sábado, 3 de outubro de 2015

CARTA ABERTA A SUA EXCELENCIA PRESIDENTE DA REPUBLICA d MOÇAMBIQUE


4 hrs





Escrevo esta carta para si Camarada Presidente da República de Moçambique com toda Naturalidade e sem “muito” medo de represálias, porque confesso esse medo nunca faltou em mim.
Confesso mais que a partir desta carta haverá buscas em todo meu perfil para ser conhecido na realidade quem na verdade sou eu.
Mas deixo a liberdade de quem tem tempo de fazer essas buscas que faça. O que sei sou da FRELIMO desde Março de 2002 quando requeri cartão no Comitê Distrital da ILHA DE MOÇAMBIQUE, nas vésperas do 8º Congresso, já tinha uns 20 anos.
Não faço a carta como mais um cidadão Moçambicano, a pejorar o seu dirigente como sinal de ausência total da “propalada auto estima”, porque na verdade ela não precisa de ser ensinada em canções e discursos, mas sim em actos.
Escrevo convicto que um dos poucos assessores seus lhe fará chegar com todas as poses possíveis de cortesia ou um Ministro X vai ler ou ouvir falar dela.
Camarada Presidente da República, como pode saber pessoalmente quando um Moçambicano toma a minha postura se lhe considera “anormal”, com recurso ao critério da maioria, mas esquece-se que esse critério já esgotou, porque mesmo numa quadrilha de assaltantes a mão - armada aquele que ousa negar numa incursão também é “anormal”.
Os motivos que me levam a escrever esta carta camarada Presidente, que por convicção trato-lhe com essa intimidade e cortesia partidária, essencialmente são 3:
1- Seu discurso durante a pré-campanha em Portugal;
2- Seu discurso inaugural;
3- A direcção que o pais esta segue de forma galopante desde Junho.
1- Camarada. Presidente, não me lembro da data, mas como esteve acompanhando foi entre Junho e Agosto de 2014, quando esteve reunido com a comunidade Moçambicana vivendo em Portugal. De todo seu discurso objectivo reteve quando criou expectativas naqueles nossos compatriotas na diáspora mas a mim também, ao dizer: “na minha cabeça só cabe 3 palavras paras ” de certeza que foram poucos moçambicanos que esperavam o que iria dizer, excepto se não foi sua criatividade, os que redigiram o seu discurso, mas de facto surpreendeu pelo menos a mim para não forçar os outros estarem de acordo comigo. E disse:
“1 – Paz; 2- Paz; 3- Paz”, eu adorei e sussurrei sozinho porque ninguém estava perto de mim a hora do telejornal: este camarada Presidente em potência vai surpreender mais vezes os que lhe ignoravam no “trio saído da Comissão Politica”.
Já que não sou avaliador nem criminalista para saber questionar faço a seguinte pergunta:
a) Aquelas “3 pazes ” que cabiam na sua cabeça camarada Presidente, são estas que nem metade de 1 entrou nessa cabeça?
2- Camarada presidente, confesso que não pude escutar ou assistir o seu discurso inaugural na íntegra, foi naquele período que a natureza impôs a si o 1º desafio a enfrentar na sua governação (corte de energia na região Norte e uma parte do Centro de Moçambique). O local de escuta conjunta o gerador oscilou no inicio e perdemos alguns passos do seu discurso.
Mas não perdi “epicentro do ate hoje aplaudido discurso” que me lembro Manuel Araujo, recomenda ser estudado e guiar os futuros dirigentes, eu também confesso, aquele que elaborou merece promoção se bem que não foi promovido, para evitar ser a titulo póstumo. Dizia camarada Presidente que no seu “Coração cabiam todos os Moçambicanos”.
Mais um espaço anatómico que futuramente se revelaria insuficiente para albergar esses cerca de 24 milhões de Moçambicanos. Não quero ignorar o esforço que tentou para conceder audiências aos diferentes presidentes de Partidos Políticos e embaixadores, estes últimos mesmo não sendo Moçambicanos.
a) Camarada Presidente, sabendo que esses provérbios aqui na nossa região (norte), sem querer menosprezar as outras regiões do país, usamos com hospitalidade, honestidade e sem descriminação se é ou não filho da tia ou do mesmo pai, porque aprendeu aplicar esses termos ironicamente?
b) Camarada Presidente, aprendeu essa ironia dos nossos provérbios assim que se tornou presidente?
c) E aqueles que morrem diariamente cabem nesse antigo grande coração?
3- Camarada Presidente, desde que optou em assumir aquele discurso que de certeza questionou se era ou não viável, porque conheço si de perto e sua humildade, não por ser presidente mas, se recorda quando o seu Ferroviário (AXINENE) se tornou campeão os estágios internos realizava no antigo IMAP e lá me formava, sem sonho de hoje lhe criticar mas via sua humildade.
Recorda-se qual a direcção que o país tomou quando apareceu em publico a negando que jamais iria pedir favores a quem quer que seja sendo moçambicano? Lembra quando disse que não iria reclamar da razão se o país entrar de novo em guerra. Lembra-se quando o Camarada Deotado Hunguana, (que me perdoe ele se mal escrevi o seu nome), quando disse é fácil manter a paz que negociar o fim de uma guerra?
a) O mais inesperado é: as mulheres religiosas que depois de instrumentalizadas aparecem marchando e pedindo paz.
Camarada Presidente será que esqueceu que normalmente quem gera filho que depois se torna militar que morre sem a natureza definir são as mulheres?
b) Acha que na realidade elas marcham por instrumentalização e não por oportunidade que encontraram para mostrar que elas neste país por enquanto são únicas responsáveis pelos 9 meses de gestação e que estão cansadas de ver seus filhos não voltarem.
Lembra do 25 de Abril? Essa tática da guerra que não mostrar as baixas que cada parte sofre exceto no dia 25/09/2015, deixa as mulheres incubando a sua revolta.
Eu escrevo sim a si camarada presidente, porque se eu fizesse numa sessão dum Comité, onde camarada Presidente não esteja presente, os meus camaradas iriam omitir essa informação no relatório que seria enviado para o CC.
Vão me questionar porque não faço para o líder da RENAMO, não quero e não posso por 2 razões:
1º ) Eu nunca fiz campanha a favor dele ou do seu Partido (Renamo);
2º) Eu nunca vi Dlakhama jurando sobre a Constituição da República, mas sempre “em nome da mãe dele”.

O Presidente, sabe bem que quando o interesse é evitar danos mesmo a lei da amnistia funciona. Aqui do outro lado do Ligonha e Lúrio camarada Presidente, há jovens que acabam de graduar e encontraram emprego, estão a juntar poupanças para conhecer o seu país até na capital via terrestre em Dezembro porque não chega para apanhar voo. Esse sonho deles quando frustrado, não vão olhar na RENAMO ou DHLAKAMA, dirão: foi governo e governo como Pessoa é Camarada Presidente Nyusi.
Sou o Único Moçambicano que publicou no Facebook a sua frase que improvisou no Distrito de Monapo em Nampula durante a campanha “desde Fevereiro que sou candidatado já estou cansado quero ser Presidente porque tenho Agenda e Objectivos os outros já habituaram a ser candidatos”
PS// A agenda que referia é esta de guerra?
Mesmo que me achem revoltoso, desviado ou com “mente comprada” Nyusi eu confio em ti.
Wilson Profirio Nicaquela

Carta de: Wilson Porfírio Nicaquela
  • 10 people like this.
  • Comments
    • Amilcar Vera-Cruz López Que carta rica. espero que seja por ele lida


      13 hrs
    • Antonio A. S. Kawaria Mande aos meus amigos que são camaradas.
    • Celso Fernando Fiosse Ficaria muito feliz se estas palavras chegassem aos ouvidos do presidente.
    • Francisco Wache Wache Prefiro estar aqui parado a acompanhar os discursos, depois direi algo.
    • Comé João Sebastião Tiro chapéu com essas palavras sábias. Força irmão assim constrói - se o país ( Moçambique ).
    • Eurico Amir Lilomba Pensamento posetivo. Demorou mas chegou na hora. Parabéns camarada, eu apoio a sua carta
    • Laustino Paulo Directo Salimo Seria melhor ainda se este documento importantíssimo aos moçambicano (sem incluir quem não quer que seja incluso )chegasse aos seus ouvidos (Nyusi)


      11 hr
    • Mussa Luciano Napácha É uma carta muito rica e interessante, parabéns, Wilson!

      Disse muita coisa importante que, se ela chegar as mãos do presidente, ajudará a reflectir mais (tem reflectido) acerca do assunto que nos aflige, mas com esta carta, ha-de reflectir com mais seriedade.
      Uma pequena critica: a carta precisava, um pouco, de uma revisão linguística, algumas virgulinhas.



      136 mins
      • Euclides Nacacara Estou de acordo que Nyusi merece essas e outras criticas afins. O problema é do regime onde ele esta mergulhado. Quando dizia, prometia aquilo ele achava que ia conseguir porque de facto Moçambique tem condições para estar em paz com uma politica inclusiva, mas o que me parece Nyusi está com mãos atadas, não quis dizer com um revolver apontado na sua cabeça e com uma agenda em frente dos seus olhos elaborado a 12 ou mais anos à trás. O que temos fazer é unirmo-nos para resgatarmos o ultimo verso do nosso hino nacional "Nós juramos por ti, ó Moçambique nunhum tirano nos irá escravisar"
        GostoResponder1422 h
      • Holden Macuapa Grande texto de um Moçambicano de verdade...e que quer as verdades..obrigado irmão falou por muitos...
      • Salvador Mandlate Eu ainda acho q o presidente #Nyusi eh um homem de paz, democratico, economico e inclusivo, entretanto existe os donos de Mocambique aqueles q ditam as regras cabendo ao presidente cumpri-las
        GostoResponder521 h
      • Zito Camilo Nihamaquela Parabenizou a ti está é mais um espírito de fortalecimento da democracia moçambicana.
        GostoResponder523 h
      • Paulo Gundana Parabéns compatriota, fez a sua parte com frontalidade e honestidade. Infelizmente que o país esteja nesse caminho e acho que o presidente Nyusi é uma excelente pessoa e dirigente, pena que ele está metido num sistema onde as suas ideias e princípios nunca vão vingar mesmo que seja em prejuízo do povo-patrao. Que Deus cuide o povo coitado e refém de políticos-patroes!
      • Carlos Muchiguere F'Carter De tudo que está a acontecer ak em Moçambique o mais me doe é pegar JOVENS (inocentes e com sonhos) que tiveram o infortúnio de serem chamados pra o serviço militar obrigatório, jovens esses que acredito que na sua maioria cumpriram com o serviço militar na esperança de algum dia alcançar as mais altas patentes militares, ingressar na Unidade de Intervenção Rápida (FIR/UIR), força de guarda fronteira, entre outros ramos de trabalho, Levar esses jovens e ir lhes entregar pra a morte..
        GostoResponder112 h
      • Osseias Fernando Matsinhe Chongo Palavras de um sabio isso e k se diz uma analise..prometeu mas nao cumpriu nada ate hoje...nos esperamos mais de ti sabemos k es capaz
      • Edson Atumane será dito que é da esquerda ou por outra não é nosso. e assim que muitos vão dizer, mas força irmão tu és homem de verdade.
      • Paulo Rapaz Ofelio Andre nao venha com essa, pah
        O nosso mal eh esse INTIMIDAR os pensantes. Temos que nos encorajar e quebrar as barreiras do medo se quisermos vencer. So com espirito aberto mataremos o "CAO-TINHOSO".
        GostoResponder323 h
      • Emilia Nacibo Uffa uffa... disse tudo o que muitos queriam dizer ja a muito tempo, acredito que foi um alívio na garganta de muitos...
        GostoResponder315 h
      • Edson Atumane excelente carta, precisamos de pessoas assim que dão razão a verdade! pena que neste país está cheio de pessoas com diplomas mas que não usam o seu conhecimento para o lado da verdade mas sim para o lado do pão. assim o autor da carta porque falou e disse a verdade
      • Geraldo Zaina Nkambika o texto ta escrito,com algumas verdades mas tao pobre ela e.devemos observar e acompanhar as coisas d diferentes angulos,afinal d contas pra a almejada paz,oq o presidente da republica dveria fazer fora do q ja fez?dveria queimar a constituicao pra aceder os interesses da renamo
        GostoResponder14 h
        • Filipe Alexandre Bailey A constituição não é escrito em pedra. Sabe que existia outro constituição antes deste que foi aprovado em 1990. O antigo foi queimada como dizes. Arranja outra desculpa!
          GostoResponder4 h
        • Valerio Ussene Concordo consigo Filipe, o problema mais grave e saber que os mesmos quando lhes convem rasgam ou queimam a constiruicao para satisfazer os seus proprios interesses. Nao queimaram a constituicao para criar Emmatum? Sejamos coerentes! Quantas resmas de papel vamos precisar para descrever e enumerar o numero de vezes que a constituicao foi queimada para fins de um grupinho de pessoas? Samora ja dizia que o tempo sempre encarrega-se de esclarecer as coisas. O tempo julga! Dizia este saudoso presidente.
          GostoResponder13 h
        • Helena Nhambire "Tao pobre ela" o texto ou verdads? Nao entendi!
          GostoResponder3 h
      • Albino Eusebio João Concordo contigo camarada que de forma directa colocaste as preocupações que escorrem nos corações de todos nós que queremos uma paz, paz, paz pura do irá. Quero condenar o moçambicano Geraldo Zaina Nkambika que tenho pena dele, se não tiver o ke comentar que se dane. A C.R. É a lei mãe neste belo Moçambique que vc faz e pensa em desfazer. Gostaria que desse exemplo de um país que queimou a sua constituição para atender interesses de grupinho. Se tens ideias que ajudam o desenvolvimento de Moçambique, o camarada presidente já deu espaço para apresenta - las. Não queria ofender se bem que o fiz. Feliz 4 de Outubro.
        GostoResponder4 h
      • Ibraimo Sualehe cem comentario
        GostoResponder222 h
      • Marcos Zimba Isso demonstra claramente que mocambicanos já despertaram do sono. Ninguém mais engana a ninguém! 
        Na época da campanha vem com tantas promessas falsas e dps?....... 
        Antes de prometer, ninguém está obrigado a prometer, mas havendo prometido, somos obrigado a comprimir. 
        We need the peace...
        GostoResponder2Ontem às 12:28Editado
      • Nur Muhamad Narane Antes de sermos políticos,ou membros de algum partido,somos Humanos, e Moçambicanos acima de tudo,Ninguém gosta da guerra e a guerra nunca foi solução de pessoas inteligentes.está de parabéns irmão por falar por nós.
        GostoResponder223 h
      • Crisanto Limome Grande texto com um teor de conteudos bem elaborados e estruturados. Na verdade nos Mocambicanos queremos a PAZ. Viva a PAZ
      • Ana Zacarias Bravo uma carta com ideias concrentas ,n bajuladora como fasem outros menbros.
        GostoResponder123 h
      • Jofrice Albino Moz No comment !
        As verdades da verdade.
        GostoResponder123 h
      • Jaire Machava Confia em que?????? Vah a Escola. A pessoa que confia nao da voltas para depois dizer que confia a tua Frelimo te bate cabeca e uma droga. Ninguem esta drogado aqui simplesmente alias nem desviado... Nao Queremos Guerra e Ponto. #paz paz paz.
        GostoResponder123 h
      • Natalino Pompilio xto surpreso d saber q temos mas um mocambicano atento. e convidare os outros. a fazerem sua part porq nao pedimos emprestado somos daq e nao nos obriguem sermos refugiados por ambicoes pessoas ,mas dq isso a bala nao escolhe qm es d onde es. somos todos iguais
        GostoResponder120 h
      • Baptista Ligório Viva gente visionaria, é o produto da nossa formaçao.
        GostoResponder115 h
      • Zee Mavye Palavras bem lúcidas, enquanto uns pensam nas redes sociais como plataformas para os profetas, há gente que usa delas para fazer chegar a mensagem porque se sabe que aqui está desde o dumbanengueiro até o mais alto representante da nação, nesta plataforma a nossa voz chega ao destino e o amigo autor do texto está de parabéns por partilhar connosco está verdade...
        GostoResponder17 h
      • Jose Alexandre Faia Eu des..confio em ti ...
        GostoResponder23 h
      • Jose Alexandre Faia Eu des confio em ti ....
        GostoResponder23 h
      • Azarias Felisberto O presidente Nyusi herdou um país minado ,ele esta cercado de aduladores gananciosos e comunistas . que ditam o que o PR deve fazer E dizer apartir dos bastedores . O PR quando faz improviso ou diz o que lhe vai na alma é um desastre .
        GostoResponder2 h
      • Emilio Francisco Chauque Vi esta carta e partilhei no meu mural.
        GostoResponder18 h
      • Joyceline Phiry Gostei sabias palavras
      • Abdul Latif Mussagi Força. Não existem algemas que possam prender a liberdade. Qualquer juramento feito em nome da pátria ou constituição e se esquece a Deus sempre é duvidoso.
        GostoResponder2 h
      • Jofrice Albino Moz No coment.
        As verdades da verdade.
        GostoResponder23 h
      • Cristiano Manejo Haja sim coragem,até qndo omitir verdades .
        #Sensacional pôs + comentários pra quê ?
      • Anilia Cachepa Sem Comentario bem haja irmão chega
      • Sebastiao Ernesto Govene Eu nunca confei bandidos da frelixo.
        GostoResponder22 h
      • Piter Quessan A escrever...
        GostoResponder1 h
      • Damion Joaquim Lindas palavras e sabias k nao icitam s violencia mais sim a realidad. Sao palavra d reflexao e progressao para o desenvolvimento deste pais moçambicano. Força estas a ser um exemplo
      • Assane Abdala Assanito Juridicamente esta erado......
        GostoResponder18 h
      • Zito Armando Vilanculos Palavras lindas e sabias obrigado voce falou por todo mocambique
        GostoResponder14 h
      • Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela "Mentes pequenas discutem pessoas, mentes medianas discutem eventos e fatos e mentes grandes discutem ideias,,," (Autor desconhecido). Professores Catedráticos não são perfeitos e recorrentemente são obrigados a mudarem de ideia. agora eu, só porque sou adestrador de crianças,quem seria para falar eficientemente.e me ouvirem. Mas O meu sentimento temporariamente esta desabafado, quem quer usar "colete a prova de compreensao de textos" que use>
        GostoResponder13 hEditado
      • Sherlock Lobomau Gavenha nota 20 ao neu camarada que mandou essa carta amei e gostei das criticas.
        GostoResponder18 h
      • Manuel Lazaro Parabens Wilson, foste coerente contigo próprio e espero que a carta chegue ao presidente Nyusi. Quem pode fazer chegar eu agradecia que o fizesse. Hoje é um dia especial "4 de Outubro" e qualquer cidadão é convidado a dizer algo em prol da paz
        GostoResponder5 h
      • Dario Inacio Dezanove Estam a instumetalisar o nosso presidente porque lhe deram o poder a todo o custo.e so rogarmos a deus
        GostoResponder17 h
      • Justino Dauda Nada a comentar.posetiva a critica.
        GostoResponder13 h
      • Edson Pensamento Govene ha quem falava a dois dias num dos canais televisivos, e dizia que: antes de se mudar a ideia de que o povo defendido no dircurso do presidente e um grupo minimo do mais proximo dele, sera dificil sentir por aqueles irmaos que estao mais afastado do capital. e eu depois d'agumas questoes nesse testo acrescento mais essa pergunta... sera que uma pessoa e percebida por partes?, e um pais tambem e percebida por partes?, ou no seu todo?
        GostoResponder16 h
      • Piusso Mahindrasinha Mahindrasinha Comentar um sentimento patriótico é e deve ser o nosso dever. Não basta ser um alguém cm posições sem sentimentos.
        GostoResponder16 h
      • Anselmo Pedro Manungane É de congretular n verdade a paz ñ pode ser apenas pa discursos politicos ms deve ser materializado. Gostei d abordagem d filósofo mocambicano Severino Nguenha k ns trouxe a diferenca entre direito e justiça e afirmou k o direito ñ esta acima de justica, porque por sinal as exigências d lider d RENAMO flingem a lei mãe. Mas sera k a mesma constituição está acima ds interesses d povo ou d nação, k é a propria Paz?
        GostoResponder19 h
      • Castro Betane Salute compatriota pela obra. Palavras sábias e de muita reflexão. K as mesmas xeguem ao destino.
        GostoResponder1 h
      • Filipe Da Paciencia Parece ki nao temos presidente.
        GostoResponder6 h
      • Baptista Bernardo Munguambe Munguambe Se nunca levantei a mao a cabessa sou obrigado a fazelo agora .pois palavras sabias e usadas como medicamento para o bem comum sao bem vindas sem arogancia e nem insultos. Gostei do debate da sociedade na TVM.
        GostoResponder21 h
      • Silvestre Cambula Carta cheia de palavras sábias,está de parabéns!
        GostoResponder22 h
      • Julius Machava A paz não deve ser apenas um sacerdócio. Deve sim ser um ganho material que o povo moçambicano deve arguir-se mediante o exercício é pleno gozo das liberdades individuais e/ou colectivas. Para tanto, é preciso que os discursos políticos sejam em prol desta e não manifestamente contra, como se pode depreender das diferentes intervenções, incluindo, com todo o respeito, do camarada presidente. Viva a Paz!!!
        GostoResponder17 h
      • Sengo Hesen Henrique Paz, Paz, Paz... imensas desculpas pelos erros ortográficos que poderão observar ao ler este meu comentário, devem-se a uma simples razão que é de não ter chegado lá onde muitos chegaram.
        A paz está nas mãos do povo, não com a FRELIMO nem com a RENAMO!
        Eu pude ver pela televisão a população que apoiava quando Dlakama fazia discursos belicistas em seus comícios nas províncias de Manica, Sofala, Tete e Nampula, destarte, esta mesma população apoia o PR quando faz dscursos sobre paz... o que significa quando um povoado teme as forças legais de Defesa e Segurança? quem teme a guerra e quem apoia a guerra?
        Enquanto numa nação continuar uma inundação de falsos seguidores de falsos políticos não haverá paz até ao meu milésimo aniversário de eterna saudade. só para lembrar, a Líbia era uma nação invejável, o Coronel Ghadafi conseguia dominar os pequenos grupos rebeldes sem recurso à guerra e o povo enganado pelos EUA achou a goveranação do Ghadafi ditadora e revolucionou... O POVO venceu (matou o grande homem), a pergunta vem: qual é o destino da Líbia? 
        Para o caso de Moçambique, a luta pelo poder nunca terminou na mesa, o poder arranca-se, o poder custa sangue. mas o povo moçambicano pode vencer esta batalha e para tal tem que deixar de ser seguidor de falsos políticos.
        GostoResponder120 hEditado
      • Helio Castelo quem e Moçambicano entendeu o que esta a se tratar.
        GostoResponder14 h
      • Francisco Carlos Chara Enquanto nos ficamos escondidos mornurando.
        Ha quem e direcro no assunto.
        Obrigado mano....Ver mais
      • Babu Do Guetto Nao entendi nada
        GostoResponder113 h
      • Cispa Fernando Aproveitando está oportunidade falar da pobreza absoluta em Moçambique e o caso da EDM que ta cortar energia pra consumidores legais porque tem postos de estaca deixando nos na escuridão eu pergunto em vez d substituir os postos pra os legais ex eu mesmo tou a 18dias sem energia com contrato no bolso eu pergunto e combater a pobreza ou estamos a piorar na pobreza.
        GostoResponder119 h
      • Ezequiel Njirazafa Paz e' muito esencial pra humano e animais quer paz.
        GostoResponder1 h
      • Júlio Francisco Campira Campira Irmão gostei muito pela coragem e determinação...
        GostoResponder4 h
      • Josimar Angelo Ñ aceitamos criticas d kem nos colonzou é duvidoso
        GostoResponder111 h
      • Paulino Saene essa é a realidade....valeu tua critica camarada
        GostoResponder16 h
      • Cispa Fernando Eu morador de tete tou sem energia até porque cortou se energia na minha ausência.
        GostoResponder19 h
      • Tonis Manuel Paulo Nao importa uk as pessoas poderao ou vao dizer, mas sim o conteudo.
        GostoResponder22 h
      • Nelomundai Joao Espero que a paz nao apareca no dia do ceu nunca, de tarde.
      • Nelomundai Joao A paz so existe no dicionario.
      • Cispa Fernando O que faço pra ter energia de novo contribuimos e compramos postos mais pra eles ligar ta difícil só são promessas amanha amanha até quando peço ideia meus compadre
        GostoResponder19 h
      • Wilson Tomé Nzozo Parabéns
        GostoResponder15 h
      • GostoResponder3 h
      • Mario Albano As minhas vénia a este Moçambicano Wilson Porfirio Nicaquela, este sim cumpriru o seu dever como camarada. Vem aí o dia 4 de Outubro vamos ver ipocresia de muito dito Moçambicanos a preferir descurso preparados de Paz enquanto os seus corações expelem ódio ao seu irmão Moçambicano, pior de tudo este fazem o tal descurso sentados nas suas poltrona com DC e sombra nas bandas da capital do país. É nós no resto de pais vamos nos aguentando como podemos . Paz Paz Paz.
        GostoResponder123 h
      • Cuinica Mabunda Zitha Meu dr Wilson Profirio Nicaquela já vão te dar nomes feios. Qndo alguém fala verdade nesse nosso país a facilidade d ser perseguido é maior.
        Veja só onde é que parou o Castelo Branco com o seu homólogo?
        Onde é que está o Paulo Machava?
        António Macuacua?
        Gil cistac?
      • Alio Raul Parabéns Wilson, me lembro muito bem na pré-campanha lá em portugal dizendo por 3 vezes deb boca cheia e bem convicto transmitindo confiança e esperança:PAZ PAZ PAZ, até eu fico me perguntando quando aparece alguém tentando procurar quem tem razão quem não tem,assim seria voltar no tempo de Guebuza, pensem comigo,deixem por 1minuto as vossas cores partidárias, não acham que se o presidente da república decidir devolver a PAZ não devolveria? ou por outra um Chissano no lugar dele acham que isto havia de se prolongar até hoje? acham que com Chissano o senhor Damião continuaria a usar aquelas palávras? Tudo indica que existe um governo sombra cá em Moçambique...o dia que o partido que está no poder decidir pôr fim isto vai pôr eles é que tem a faca e o garfo nas mãos, parem de aparecem nas TV's pra nos enganarem procurando culpados.
        GostoResponder121 h
      • Amede Mibo Realmente custa intender...o pais todo suspirou dum alivio cuando o suas Excias presidente da Republica dise:citaçao...Na minha cabeça so cabe a paz,paz,e paz.entao vimos uma nova etapa de vida,cuando vimos pessoas mortas carros queimados ficamos completamente decepcionados.oque esperavamos era mortes por doença e acidente que isto é inevitavel mesmo querendo...mas gostei da carta do joven,acredito nao é so ele....
        GostoResponder119 h
      • Ofelio Andre Decidiu sair da escuridao, que coragem ! Mas sabe com quem esta a se meter? Kkkkkkkkkkkkkkkkk mais um assunto para os oficiais da SISE irem atraz, no fim vao matar e ou preender todos Moçambicanos porque mesmo os camaradas ja estao a sair do buraco, hahahahahahahaha.........
      • Nelson Francisco Armando Chivura Eu me pergunto: sera k os dirigentes nao tao a ver ok ta acontecer na sirya, a situaxao actual da libia e outros tantos paises em guerra, nao lhes entra orgulho na cabexa em dzr eu evitei a destruixao do meu pais, pais dos meus filhos, dos meus netos e bisnetos.
        Sera ke kerem ver um pais destruido onde a vossa geracao vindora nem orgulho teram d viver,pena k ninguem pensam no amanha.
        GostoResponder123 h
      • Quelito Eduardo Raiva Perguntas concretas. Liberdade de expressao com toda veracidade.
        GostoResponder16 h
      • Vassili Vassiliev Camarada????!!!
        GostoResponder18 h
      • Manuel Dique Estas de parabens por ter escrito esta carta ao presidente da RM visto k e ele tem voz de dizer parem com isso.Portanto si realmente e trabalhador do povo peco por muito fazer a quistao k grada aos Mocambicános.
        GostoResponder17 h
      • Laercio Eder Camal Mulima Gostei do texto mano Wilson. Se na verdade alguém fizer chegar essa carta ao nosso presidente ele vai sentir que o povo confia nele.eu confio em ti nhussy.
      • Arlindo Escova Escova Li, gostei, mas não comentei, não comentei mesmo. ...!!!
        GostoResponder11 h
      • Aminybay Amadebay Suas palavras saõ muito fortes,parecem que o senhor naõ está contaminada pelos vírus frelimites,o seu anti- viru é muito forte e está actualizada.pela primeira véz que vejo um da frelimo contra á frelimo.das proximas vez,tirarei o chapéu da minha imagem ao seu favor.
        GostoResponder14 h
      • Toledo Huo Huo Um texto incotornavel e nao subjectivo...
      • Shaks Ravate 100 comentários 🔝
      • Sergio Alexandre Magule Seria bem se estivesse outra para prtido renamo pois ela também é responsável na manutenção da paz
      • Antoninho Jaime Massocosse Bm pensamento...mas pa mim, diria o seguinte: entre o "ovo" e a "galinha", kem foi primeiro a nascer??? Dais saberiamx kem mxm manda nexte país...lamento bastante...
        GostoResponder13 h
      • Dionisio Binze Facil negociar a paz do que o fim duma guerra essa palavra me tocou...força irmão haja coragem,não estamos a fim de correr com trochas na cabeça e desesperados ainda há tempo de diálogo eu acredito!
      • Ronaldo Miro Frank Gverno tem senpre a culpa quando o povo quem julga.o povo tem memoria curta asentens n ezecuta
      • Abdullah Jaime Esse bandido (Nyusi ) não merece críticas, mas sim lançar numa fogueira.
        GostoResponder15 h
      • Issufo Issufo Possivelmente o presidente quiz dizer Zap Zap Zap. Pois parece me que se esqueceu de quem foi o ministro da defesa de Guebuza. Talvez tenha que seguir as ordens dos " the powers that be ", pois teria de ser um revolucionario para as contrariar, mas parece me mais um seguidor da doutrina. As maes são as que mais sofrem, e esse amor incondicional não se rege por nenhuma logica ou poltica Mas aqui alguem comentou que quem tem a autoridade para acabar com esse conflito é o povo, e isso sim eu acredito que apesar de estar acorrentado, um dia a corrente se parte. Relativamente aos seus medos Wilson, penso que verdadeiramente não deve temer, porque todos sabemos que mais de 90% dos Mocambicanos partilham o sentimento expresso, embora não partilhem o previlegio de escrever uma carta aberta ao presidente, pois correm o risco de ser considerado um atentado ao estado.
        GostoResponder27 minEditado
      • Ramos Julieca Os comentários dos compatriotas não tem fundamentos porque noa pote evocar o nome de sua silência
        GostoResponder4 h
      • Donatelo Saraiva Camarada falaste tudo eu aki do outro lado fikei sem palavra a nao k eu so diga parabens parabens parabens pela linda carta.
        GostoResponder5 h
      • Lomeu Langa belo e bem redigido trecho que virou critica necessaria na altura certa...forca Mano mas nu
        nca se esqueca de que mesmo um bom critico sempre sera a tal populacao dita e dispresivel ( isso na mente dos nossos politicos)
        GostoResponder15 h
      • Wilson Profirio Nicaquela Nicaquela NÃO CONHEÇO LEI NENHUMA, FALEI O QUE SENTIA PARA EVITAR DESENVOLVER HIPERTENSÃO PRECOCEMENTE. SE EU FOSSE PERFEITO TERIA FEITO MELHOR.
        GostoResponder123 h
      • Manito Nixon MEU AMIGO NYUSSY NAO É CULPADO ,HA TIRANOS NA FRELIMO ! UM PASSO ERRADO KE O NYUSSY DER,VAI CUSTAR-LHE A VIDA.

Sem comentários: