quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Feliz dias dos herois moçambicanos

Da próxima vez, (se existir), não convidem ninguém para dirigir a revolução.

PS: Enquanto decorria o I Congresso da Frelimo em 1962, Adelino Gwambe, então dirigente da UDENAMO, principal movimento nacionalista antes da Frelimo, estava numa Conferência na India. Eduardo Mondlane entra para a corrida presidencial como "membro da UDENAMO", cujo cartão lhe fora entre ha escassas horas do evento. Eusébio A. P. Gwembe, consegue ver o coelho aqui? Como e porquê Gwambe preferiu atender a conferência ao Congresso, que ele contribuiupara a sua existência?
PS: No segundo Congresso da Frelimo (Julho de 1968), Raul Casal Ribeiro então comissário político (assassinado em Mtelela juntamente com Uria Simango, Arcanjo Kambeu, Júlio Nihia, entre outros) pedira que se guardassem os resultados da votação e respectivos votos saídos daquele Congresso. Duas pessoas (ainda vivas) queimaram os votos à contragosto e à socapa. Ofereço um livro interessante a quem disser-me os nomes. 
Para já, fazer notar que o medo pela transparência vem de longe...quase congênito

Pela mentalidade histórica, um abraço.
270 pessoas gostam disto.
Comments
Belito Inacio Porto Chissa e Guebas
Gosto713 h
Egidio Vaz Kkkkkkk
Gosto213 h
Belito Inacio Porto Ilustre, não ganhei o livro? Kk
Gosto113 h
Egidio Vaz Ganhou. Vamos coordenar a entrega.
Gosto1012 h
Belito Inacio Porto Você pulha do Zito Do Rosário Ossumane, vem ca por favor
Gosto212 h
Joel Manhiça Zondiwane Afinal Chissano e indisciplinado assim? Kkkk
Gosto412 h
Leonildo Nhanala Swa khale ni malembe....kkkkkkkk
Gosto112 h
Gosto111 h
Angelo Francisco Marcelino dos Santos e Mariano Matsinha
Gosto2 h
Alexsandra Piedade Chicote Guebuza e chissano
Gosto13 h
Rui Costa Reabriste aquele livro banido pelo regime 🏽🏽🏾
Gosto313 h
Egidio Vaz Este já está aberto faz tempo
Gosto313 h
Rui Costa infelizmente, continuam formatando o povo com falsidades quando se fala da verdadeira história nossa, heróis que na verdade não o são pese embora tenham contribuído com parte do seu saber para a revolução.
Gosto512 h
Alberto Pagari Armando Emilio Guebuza e Joaquim Chissano
Gosto13 h
Egidio Vaz É destes temas que deveriam avivar o 03 de Fevereiro. E não evocações folclóricas e acríticas
Gosto1413 h
Mathause Sitoe Excia, é possivel ter acesso a esta obra? Como e onde pode ser adquirido? Qual é o titulo? Mas pelo conteudo, ja tenho as minhas reservas em relaçao a sua venda nas livrarias do país, alias, reservas nao, o mais correcto é "impossivel". Peço ajuda...quero esse livro.
Gosto11 h
Willy Benny Dois historiadores, E. Vaz e E. Guembe...acho que os dois Sao de Angonia!
Gosto412 hEditado
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe é de Angonia. Eu de Mutarara. Os dois de Tete
Gosto812 h
Willy Benny Thanks...
Gosto12 h
Mineses Mineses Marcelinos do Santos e Gundana
Gosto112 h
Egidio Vaz Errado
Gosto12 h
Joel Manhiça Zondiwane Marcelino dos Santos e Joaquim Chissano.
Gosto12 h
Egidio Vaz Errado
Gosto112 h
Clovis Macave jorge ribelo, marcelino dos santos, samora machel, armando guebuza, joaquim chissano, manuel dos santos...A FAMOSA ALA SUL
Gosto12 h
Nino Taula Joaquim chissano e gundana
Gosto12 h
Tavares Augusto Guebuza e Chissano
Gosto12 h
Tavares Augusto Preciso desse livro
Gosto12 h
Julio Lacitela Vem ai mais uma. Mas, com que balanca se determina a heroicidade? Alguns republicanos (USA) chamavam John McCain de heroi por ter sobrevivido do derrube do seu aviao no Vietnam. Democratas recusavam. E esses nossos?
Gosto112 h
CLoves Boaventura Gosto desse questionamento, Julio! A questao de heroicidade eh pertinente, hoje mais do que sempre! 
Penso que ha herois em todos sitios e para todas causas. Pretende se, no entanto encontrar figuras representativas duma Nacao, e nao de causas sectarias dentro da mesma Nacao. A questao que nos deve orientar nessa escolha seria, portanto: "esse heroi, que se pretende emular, servia uma causa Nacional? Tinha agenda Nacional?"
Gosto211 h
Elecas António Obrigado por nos facultar a nossa história
Gosto112 h
Jonas Joaquim Não será a tal insipiência a que o Utui se referia?
Gosto112 h
Egidio Vaz Utui devia chamar os seus de incipientes. Eu não sou
Gosto312 h
Nino Taula Amigo Júlio lacitela para o nosso caso ainda temos k discutir critérios para heroicidade, e bom que se faça o mais breve possível, porque se esse processo demora os guebuzas e outros ainda se vão arrepender por não terem morrido antes
Gosto412 h
Julio Lacitela Kakakaka. Que Deus te ouca Nino.
Gosto12 h
Eddy Lumasai Hehehehheheeh
Gosto12 h
Egidio Vaz Kkkkk
Gosto12 h
Jose Chirruco A verdade é como o caju. Esta caindo de tanto estar maduro
Gosto12 h
Nelson Paulino Nhacabande Jorge Ribeiro e Marcelino dos Santos
Gosto12 h
Alicene Erasmo Egidio Vaz,eu gosto dos seus escritos "mundhimua."
Gosto12 h
Gaspar Americo Gove Eu tambem gosto.
Gosto7 h
Benedito Nhança Ilustre! Com essas informaçoes gostaria k publicasse uma obra.
Gosto12 h
Magalhaes Bramugy Ilustre o tal Julio Nihia tem lacos familiares com sr. General da reserva Eduardo Nihia?
Gosto12 h
Manuel Maleve Obrigado por abrir as nossas mentes Ilustre Vaz.
Gosto312 h
Egidio Vaz Obrigado eu pelo encorajamento. É o mínimo que um historiador pode fazer.
Gosto112 h
Manuel Maleve Mais um motivo para lhe consederar um dos melhores Historiador de Moçambique( para nao dizer o unico que tenho visto), sempre atras da verdade e da razao, enquanto os outros se preocupam em estomago deles.
Gosto112 h
Manuel Maleve Me recordo num post seu que dizia: ninguem atira pedra em arvore que nao da fruto
Gosto12 h
Manuel Maleve Esse me marcou muito
Gosto12 h
Andre Jorge É Guebuza e Chissano.
Gosto112 h
Sic Spirou Só uma tosca dúvida; o Gwambe é vivo ainda? Lembro que deu uma entrevista há alguns anos.
Gosto112 h
Egidio Vaz Adelino Gwambe foi morto pela Frelimo.
Gosto412 h
Sic Spirou Faz muito tempo ? Isto é, no tempo da luta armada? Devo estar a confundir com um outro que deu entrevista ao SAVANA, penso...
Gosto312 hEditado
José Luís big €gidio
Gosto12 h
Mateus Navaia Ao queimarem os votos de 1962 (I comgresso) em 1968 (II Congresso), afinal o que preconizava o Estatuto do movimento sobre o destino dos votos?????
Gosto12 h
Vilanculos Stelio Duvidar da própria dúvida é bom, mas Eduardo Mondlane e um dos pioneiros em relação a ideia de unidade nacional como uma das armas para vencer a colonos, e alcançar o desenvolvimento que ainda é um sonho no país
Gosto112 h
CLoves Boaventura Ninguem duvida do papel de E.Mondlane, caro Vilanculos. Mas de pioneiro, meu irmao, nao teve nada de relevante no processo de formacao de Mocambique independente, na sua fase primaria. Mondlane foi convidado a representar um movimento ja formado (principalmente por ter a exposicao internacional que tinha -vantagem representativa, comparativamente, e por ser do sul de Mocambique)...e na altura, a UDENAMO, de Gwambe (jovem de cerca de 23 anos ainda) era a representacao mais proeminente na luta. 
Maquinacoes sulistas de Mocambique desviaram o rumo dos acontecimentos...
Penso que eh chegada a altura de diversificarmos fontes de informacao, para o bem do que somos
Gosto311 h
Victor Joaquim Ao aceitar um cartão que não merecia não estaria ele a contribuir para a fraude? A tal unidade não era apenas retórica? Na altura, quais as pessoas que lhe eram mais próximas ...de que região eram? Que posições ocupavam na hierarquia? Coincidência?
Gosto10 h
Mateus Navaia Sic Spirou, aquele que deu entrevista Savana/TV/// não será Fanuel Malhuza????
Gosto412 h
Mateus Navaia Mais pormenores é só ir ao Youtube e escrever " Fanuel Malhuza" sai o seu video- entrevista.
Gosto7 h
Sic Spirou Exacto..estava mesmo equivocado. Obrigado Mateus Navaia
Gosto112 h
Ali Juhute Onde estão os votos?
Gosto12 h
Eusébio A. P. Gwembe Relativamente ao Congresso de 1962 e a ausência de Gwambe, é preciso recuar no tempo, senão para antes do 25 de Junho, pelo menos ao 27-07-1962 em que se cria o Comité Secreto da Restauração da UDENAMO (COSERU), conluio de Hlomulo Chitofo Gwambe, Mathew Michinji Mmole, and Sabastene Sigauke. Gwambe não estava interessado em ser membro da Frelimo.
Não gosto1212 h
Egidio Vaz Interessante. Gwambe não estava interessado. Ele estava. Mas a confusão começou antes. Ele já tinha avançado na fusão com os dois. De resto, os Malhuza, Nyerere podem explicar melhor.
Gosto211 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde "Gwambe nao estava interessado na criacao da FRELIMO". Melhor reler a historia. Se assim foi, por que Adelino Guambe, mateus Mole, Fanuel Machluza, Marcelino dos Santos participaram na conferencia de Acra a convite do Nkrumah? Onde é que surgiu a proposta da criacao da Frelimo? Quem desenhou? Procuremos obras legitimas para melhor discutir este assunto. A FRELIMO é muito nossa,mas que temos que aceitar que ao longo de todo processo historico, intrusos sem objectivo licitos, arancaram o poder. Vamos ser justos nisto.
Gosto211 h
Mateus Navaia Afinal em que ano o Gwambe foi declarado "person non ingrata" com Julius Nherere e foi expulso do país, não será o que lhe levou a estar ausente no I congresso??? Será que foi de boa fê alguêm fundar uma organização e de repente do nada antes de atingir os seus objectivos largar o "Leme"???
Gosto11 h
CLoves Boaventura Adelino Gwambe foi quem iniciou negociacoes com Nyerere e Nkrumah. Nyerere pediu uma representacao una da luta de libertacao...mas tinha uma agenda propria, c varios diferendos da agenda mocambicana. Nkrumah pediu uma representacao mais "madura"...algu...Ver mais
Gosto311 h
Eusébio A. P. Gwembe Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde, a ideia de juntar as duas formações políticas foi a pedida dos dirigentes da TANU que tiham orientação clara de que somente uma força política seria reconhecida e que poderia ter legitimidade de receber os fundos. Isto foi-lhes comunicado na véspera da viagem e não tiveram opção senão aceitar. Mas, em todos os documentos que tenho, Gwambe não aparece como tendo aderido a ideia. Aliás, até porque ele escreveu uma carta a partir do Cairo sustentando o que digo. Vou ver se recupero a carta.
Gosto210 h
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe eu concordo que o que está a dizer está em conformidade com o que está escrito. Porém, existem documentos em sua posse que indicam alianças preexistentes de unidade, patrocinado pelo Ghana tendo Gwambe à cabeça. Esta parte nevralgica da história é MANUALMENTE apagada pelos historiadores da Frelimo, apenas para reluzir o heroicismo da terceira vaga dos que vieram mais tarde.
Gosto310 h
Egidio Vaz O papel de Mondlane em convencer Gwambe a se juntar e a reconciliar as posiceos de Dar-es-salaam e Accra foi incipiente. Resulta disto as deserçoes descontroladass e os problemas seguintes. Estou particularmente decepcionado com Mondlane quanto a sua capacidade de aglutinar os nacionalistas da primeira hora. Nao sei porque o chamam de arquitecto da unidade nacional
Gosto810 h
Mateus Navaia Humm Cloves, afinal quêm iniciou afirmar que Gwambe era "miúdo" e não podia dirigir o movimento? Acha que quêm oferece asilo a um grupo de indivíduos dirigido por um " miúdo" por sinal foi o primeiro a chegar em Tanzânia e recebido pelo TANU de Julius Nherere pode ter esta ideia de pedir outro representante??? O mais provável a ideia só pode sair dentro do grupo que acharam que o seu chefe era miúdo, etc.
Gosto110 h
Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz sim, havia negociações entre os dois, à sua maneira. Eles iniciaram os encontros em Outubro de 1961 na Tanzania, e a 2 de Fevereiro (?) no Ghana. Só que a chegada de Mondlane na arena política acelerou as coisas. E graças a ele a Frelimo resistiu, tanto contra os seus idealistas quanto contra o colonialismo e teve a projecção que teve, também graças a ele.
Gosto110 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Recupera a carta e depois me notifique. Mas uma coisa é certa: Mondlane nada de unidade impós ou nada influenciou na criacao da Frelimo, mas reconheco que foi solicitado para dirigir a FRELIMO que mesmo assim, fraudelentamente foi eleito presidente. Foi o primeiro intruso na minha FRELIMO, e depois seguiu a "Sulinizacao da Frelimo" e com seu consequente inicio de desercoes.
Gosto10 h
CLoves Boaventura Sim, Mateus Navaia , concordo que parece haver dissonancia de accao por parte de Nyerere (por isso referi que havia agendas dubias). Mas o facto (nao propriamente documentado) eh que se questionava a legitimidade da lideranca de Adelino e que Tanzania condicionou o treinamento de homens liderados por um "miudo" , entre outras coisas.
Gosto110 h
Candido Junior Uma coisa são factos e outra subjectivismos. Não parece correcto analisar factos historicos tendo como base pressupostos subjectivos. O questionamento e o "se" tem de ter em conta o momento e o contexto do acontecimento.
Gosto10 h
Eusébio A. P. Gwembe Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde, encontrei a carta mas por estar em PDF não consigo postar aqui. Data de 5 de Setembro de 1962, (uma reacção a uma outra carta que lhe fora furtada da mala, em que relata que nunca se interessou pela Frelimo), a partir do Cairo. Transcrevo e segundo e terceiro paragrafos: «Coming to the question of our straggle against imperialism and portuguese colonialism, I would like to point it out frankly and finally that, under the leadership of /TRAITOR MONDLANE «THE MOZAMBIQUE`S TSHOMBE/, I shall never become a member of FRELIMO even to be an ordinary supporter because I have the proof MONDLANE is selling out Mozambique to the imperialists lead by United States of America. Secondly I let you know that I do not support your forthcoming American controlled Conference to be held there on the 13th. Instant. (Nota: a primeira previsão era que o Congresso se efectivasse a partir de 13 de Setembro).
Gosto16 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Brother Eusebio Gwembe. Vamos chamas as coisas pelos nomes. Na Frelimo houve sulinizacao do movimento. Herois so aqueles do sul e reacionarios do centro e norte. Ja imaginaste pk os verdadeiros fundadores da Frelimo quase nenhum vive se nao o Lopes Tembe, Mucumbi e um grupinho provindo do Unami? Alguem que sai do Buzi para Zimbabwe,dpois segue a tanzania e une varias pessoas e em contacto com o mundo, na hora devida acusam-no de miudo? E Guebuza nao era miudo? Vamos reconhecer nos erros para o povo confiar em nós. A mentira tem pernas curtas.
Gosto3 h
Armandinho Caula Egídio Vaz, temos que reescrever a história de Moçambique então!!!
Gosto12 h
Nelsonpita Sauca Eu preciso deste livro, nossa história contada ja estou a perceber que é uma farsa
Gosto11 h
Mathause Sitoe Egidio Vaz, so tem um exemplar desse livro? Como e onde pode ser adquirido? Peço informaçao...
Gosto11 h
Atumane Muenhe Muenhe Atraicao e a corrupcao sao elementos que vem alongo data.
Gosto111 h
João Carlos A história é escrita pelos vencedores. Estes acabam produzindo a narrativa que os legitima
Gosto611 h
Roide Tores E no primeiro congresso nao houve votacao? Onde foram os votos?
Gosto111 h
Eusébio A. P. Gwembe Quanto ao aspecto de votos, queimá-los era a solução ideal para não deixar rastos. Nesse tempo a desconfiança era de todos contra todos e o local não era seguro tanto para a ida como para a saída. Que garantias haveria de que regressariam com os votos seguros até a TZ? Muitos delegados nem sequer se fizeram presente, pelo que decidiram por reconduzir muitos camaradas e algumas mexidas de ponta, em resultado de uns terem-se ausentado ou de terem sido mortos, presos.
Gosto511 h
Roide Tores Ser a que a ausencia de muitos delegados tem algo a ver com a garantia da vitoria na votacao de Mondlane?
Gosto11 h
Eusébio A. P. Gwembe Roide Tores segundo o relatório que tenho, decidiram manter as pessoas nos seus postos sobre as 4 pessoas principais: 1) Eduardo C. Mondlane, Presidente; 2) Uria Simango, Vice-Presidente e Secretario dos Negócios Exteriores; 3) Marcelino dos Santos, que foi o primeiro Secretário, 4) Silvério Nungu. Aqui foi a eleição da continuidade. Uma nota imprtante: MARCELINO DOS SANTOS estava ausente.
Gosto211 hEditado
Egidio Vaz Justificativa estúpida Eusébio A. P. Gwembe. Não conseguiram transportar os votos mas transportaram as bugigangas!
Gosto11 h
Mateus Navaia Hummmm! Se for assim houve Tom & Jerry!
Gosto111 h
Egidio Vaz Mateus Navaia Kkk, maningue. Verdadeiros Tom and Jerry.
Gosto11 h
Roide Tores Ha muita coisa na penumbra começando pela escolha do local de realizacao do 2congresso. ....o livro de bernabe nkomo fala q chegou se a escolher a dedo os delegados para evitar pessoas que pudessem atrapalhar nos resultados por isso nao sera nessa geracao que iremos dismitificar esse misterio
Gosto211 h
Luis Nhachote Egidio Vaz e não te esqueças que Um homem só tem um lugar para morrer..:
Gosto511 h
Egidio Vaz Nhachote, qualquer explicação a posteriori é uma justificação ex-post ou seja, INUTIL
Gosto11 hEditado
Hfuela Carlos Agradeço pela preciosa informação
Gosto11 h
Constantino Chonze Obrigado ilustre EV.
Gosto11 h
Homer Wolf E aos poucos a historia la' se vai reescrevendo...
Gosto411 h
Anselmo Mavale uns 50 Egidios vaz,isto mudava pa.parabens pela coragem homem.
Gosto111 h
Estevao Massingue Não ha o bom sem o mau nem contrario, do lado mau da FRELIMO já falaste, para completar/enriquece a história como tens muita informação seria bom também relatar os pontos positivos/bons dessa nossa evolução. No meio de tanta malandrices ou esperteza como é que conseguiram lutar e vencer uma coligação de potências imperialistas até até a proclamação da nossa independência. Fale desse percurso da luta, assim estarias a dar uma verdadeira lição de história de Moçambique. Espero que satisfaça a minha falta de informação. Um abraço caro Egidio Vaz
Gosto110 h
Abdul Jabaru Estevao Massingue, na verade a nossa inepenencia apareceu na boleia a cojentura da epoca, guerra na guine bissau e depois o 25 de abril
Gosto10 h
Estevao Massingue Qual a conjuntura da epoca? O que é que acontecia nessa época? Pode esclarecer? Gostaria de aprender.
Gosto10 h
Mateus Navaia As consequências da guerra nas colónias, originou o 25 de Abril de 1974 que "cortou a árvore pela raiz"! Já se perguntou porque todas colónias portuguesas tiveram a sua Independência no mesmo ano de 1975, diferenciando apenas por meses?????
Gosto110 h
Eusébio A. P. Gwembe Abdul Jabaru também pode ser o contrário! Que o 25 de Abril seja consequência da conjuntura pelas guerras na Guiné, em Angola e em Moçambique.
Gosto110 h
Egidio Vaz Senhor Estevão Massingue, estes percursos são referidos aqui e acolá. Que houve luta de libertação nacional não ha duvidas. HOUVE e durou mais ou menos dez anos. Porém, os pormenores desta luta dexiam muito a desejar, principalemente pela forma como foram narrados. É disto que estamos a falar.
Gosto14 hEditado
Victor Joaquim A independência nos foi oferecida de bandeja
Gosto29 h
Estevao Massingue Pelo que acompanho, as suas intervenções tanto na televisão ou rádio e outros órgão opta pela
análise negativista da nossa história, nunca em nenhum momento por exemplo falou da intervenção da Rodésia do sul de Ian Smith na destruição de infraestrutura logo após independência, a independência foi em junho de 1975, mas já em Agosto do mesmo ano invadiam o país porque não nos debrucemos desses aspectos? África do sul também destruiu e matou em Moçambique isto tudo antes do famoso 3 congresso que definiu o país como marxista leninista, o apoio que a renamo recebeu destes dois regime condenados internacionalmente na altura, que destruíam o nosso pais. Não acha que analisando esses aspectos estaríamos a contribuir para a compreensão do presente, talvez mais subsídios para compreendermos as razões do nosso atraso económico, cultural e até social. Conhecendo esses acontecimentos tirariam os boas conclusões. Sei que o sr Emidio Vaz tem muitas informações dos assunto que lê 
,digo, que levanto. Vamos a isso caro Egidio.
Gosto9 h
Bacas Sofrinho Eu acho que esses aspectos que aqui refere não têm alguma contestação, nunca ninguém duvidou destes acontecimentos, mas quanto a abordagem trazida pelo ilustre Egidio Vaz é algo que pouquíssimos moçambicanos têm conhecimento e na minha óptica é bastante importante é que todos nós tínhamos de ter conhecimento...porque é que esta parte da história não nos é apresentada nos nossos programas de escola? O que acontece é que a nossa história foi camuflada apenas para engrandecer e tornar um punhado de gente de heróis nacionais.
Gosto5 h
Estevao Massingue Geração 90 que está a terminar ensino universitário não conhece e bom também ser divulgado pode fazer parte dos ensinamentos da nossa história sr Bocas Sofrinho
Gosto4 h
Thulukela Trading Egidio Vaz watch out... This suckers ain't people to mess with!!!
Ver tradução
Gosto10 h
Isaias De Areosa Biggy Marcelino dos Santos e Guebuza
Gosto110 h
Andre Jorge Quem me dera termos uns 30 Egidios! Estou a ver que a historia que estudamos foi/é muito deturpada para acomodar interesses ambiciosos obscuros. Mas a mentira nem que dure uma infinidade de anos nunca se tranforma em verdade mas a verdade nem que dure 1segundo nunca se transforma em mentira. Mesmo mentindo por 2016 anos,qualquer dia a verdade vem por si
Gosto210 h
Nelson Junior Infelizmente,a Frelimo foi e continua a ser muito muito selectiva nas suas escolhas de individuos que devem ser considerados como herois...eu recordo-me dum Bispo de Nampula-Bispo este que sempre lutou pra a dignidade e o orgulho dos Moçambicanos...Bispo este que fez "tremer" as estruturas coloniais...e acabou por ser expulso de Moçambique...mas,mesmo assim fora de Moçambique fez uma campanha internacional pra a "soberania" do povo Moçambicano...Ele era o D.Manuel Pinto Viera...Um verdadeiro heroi...Mas,pra a "grandiosa" Frelimo o D.Manuel nao consta na lista dos herois...e nem ha em Moçambique uma rua ou praça em seu nome...e pra nao falar dos padres de Macuti...estes padres foram herois...e aqueles tantos tantos moçambicanos que morreram torturados nas cadeias da Pide...nenhum deles é mencionado...eu me pergunto,se a esta Frelimo de hoje, lutou pra a dignidade,orgulho do Povo Moçambicano,ou so luotu pra se apoderar da riqueza moçambicana...E o "pobrezino" macondino vem a imprensa e dizer de que nao ha refugiados no Malawi...que vergonha!..Se,eventualmente houvesse no Malawi uma grande multinacional a querer investir em Moçambique-la teriao ido o presidente,ministros e essa macacada todna...Esta Frelimo é a vergonha das vergonhas de Moçambique;....nao sabem o que fazem e nem pensam no povo...mas usam o povo para se enriqucerem:...tipico comportamento do negro,quando tem o poder
Gosto310 h
Eusébio A. P. Gwembe Aqui está a agenda do Segundo Congresso. As eleições eram o último ponto da agenda
Gosto610 h
Egidio Vaz obrigado pelos seus esforços em providenciar eveidencias documentais ilustre Eusébio A. P. Gwembe.
Gosto29 h
Eusébio A. P. Gwembe Este aqui ajuda a esclarecer algo no ponto 12 em que se acusa Simango de pretender manobrar e no ponto a seguir em que os dois foram eleitos por aclamação
Gosto19 h
Eusébio A. P. Gwembe Aqui está a lista de delegados ao II Congresso. Guebuza (meu ídolo) estava lá entre os primeiros 10 (risos)
Gosto19 h
Eusébio A. P. Gwembe Continuação de delegados
Gosto19 h
Eusébio A. P. Gwembe Esses eram os delegados ao congresso que alguém diz terem sido escolhidos a dedo. Certo é que nem todos foram para o local e as razões são mencionadas no relatório final do congresso.
Gosto19 h
Nelson Junior Caro Sr.Eusebio.Gwembe,se bem que seja interessante ler os nomes destes elementos,ja se perguntou,quantos destes chegaram de ver um Moçambique independente..;quantos foram fuzilados,acusados de serem "reacionarios"...e apos a independencia,quantos destes foram parar nos campos de reeducaçao ou mortos nas cadeias da temida Snasp...A Historia da Frelimo é uma Historia muito muito muito confusa...pois individuos como o Miguel Murupa e outros, tem uma outra versao sobre a Historia da Frelimo...Talvez,fosse mais importante saber quem jogou o papel mais importante em transformar a Frelimo,de partido liberal e democratico para um partido opressivo e comunista....
Gosto29 h
Mateus Navaia Me apetece perguntar com base no que li sobre a nossa história que andou nesta organização um membro de nome "Samuel Dhlakama" será que fez parte deste grupo e tem alguma relação com o líder da Perdiz????
Gosto28 h
Eusébio A. P. Gwembe Nelson Junior, sei um pouco de muito. Sei dos que ficaram malucos, dos que morreram aprisionados pelo inimigo, dos que se entregaram ao inimigo para serem informantes, um pouco por ai.
Gosto6 h
Emilio Luis Liango Estou consigo nesta "pulga atrás da orelha", ô Mateus Navaia, que Dlakhama é esse na lista?
Gosto4 h
Mateus Navaia Emilio Luis Liango, espere Eusébio A. P. Gwembe, vai esclarecer a sua duvida, ele sabe do que eu perguntei e a esposa vive algures em Maputo de nome Francisca.
Gosto13 hEditado
Saela Pernica Caro Eusebio, além de Samuel Dhlakama tinha também uma delegada da LIFEMO de nome Francisca Dhlakama pode ajudar-nos a esclarecer quem são estes Dhlakamas? Pode-se estabelecer alguma relação de afinidade ou parentesco com o líder da perdiz? Aguardamos resposta....
Gosto3 h
Majaua Nhampa Certo
Gosto9 h
Wa Ka Mate Ainda não lí os comentários e nem conheço as pessoas. Mas tenho certeza que não falta quem vá dizer que uma das pessoas é Armando Guebuza.
Gosto9 h
Egidio Vaz Não é que é verdade?
Gosto29 h
Wa Ka Mate Heheheheh não devia ter graça mas permita rir um bocado disto. kikiki
Gosto9 h
Sérgio Fernando Realmente, muitos naquela época foram relegados para o segundo plano simplesmente para não impedir alguns que desejavam ocupar cargos de chefia. Por exemplo, um grupo de jovens idos de Lourenço Marquês (agora Maputo) nomeadamente, Joaquim Chissano, Samora Machel, Armando Guebuza, entre outros foram a Tanzânia para fazer parte da FRELIMO, porém chegados lá foram imediatamente confiados cargos de chefia para defender os seus correligionários que lutavam para a presidência do movimento. Daí começa a não existir transparência em tudo que era tratado. O objetivo era claro: afastar os fundadores para assaltarem o poder, o qual até agora não querem deixar. Custa o que custar. Os que se atreviam em contestar os procedimentos eram chamados de traidores e, posteriormente, assassinados. Uria Simango era líder e todos combatentes depositavam confiança nele. Seria ele o Presidente, porque os seus ideais eram apoiados por todos. Foi por isso foi morto num suposto campo de reeducação "Mtelela". Ainda desapareceu o camarada Filipe Samuel Magaia, Pe. Guengere e outros. Saudades desses libertadores.
Gosto59 h
Eusébio A. P. Gwembe Está a distorcer os factos, Sergio. Chissano, por exemplo, não saiu de Lourenço Marques. Foi dos que contactaram com Mondlane quando este estava a criar a liga da juventude engajada. Ele estava na metrópole antes de fugir para Paris. Acho que seria interessante estudar em separado como cada um foi chegar a Tanzania.
Gosto19 h
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe estás a ver Eusébio A. P. Gwembe. As estórias dos chissanos e outros está atada a Mondlane. E Mondlane está atado a quem? Porque é que se faz uma fuga em frente e apologia ao "availability bias", para ocultar todo o movimento que antecedeu a emergencia de Mondlane? É destas narrativas que pretendo chmar atenção. Não se trata de menosprezar, não. Trata-se isso sim de estabelecer um roteiro correcto; um gráfico de tempo sem "buracos negros"ou, como chamariam em ingles, LOOPHOLES.
Gosto58 h
Sérgio Fernando Ilustre Eusébio A. P. Gwembe esses documentos foram fabricados para a história forjada.
Gosto19 hEditado
Eusébio A. P. Gwembe Porque acha que foram fabricados para a história forjada? Então a Frelimo era tão insensata a ponto de fabricar nomes de delegados?
Gosto8 h
Simão Nhambi A Frelimo nao e selectivo. Nao tinha quadros ou academicos independentes independents para pesquisar e contar historia. Essa crise exists ate hoje pk a historia da frelimo confunde se com a do pais. E muitos quadros hoje devem a sua Formação a Frelimo.
Gosto29 hEditado
Egidio Vaz Simão Nhambi O PROBLEMA é que em vez de os historiadores escreverem a história, eles estão fazendo roteiros políticos situacionistas, para darem vantagem ao partido no poder. Isto é o que está a confundir este povo, maoritarimente analfabeto
Gosto39 h
Nelson Junior Oh caro Sr.Simao Nhambi, nao venha ca com esta de dizer que muitos quadros devem sua formacao a Frelimo...o essencial nao eh so formar, mas sim que a tal formacao seja util no desenvolvimento do Pais...que eu saiba, os problemas dos anos 70 ainda persistem...sim, a frelimo formou quadros-mas formou mal e muito mal...repare que no tempo colonial um individuo da 4 classe falava e escrivia o portugues fluentemente...e simplesmente com 2 ano dos liceus falava frances e com o quarto ano ja se expremia bem em frances e em ingles..,sim, a frelimo formou comunistas- comunistas estes que sao hoje os novos capitalistas...na formacao, educacao e saude a frelimo falhou completamente
Gosto18 h
Nelson Junior Caro Sr.Simao, seja menos politico e veja a realidade...a frelimo formou pessoas que nao "matutam"..l..nao formou livres pensadores mas sim formou lambebotas e oportunistas...por isso voces nao conseguem resolver esse pequeno problema entra frelimo e a renamo...voces nao tem pensadores com imaginacoes....
Gosto28 h
Dias Tembe Fomos mal ensinados e/ ou manipulados sobre a verdadeira história do nosso país, tudo com o objectivo de nos fazer odeiar pessoas que tinham ou tiveram ideas e opiniões diferentes das dos assassinos do regime.
Gosto28 h
Melo David Mogoa De que meio podera reverar-se os dois nomes
Gosto8 h
Egidio Vaz Pode levar o tempo que for preciso, eu jamais chamaria Uria Simango, Lazaro Kavandame, Mateus Gwenjere ou Adelino Gwambe, Celina SImango ou Joana Simeão de traidores ou reacionários. Tratou-se de luta pelo poder e não luta pelas visões. Os algozes destes mártires deverão pagar amargamente pelos seus actos. Se não em vida deverá ser pelos livros e, como é obvio, o resto das gerações vindouras poderão ler livros de história em que estes serão conhecidos como facinoras e medievais na forma como (a) trataram os outros, (b) traíram o povo e (c) distorceram a história. Ainda bem que a pouco e pouco, estamos a concertar a história.
Gosto128 h
Mukandhisseka Brito Júnior Desculpe... mas Urias Simango foi sim traidor... só que noutro ângulo... traiu aos que tentaram abrir lhe a visão... para mim é o maior culpado do descarrilamento de tudo... Simango devia estar na Igreja e nunca de lá sair. Perdão... mas ele foi o pior Traidor... nunca teve os tomates no ponto... veja bem mano.
Gosto18 h
Adrian Magoo E aquele que deixou de ser Servente do Miguel Bombarda?
É traidor ou anjo?
Gosto25 h
Egidio Vaz Kkkk
Gosto5 h
Saela Pernica Essa de servente do Miguel Bombarda é original. Kkkkkkkk
Pena que alguns aqui não o conheçam como tal....
Gosto3 h
Egidio Vaz É importante separar divergências pessoais e até passionais das divergências políticas ou de alinhamento. Os critérios de admissão e expulsão do movimento nunca foram claros e democráticos. A Frelimo surge como uma amalgama de vontades e anseios mas é justamente isto que a equipa que toma o poder agride e esquece nas suas narrativas. A forma como Mondlane lida com esta realidade contrasta com a sua formação de antropologo e professor universitário. Um autentico fracasso.
Gosto48 h
Fernando Josué Pedro Marcelino dos Santos e Armando Guebusa.
Gosto18 h
Melo David Mogoa pretendo ser candidato ao galardao do livro, por isso pergunto de que meio se podem revelar os supostos fraudulentos da epoca.
Gosto8 h
Eusébio A. P. Gwembe Kavandame que levava dinheiro do Partido para comprar produtos da cantina dele e até participou da campanha de lançamento de panfletos para que os maconde abandonasse a luta merece estar ao lado Simango, Egidio Vaz. Eu não o que é trair, aqui
Gosto18 h
Egidio Vaz foi esta a razão por que a frelimo tinha que o matar? E Guebuza deverá ir a cripta na sua optica caro Eusébio A. P. Gwembe? Assumindo que o boato em torno de Kavandame fosse verdadeiro, julga que deveria pagar pela morte? Eu não disse que Kavandame e Simango tivessem que ser considerados ao mesmo nível. Mas de traidores e mortos "com razao" não. Este é o ponto
Gosto18 h
Mateus Navaia Olalaaaaa! Recuando a nossa história então hoje teríamos muitos candidatos a traídores.kkkkk
Gosto18 h
Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz apenas não quero concordar que seja herói. Acabar como acabou é outro assunto, mas que seja modelo a seguir, não. Quanto a Guebuza, pessoalmente e por razões de sobra que não vale a pena falar aqui merece o seu lugar na cripta.
Gosto8 h
Egidio Vaz Mateus Navaia exactamente, kkkkk. Nao sobrava ninguem naquele Grand Old Party.
Gosto8 h
Eusébio A. P. Gwembe Quanto aos critérios serem ou não democráticos, é importante ter em conta que muitos deles saíram por vontade própria, tanto os líderes como os soldados, Egidio Vaz. Como acha que poderia haver democracia de expulsão com alguém que promoveu intrigas que resultaram na morte de um membros do Comité Central, (Mateus Sansão Muthemba, 1906-1965) por exemplo? Ignorando factos reais podemos correr o risco de fazer o inverso do que condenamos, não acha?
Gosto18 h
Egidio Vaz Mateus Sansão Mutemba não morreu vitima da intriga promovida pelo Kavandame. Considerando investigador que é e a disponibilidade dos dados a que tem acesso, é preciso ler os documentos com uma pincha de sal.
Gosto8 h
Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz Não foi Nkaandame, é outro exemplo, apenas.
Gosto8 h
Eusébio A. P. Gwembe Nkavandame está no exemplo da loja e dos panfletos, sem deixar de lado o carro cuja matrícula até tenho nos meus dados.
Gosto8 h
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe até agora morrem dirigentes da Frelimo em situações misteriosas. Por exemplo, Eduardo Arao ou Sebastião Marcos Mabote e Rafael Maguni. São mortes não-esclarecidas envolto de grandes "misterios". A propaganda comunista tratou de distorcer sistemáticamente a história para a sua propria sobrevivência. O mesmo aconteceu com a União Soviética e sua história.
Gosto18 h
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe pelo menos este. O outro deixou-nos dividas e levou todo dinheiro...40 anos mais tarde. A história nao se explica de forma retroactiva. Para além de punições e excomunhões diversas, precisa reconehcer que a "limpeza" tinha também cunho regionalista. É algo que a história oculta cinicamente.
Gosto38 hEditado
Sérgio Fernando Sair por vontade própria. Fala sério. Como Eusébio A. P. Gwembe vai continuar num clube de amigos como membro e vê os outros a serem mortos? Se traição tem como pena a morte, então Guebuza, Chang e outros traidores do povo deviam ser fuzilados. Não acha? Ou defende-os porque toma(va) café de cacana juntos.
Gosto28 h
Egidio Vaz kkkkkk
Gosto7 h
Reginaldo Tchambule Dampg Arrisco-me a dizer que o nome de um tal de tchembene nao pode sair tao limpo disso tudo!
Gosto27 h
Gosto17 h
Gaspar Americo Gove Esse livro precisa ser divulgado, quem tem devia fazer copias e fazer distribuicao gratuito.
Gosto17 h
Sérgio Fernando Não se fabricou nomes. Eles já existiam e a história diz que parte deles fez parte para inglês-ver. O próprio processo não foi transparente. E os delegados assinaram as actas à força sem a sua livre vontade.
Gosto37 h
Nkuyengany Produções Armando Emílio Fucking Guebuza. ....O Maior Descontente da História da Frelimo
Gosto16 h
Muhamad Yassine Arrriiiii
Gosto16 h
Estevao Pangueia Egídio Vaz, Adelino gwambe e restantes dirigentes já tinham sido lideres naqueles grupos políticos mas com uma visão regionalista, nao se dscute aqui o tempo q eduardo mondlane levou para se afirmar como membro da udenamo, mas sim a engenharia política que ele usou para "apróximar posições"( professor Marcelo Rebelo de Souza), face a visão localista do adelino gwambe.
Gosto15 h
Egidio Vaz Pangueia, é o contrário. As organizações aparentemente "regionalistas" de que se falam itnegravam já no topo, membros provenientes de varias regioes do país. A redacção propagandista da história que se seguiu apresenta estes movimentos como regionalistas. O tal Profesor Marcelo Rebelo de Sousa também vítima desta versão gentílica da história. Peque na UDENAMO e veja a composição da sua direcção: Marcelino dos Santos vem de Nampula, Uria Simango de Sofala e o Presidente de Inhambane. Fanuel Malhuza de Gaza, Gundana de Sofala, Matsinhe nao sei de onde....tudo menos regionalismo.
Gosto2 hEditado
Estevao Pangueia Egidio vaz , uma coisa e' ter pessoas de diferentes regiões numa organização, a outra e' a visão que estes tinham pelo território. São considerados regionalistas porque mesmo antes da fundação d estado nação depois da independência, pelo facto de Moçambique ser um território, com povo, passado comum e poder político, entao a visão localista de independência q esses partidos tinham chama- se regionalismo. Portanto, a conjuntura Internacional que contribuira para a fundação da frelimo confrontrou se com essa situação. A propia udenamo que era uma das organizacoes mais estruturadas, estava em crise por causa da ambição pelo poder.
Gosto1 h
Eusébio A. P. Gwembe Matsinhe não é nosso conterrâneo, oh, Egidio Vaz?
Gosto11 h
Egidio Vaz Ilustre Estevao Pangueia, está versão é totalmente MENTIROSA. Não é possível termos as mesmas pessoas a pensar diferente num espaço de três anos. Marcelino dos Santos foi o redator tanto dos estatutos da UDENAMO como da FRELIMO. Uria Simango, Malhuza e tantos outros encaixaram perfeitamente no novo movimento unido. Como foi possível isso? Será tudo obra de Mondlane? Mondlane trabalhou onde e durante quanto tempo para convencer os três movimentos?
Gosto1 h
Egidio Vaz São os Matsinhe tentenses? Não estou seguro. Pode ser
Gosto1 h
Eusébio A. P. Gwembe Estevao Pangueia vai aos objectivos dos referidos partidos para ver o que havia de regionalismo. Como podiam ser regionalistas quando apregoavam, nos seus objectivos, a libertação total de Moçambique? Aliás, basta dizer que os objectivos da FRELIMO são o copy and past dos objectivos da UDENAMO.
Gosto11 h
Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz quer dizer que não é tetense de gema? kakaka
Gosto11 h
Egidio Vaz Não disse nada A Eusébio A. P. Gwembe.
Gosto1 h
Olivia Mondlane Opssss
Gosto5 h
Sérgio Fernando Ainda bem que, num dos seus discursos, Samora Machel tinha chamado a atenção dos membros da FRELIMO para a necessidade de não se confiar em Armando Guebuza para ser o dirigente do país. Com o tempo as pessoas tornaram-se obcecadas com os arrependimentos do antigo Chefe do Estado. Depois de tomar o poder toda verdade (que Machel) havia avisado veio à tona.
Saqueou a riqueza do povo moçambicano e em pouco tempo se tornou num homem rico. Aos críticos das suas políticas de trabalho mereceram o mesmo tratamento de 1962 pra cá. Que o diga o camarada Aires Ali.
Gosto24 h
José Nbeua Nunca ninguém consegiiu usurpar um povo inteiro para sempre...um dia vão cair e as mentiras vao ser descobertas!!!
Gosto11 h
Reginaldo Nhachengo Jose Nbeua, quando? Depois de, ilegitimamente, se terem beneficiado dessas mentiras? Ou mesmo terem passado deste mundo.
Gosto

Sem comentários: