sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Inquérito diário: Grandes partidos descem, CDU e Bloco sobem


A coligação de Passos e Portas obtém o pior resultado da série, mas lidera entre todas as faixas etárias e soma 4,7 pontos de vantagem sobre o PS.
37,0%32,3%9,2%6,1%5,4%10,1%PSD/ CDSPSCDUBEOutrosBranco/ Nulo21. Set22. Set23. Set24. Set25. Set26. Set27. Set0%10%20%30%40%50%
Na quinta entrega do inquérito diário da Intercampus para o PÚBLICO, TVI e TSF, cujo trabalho de campo decorreu entre 21 e 24 de Setembro, os grandes partidos (que são as duas principais forças candidatas à vitória nas eleições legislativas de 4 de Outubro) desceram nas preferências dos 1024 inquiridos telefonicamente. Em contrapartida, a Coligação Democrática Unitária (CDU), do PCP com Os Verdes, e o Bloco de Esquerda subiram.
A maior descida corresponde à coligação do PSD e CDS-PP, Portugal à Frente (PaF), que baixa 0,9 pontos e fica em 37% na projecção com distribuição de indecisos. É o pior resultado obtido pela proposta de Passos Coelho e Paulo Portas desde o início desta série de inquéritos diários. Também o PS tem um novo recuo, de 0,6 pontos, obtendo 32,3%. A diferença entre o PaF e os socialistas passa a ser de 4,7 pontos, quando na véspera era de cinco, a maior registada até agora.
A CDU obtém 9,2%, o seu melhor resultado, com uma subida de 2,1 pontos. Também o BE aumenta para 6,1%, num incremento de uma décima. Mais significativa é a subida da rubrica outros partidos, que passam a ter a preferência de 5,4% dos inquiridos, com um aumento de 0,9 pontos. Por fim, uma descida de 0,8 pontos, coloca os brancos e nulos em 10,1%.
Na distribuição dos votos por idades, o PaF lidera em todas as faixas etárias. Já por regiões, a coligação de Passos e Portas aparece à frente no Norte, Centro e Lisboa. No Alentejo, como desde o início da série, o PS lidera no Alentejo e, pela primeira vez, está à frente no Algarve.
Entre as forças sem representação parlamentar, o Partido Democrático e Republicano (PDR) de Marinho e Pinto destaca-se com 1,1%, seguido do PCTP/MRPP de Garcia Pereira com 0,9% e da coligação do Partido Trabalhista Português com o Agir (0,7%). Contudo, são resultados pouco significativos, de um universo reduzido. A título de exemplo: o PDR, que lidera entre estes partidos, obtém o apoio de 11 dos 1024 inquiridos.
Ficha técnica
Sondagem realizada pela Intercampus para TVI, PÚBLICO e TSF com o objectivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional incluindo a intenção de voto para as próximas eleições legislativas de 2015. O universo é constituído pela população portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal continental. A amostra é constituída por 1024 entrevistas, recolhidas através de entrevista telefónica, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os lares foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma matriz de estratificação que compreende a Região (NUTS II). Os respondentes foram seleccionados através do método de quotas, com base numa matriz que cruzou as variáveis Sexo e Idade (3 grupos). Os trabalhos de campo decorreram entre 21 e 24 de Setembro de 2015. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,1%. A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 59,5%.
                 

Sem comentários: