terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A Renamo abala o regime por meio do Facebook

Para quem conhece menos a História da Renamo, fique sabendo que é dos poucos partidos no mundo que possuem um Departamento de Defesa, portanto, com Serviços Secretos. A acompanhar os acontecimentos e devido ao monopólio do uso dos meios de informação públicos pela Frelimo, a aposta dos Serviços Secretos da Renamo está virada para as redes de ponta online o que motivou o SISE a ripostar, através de criação de falsos perfis, denúncias ao Facebook e outros servidores contra contas tidas como ameaça ao regime. Para o efeito, Criou-se um grupo Psico-social para recolher informações sobre a vida da população e vai entrega-las ao SISE. Claro, que depois, as pessoas acusadas de ideias políticas, sao imediatamente controladas ou mesmo abatidas. Andam centenas de agentes, espalhados po todos os grupos do Facebook. Procuram conversar com os outros utentes e vão informar os seus superiores, sobre qualquer indivíduo que manifeste seu descontentamento pelo status quo. Eles procuram conversar como se fossem simples curiosos, interessados em ter novidades da terra deste ou daquele amigo. Assim, eles enchem os seus blocos com informações que vão ser dados aos carrascos do SISE. Para fingir que não fazem mal nenhum eles às vezes não actuam logo. Deixam passar tempo e, um dia, por uma pequenina coisa, eles procuram, então, agem. Em cada bairro, em cada área, em cada esquina, em cada site social, há agentes do SISE. Por isso, muita atenção: vigilância, muita vigilância.
O «A folha de Maputo«, um órgão online actualizado por Mendes Mutenda, acusado por muitos como um agente da desinformação do regime, acaba de revelar o poder que as redes sociais estão a exercer sobre o regime de Maputo cujas manobras quando descobertas são denunciadas e expostas à primeira esquina (Ver a notícia que acompanha este apontamento). Igualmente revela o quão o SISE está incapaz de lidar e identificar utentes de certos perfis. O fracasso é justificado como tendo origem no uso por várias pessoas de uma mesma conta o que é, em teoria e prática, absurdo. O MTQ sabe que um Ministro de Nyusi tem a missão de desmantelar o antigo G 40 e criar novo para, por meio de falsas contas, identificar em conversas «INBOX» as vítimas. 
O esquema desenhado será simples: deixarão escapar a informação sensível, capaz de ser confirmada pelos factos ulteriores, aos defensores da RENAMO nas redes sociais de modo a criar simpatia e aproximação enquanto reforçam mecanismos de monitoria. Porém, está encarando dificuldades por os representantes do Antigo Regime estarem no control de todos os órgãos de Informação, inclusive o acusam de estar a pagar ao Jornal SAVANA elevadas somas de dinheiro para autopromover-se e ser «o menino bonito» esquecendo-se de como lá chegou. Eis a notícia!


MAPUTO - Para quem lê ou vê o País unicamente a partir da internet, sobretudo, nas redes sociais, fica com a sensação de que Moçambique está mergulhado numa guerra.


Há perfis falsos no Facebook que servem unicamente para espalhar terror com o objectivo único de desestabilizar o país através de “ampliação e multiplicação de factos”.

Numa breve pesquisa feita pela FOLHA DE MAPUTO foi possível identificar mais de 30 perfis e páginas com o nome de Unay Cambuma que tem tarefa de, perante um facto ou incidente localizado, amplia-lo de modo a ter um impacto negativo de Moçambique a todos os níveis.


Dado que há muito que muitos usuários das redes sociais já não seguem Unay Cambuma, nas suas diferentes contas, agora já existe uma conta de Jusubo Abdullah De Armando , um perfil, segundo as pesquisas feitas pela FOLHA, é actualizada a partir de vários pontos do país ao mesmo tempo, o que pressupõem que não se trata de um usuário.


É caso para dizer que antes de partilhar ou reencaminhar uma informação, não sós dos “Unays”, é preciso tomar um pouco de cautela, uma vez que pode-se estar a impedir alguém deslocar-se de um ponto para outro, devido a este tipo de conteúdo. [MCM/DE -no-pais-virtual/

24 pessoas gostam disto.
Comments
Percina Das Neves Neves Falso são eles.


Força ai

GostoResponder54 h
Ramos Oliveira Porque ser Red social?
GostoResponder13 h
Paulo Besteleve Besteleve A folha é que é falsa
GostoResponder53 h
Jusubo Abdullah De Armando isso é absurdo bando de lambe botas, jornalistas de meia tigela afinal deixam de exercer o jornalismo e ficam dúm a pesquizar-nos não é?
GostoResponder83 hEditado
Aziza Throne kkkkkkkkkkkkkk. O Unay teve 80 ee tal shares doultimo. Como nao seguem? kkkkkkkk
GostoResponder33 h
Jusubo Abdullah De Armando Unay Cambuma Sr General apanha esta?
GostoResponder13 h
Silvestre Cambula A guerra em Moçambique é uma realidade,eu confirmo e afirmo!
GostoResponder43 h
Jusubo Abdullah De Armando Unay cambuma é um so!


esses 30 são as que foram criadas por vocês imbecís.

GostoResponder43 h
Lúdio Nhampoca Guerra nao declarada entao
GostoResponder13 h
Jusubo Abdullah De Armando Agora ja existe uma conta de Jusubo abdullah de Armando, um perfíl segundo as pesquisas feitas pela folha de Maputo, é actualizada apartir de varios pontos do País ao mesmo tempo, o que pressupõem que não se trata de um usuario.


kakakakakaka afinal somos muitos usuarios não é?

renderam não é bando de lambebotas.

GostoResponder83 h
Francisco Alexandre ESTE PERFIL TAMBÉM É FALSO E SERVE PARA ENGANAR AS PESSOAS. O PAIS ESTA EM GUERRA SIM. EU PESSOALMENTE CONHEÇO MORRUMBALA HA GUERRA, CONHEÇO GORONGOZA CONHEÇO SAMACUEZA CONHEÇO MUITOS PONTOS. ENTAO SENHORES NAO ENCORAGEM PESSOAS A VIAJAR PARA IREM MORRER PELA GUERRA QUE VOCES A MISTURA DA AMBIÇAO DESMEDIDA DO VOSSO PARTIDO FRELIMO CRIARAM.
GostoResponder43 h
Manjor Lopez Portugal É um bando de lambe pussy da frelimo
GostoResponder33 h
Helder Joaquim o unay so informa ao povo o k a midia,e ate a propria folha de maputo na qualidade de imprensa lambe-lambe escondem
GostoResponder33 h
Samuel Bola Sao jornalistas engraxadores,estúpidos.acham que nós vamos acreditar nessa palhaçada?tentaram varias vezes bloquear a conta do Unay Cambuma desconsiguiram,agora resolveram iventar isso.inuteis.o Unay Cambuma está com a lista lotado dos seguidores,quem está sem seguidores é o vosso frelimo.

Essas 30 contas de unay sao falsa,eu conheço muito bem o perfil de unay,eu tenho 80 amigos em comum na conta de unay,se eu ver uma conta de unay sem os meus 80 amigos em comum,bloqueio na hora esse impostor.
Eduardo Domingos Gente vamos carregar no acelerador os gajos estao fumar gas lacrimogenio com a nossa agressidade e presença massiva nas redes sociais. Caiamos encima deles. Os gajos so podem peidar dentro das suas mantas ca fora proibimos.
GostoResponder52 h
Samuel Bola Kkkkkkkkk
GostoResponder2 h
Manjor Lopez Portugal É verdade Eduardo, os gajos estam lixados não conseguem respirar livremente
GostoResponder11 hEditado
Zulficar Mahomed Heheheeee. Dentro das mantas kkkk
GostoResponder11 h
Zacarias Matope Matope Ooooooooo.nas mantas?
Manjor Lopez Portugal É absurdo que certos órgãos de informação não consigam basear se na realidade do factos. Desinformam o povo apenas para comprar amizade dum governo inconstitucional, ilegítimo um governo q tomou o poder por golpe. Vão a merda vocês
GostoResponder32 h
Ndhaneta Mozambique Folha de Maputo ou da Frelimo, seus imbecis. Que pesquisa?
GostoResponder32 h
Celestino Cebu Eu nao leio esse Jornal Nojento,,,sao todo Pro Regime...sera que vao tapar o sol com a Peneira até quando?
GostoResponder22 h
Ebenezer Eben Esse Unay Cambuma, que voces dizem que desinforma, é que me informou em menos de 24h, da morte do meu visinho Ngungunhane em zipinga, e o Governo e a imprensa so veio confirmar a morte 4 meses dpois.


Onde estavam voces pra nos informarem a tempo, sobre o que se passa em Moz? Voces ficaram num cilencio cobarde.

Em quem eu devo confiar?? Em voces??? Ou no Unay Cambuma?

GostoResponder122 h
Kelvin Manuel Caixote Muinto bem benezer.
Ebenezer Eben Jusubu, tambem tem se empenhado a nos manter informados.


As sua informaçoes, muitas delas sao confirmadas pelo porta voz da Renamo e outros por internautas que estam no terreno.

GostoResponder72 h
Pedro Joao Chingavo Eu vou confiar em unay o regime ja ta desmostrar de que ja nao tem maneira para defender as exigencias da renamo .rapta, assassina e fometa o povo
GostoResponder22 h
Tomas Humbe Jornalistas nangas,folha de maputo uma ova estao com dor de cotovelo pork tudo o k voces escondem e desvendado: forca unay cambuma depena esses gajos.
GostoResponder62 h
Francisco Alexandre OS DA FRELIMO ODEIAM UNAY CAMBUMA PORQUE NOS TRAZ A VERDADE DAS ESTUPIDEZ QUE ELES PRATICAM
GostoResponder82 h
Jeque Vara Kikikikikk desepero total, falso sao eles, olha visitei algumas paginas da frelimo, resustentes nai imaginam. Estao as moscas, mxm os jovens da frelimo estam aqui conosco, isso revela que a frelimo ta perder espaco
GostoResponder42 h
Godfil Aguiar Macacos, Voces da Frelimo xtam fudidos, falta e Vam dar parto ate em Marco, o povo abriu os Olhos, Macacos ja a cabaram, nossas madeiras, predras presiozas no mavuco, Voces aviverem bem o povo a sofrer, mathedheiaco muana flelimo,
GostoResponder22 h
Jeque Vara Ha nossa pagina em pouco tempo expandiu, em breve todo mocambique do rovuma ao maputo estara conosco....maluco sao eles
GostoResponder42 h
Costa De Souza En 1 e en 6 fecha rapido .
Ver tradução
GostoResponder12 h
Neclino Chaphata Eu é que devo prestar muita atenção ao consumir as informação deste jornalzinho" Folha de Quinina" ou d Maputo, seja qual for tipo de folha, ao invés de falar dos refugiados em Malawi, que o Filipinho paradoxalmente, prefere chamalos de Emigrantes, na semelhança do Chefe do Posto de Zobué, que chama-os de Preguiçosos que estão a mendigar comida, ficam ai a meter nariz onde não são chamados.
GostoResponder32 h
Paulo Besteleve Besteleve A folha verde ou sei lá que cor é, é melhor mesmo pesquisar Unay Cambuma e Jusubo Abdullah De Armando para aprender como se informa um povo. 


Seus vagabundos é melhor aproveitar Unay e Armando para serem vossos correspondentes a vossa página ia enriquecer.

GostoResponder42 h
Pedro Joao Chingavo Sao os que pensa de que mocamique E da frelmo,,
GostoResponder31 h
Simão Gomes Unay Cambuma he is my number one,i never distrust him.
Ver tradução
GostoResponder21 h
Pedro Joao Chingavo Mocambique E para nos todos mocambicanos nao um grupinhos pa merda
GostoResponder31 h
Romeu J Maluleque Maluleque Indignado com folha do maputo...


Em Unay,

jusub A.

Scorpion Moz....
Zapata
dos Dores 
e outros, dizem nos o que os jornais nao escrevem....confirmado pelo governo......testemunhado pelo povo...
Ja crescemos....conhecemos os nossos jusubs A...porque tem selo...
Zacarias Matope Matope Não entendi bem estão a dizer para não seguir mos ou esses referidos passam mensagens falsas? 


Eu acho que o jornalista que escreveu não acompanha os acontecimentos depois de serem publicados, nada já foi publicado que deixou de ser verdade. O Mundo fora sabe que Moçambique esta em conflito. As publicações dos ditos sempre que não tenham provas eles dizem ainda sem prova. Afinal vale proibir Unay Cambuma e Jusubo Abdullah De Armando informarem o povo ou ajudar o governo a aceitar e se entenderem com outra parte que é a RENAMO para que não andem a procurar quem informa o povo?

Se os jornalistas não são permitidos a publicar ou ir atraz dos acontecimentos, o Unay e jusubo não são culpados.

Agora acredito,à um fulano que apareceu a dizer que ele tem orgulho de ser da FRELIMO e que todos que informam e comentam contra a FRELIMO até março aviam de mudar suas contas no facebook porque haverá ofensiva. Depois deste dizer isso começou se raptar membros da RENAMO, falsificação da página de Unay e agora ven dizer que estão a intimidar os investimentos.
Humm, os que apoiavam orçamento do estado estão a rejeitar desembolso desde ano passado. e Unay e jusubo já eram do governo do regime para lhes atribuírem culpas.
Humm favor abaixa guerra viva paz.
Jeque Vara Sao jornalistas de meia tigela, devem ser ai de maputo....
Zulficar Mahomed Unay Cambuma e Jusubo Abdullah De Armando são os radares da verdadeira Informaçäo. Força manos.
Jeque Vara No egipto funcionou, marrocos funcionou, tunisia funcionou ate libia tambem funcionou e porque em mocambique nao pode funcionar..rangeres avante
Jeque Vara Primavera lusofona a vista......so Dlakama pode virar a pagina e devolver a dignidade aos mocambicanos
Almeida Francisco Madeira Madeira Mas algumas noticias sao tambem publicadas na stv,tambem estao a mentir?
Magid Manjor Folha seca!queres mentir aquem?o povo ta esperto
Prince Abraham Essa e uma prova inequivoca das derrotas que os frelos estao a levar aqui no Fb. Kkkkkk
Prince Abraham Folha de Maputo e Centro de estudos do pessoal do sise

Sem comentários: