quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bloqueados cartões não registados

As três companhias de telefonia móvel nomeadamente Mcel, Vodacom e Movitel, que operam em Moçambique decidiram bloquear, a partir do dia 28 do corrente mês, os Módulos de Identificação do Subscritor (cartão SIM) dos clientes que não registarem até à data estabelecida.
A decisão avançada ontem, terça-feira, em Maputo, surge três meses depois de ser aprovado pelo governo o decreto de carácter imediato, que prevê a sanção das empresas em caso de incumprimento das metas estabelecidas de registo de cartões SIM.
Segundo a AIM, o decreto estabelece multas monetárias, no valor máximo de seis milhões de meticais, às companhias que não fizerem o registo do cartão SIM até 100 mil subescritores, no período em alusão. Enquanto àquela que tiver registos irregulares tem uma pena de cerca de quatro milhões.
Por outro lado, as sanções incluem a suspensão das actividades, para além de as empresas que omitirem informação sobre o registo dos subescritores terem uma pena de três milhões de meticais, mas àquelas que impedirem a monitoria da fiscalização das empresas poderão ter multas até dois milhões de meticais.
No entanto, três meses depois, as operadoras de telefonia móvel informaram que “os clientes já activos e não registados serão progressivamente bloqueados até que registem os seus cartões SIM. Os cartões SIM novos serão activos, apenas quando totalmente registados”, disse Hermínia Fernandes, durante um encontro conjunto.
Idnórcio Muchanga

Sem comentários: