sábado, 3 de outubro de 2015

Eduardo Mondlane morreu em casa de Betty King: A história “oficial” não é verdadeira

07/02/2006


Comments

1
Olá,
Peço desculpa pelo erro. Quis comentar uma artigo e por erro comentei outro.
Vou tentar pôr a peça no sítio certo.

Obrigado
2
Olá,
Sou um dos autores do livro de História de Moçambique referido no texto.
Tenho gratas memórias dos outros meus colegas. Sei quais eram as condições em que trabalhávamos em 1984.
Vim para Portugal nesse ano.
Evidentemente, eu não conhecia os pormenores aqui referidos. No que respeita a esse acontecimento, nós estávamos presos a um relato oficial que não podíamos investigar. Ao fim e ao cabo, estávamos a fazer um manual de história para crianças e não a investigar história propriamente dita.
Contudo, devo dizer que já, então, eu suspeitava da veracidade dessa versão. Tinha lido um livro chamado "As colónias portuguesas e o seu futuro" dum tal Fernando Neves. (As colónias portuguesas e o seu futuro - elementos para uma análise - revolução da estrutura colonial-portuguesa, 1974, Edições Etc. (Paris).
Ele conta que logo a seguir à morte de Mondlane, houve uma conferência de imprensa em Dar-es-Salam, em que um nacionalista moçambicano levantou suspeitas contra Marcelino dos Santos e a sua gente. Não me recordo se incluía aí Samora Machel. Mas o livro dava a entender que tinha havido um verdadeiro golpe de estado na Frelimo em que esse grupo mais ligado à esquerda marxista e à URSS tomara o poder.
Estou apenas a dar notícia de uma tese e não a defendê-la. Não sei se é a verdade. Mas sentia-me desconfortável por nem sequer sentir liberdade para a discutir e analisar documentalmente com os meus colegas - não por causa deles, evidentemente, mas por causa do ambiente. 
Eu era marxista na minha maneira de pensar, mas prezava a verdade histórica. Por isso, já nessa altura, via a URSS e a China como dois logros, mas não sabia qual era a solução para o socialismo. Só o descobri depois: a extinção!
Devo também confessar o meu desapontamento quando vi o livro acima referido publicado: no final, aparecia uma apologia de Samora Machel muito mal escrita, coisa que nenhum de nós tinha escrito na altura. Isto é, foi outro colega, mais ligado ao Partido, que acrescentou. Não gostei pelos dois motivos: carácter apologético e mau gosto.

Obrigado
Luís Filipe Redes Palma Ramos
luis.filipe.redes@netvisao.pt
Tlm +351919322132
3
Alexandre Manhiça said...
diz o velho ditado, a verdade doi, mais tem que ser dita........
A muitos motivos que levão a nossa história a não ser credível. O artigo acima publicado é prova disso.Enfim os lideres do nosso país devem ter muita cautela ao nos esconderem informações preciosas desse género, e o resultado sera e esta ser:Falta da veracidade da nossa própria história.
Ao camarada Marcelino e muitos outros, para quando a divulgação de muitos "PODRES" que estão sendo ocultados no vosso seio e que precisão do nosso consentimento............................
4
Edgar said...
Estou muito surpreso pela nova versao sobre o assassinato do malogrado Presidente Mondlane. Espero que esta seja a ultima e unica verdade.
O Pres. J. Chissano e Jannet Mondlane touxeram a superficie esta verdade; espero que a Graca Machel e outros tragam a verdadeira verdade sobre a morte do Samora Machel. Talves estejam a espera que passem 37 anos apos a morte de S. Machel.
Acho que o Marcelino dos Santos nao e santo, conspirou para a morte do Mondlane e Samora. Alias, conspirou para a morte de muitos outros neste pais. 
Deve-se saber o motivo que levou o Marcelino dos DIABOS esconder esta suposta verdade...

Desculpa, muito obrigado
Ao jornatista Corajoso, nyi bonguidhe
5
eduardo said...
olha gente estes gajos da frelimo sabem bem quem matou mondlane. sao elas mesmos e a cusam a pide a cerca deste assacinato.
eles frelimo queriam a morte do lider para mudarem o regime.
estao hoje os que mataram o mondalane bem e ricos e figem que choram o falecido..sos burros.
muito obrigado tambem a morte vos espera sos caes...
6
Jotamo Samussone Nhanombe said...
Gostei de saber a verdade, espero que nao haja a terceira versao!
E Samora M. Machesl? para quando a versao final da sua morte?
J. Nhanombe

Abracos!
7
guilundokim said...
viva FRELIMO viva o povo Mocambicano do rovuma ao Maputo
8
malx said...
A maquina da FRELIMO! nao é so perigosa como assassína e crimonosa desde dos tempos da luta de libertacao Nacional.
Quem nao os conhece! que os compre.
A Historia de Mocambique esta mal contada!
os que deviam conta-la! ou passar testemunhos...tem medo de ser assassinado pelos propios camaradas...
9
phambeni said...
A morte do Dr. Mondlane sempre esteve envolta em mistério, mistério esse que dificilmente virá á tona. O establishment moçambicano, enquanto estiver no Poder, jamais deixará que a verdade venha ao de cima com risco de minar e perigar a sua própria existencia. Cabe-nos a nós, o zé povinho, estarmos de Olhos Bem Abertos ao que se passa ao nosso redor. A história já foi encoberta uma vez. Pode acontecer novamente
10
josh said...
Caros compatriótas,
Em todas revoluções a queimas de arquivos, interesses paralelos entre os membros da frente revolucionária, embora se tenha objectivos comuns. Por isso, a nossa história visa acomodar os interesses da classe dominante não me admiro com tudo isso. 
O que podemos fazer é procurar difundir as nossas preocupações de forma organizada p´ra vermos até onde vai a verdadeira história oculta.

Sem mais, abraços a moda moçambicana
11
alfa&omega said...
mentira ou nao acho que esse assunto da morte em casa de betty king dificilmente ira a debate melhor e defundir a mensagem por email entre amigos e mandando mesmo para imprensa temos muitas radios e televisoes pondo o resto do pessoal informado quem sabe com informacao se expandindo nao se levantem debates enquanto os ditos mentirosos estiverem vivos
12
ginguba said...
Caros compatriotas,
A frelimo é uma máquina perigosíssima, uma auténtica escola de malfeitores e indivíduos completamente sem escrúpulos. Para além da morte de mondlane existem muitas outras mentiras que a FRELIMO propalou e continua a propalar. O massacre de Mueda é uma delas, o massacre de Mueda na verdade nunca aconteceu foi uma auténtica farsa e é um assunto que merece debate e maior esclarecimento por parte dos que lá estiveram...
ABRAM OS OLHOS MEUS IRMÃOS
13
moçambicano said...
Grande novidade...e tanto alarido que revela ignorancia...
esse assunto há muitos anos já foi publicado no estrangeiro e em Moçambique independentemente do que foi escrito nos livros escolares...é um tema muito antigo só quem nunca acompanhou nada de Moçambique se espanta ou faz hipocritamente de penalizado pela incorrecção da informação ...no semanário Savana de 1998 e outro que não me lembro (esgotaram) o Craveirinha (sobrinho do poeta) relatou o que aconteceu em Dar es Saalam em 3 de Fevereiro de 1969 e fazia alusão às várias hipóteses por traz do assassinato de Mondlane que conduziam todas para a Pide (o caneco Casimiro Monteiro o mesmo que matou Humberto Delgado teria preparado as bombas foram várias diz o artigo). A Pide segundo deu a entender o artigo tinha agentes infiltrados dentro da Frelimo...e de facto toda a gente sabia que Mondlane para trabalhar em sossego se refugiava na casa (perto da praia)da Betty King norte americana amiga de Janett sua esposa...escritório havia muito movimento de pessoas a entrar e a sair...
isto tudo vem escrito nesse jornal...li na altura...
14
Bica said...
Afinal qual e a vedade EDUARDO MONDLANE morreu aonde porque estao a nos fazer de palhaco porque hora diz que não foi assassinado no seu escritório em Dar-es-Salam. Outros dizem que morreu na casa de Betty King. 
Afinal qual e a verdade
15
Anónimo said...
Eu pelo menos aprendí na Escola uma mentira,de que o Dr Eduardo Mondlane morreu em pleno servico,mas essa mentira cegou-me até agora,e estou confuso quem matou a ele verdadeiramente, mesmo acontecendo com a Josina,será que morreu por doenca como diz a história?
Tudo mentira,o povo vai ficando cego, por favor rectifiquem o mais cedo possível para salvarmos a nossa história, ou eu terei que contar ao contrário o que está escrito no livro para os mais novos.
16
Alan de Sousa said...
E bastante vergonhoso que continue se a enganar o povo que de natureza e passivo. o que custa falar a verade, sera que os que ocultam essa verdade nao sao os mesmos que por interesses proprios mataram um gigantesco lider?
Falar de Eduardo Mondlane para muitos dos mocambicanos e mesmo que falar de um grande sonho perdido no escuro do passado triste, porque muitos de nos sempre acreditamos que mocambique estaria num nivel mais saudavel do que esta hoje. Senhores conhecedores da verdade ensinem a verdade aos nossos filhos, porque so assim teremos um povo umilde e unido.
17
Kamomu said...
Caros Mocambicanos e Mocambicanas:
Mocambique esta' muito perto da verdade. Sim senhores, ele esta'.
O povo mocambicano devera' exigir para que a justica seja respeitada e a verdade seja proclamada.
Mas quem podera' retificar a historia mocambicana? Sao queles que a falsificaram, aqueles que nao disseram a verdade sobre como o Dr. Mondlane morreu.
Desde 1975 que os mocambicanos comecaram estudar a historia da patria e todos aprenderam que Mondlane foi assassinado dentro dos escritorios da Frelimo.
Infelezmente a historia tera' que ser retificada porque os suspeitos ja poderao falar a verdade. Os s suspeitos do assassinado do Dr. Mondlane sao aqueles que poucas horas depois da morte do Dr. Mondlane foram detidos palas autoridades Tanzaniana.
O tempo da verdade chegou. O senhor Chissano, Marcelino dos Santos e asua esposa incluindo a viuva Janet Mondlane deverao justificar o que realmente se passou.
Muito Obrigado.

2 comentários:

Unknown disse...

a verdade nunca morre

Unknown disse...

a verdade nunca morre.Horacio Parafina