quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Maleiane Enganando o povo com meias verdades...




Enganando o povo com meias verdades... 

Segundo ministro Maleiane, cidadãos gastam 500 milhões de dólares ano em importação de viaturas usadas? 

O que o ministro não disse e nem o jornalista perguntou é quanto o Estado ganha disto.

Pelas minhas contas, metade ou mais da metade do dinheiro que o cidadão paga pela importação de viatura usada do Japão ou da Inglaterra, fica na economia nacional através de pagamentos ao Estado (IVA, ICE, Direitos Aduaneiros, taxas da Mcnet/Janela Única, taxas de matrícula) e ao sector privado ancorado à nomenklatura (Kudumba, parqueamento de viaturas na Grindrod, Manica, chapas de Matrícula à Whasintelec), para além dos despachantes.

Então, caro senhor ministro. Se os cidadãos gastam 500 milhões de dólares em importação de viaturas, quanto o Estado ganha e o que o Estado faz com esse dinheiro?
Ah, disto não interessa falar, nem?

Tentando enganar o povo com meias verdades.



105

Comments

Almeida Oliveira Em muitos casos o Estado ganha exactamente 100% do valor de compra. Isto inclui taxas e "refrescos"..


Hussein EL Comandante Rupava Quando tentamos justificar o injustificável.

Nanda Lobato Subscrevo em baixo.

Alfredo Macuácua Tem razão mano Borges Nhamirre, esta gente que gere o bem público pensa que está a falar para uma "plateia de uma escolinha...".

Dino Foi Em outros casos 100 + 20 Almeida Oliveira, via as famosas guias de acréscimo..

Daniel Madumelane Tanta hipocrisia deste Estado!.

Jorge Matine Não quer contar toda verdade. Porque?.

Augusto Osorio Dacruz Mubane está a atirar para todos os lados(literalmente). faltou mesmo dizer que desses o estado fica com cerca da metade em absurdas imposições aduaneira quando não existe industria interna competitiva..

Rob Sau Tenho me perguntado o mesmo! "quanto o Estado ganha e o que o Estado faz com esse dinheiro" Grande Borges.

Virgilio Carvalho Deviam-se demitir por má gestão da coisa pública e da banca rota a que nos encontramos..

Germano Milagre Sinceramente ando baralhado. Depositei muita fé no Dr Maleiane ... Receio que ele deve estar com um fardo deixada pelo mano Chang para carregar. Isto está para alem de mau já.

Leonel Muchano O jornalista que colocou a pergunta ao ministro se limitou a reproduzir as afirmações por ele reproduzidas, sem sequer tentar tirar uma dose de verdade que pode iluminar os leitores. Aliás, o valor que o estado encaixa devia servir para a reorganização do sistema de transporte público que há muito está escangalhado e os seus utentes são hoje transportados como gado..

Adilson Mahomed Tajú Se os cidadãos "CARROS USADOS" gastam 500 milhões de dólares. Quanto é que gasta o Estado, Governo, ministros, AR, deputados, em carros novos (0km)? De quanto em quanto tempo o Estado, Governo, Ministros, AR, deputados, etc adquirem carros novos (0km). Por acaso esses carros novos são fabricados em Moçambique? E os que são montados em Moçambique de onde vem? Não é importação? Não implica envio de milhões de dólares? Se perguntar não ofende.....Gostava de saber a proveniência do Mercedes e outras viaturas oficiais e particulares utilizadas pela sua Excelência Ministro da Economia e Finanças. Mais uma pequena pergunta. Efectivamente que bem produzimos cuja cadeia de processamento é completa e que permita encaixar avultadas somas? Os autocarros que utilizamos, os barcos da Ematum, os MIGs, blindados, as carrugans e vagões, etc foram fabricados em Moçambique? Que eu saiba nao. Perdoem-me a ignorância.....quem puder responder, por favor go ahead..

Jose Alexandre Faia Cínico, imbecil que nem contas sabe fazer. E é isto des governador do banco. Não admira que a a economia esteja na merda ..

Sic Spirou Mas se comprámos lá no Japão era pra comprármos onde?.

Benedito Luís Macamo Macamo CERTO MANO, GOSTEI DA TUA AVALIAÇÃO..

Jerry Revelador Fonseca Se o governo se importasse connosco (o povo), todo moçambicano iria usar carro 0km. Olha que isso iria estimular a economia do que os carros importados segunda mão, mas temos o governo que temos. Mas a pergunta mantê-se: "Quanto é que o governo encaixa dos 500?".

Ismael Chutumia Ele diz que o povo fez essa escolha...preferiu comprar viaturas c mais de 50 mil km em detrimento das de 0km. Só faltou dizer que este Povo esta cheio de atrasados mentais.


Cristiano Matsinhe Os suados 500 paus de que fala, que duplicam quando entram taxas e impostos, são do cidadão.
Os 850 paus garfados pelos colegas e amigos dele, também eram do cidadão.
O que mais querem desses batalhadores e sofridos cidadãos?.

Joacheim Tembe Ou.... Quanto é que o Estado gasta na compra de carros para si e como estão estes carros distribuidos!.

Luis Nhamire Nao por ser Nhamire mas por ser um facto k me incomoda, assino em baixo.

Sem comentários: