segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Impasse político marcou primeiro ano de Nyusi na “Ponta Vermelha”

Início  Política  Política  Impasse político marcou primeiro ano de Nyusi na “Ponta Vermelha”


Retrospectiva política
2015 inaugura um novo ciclo político. Inicia a oitava legislatura e Filipe Nyusi assume as funções de Presidente da República. Tal como os seus antecessores, Nyusi tem como desafio político negociar a estabilidade do país com a Renamo. Afonso Dhlakama reivindica vitória nas eleições de 2014 e, por isso, exige a partilha do poder. A Frelimo não cede e a crise política arrasta-se por todo o ano e transita para 2016. Mas não foi só a crise que marcou 2015.
Janeiro começa com tomadas de posse, desde logo dos membros das 10 assembleias provinciais, a 07 de Janeiro. Mas nem todos os 811 assentos ficaram ocu­pados naquela data, pois os 249 eleitos pela Renamo boicotaram a cerimónia em sinal de protesto contra alegada fraude nas eleições de Outubro de 2014.
A 13 de Janeiro, era a vez dos deputados eleitos para a oitava legislatura ocuparem os seus luga­res na Assembleia da República, numa cerimónia dirigida pelo então Presidente cessante, Arman­do Guebuza. A nota dominante da sessão foi o boicote dos 89 deputados eleitos pela Renamo.
Dois dias depois, a 15 de Janeiro, Filipe Nyusi era investido para o cargo de Presidente da República, numa cerimónia que marcou a segunda transição de poder político de forma democrática. A partir daquela data, Moçambique passava a contar com o primeiro Presidente sem protagonismo na luta pela independência e com dois antigos Chefes de Estados, nomeadamente Armando Guebuza e Joaquim Chissano. Logo após a sua investidura, o quarto Presidente da República fez um discurso que rompia com o passado e relançava espe­ranças de um novo ciclo político para o país.

No dia 19, Filipe Nyusi empossou o seu pri­meiro Governo composto por 22 ministé­rios e encabeçado por Carlos Agostinho do Rosário, nomeado primeiro-ministro. 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»  

Sem comentários: