terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Podridão da justiça moçambicana (6)


Como sabeis, o papel de um juiz-conselheiro é fundamental em vários aspectos relacionados com a jurisprudência. Para alguns que entendem de Direito sabem quais são as obrigações de um juiz-conselheiro. Efectivamente, os juízes da primeira instância até podem ter certos erros, quais sejam falhas por negligência, receber subornos para condenar ou soltar alguém, condenar ou soltar alguém por ordens superiores e tantas outras.
É para corrigir estas falhas que existe o Tribunal Supremo, hoje chamado de Tribunal de Recurso. Um juiz-conselheiro é chamado por venerando juiz devido a lisura que deve ter nas suas decisões. Não deve ter erros. A sua decisão é uma jurisprudência fixada. Isto significa que qualquer juiz da primeira instância ou estudantes de Direito pode consultar, como guião, um acórdão assinado por um juiz-conselheiro. Cada parágrafo de um acórdão desses, deve deliciar a quem o lê, por se tratar de uma verdadeira aula de sapiência.
Em suma: o acórdão de um Tribunal Supremo deve granjear um respeito e consensos. Os juízes-conselheiros que o assinam devem ser lúcidos, transparentes, imparciais e conscientes de que o que estão a elaborar vai ser objecto de análise e estudo de gerações futuras. São essas gerações vindouras que ao consultarem-no dirão, em jeito de citação, que os venerandos juízes à data tal, do mês tal, assinaram um acórdão tal. Talvez dirão isto aos seus netos, bisnetos e futuros estudantes de Direito para a sua orientação.
O lambe-botismo
É um dado adquirido de que os juízes-conselheiros que temos em Moçambique não passam de lambe-botas, de cães à caça de ossos na rua. Norberto Carrilho, Luís Mondlane e João Trindade são os piores juízes que alguma vez estiveram à frente do judiciário moçambicano e isso é lastimável, para não dizer que constituiu, e ainda constitui, um grande retrocesso para o país.
Durante duas décadas que estiveram à frente do Tribunal Supremo, nada fizeram para dignificar o judiciário. Afundaram-no a seu bel-prazer. E hoje chafurda na lama por causa desses senhores.
Este é o sexto artigo que escrevo sobre esses senhores e ainda tenho matéria suficiente para alimentar mais cinquenta artigos.
“Caso BCM”
Muitos sabem que eu, Nini Satar, fui arguido e réu no “Caso BCM”. Nunca neguei o meu envolvimento neste processo. Em 2004, fui condenado pela 7ª Secção num julgamento presidido pelo juiz Ashirafo Aboobakar. Aceitei o meu destino. Apenas recorri por não concordar com o que tangia às indemnizações. Outros réus do mesmo processo também recorreram mas estes não concordavam com a sentença condenatória.
Como disse antes, os recursos com as alegações dos réus foram encaminhados para o Tribunal Supremo, entre os meses de Agosto e Setembro de 2004. O processo ficou completamente esquecido, ou seja, foi engavetado nas gavetas poeirentas do Supremo todo o 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e princípios de 2009.
Em Abril de 2009, o juiz-conselheiro Norberto Carrilho foi nomeado para juiz do Conselho Constitucional. Na mesma época, o juiz-conselheiro João Trinadade pediu a sua reforma. Pela Deliberação N° 27/ CSMJ/ 2009, Carrilho foi nomeado juiz-conselheiro do Conselho Constitucional.
A 23 desse mesmo Abril e por Despacho Presidencial N° 07/2009, Luís Mondlane, de acordo com o Boletim da República anexo neste post, foi indicado para presidir o Conselho Constitucional. A sua referida indicação, foi ratificada pela Assembleia da República por Resolução N° 07/2009 de 14 de Maio.
No mesmo ano de 2009, isto é, no dia 15 de Maio, o jornal “notícias” publicou uma informação dando conta de que Luís Mondlane havia sido votado por unanimidade pela Assembleia da República para dirigir o Conselho Constitucional, como presidente. Isto vem nos documentos no anexo mais abaixo.
A bancada da Renamo, na altura, levantou questões de que o juiz Luís Mondlane não era sério. Tinha muitos processos engavetados no seu gabinete. Falaram do caso de 40 toneladas de Haxixe, que até não se descobriu quem são os seus donos por causa do próprio Luís Mondlane. Fez de tudo para o processo caso Tenga apodrecer no seu gabinete para que os CFM não indemnizasse aos familiares dos que pereceram naquele trágico acidente. Em síntese: consideraram Luís Mondlane como um “bandido” de fato e gravata.
Meus caros amigos e fãs: tudo o que eu escrevo provo com documentos. Como podem ver, os três juízes-conselheiros já ocupavam outros postos à altura da assinatura do acórdão do “Caso BCM”. O Trindade estava na reforma, o Carrilho estava como juiz-conselheiro do Conselho Constitucional e Luís Mondlane era presidente desse mesmo Conselho Constitucional.
Vergonha total
No post anterior a este, o número cinco, escrevi que Albano Silva, esse advogado esquisito, exercia um poder inquestionável sobre os três juízes de que tenho vindo a falar. Alguém próximo a Albano Silva disse-me há anos atrás que ele até chamava estes juízes de lacaios e seus empregados. Não quis eu acreditar. Também como é que iria acreditar que um juiz-conselheiro fosse servil (criado) de um advogado de meia pataca como é o caso de Albano Silva?
Contudo, juntando os pergaminhos, acabei dando razão a essa mesma pessoa que me disse isso. Creio eu, que depois destas provas todas, vocês, também, irão acreditar que efectivamente aqueles juízes não passavam de lacaios de Albano Silva.
O processo BCM ficou cinco anos engavetado no Tribunal Supremo. Norberto Carrilho, João Trindade e Luís Mondlane já não estavam lá no dia 26 de Maio de 2009. Mas isso não demoveu Albano Silva. Ligou para os seus lacaios e foram se encontrar numa barraca para assinar o acórdão. De certeza, Albano Silva é que preparou o tal acórdão e só precisava que fosse legitimado, bastando para isso as assinaturas dos seus empregados, nomeadamente Luís Mondlane, Norberto Carrilho e João Trindade.
O acórdão do “Caso BCM” foi assinado no meio de copos, amendoim torado e coisitas assim. Foi num dia de forte bebedeira. Esse dia foi 26 de Maio de 2009. Estavam tão grossos que aceitaram assinar o acórdão e até se esqueceram que já tinham outros postos e eram por isso ilegítimos. Isto é uma vergonha total. Indelével. Mancha-nos a todos como moçambicanos. Não dignifica em nada o país. É uma podridão que até exala um fedor intolerável. Porquê, meu Moçambique? Porquê?
Só que até aqui tenho uma curiosidade que não quer calar. Agradecia se o Carrilho, Trindade e Mondlane me dissessem onde é que foi essa grande bebedeira. Será que foi no Kongolote? Kobwe? Mafalala? Matendene? Malhampsene? Que barraca é essa, afinal, que virou as cabeças dos juízes-conselheiros? É que a informação que eu tenho é de que foi numa barraca! Só que não sei onde.
Não sei se os juízes-conselheiros pensavam que dos 22 milhões de moçambicanos ninguém iria descobrir essa falha. Pode até ser, mas desses 22 milhões, eu Nini Satar, existo. E sou muito atento. Não compactuo que esquemas de um advogado esquisito como o crápula de Albano Silva. E deixo cá um recado para esses juízes aqui indicados: chega de manipulação. Chega de esquemas. De prostituição. De leviandade. Nini Satar está de olho! Até à próxima.
Nini Satar

125 people like this.
Comments
Augusto DosSantos Pelembe Este país é de Pandza mesmo
LikeReply10 hrs
Damiao Cumbane Os conflitos têm denominações. Qual é o nome deste conflito?
LikeReply10 hrs
Helio Paulo Inhamitambo O lambebotismo exist quase em todos sectores em Moçambicano.
LikeReply10 hrs
Manuel Foks Muito Atento...
LikeReply9 hrs
Unay Cambuma " Só que até aqui tenho uma curiosidade que não quer calar. Agradecia se o Carrilho, Trindade e Mondlane me dissessem onde é que foi essa grande bebedeira. Será que foi no Kongolote? Kobwe? Mafalala? Matendene? Malhampsene? Que barraca é essa, afinal, que virou as cabeças dos juízes-conselheiros?"
LikeReply59 hrs
Person Mindo quando o rande lider, o pai afonso dizia que o pais esta doente, muitos pensavam que estava com uma tolice, mas ja estao a tona os sintomas da doenca
LikeReply39 hrs
Luis Romão A vingança e um prato que se serve frio.
LikeReply9 hrs
Francisco Maingue Jose Nini agradecemos pela coragem, voce e' fenomenal, continue a nos mostrar a relidade desta teia criminosa que esta montada dentro do nosso estado. Esses devem ser desmascados e para isso precisamos de gente como voce.
LikeReply9 hrsEdited
Emerson Selmente força Nini
LikeReply9 hrs
Marcelino Seda Kkkk quando é q teremos juizes serios, transparentes e pacificos?
LikeReply9 hrs
Unay Cambuma "Confirmas isso mano cambuma?...Mandaram me essa manha...........................................Sede Nacional da Renamo e a Delegação Política da Cidade de Maputo estão cercadas pela FIR e Polícia Canina, desde a manhã de hoje, 29.12.2915"
LikeReply9 hrs
Leito Rocha 29.12.2015 e nao 2915
LikeReply47 mins
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Marcelino Seda Apanhei essa via Ivone Soares. É triste!
LikeReply8 hrs
Helio Filipe Sr Nini, tem tempo
LikeReply8 hrs
Cina Maravilhas Se não é verdade, aparecam juízes e se defendam.
LikeReply8 hrs
LikeReply7 hrs
Ismael Nurdine Paulo Paulo E agora, Instituicoes da Justica?
LikeReply6 hrs
Leo Munguambe "...Quanto mais aumenta o nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância. Por John F. Kennedy..."
Eu digo: .."quanto mais se sabe, alguém vai querer te silenciar..." Mano o que trazes a superfície de certo modo ajuda-nós a , infelizmente esta é a nossa pátria mal-amada pelos nossos orientadores. Dlhakama sabe o que diz e de certeza seria a melhor escolha, infelizmente estamos num país podre
LikeReply16 hrsEdited
Decas Drizzy Sumbane SÃO bombas,
LikeReply6 hrs
Niz Abdul No coment
LikeReply5 hrs
Niz Abdul Essas revelações se tivesses um estado sério e com muita responsabilidade e honestidade seria motivo de investigação e publicidade punição .mentira e ou verdade não dignifica um país o silêncio dum estado de direito 
Bom .penso q existisse o Deus faria a justiça mas creio q um dia o fará a justiça um por um , como é quando não sei , mas não existe um ser vitalício .vivemos num mundo desregrado e injusto !
LikeReply5 hrs
Isac Ramos Nini Satar está de olho"kkkkkkkkkk
LikeReply5 hrs
Tomas Txetxa Txetxa força nini n dizista ess um dia vao pgar xtao cm dias cntdo
LikeReply4 hrs
Edson Vilanculos Nao ha duvida que escreves com provas.forca irmao
LikeReply1 hr
Jose Chirruco A verdade está caindo
LikeReply15 mins

Sem comentários: