domingo, 29 de novembro de 2015

Cameron pedirá à RAF para matar líderes do EI na Síria

David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido


© Sputnik/ Sergei Guneev
MUNDO
URL curta
880523

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que irá pedir à Força Aérea Real (RAF) para atacar a liderança do Estado Islâmico, caso o parlamento aceite sua proposta de estender a campanha antiterrorista do Reino Unido para a Síria.

De acordo com o Sunday Times, o premier pediu aos seus comandantes para usarem ataques de precisão contra os chefes da unidade internacional de ataque do EI. Supostamente, essa unidade teria planejado os atentados terroristas do dia 13 na França e agora estaria determinada a atacar também a Grã-Bretanha e outros países que participam da coalizão responsável por bombardear posições do Estado Islâmico.  
Esses novos bombardeios, que podem ser realizados horas depois da aprovação parlamentar, também devem incluir ataques aos esconderijos do comando do EI em Raqqa, autoproclamada capital da organização extremista. 
O Reino Unido participa da campanha militar liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico no Iraque desde setembro de 2014. A decisão dos congressistas britânicos sobre a possibilidade de estender os ataques da RAF à Síria deverá ser tomada na próxima quarta-feira. 


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151129/2914288/Cameron-pedira-RAF-matar-lideres-EI-Siria.html#ixzz3suf4l4BY

Bashar al-Assad, presidente da Síria

Assad: exército sírio avança e terroristas recebem cada vez mais apoio do exterior

© AFP 2015/ LOUAI BESHARA
MUNDO
URL curta
5767120

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, disse durante encontro com Ali Akbar Velayati, conselheiro do Líder Supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, que os países hostis ao seu governo aumentaram o envio de armas e a ajuda financeira aos grupos extremistas por conta do sucesso do exército sírio, apoiado por Rússia e Irã.

"O sucesso do exército sírio na luta contra o terrorismo, com o apoio de amigos, especialmente Rússia e Irã, levou alguns países hostis à Síria a escalar a situação e aumentar o financiamento e o fornecimento de armas aos militantes", disse o presidente, citado pela agência de notícias SANA. 
Assad destacou que a Síria e seus parceiros continuarão combatendo vigorosamente todas as formas de terrorismo, uma vez que estão convencidos de que a destruição desses grupos extremistas representa um passo fundamental para se alcançar a estabilidade regional e mundial, abrindo as portas para uma solução política para a crise síria. 
Velayati, por sua vez, elogiou a resistência da população síria e prometeu que o Irã continuará apoiando o governo sírio nesses confrontos. 
Em conflito contra diferentes grupos opositores e terroristas desde 2011, Damasco vem acusando insistentemente a Turquia e alguns países do Golfo de financiar militantes do Estado Islâmico.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151129/2914571/Exercito-sirio-avanca-terroristas-recebem-mais-apoio-exterior.html#ixzz3sufeTFn7

Sem comentários: