quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Moçambique será como Zimbabwe


O metical, a moeda nacional moçambicana, é desvalorizado a cada dia que passa. Estamos reordados do Zimbabwe de há alguns anos quando o dollar zimbabweano havia perdido todo o valor de compra. Para se comprar um pão tinha-se levar dinheiro no cesto e voltava com a mercadoria numa só mão e nós já não estamos longe dessa situação.
Se nenhuma medida for tomada no sentido de inverter a presente situação, a economia pode entrar em colapso. Ninguém pode duvidar disso e arquitectar sonhos, não passará disso mesmo – sonho.
O governo precisa, rapidamente, tomar precauções a fim de inverter o actual cenário. Os governos existem para resolver os problemas do país e do seu povo. Ninguém elege um governo que ajuda o povo a lamentar e a derranar lágrimas.
O combustível vai, mais cedo do que se pode pensar, subir e atrás disso, tudo vai voltará a subir em flecha e o povo vai entrar em pânico e os “comissários políticos” dirão que se trata de uma mão estranha. Não há nenhuma mão estranha nisso. Há incompetência de organizar e gerir a economia.
Os momentos por que o país passa não pode haver espaço nem capacidade para gastar dinheiro adquirir tanques de guerra e carros de assalto nem de andar a visitar mercados internacionbais de armamentos, como tem vindo a acontecer, para matar a outros moçambicanos desavindos com o regime.
Um governo sério e comprometido com o povo organiza a produção e investe em sectores económicos, directamente ligados à economia nacional e ao desenvolvimento.
Um governo sério e comprometido com o povo não perde tempo em aprender fazer banditismo de como sufocar a oposição.
Um governo responsável luta pela inclusão e partilha para que todos se sintam donos e responsáveis pelo destino de todos os moçambicanos.
O metical, em breve, vai pesar menos que uma pena de pequena uma ave, nem vai dar para comprar um rebuçado, um alfinete ou uma badjia.
As constantes faltas de sistema que se verificam nos bancos comerciais não estarão ligados à falta de liquidez?
O povo de soluções que deveriam ter sido encontradas nos primeiros anos da independência. É insustentável o país aguentar sem políticas agropecuárias.
Não podemos continuar a importar o tomate, a batata, a cenoura, o arroz, etc., apesar de todas as condições agro climáticas favoráveis, e cerca de 36 milhões de hectares de terra arável e com mais 60 rios com curso de água peanente.
Alguma coisa não está bem nas políticas seguidas até hoje. O que anda errado? Um país drsindustrializado não tem pernas para se aguentar em pé. Esta é a situação por que estamos a passar.
Vamos falar!

52 people like this.
Comments
Like11 hrs
Edwin Hounnou Diga algo!
Like11 hrs
Stutta Batistutta O PR deve demitir se imediatamente e convocar novas eleições. Digo, dissolver o Governo e o Parlamento.
Like211 hrs
Like211 hrs
Edwin Hounnou O undo faz-s sonhando.
Like11 hrs
Leandro Meneses Cassolo Nos sabemos que eles nunca farão isso....
Like11 hrs
Saide Xavier Armando é rara verdade mas eu vejo que a culpa é nossa porque nao manifestamos duma vez um pais nao sobrevive com uma juventude morta. Parabéns pela dica faltava de tomate na horta pra conpletar o viveiro
Like211 hrs
Joaquim Lourenço Mubane O povo e que vai pagar a fatura como sempre,esse tipo de crise vem com muitos males,havera muitos roubos,sequestros,prostituicao em larga escala,assaltos,drogados,enfim tanta coisa ma ira acontecer,e sempre o pobre sera o mais sacrificado.
Like211 hrs
Saide Xavier Armando a força da mudança é que tá fazendo tudo isso
Like11 hrs
Filipe Biza Isso ja xta +claro tipo la pra as 15horas!
Like10 hrs
Stutta Batistutta Antes sonhar
Like10 hrs
João Escovinha Não sejamos pessimistas irmãos! Vamos dar voto de confiança neste governo.
Like10 hrs
Edwin Hounnou Da la voce!
Like410 hrs
Stutta Batistutta Os saqueadores ao tribunal e aí damos aval
Like10 hrs
Stutta Batistutta Neste momento eu estou sentindo na carne as consequências do saque e de todos os males que este regime nos tem infringido.
Like10 hrs
Edwin Hounnou Eu tambem...
Like10 hrs
Celso Francisco Quibe muito amigo isso xta muito malmesmo ate o tempo em maputo xta acima dos nives normais
Like10 hrs
Gildo Mauelele Se assim for muitos países do mundo vão ser como Zimbabwe e não somente Moçambique.
Like9 hrs
Edwin Hounnou Mocambique vai na dianteira.
Like19 hrs
Manuel Cardoso Vai ficar muito difícil a vida. Principalmente para os mais necssitados. A msaioria.
Like18 hrs
Juvencio Dionisio Dionisio Tarde k seja estaremos a passar por situação mwto difícil, só por pensar nas subida d dólar até chegou d subir alguns alimentos, e nos k ñ temos vamos parar aonde?
Like1 hr

Sem comentários: