdo sentimento de ofensa do procurador Rosário. Ofendem-se muito, compreensivelmente. Porque no meio das maiores brutalidades têm, afinal, uma delicada sensibilidade de frágil tentáculo de anémona. Têm cascos grossos, mas uma alma sensível de eruditos poetas, que é quanto pretendem dizer-nos com esses sentimentos de ofensa, se bem vejo. Essa fragilidade, mais as outras, com a brutalidade de que essa fragilidade sensível foi capaz e esta outra verdade – brutal – de estar preso um homem que não pode estar preso nestas circunstâncias, porque ninguém o poderia estar, tudo isto, conjuntamente ou separadamente, não matou apenas o processo (porque já não há nem pode haver processo, se alguma vez o houve) matou a credibilidade do inteiro aparelho judiciário. As hierarquias não funcionam diante de uma loucura intolerável. E essa inactividade desfez a estrutura, se acaso a cobardia moral que a estrutura revela não a tiver liquidado antes (que é o mais provável). Nada deve ou pode ficar no mesmo sítio. Nem sei se é tolerável a simples ideia de tal gente poder subsistir nas magistraturas de um estado contemporâneo e ocidental. Diria que não. Causa isto medo? Sim, pela certa. Um medo infinito. Mas com medo ou sem medo, é preciso dizer o que é preciso dizer.

Share this:

Twitter10
Facebook586
Google



Relacionado


A JUSTIÇA E A SUA INSTRUMENTALIZAÇÃOIn "Joseph Praetorius - Artigos"

DISCUTIR A JUSTIÇA: CUSTOU MAS FOI.In "ARTIGOS"

O estado do Estado de direitoIn "Daniel Oliveira - Artigos"Junho 17, 2015estatuadesal ARTIGOS, Justiça, Politica Nacional, Sócrates
Navegação de artigos
← TAP: trocar o Estado português pelo Estado brasileiro
A Grécia no beco europeu →

5 thoughts on “SÓCRATES E OS HABEAS CORPUS”

Abraham Chévre au Lait diz:
Junho 17, 2015 às 8:18 am


Todos os sãos sentem medo. O que permite ultrapassar o medo é a coragem. Sintam medo,tenham coragem

Gosto
Responder

tekapa23 diz:
Junho 17, 2015 às 11:34 am


Uma peça vazia. Necessidade de escrever qualquer coisa, mesmo sem sentido, coerência ou exactidão… Enfim… a crise obriga a ganhar o pão de cada dia, mesmo sem apresentar trabalho válido.

Gosto
Responder

estatuadesal diz:
Junho 17, 2015 às 1:37 pm


Você é que me parece que anda a trabalhar para alguém. Ao menos leia de onde veio o texto: do facebook do autor. Que eu saiba os textos do facebook do autor ainda não são pagos. Já o mesmo não digo a quem se limita a “escorropichar” verrina e nenhuma ideia crítica em textos que, podem não ser A VERDADE, mas fundamentam as suas posições. Faça você o mesmo. E se continuar a fazer comentários sem nenhuma ideia, desculpe, mas vai directo para o spam. Quando disser que um texto é vazio, tem que justificar. Aqui não é sítio de propaganda ao Galo de Barcelos.

Gosto
Responder

tekapa23 diz:
Junho 17, 2015 às 1:54 pm


Obrigado pela sua resposta. No entanto, quero apenas referir que, na sua peça, grátis, não adianta nada de novo, não em referência ao andamento do processo mas em opinião sobre o decorrer do mesmo. Têm-se escrito centenas, senão milhares de peças acerca deste processo e, opiniões como a sua, que posso respeitar, sem concordar, já foram publicadas às centenas. Dispenso-me em responder-lhe no seu estilo um pouco grosseiro e indelicado e informo que não ‘trabalho para ninguém’. Também não entendi a referência ao Galo de Barcelos. Passe bem.

Gosto


Anónimo diz:
Junho 17, 2015 às 2:20 pm


estatuadesal, bem haja, a verdade sempre incomodou os vendilhões.

Gosto
Responder

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.


Search
Artigos recentes
A Grécia no beco europeu
SÓCRATES E OS HABEAS CORPUS
TAP: trocar o Estado português pelo Estado brasileiro
A JUSTIÇA E A SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO
ANATOMIA DA ACTUAL SOCIEDADE PORTUGUESA
Comentários recentes
Joaquim Carreira Tap… em A JUSTIÇA ESTÁ AO NÍVEL DA “CA…
Abraham Chévre au La… em A Grécia no beco europeu
raoulmartinho em A Grécia no beco europeu
cristof9 em A Grécia no beco europeu
carlos sério em A Grécia no beco europeu

Arquivos
Junho 2015
Maio 2015
Abril 2015
Março 2015
Fevereiro 2015
Outubro 2014
Setembro 2014
CategoriasCategorias
Meta
Registar
Iniciar sessão
RSS dos artigos
Feed RSS dos comentários.
WordPress.com

Seguir o Blog por email

Introduza o seu endereço de email para seguir este blog e receber notificações de novos artigos por email.




Seguir-nos no Facebook



Blog em WordPress.com. ~ O tema Syntax.
Seguir

Follow “A Estátua de Sal”

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 624 outros seguidores




Build a website with WordPress.com

Sem comentários: