quarta-feira, 25 de novembro de 2015

NOVO GOVERNO, NOVOS TEMPOS, NOVAS REALIDADES


7 h · Editado · 


Será empossado amanhã, 26 de Novembro pelas 16 horas, aquele que será o XXI Governo Constitucional. Polémicas à parte, com o devido respeito pelas posições contrárias, Cavaco Silva fez o que lhe competia, há uma maioria parlamentar e é sob a sua batuta que se devem decidir os desígnios deste país.

A tarefa é árdua pois se por um lado, este novo Governo tem elementos válidos, diria até valiosos e com provas dadas no que à tutela de pastas ministeriais e secretarias de Estado diz respeito; por outro lado, integram-no quadros técnicos com currículos invejáveis cuja experiência governativa é nula. E a partir daqui facilmente se tiram inúmeras ilações.


Confesso-vos que a minha motivação, hoje, é outra e tinha mesmo de partilhá-la convosco. 3 sinais evidentes dos novos tempos:

1. Secretário de Estado das Autarquias, Carlos Miguel é descendente de etnia cigana, histórico;

2. Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, primeira deficiente visual a integrar um executivo;

3. Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça, é primeira mulher negra a chefiar um Ministério.

Ora bem, e parece que se faz história, em abono da verdade temos um PM que não é bem branco, nem preto. Pode parecer ridículo, até irrisório tudo que escrevi, mas quem vive e/ou conhece este Portugal por vezes tão pequenino e que tudo tem para ser enorme, talvez lá chegue.

Última nota às feministas de serviço, efectivamente não são muitas, sequer se cumpre a dita paridade, mas eu defendo e pratico a premissa: "poucas, mas boas." Embora o balanço só seja fazível no fim, antecipo-me dizendo são rijas e competentes, não nos deixarão mal.



23 outras pessoas reagiram a isto.
Comments

Nuno Lps um magnífico texto. parabéns.

Da Moura Marisa Digamos que tenho quem me inspire, obrigada wink emoticon.

Alexandre Conceição Em termos fotográficos se não é branco nem preto deve ser uma tonalidade cinzenta...será? Fotografias de lado...o nosso pequeno mundo mudou e podiamos aproveitar este momento para olhar para a estrela e não para o dedo apontado na sua direção...não haverá milagres porque deste mundo não são..mas podera haver muita coisa diferente para o lado positivo da vida...trabalhemos nesse sentido! Mantenhas!

Manuel Nascimento Vieira Cara amiga camarada... visao clara e completa de quem sabe e conhece os factos de Portugal. Continua dando noticias de como correm as coisas por la. Aquel abraço.

Sem comentários: