sábado, 6 de fevereiro de 2016

O error 53 torna os iPhones inutilizáveis

O erro parece estar ligado a telemóveis que tenham alguma peça substituída no seu sistema que não seja oficial da Apple. Mesmo que funcione bem meses depois da substituição, o erro pode surgir durante actualizações ao sistema operativo.
A Apple não oferece qualquer tipo de solução para este problema e nem os funcionários das suas lojas o sabem resolver JUSTIN SULLIVAN/AFP
Uma actualização ao mais recente sistema operativo da Apple, o iOS 9, está a causar um erro fatal a iPhones que bloqueia de forma definitiva o telemóvel. O chamado Error 53 está a multiplicar-se e não tem solução.
O problema afecta maioritariamente utilizadores que estejam a instalar o último sistema operativo para iPhone, o iOS 9. O erro ocorre quando a actualização é feita em telemóveis nos quais tenha sido substituída alguma peça não-oficial da marca.
O primeiro alerta para este problema foi feito em Abril do ano passado por Mike Wehner, jornalista Daily Dot, que o classificou então como “a pior coisa que pode acontecer" a um iPhone. Por essa altura, o Error 53 era uma ocorrência relativamente rara, mas a falha parece estar agora a multiplicar-se.
Este erro faz com que o telemóvel fique permanentemente a reiniciar-se, sendo impossível ao utilizador realizar qualquer tipo de acção.
Segundo o jornal The Guardian, este problema parece estar ligado a falhas do sistema Touch ID e do botão Home
Um dos problemas principais desta situação está ligado ao impasse causado pelo uso de peças alheias à marca oficial, que revoga definitivamente a garantia do aparelho. Para muitos utilizadores, o uso de soluções alternativas baseia-se nos elevados custos de reparação em lojas oficiais, mas esta decisão pode acabar por lhes sair ainda mais cara.
Ainda segundo o The Guardian, este erro é conhecido entre os técnicos da Apple, mas a marca nada fez para avisar os seus utilizadores acerca da possibilidade de falha do aparelho ao fazer a actualização para o novo sistema. O fotojornalista mexicano Antonio Olmos, que trabalha para o jornal britânico, também foi uma das vítimas do Error 53.
Mike Wehner revela que esta falha não consta da lista oficial de erros divulgada no site de apoio da Apple, embora esteja em muitos tópicos de discussão dos seus fóruns. O jornalista revela ainda que, depois de ter levado o telemóvel à loja oficial para ser reparado, nem os funcionários sabiam o que fazer, falhando em todas as tentativas para reiniciar a máquina. Perante este cenário, os funcionários reenviam o telemóvel directamente para a fabricante.
Antonio Olmos deixou cair o seu telemóvel na Macedónia quando estava em reportagem e levou-o a arranjar numa loja local, não existindo nenhuma loja oficial da marca naquele país. Meses depois, aquando de uma actualização, apareceu-lhe o erro que tornou o telemóvel inútil.
Uma representante da Apple respondeu às perguntas do The Guardian, referindo que “quando um iPhone é reparado por um vendedor não-autorizado, com ecrãs defeituosos ou outros componentes inválidos, estes podem afectar o sensor Touch ID causando uma falha na ligação com o sistema que não valida a ligação entre os dois”. “Com uma actualização ou restauro, sistemas de segurança adicionais falham causando o Error 53. Caso um utilizador tenha este erro, recomendamos que entre em contacto com o sistema de apoio da Apple”, acrescentou.

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