domingo, 27 de setembro de 2015

FRELIMO INSISTE: Renamo deve desmobilizar os seus homens armados

O CHEFE da bancada da Frelimo na Assembleia Provincial de Inhambane (API), Manuel Laíce, apelou, no encerramento da II sessão ordinária daquele órgão, à Renamo para tirar e dar liberdade aos seus homens armados escondidos nas florestas dos distritos de Mabote e de Funhalouro, no quadro da implementação do acordo de cessação das hostilidades assinado há mais de um ano pelo antigo Presidente da República, Armando Guebuza, e pelo líder do ex-movimento rebelde e armado, Afonso Dhlakama.
Para Manuel Laíce, ainda que a bancada da Renamo na Assembleia Provincial de Inhambane defenda a paz e o bem-estar da população, deve, por isso, envidar esforços para persuadir o seu líder, Afonso Dhlakama, a aceitar o convite formulado pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, para um diálogo franco e aberto entre ambos, com o objectivo de garantir a manutenção da paz e da unidade nacional.
“Apelamos aos nossos colegas da Renamo, que estão nesta sala, para que, se efectivamente têm acesso à liderança do seu partido, que façam tudo o que estiver ao seu alcance para levar Dhlakama a aceitar o convite do Presidente da República para diálogo sobre a paz”, disse Manuel Laíce.
Para este político, não valerá nada qualquer discurso bonito que a bancada da Renamo possa fazer na Assembleia da República, alegadamente em nome da população, se mantiverem as armas apontadas para o povo.
“Senhores da Renamo, aqueles homens abandonados no mato também querem viver bem como vocês! Querem constituir famílias sólidas! Basta de lhes enganarem! Desmobilizem-nos para serem reintegrados nas Forças de Defesa e Segurança, alguns, e na sociedade, outros, para passarem a beneficiar do Fundo da Paz e erguerem-se como cidadãos livres no seu país”, apelou Manuel Alice.
A segunda sessão da Assembleia Provincial de Inhambane que terminou na tarde de quarta-feira, com a aprovação do Plano e Orçamento do Governo Provincial para o próximo ano e a atribuição de nota positiva ao desempenho do Executivo no primeiro semestre deste ano, foi caracterizada por discursos de apelo à paz, à unidade e reconciliação nacional e ao aprofundamento da democracia.
GARANTIR O COMBATE À POBREZA
O Governador de Inhambane, Agostinho Trinta, convidado de honra à reunião da API, disse no encerramento da reunião que a paz é a condição primordial para o sucesso do combate à pobreza, daí a necessidade de os membros de todas as bancadas daquele órgão engajarem-se na busca da paz e concórdia.
“O nosso plano e orçamento para o próximo ano são muito ambiciosos. Queremos trabalhar com a população para o desenvolvimento da província. Para isso, é preciso tirar os homens armados da Renamo das matas, porque ameaçam as pessoas. Em Mabote e Funhalouro, as pessoas não estão à vontade por causa desses homens armados que quando entendem emboscam os responsáveis e levam-nos ao mato para fins desconhecidos. Por isso pedimos à Renamo para usar a luta política e não usar a violência armada para lograr os seus objectivos”, exortou Agostinho Trinta.
No mês passado, os homens armados da Renamo escondidos na sua antiga base na região de Ribwe, localidade de Nzimane, em Mabote, cerca de 12 quilómetros da localidade de Tsenane, em Funhalouro, sequestraram o chefe da localidade de Tsenane, Salvador Elias Mazive, para fins desconhecidos.
Na altura Mazive foi forçado a caminhar para o interior da região, onde foi torturado e submetido a inquérito sobre o conteúdo e os objectivos das mensagens que transmite à população nos comícios que orienta na sua localidade.
Basilio Nipwesa · 
Eles já se conhecem, a Frelimo chegou ao poder por via das armas, assim como a Renamo quer fazer o mesmo. Por isso, será dificil desmobilizar os soldados da Renamo por completo,pois os dois têm forças somente nas AKM47. Até hoje nunca tivemos um presidente da república completamente civil, no dia em que isso acontecer, ai sim, teremos uma paz permanente, ou seja , sem ameaças internas. Para isso acontecer basta o povo acordar e se concientizar na hora do voto, ao invês de votar nos militares, vote num civil que realmente conhece a realidade do povo e que esteja disposto a dar um futuro melhor de verdade e não o que vem sendo prometido há 20 anos e nunca chega para a população .
Armando Nhanombe ·
Vce está muito desatualizado nem sabe dizer quando ek se diz q um governo é militar ou civil,evite comentar algo que não entendes fique calado
Gosto · Responder · 3 h
Eunisio Lapson Handela · 
Quando o analfabetismo roca a ignorancia, atinge um estagio que se confunde com bucalismo. isso e' bucalismo senhor Basilio. E' caricato empleno sec XXI o senhor exibir a sua burrice nas redes sociais!! Se e's moambicano, veja se escreve algo util para socieade.
Pedro Sozinho Sithole · 
Como dizem que querem dialogo e por outro lado mandam tropas para atacar a RENAMO e o seu lider? Sera' k dessa vez vao aguentar?
Tinosse Julio Mapissane Sandex · 
Boca fechada, não fale nada
Gosto · Responder · 25 de Setembro de 2015 15:37
Layne Ferro Lino · 
Trabalha na empresa CMVG
Isso tudo pode ser armação do lider da Renamo, nao sejam enganados com este Homen.sera que na Renamo não tem mais gente que possa ser candidata nas eleições! Dlhakama porque nao sai! o partido é dele so! cuidado com ele, é ganancioso, ambicioso, igoista, Democracia é dar espaço aos outros.
Gosto · Responder · 1 · 22 h
Inacio Sumbane · 
Basilio , tem por acaso a nocao dum Estado? Mas que tamanha burice!
Gosto · Responder · 10 h
Assane Maulate · 
Meus irmao vamos dexar de provocar um autro vamos viver Como moçambicanos.há pessoas que tem nus falado estamos em paz fazdiconta sao as vossas mentiras deixe
mm nos vive viver Como voces?
Gosto · Responder · 11 h
Luis Nhancasse · 
Senhor Eunesio bem as suas palavras podem te condenar, dizias em pleno seculo XXI...nao podes nas redes sociais repitir essa palavra burrice isso é ser ignorante cada ser pode muito bem ak deixar o seu pensamento ... o
Gosto · Responder · 12 h
Xidakua Francisco · 
Trabalha na empresa Malo's Bar
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sem comentários: