domingo, 24 de janeiro de 2016

“A partir de hoje, Marcelo é o meu Presidente”


Catarina Martins: “A determinação do BE mudou o mapa político de Portugal”

TÓPICOS

DANIEL ROCHA



Sampaio da Nóvoa telefonou a Marcelo Rebelo de Sousa, para o “cumprimentar e felicitar”. “A partir de hoje, é o meu Presidente e de todos os portugueses”, afirmou, perante cerca de 200 apoiantes que o receberam com palavras de apoio. “Obrigado, obrigado”, cantaram, quando o candidato falava. “Faltou pouco para passarmos à segunda volta, e o pouco que faltou é da minha responsabilidade”, afirmou o candidato, perante os “não!” da plateia. Nóvoa quer “contribuir para esta união em torno do Presidente da República, sem hesitações, sem reticências”.
Apesar de tudo, Nóvoa garante que todos os presentes se devem sentir “orgulhosos”. “Pela primeira vez na nossa história, um cidadão independente esteve perto de disputar a segunda volta”, afirmou, para acrescentar, de seguida, que também é inédita a votação obtida pela sua candidatura – “ultrapassou os 20%, um milhão de votos”.
Nóvoa rejeitou qualquer sequência desta candidatura. “O caminho que fizemos em conjunto termina aqui, por coerência com tudo o que disse.” Mesmo que uma apoiante tenha, no final, exortado o candidato a manter-se activo na política. “Vou voltar à minha vida universitária”, garantiu.
“Temos de estar à altura destes tempos. Temos tudo para ser um país capaz e desenvolvido e juntos vamos ser capazes de ser esse país”, defendeu o candidato. Sem querer comentar a posição do PS, ou o fraco resultado da candidatura de Maria de Belém, Nóvoa deixou escapar que sente que cumpriu o seu dever, e guarda para mais tarde outros comentários sobre os resultados: “Os nossos objectivos eram em torno dos resultados que obtivemos. Fizemos o nosso trabalho. Era difícil, ou impossível que tivesse corrido melhor.”

Sem comentários: