terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A propósito das aulas de sapiência do “Marechal” e a crise de valores na Frelimo


Agora está na moda ir ao fundo do baú da história recuperar discursos de Machel e apresentá-los como “aulas de sapiência “ e a solução para os problemas que enfrentamos.
O mais recente episódio destes esforços surrealistas tem a ver com o comportamento da polícia. Citam-se palavras desfasadas da realidade (de ontem e hoje) proferidas por Machel a pretender dizer com alguma nostalgia que, no tempo de Machel não era assim e que, se voltarmos à tal era seremos bem tratados pela polícia.
Portanto, os cidadãos deixarão de ser arrumados sob bancos de carros celulares da PRM como se fossem carga, os agentes da lei e da ordem deixarão de empunhar bastões para agredir com malvadez as pessoas à vista das câmaras de televisão e deixarão de disparar mortalmente cidadãos.
Galiza Matos Jr., jovem deputado da bancada da Frelimo, aplaude com um "bravo!", normal em touradas. Lopo Vasconcelos sugere que se divulgue o discurso de Machel. Outros comparam as palavras do antigo ditador a uma aula de sapiência. Todos, no entanto esquecem-se, ignoram – ou fazem por ignorar – que o comportamento da polícia de hoje segue uma tradição e pratica antiga. Uma tradição que remonta ao período da luta armada pela conquista da independência.
A tortura conhecida vulgarmente por "CORDAS" (veja a imagem) era uma prática comum durante a guerra da independência. Era praticada nas bases da Frelimo pelos chefes e membros do departamento de segurança. Uma prática que continuou depois da independência.
As Testemunhas de Jeová, entre outras vítimas da repressão machelista, foram submetidas a esse tipo de tortura. Muitos ficaram com os membros superiores inutilizados e houve causos de amputação. O campo de reeducação de Naisseko no Niassa é prova viva dessa tenebrosa tortura e aí as cordas eram previamente embebidas em sal.
NOTEM Senhores, esta prática vem documentada em relatórios da Amnistia Internacional publicados durante a presidência de Machel. Como essa, houve outras práticas igualmente violentas e cruéis.
Que fique claro, os abusos que hoje testemunhamos a serem praticados pela PRM foram herdados da Frelimo, como frente de libertação, e que continuaram e continuam com a Frelimo como partido. A solução não reside no regresso de Machel ou das práticas machelistas.
A solução está na criação de um Estado de Direito, mas isto é incompatível com uma Frelimo que se julga no direito de reter o poder eternamente.
A Frelimo enfrenta uma crise de valores. Esgotaram os símbolos que poderiam apresentar ao país como exemplo a seguir e por isso olham para a solução das crises que criam não no respeito pelos direitos elementares de cada cidadão enquanto pessoa humana, mas no recurso a Samora Machel transformada em figura mítica (Por alguns) que só falta beatificar, como se de Madre Teresa se tratasse. Já não têm para onde se virar.
Já agora… nesses baús podem recuperar os discursos ou aulas de sapiência em que Machel dizia que a) os residentes de Nacala eram burros porque não sabiam o valor da carne de porco? B) que chamava de pigmeus aos zambezianos, traidores aos macuas e branquinhos de casa aos bitongas? C) a aulas de sapiência na beira em 1977, em que ele fala de “cavalo-marinho com o povo” e depois corrige-se 'com, com, com o inimigo'. E acrescenta que foi assim que fizemos com os reaccionários aqui na Beira. Desapareceram das escolas alguns”?

You and 32 others like this.
Comments
Eduardo Domingos Tudo comecou assim, com chicote.
LikeReply111 hrs
Manuel Carlos Zacarias Bando de assassinos frelimistas, corruptos desde nachingweia
LikeReply410 hrs
Jr Chauque Eu não nego a existência de tudo aqui referido no tempo samoriano e são muitos que hoje não querem ouvir o nome de Samora até com trauma ,mas tem a parte boa dele também que é a mais divulgada e fácil encontrar ,diria que tem mais haver com tendências pessoais eu pela idade era criança tenho a boa imagem do Samora Machel porque vivi a boa parte dele desde a escola até.. e também os que conhecem a parte do Samora má não falam muito não divulgam porquê para o conhecimento de todos?
LikeReply210 hrsEdited
Aziza Throne O pior é querem nos impingir essas aulas de sapiencia como se nao fossemos capazes de olhar para o outro lado da moeda. Há registos das torturas e violaçoes dos direitos humanos sob a batuta desse Sr. E o que falava e diziam q tinha boas intensoes na pratica nao era assim. Frelimo já nao prestava desde Samora.
LikeReply810 hrs
Humberto Pinto da Cruz Ou eu percebi mal - tal vez porque era esse mesmo o objetivo da FIRlimo - ou eles (FIRlimo) contradizem-se. Pois, se dizem que os Agentes Policiais nao cometeram mais aquelas atrocidades na frente das Cameras de Televisao, eu entendo que com isso querem dizer que apenas nao vao deixar filmar os seus atos macabros e desumanos, mas que vao continuar a pratica-los, sem que agente veja - e' a unica diferenca que vejo entre o tempo do Samora e hoje, pois antes chicoteiava-se pessoas na Praca, e hoje a Policia ja nao vai deixar ninguem ver essas Barbaridades. Muito lindo, e estamos mesmo a evoluir. Mas era de se esperar, ou seja, nao podiamos esperar outra coisa, pois se a propria Policia e' partidaria, porque nao podiam (des)fazer e desfazer como lhes apetece, se a Lei e' a mesma que a do Partido, "se pensas diferente es fuzilado".
LikeReply310 hrs
Lindo A. Mondlane Esse é militar, nao é policia, os militares pouco entendem de ordem publica, nao se deveria misturar.....
LikeReply210 hrs
Noe Nhantumbo Lindo,tua tentariva de defesa é manifestamente suja.
LikeReply59 hrs
Lindo A. Mondlane Estou apenas a dizer q esse da foto nao é policia, quem esta manipular é quem pretende confundir propositadamente ais leitores.... Amigo Noe Nhantumbo...
LikeReply8 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Douglas Harris O apelido diz tudo kkkkkkkkkk
LikeReply28 hrs
Noe Nhantumbo É vil e nauseabundo ter vista e não ver. Porque certas pessoas não se calam???
LikeReply48 hrs
Linette Olofsson vergonha histórica e acho que esse génio prevalece no íntimo desses dirigentes autocratas que hoje vestem a capa de democratas, graças a Renamo, temos hoje liberdades básicas e nos livramos da pena de morte, fuzilamentos em público no campos de futebol . Os valores universais foram adquiridos após a assinatura do AGP. Digam o que disserem !
LikeReply78 hrs
Jeremias L. Chauque A Constituicao de 1990 nao continha os valores universais? A lei dos partidos politicos, que introduz o multipartidarismo nao eh de 1991? O AGP foi assinado em 1992 nao eh?
LikeReply7 hrs
Mateus Navaia Humm,Jeremias L. Chauque???? Acordos de Lusaka foi resultado de...?????
LikeReply6 hrs
Linette Olofsson A pressão da guerra civil, a queda do império Soviético, forçaram a frelimo optar pelas mudanças, a renamo está soava já nas cidades. Esta frelimo não tem esses valores, nunca teve, foi obrigada a aceitar.
UnlikeReply54 hrsEdited
Germano Milagre Nem mais Linette
LikeReply2 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
LikeReply8 hrs
Luis Nhachote Era norma....
LikeReply57 hrs
Aziza Throne é norma. Cistac foi o ultimo exemplo mais conheido
LikeReply27 hrs
Rafael Ricardo Dias Machalela Aziza, por favor publique mais essas fotos. Estou cansado de história embelezadas...
LikeReply17 hrs
Gina Andrade Subscrevo Rafael Ricardo Dias Machalela.
Aziza Throne...imagens valem por mil palavras e há palavras que nem imagem necessitam como essa do Mariano Matsinhe.
LikeReply26 hrs
Mateus Navaia "MARIA LENA"??????
LikeReply6 hrs
Aziza Throne assim que conseguir mais imagens postarei
LikeReply6 hrs
Vitorino David E Na Renamo, Pilar!
LikeReply6 hrs
Muchuquetane Guenjere kkkkkkkkkk, quem discordar disso, procure uma Testemunha de Jeova daqui de Maputo e vai te contar as atrocidades que foram cometidas contra elas pela policia ou leia um Anuario delas de 1996, a parte de Mocambique, verao que Machel nao foi heroi, mas assassino.
LikeReply36 hrs
Gloria Soares de Matos Eu tento passar essa mensagem às pessoas, mas muitas não me acreditam.....
LikeReply4 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Maria Joao Azevedo Que vergonha este overno Frelimista!! continuam os mesmos assassinos e tiranos de h'a 40 anos atrás !
LikeReply12 hrs
Aziza Throne Os advogados de defesa nao aparecem
LikeReply11 hr
Fernando Sousa Frelimooooo. Bastardos
LikeReply154 mins
Vitorino David So vejo comments de colonos! 500 anos a PIDE o que fazia?
LikeReply44 mins
Fernando Sousa Fui prezo pela frelimo. Dia. 24. De julho 1975. Fui para machamba. Inhassuno. Perto de. Inharrime. Fuji. 9 meses depois. Mais 5. Presos. Fugi. Para Swaziland. Bastardos. Frelixo pensavam que eu estava engajado. Gente estupida analfabecta. Por isso. Ainda um. Dia. Mesmo passado 40. Anos Mr vingo. Viva renamo
LikeReply139 mins
Jose Manuel essa foi a forma de apresionarem o pais e o povo para viverem como faraos
LikeReply127 mins

Sem comentários: