quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Confrontos entre supostos homens da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança no Zero e trânsito interrompido

ÚLTIMA HORA: 

Informações vindas de Morrumbala dão conta de que na última noite houve confrontos na zona de Zero, entre supostos homens da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança(FDS). Conforme uma fonte no terreno, tudo pode estar relacionado com supostas detenções perpetradas pela Polícia da República de Moçambique aos militantes do partido de Afonso Dhlakama que foram empossados como régulos, no âmbito da preparação da governação que aquele partido diz arrancar em Março próximo.
Sabe o Diário da Zambézia que face a estes confrontos, a estrada que liga Morrumbala a Zero encontra-se interrompida pelas FDS e os que pretendem fazer este trajecto, são aconselhados a usar a via Mepinha.
Administrador não confirma e nem desmente
Entretanto, num contacto telefónico efectuado pela nossa Reportagem ao administrador de Morrumbala, Pedro Sapange, este disse que também recebeu esta informação dando conta de que houve confrontos na zona do Zero e como esta zona pertence ao distrito de Mopeia, Sapange disse ter contactado o seu colega(administrador de Mopeia), mas que até a edição desta reportagem, conforme Sapange, o colega de Mopeia, não lhe havia dado resposta.
Refira-se que Morrumbala tem sido nos últimos tempos, palco de confrontações entre supostos homens da Renamo e as FDS.
Conteúdo exclusivo do DZ em actualização
BREAKING NEWS!
FORCAS REVOLUCIONARIAS DA RENAMO ASSALTAM POSICAO DAS FIR EM SABE (MORRUMBALA)
EXERCITO DA FRELIMO IMPLANTA MINAS ANTI- PESSOAIS A VOLTA DA SERRA DE GORONGOSA
* "Governo" de Mocambique viola assim a Convencao de Viena sobre o banimento de minas anti pessoais
Na sequencia dos ultimos pronunciamentos recentemente feitos pelo "ministro" do interior Basilio Monteiro aquando da sua visita a Morrumbala, Provicicia da Zambezia, onde orientou que as forcas das FIR encentassem ataques as bases das forcas da Renamo; e ja que mais vale prevenir que remediar, as forcas da Renamo, decidiram antecipar se ao inimigo, atacando a assaltanto a posicao das FIR em Nzero, Posto Administrativo de Sabe, Distrito de Morrumbala. No ataque, occorrido as 4 horas de hoje 28/01/2016, resultou em 7 (sete) mortos por parte das FIR e todo o equipamento militar foi recolhido pelas perdizes. O "reduzido" numero de baixas deveu se a rapida debandada ds elementos das FIR que defendiam a posicacao.
POPULACOES DE GORONGOSA VOLTAM A ENFRENTAR O PERIGO DE MINAS
A saga terrorrista do regime da frelimo vai de vento em popa e vai tornando se cada vez mais mortifera. Com efeito, para alem dos ja conhecidos grupos de terrorristas espalhados e todas provincias do centro norte com a missao de raptar e assassinar membros e apoiantes da Renamo, o exercito da frelimo decidiu colocar minas anti pessoais em varios locais a volta da serra de Gorongosa, nomeadamente em Mucoza, Canda, Mucombezi, Piro e Casa Banana. Tais minas serao colocadas nao so em volta das posicoes das forcas da frelimo para evitar possiveis incursoes militares das forcas da Renamo mas tambem aleatoriamente em todas as picadas e caminhos usados mormente pelas populacoes locais para ir as suas machambas, aos rios, etc, o que significa que dentro de dias varias mulheres e criancas ficaram sem pernas ou sem a vida.
Ao enveredar por esta via o "governo" da frelimo viola a Convencao de Viena e por consequencia comete crime de guerra. Ja seria altura para a comunidade internacional impor sancoes economicas contra o regime de Maputo. Para o efeito de colocacao das minas anti-pessoais chegou ontem a Gorongosa um grupo de sapadores/sabotadores ao quartel de Gorongosa com um camiao repleto desses engenhos perigosissimos. Todas essas informacoes foram nos facultadas por elementos das proprias FDS que nao compactuam com as praticas terrorristas da frelimo.
RENAMO NA EMINIENCIA DE EFECTUAR "ATAQUES PREVENTIVOS" E DE AUTODEFESA DE GRANDE ENVERGADURA PAR EVITAR O MASSACRE DE CIVIS
O exercito ao servico da frelimo continua a afluir em massa da regiao sul para as regioes centro e norte com varias armas de destruicao em massa como os B11, morteiros de 120mm e os super canhoes rebocados de 9 toneladas, os temiveis "Giatsint-B" sovieticos, com capcidade nuclear. Segundo as nossas muito bem informadas fontes, a renamo ira lancar dentro de dias uma ataque preventivo-defensivo de grande envergaduras contra as posicoes das FADM, FIR, esquadras, etc na regiao sul do pais, isto e, Inhambane, Gaza e Maputo e obviamente, as "forcas invasoras" no centro e norte. A Renamo pretende com essas medidas desmantelar o grupo de terrorristas e raptores da frelimo e destruir as armas de destruicao em massa para evitar a repeticao dos crimes hediondos praticados pela regime da frelimo durante a guerra civil dos 16 anos.
Recorde se que durante a guerra dos 16 anos a frelimo e devdo a sua incapacidade militar organizava sistematicamente operacoes 'false flag' que resultava na morte de centenas de civis e depois alerdeava aos quatros ventos atraves da a impressa subserviente, a autoria desses crimes a Renamo para diaboliza la como foi o caso dos massacres de Homoine e Manjacaze. Tambem pode se colocar no mesmo diapasao o "massacre" de Mueda, que na verdade nao existiu, apenas serviu para a frelimo diabolizar o regime colonial portugues e granjear apoio popular e da comunidade internacional.
Unay Cambuma
93 pessoas gostam disto.
Comments
Ebenezer Eben Amargou!
Gosto11 h
Golfinho Fastudo Fastudo Os tais fdm vao interar na vala comum todas as minas temendo ferer e matar eles proprios porque amaioria dos fdm e fir nso sabem prontar uma mina em todas as formas necesarias
Gosto81 h
Joaquim Mambero Forca os rangers
Gosto21 h
Isaias Nyamunda De mal a pior.
Misericórdia
Gosto11 h
Francisco Maingue Jose THANKS, FRELIMO BANDIDA.
Gosto11 h
Golfinho Fastudo Fastudo Sera o perigo para eles proprios porque para os atacar vao ser chamado para o melhor lugar de dançar
Gosto71 h
Pedro Joao Chingavo Viva hondo queremos a paz duradoula da renamo nao da frlimo
Gosto61 h
Julia Ernesto tudo menos minas gente, a minha mae já me contou ki as minas mataram muito mais na guerra Doki as armas,, serio esse partido ker governar uke aves??
Gosto21 h
Tomas Humbe Perante essa situacao eu exorto aos nossos irmaos FADM FIR UIR K DESERTEM EM MASSA SI ENTREGUE A RENAMO,NAO DEFENDEM OS COLONOS NEGROS VEJAM A VOSSA SITUACAO A VOSSA RECOMPENSA ,,LUTEM A FAVOR DO POVO E NAO AO UM PUNHADO DE ESCRAVIZADOR,LADROES DESGRACADOS.
Gosto81 h
Ismael Valigy Vamos voltar a estaca zero!!!!
Gosto1 h
Joao Moreno Seriamente nunca saímos de lá. Sem vergonha no zero
Gulumba D. Mutemba Estao a cavar as suas próprias sepulturas esses distraídos dos piriquitos.
Gosto11 h
Helton Jaime Fombe Seraki ainda naõ acabom isu? Como atelevisaõ naõ reporta.? Çeraki ainda nao aprenderaõ liçaõ?
Gosto11 h
Mindo Felix Cassamuge O quadradinho ja se vai dancar.
Gosto11 h
Ndhaneta Mozambique Refira-se que o governo da Frelimo é signatária da Convenção de Genebra que proibe o uso e banimento de minas anti-pessoais. A actuar assim, a Frelimo está a violar a Convenção ela propria é signatária.
Gosto61 h
Julia Ernesto eles xkeceu ki kem vai correr a debandada são eles,e além de salvarem se assionam minas e morrem
Gosto11 h
Abu Abdul Faz Onde iremos chegar? Pork a frelixo faz-se de remetente dividi com outro por igual pronto acabou
Gosto11 h
Samuel Bola As forças residuais da frelixo ainda vao morrer em massa se nao desertearem.
Gosto11 h
Fernando Marcal Ajane O pais a caminho do abismo ao fauvor de oportinista da cupla.
Gosto1 h
Aziza Throne Como minas antipessoais? Não há perimetros onde essas forças podem penetrar?
Gosto1 h
Samuel Bola Está na hora da renamo lançar um ataque de grande escala.
Gosto11 h
Fato Albino Deve haver esta gerra que afrelimo esta apidir atė eles perder tudo, mais tudo mesmo ,,empresa de geba ser do estado
Gosto1 hEditado
Mario Rodriguez Ele será o primeiro a se refugiar num país fora do alcance da mão Moçambicana com o dinheiro saqueado do país !!
Gosto1 h
Mario Rodriguez Na Frelimo estão desesperados, será que não pensam que quanto mais optarem pelo assassínio, sequestros, implantar minas em que os civis acabaram sofrendo ..... estão deixar a imagem deles pelo chão em frente da comunidade internacional (o que já está)e o aumentar a imagem do líder da Renamo Sr. Dhlakama?
Gosto1 h
Samuel Bola A comunidade internacional estâ tambem a apoiar a frelixo nesta guerra.os engenho explosivos ja foram banido a tempo e como a frelixo recorre de novo a isso?cadê a ONU?nem na siria nao estao a usar as tais minas anti-pessoal,a frelimo vai ter um fim muito triste.
Gosto21 h
Tchendjerra Colaco Em que parte foi banido? Donde é que vem esses tais engenhos? Produzidos em moçambique é que nao sao.
Gosto1 h
Mateus Lapson Meu ilustre amigo e nosso informate Unay Cambuma, obriagdo pela informação que cada dia estas a nos dar, mas eu queria saber uma coisa de ti eu achou que a FIR ja alterou o seu nome para UIR, depois da entrada do Filipe Niyuse a FIR designdamente como a Força de Intervenção Rapido, passou-se a se chamar UIR Unidade de Intervenção Rapido, nao sei se estou certo
Gosto21 h
Anselmo Muyaki Nkomo Sitoe Acho q nao ha necessidade , valeu a intencao. Todos nos nos entendemos q se tratava de UIR . O mais importante e q a informacao chegou!
Pedro Taremba A renamo sempre tem como resolver, e saida nisso.
Gosto11 h
Bilale Paulo Ja era freli
Gosto1 h
Quisbe Ranguisse Ha caminho da liberdade
Gosto1 h
Regalado Onofre A frelimo deve ser desbaratado em Moçambique
Gosto11 h
Chapo Chapo Chapo Seja chamado alguém pra por fim este projecto de maldade, haja solução +rápido possível.
Gosto11 h
Ebenezer Eben Mateus, isso muda o que???
Eles nao deixam de ser piriquitos!
Gosto11 hEditado
Dias Tembe Querem colocar minas para depois irem pedir dinheiro para desminar? Isso só pode ser coisas do país do país do Pandza mesmo.
Gosto11 h
Golfinho Fastudo Fastudo Hummmmm ainda minas de segunda mao cuidado nos detonadores podem virem acabar quase todos ai
Gosto1 h
Jacinto Mutongue yap agora vai aquecer mesmo.....
Gosto1 h
Gwanhatsa Guze Guze O fim da frelimo.
Gosto11 h
Valente Mavie Ya ya ya na verdade não temos a força do estado mas sim temos bandidos só mas nada
Gosto11 h
Osvaldo Bambo Muendane Caro ilustre kambuma,agradeceriamos pelas noticias,mas por usar o regionalismo no seio das suas publicacoes acabamos desconfiando que as tuas informacoes sao falsas.Teriamos a ousadia de partilharmos pra com mais compatriotas as suas publicacoes mas acabamos por ler e calar.Boa tarde.
Gosto31 h
Unay Cambuma Se sao falsas quem te obrigou a ler o post? Falar das regiões sul, centro e norte e regionalismo? Ate porque existe o regionalismo (e tribalismo) em Moçambique e ninguém pode me obrigar a ficar calado e ignorar os factos so para agradar uma meia duzia de elementos do sul de save.
Gosto352 minEditado
Eduardo Domingos Tem medo de ser ronga? Eu nao tenho medo e vergonha de ser sena.
Osvaldo Bambo Muendane Assim exclareceu melhor(meia duzia)nao todos.Em suma continua a nos manter informado...Aguardamos mais...
Tchendjerra Colaco Resposta certa, esclarecedora e a altura, isenta de medo e eivada de ireverencia cambuma. O Eduardo Domingosfoi ainda mais certeiro. Eu sou apologista que devemos aprender a encarrar o real. Se ate ha quem diga que moçambique é maputo.
Gosto136 min
Eduardo Domingos Outros depois de tanto beber canhu gabam se com "imine machangana waka chimbudzo" isto é " eu sou maxangana de chibuto".
Gosto6 min
Osvaldo Bambo Muendane Ya tirei chapeu
Gosto4 min
Jamal Machane Tà se mal.
Gosto1 h
Jussamussa Osman Meu carro Mateus Lapson, FIR ou UIR, muda a formação de actuação desta elite policial?
Gosto1 h
Surate Atibo Murrateia Murrateia Ya assim sim, não keremos mais a frelimo aq em Moçambique
Gosto11 h
Amos Junior Maunze Continue a informar o seu povo. Força Unay Cambuma
Gosto1 h
Manjor Lopez Portugal Yeah, já é tempo de reagir com seriedade, as forças revolucionárias têm q destruir todos curais da frelimo especialmente na zona sul
Celso Chau ???
Tome Ofesse Tambo Força Cambuma por nos dar informação.matar cobra é cortar cabeça.
Antonio Gulube Assim a guerra comecou.
Antonio Filipe Chiverengo É muito pesado.
Neclino Chaphata É desse Vucu Vucu, que mais gosto.
Mateus Lapson Ya tens razao meu iluatre Jussamussa Osman, mas Mateus Lapson é Mateus Lapson nunca ele muda pra Jussamussa Osman
Angandimasso Alface Luís Vamos Dançar Nyau Agora, Força Renamo, Força Marechal Dhlakama, Nao Tenham Medo, Frelimo É Facil...
A Erança Da África Esta' ficar feio cada dia que passa! Enquanto a midia televisa nao da acesso aos crimes cometidos na zona centro e norte pelos regimnes partidarios, o povo vai ficar cada dia pensando que estamos em paz. Meus sentimentos vao para um Mocambique que ademais progressao economica para os mais abencoados do poder, os pobres vao na mira de sofrimento, sao mortos cada dia que passa e na tentativa de auscutar a cena de pensamento de vida, sao mantidos refens a sorte da sua propria eminencia. Assim a guerra comecou como escreveu o Antonio Gulube( comentario acima), claro que sim mesmo, a guerra comecou com um ponto fixo: desintendimento politico e degeneralizacao das ideias dos outros, mantendo o irrascivel uma consciencia dos que se acham donos da nacao. A vergadura politica tende cada minuto ser antecipada, mas pensa se que o mundo acordou e o sol nasceu para todos, ja esta' na hora de se pensar pela mente gerida pela cabeca e nao que a gente se mante em encubados pela forma de tratamentos desumanos. A guerra comecou, mas deve sim terminar, o povo quer paz.
Gosto138 min
Albertojoaoluisjs Janota to d olhos e peco pra k limpem m esses tao ja,aliais tds esses da uir serao bm acomodados cm tiros qd kzerem dsafiar!
Albertino Razao Roste Força mano Unay,informando os sem vozes.
Gosto134 min
Tony Maphosa Muito obrigado mano por esas notisias
Nito Americano força força força
Joao Moreno A frelimo quer guerra
Gosto123 min
Nitafa Hi Nomo No ataque, occorrido as 4 horas de hoje 28/01/2016, resultou em 7 (sete) mortos por parte das FIR e todo o equipamento militar foi recolhido pelas Todas essas informacoes foram nos facultadas por elementos das proprias FDS que nao compactuam com as praticas terrorristas da egundo as nossas muito bem informadas fontes, a renamo ira lancar dentro de dias uma ataque preventivo-defensivo de grande envergaduras contra as posicoes das FADM, FIR, esquadras, etc na regiao sul do pais, isto e, Inhambane, Gaza e Maputo e obviamente, as "forcas invasoras" no centro e norte.
Lino João Sulemane Sulemane Opa...!... isso xta mal.
Gosto6 min
Daniel Frederico Chemo O que eu sei a FIR trabalha nas cidades, o que eles estão a procura nas matas??? Me parece que acharam um pouco do que procuram.
Fato Albino Opa isto esta bom
Gosto11 min
Daniel Frederico Chemo Kkkkkkk ta doce ixo.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook