quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Victor Borges defende quadros competentes

O GOVERNADOR de Nampula, Victor Borges, convidou os titulares de cargos públicos na província a adoptarem a estratégia de “fazer acontecer coisas” na sua administração, induzindo mudanças, para o positivo, no modo de vida das populações e instou aqueles que não conseguirem enveredar por esta gestão a ceder voluntariamente os seus lugares para que possam ser indicados os quadros mais capazes.
O governante reagia, assim, a uma pergunta de jornalistas no decorrer de uma conferência de imprensa há dias realizada em Nampula para apresentar os resultados preliminares do desempenho do Governo Provincial no presente ano fiscal.
Na ocasião Victor Borges foi questionado sobre se os quadros indicados pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública satisfazem as suas aspirações relativamente à administração que se pretende nos 23 distritos que a província de Nampula possui.
Borges foi categórico ao responder que o quadro indicado para ocupar o cargo de administrador distrital deve, por um lado, ter conhecimentos científicos e culturais, entre outras qualidades e, por outro, saber respeitar o lugar que ocupa e procurar ter um relacionamento saudável com todos os que o rodeiam e não invadir o espaço de outrem.
Defende, porém, que todas as qualidades supracitadas podem não ser suficientes para que o administrador distrital continue a merecer confiança dos seus superiores hierárquicos, quando no exercício das suas funções evidenciar fragilidades em responder a uma das principais características que é a de saber fazer acontecer coisas que concorram para a promoção do bem-estar da população nos vários domínios.
“As pessoas estão já a demonstrar que se cansaram de apenas “ouvir falar”. Querem ver concretizado o que foi prometido, para acreditarem na seriedade do Governo e isso só é possível quando o representante do Estado no distrito promove o surgimento de resultados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas naquele território” - defendeu o governante, reafirmando que o administrador que não consegue fazer acontecer tudo que o povo considera positivo deve de forma voluntária colocar o seu lugar à disposição.
A província de Nampula operou mudanças no quadro dos dirigentes dos órgãos da administração pública local, com a cessação de funções de oito administradores distritais, sendo que para o seu lugar foram promovidos quadros que assumem as funções pela primeira vez e outros transferidos de outras províncias.
Neste momento Nampula conta com 23 distritos, três dos quais recentemente criados, nomeadamente Rapale, Larde e Liupo. A província é a mais populosa do país, com cerca de 5080 milhões de habitantes, cerca de um quarto da população global.

Sem comentários: