terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Moçambique contrai novo empréstimo junto do Banco ExIm da China

Moçambique contraiu um empréstimo de cerca de 150 milhões de dólares junto do Banco de Exportações e Importações (ExIm) da China para financiar trabalhos de investigação técnico-científicos durante 2016, escreveu o jornal moçambicano Correio da Manhã.
O empréstimo será contraído pela estatal Empresa Nacional do Parque de Ciência e Tecnologia (ENPCT), cujas receitas arrecadadas no primeiro semestre de 2015 apenas cobriram 5% das despesas, escreveu ainda o jornal citando fonte governamental.
O Banco de Exportações e Importações (ExIm) da China emprestou centenas de milhões de dólares a Moçambique para financiar a construção tanto da Circular de Maputo como da ponte Maputo/Catembe.
Estas duas obras foram adjudicadas à empresa chinesa China Road and Bridge Corporation (CRBC), sendo que a ponte Maputo/Catembe faz parte de um projecto que inclui estradas de ligação com a parte mais a sul da província de Maputo, com um custo final estimado em 785 milhões de dólares.
Com a conclusão da ponte e da rede rodoviária associada, será possível viajar por estrada desde o norte a sul do país, “do Rovuma à Ponta do Ouro” e estabelecer uma ligação à rede rodoviária da região sul-africana de Durban. (Macauhub/CN/MZ)
Compartilhe esta notícia:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Print
  • email
  • RSS
Notícias relacionadas:
  1. Brasil: Brasileira Oi contrai empréstimo junto do Banco de Desenvolvimento da China
  2. Moçambique vai contrair empréstimo de 300 milhões de dólares junto do Banco ExIm da China
  3. Grupo Energias de Portugal contrai empréstimo junto do Banco da China
  4. Banco ExIm da China concedeu empréstimo de 72,5 milhões de dólares a Moçambique
  5. Angola contrai empréstimo junto de banco chinês para projecto imobiliário

Sem comentários: