segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Procuradoria versus processo Carlos Cardoso

2 h · 

Em países sérios, a primeira coisa que deve funcionar é a justiça. De maneira que quando ela não funciona é logo considerado uma República de Bananas. Moçambique é um país vasto. Em 1975, logo após a independência, os números de analfabetos eram assustadores: rondava aos 90 por cento.

Já em 1978, havia alguma tendência de inverter aquela percentagem de analfabetos. Recordo-me duma intervenção magistral do saudoso Presidente Samora Machel sobre o facto. Volvidos esses anos todos desde a independência, estamos hoje em 2016. Não sei a quanto andamos no que tange ao analfabetismo, mas alguma coisa fez-se para reduzir aqueles índices assustadores.


Seja como for, ainda há muito por se fazer porque para mim, os maiores “analfabetos” são os gestores do judiciário moçambicano. Não é possível que volvido esse tempo todo o poder judicial ainda ande coladinho ao poder político, ou seja, demonstre uma total dependência do poder Executivo.

Em Moçambique os procuradores não são autónomos. Ainda recebem chamadas telefónicas dos seus superiores hierárquicos e avocam os processos que estão em suas mãos para lhes ditarem o que eles bem entenderem. O ridículo é que esses procuradores nunca reclamam. Obedecem às cegas porque têm medo de perder as mordomias.

De 2008 a esta parte, pelo menos há alguma mudança no comportamento de alguns juízes. Isto é resultado de se ter afastados alguns juízes-conselheiros (tiranos) do Tribunal Supremo. Algumas sentenças exaradas hoje fazem-nas em sã consciência, contudo o povo ainda acha que a justiça moçambicana é putrefacta na totalidade.

Recentemente, quando foi do julgamento do académico Castel-Branco, o povo saiu à rua. Houve marchas e empunhou-se cartazes com vários dizeres, mas tudo convergia no repúdio à justiça moçambicana que anda mal.

Sabem porquê o povo teve que sair à rua? É porque não confia na justiça moçambicana. É por via disso que amanhã, terça-feira, vou postar aqui uma matéria que fala sobre uma Procuradora que manipulou de forma descarada o processo Carlos Cardoso em troca de benesses.

Hoje, a mesma Procuradora, porque mentiu contra Nini Satar, vive rodeada de mordomias. Tem uma casa protocolar que é um palacete, é conduzida numa viatura luxuosa, tem ajudantes de campo e guarda-costas.

Desde que lhe foi confiado o lugar de chefia, jamais ouvi que mandou prender quem quer que seja. Quer dizer, bastou mentir, ludibriar, manipular o processo contra Nini Satar para se dar bem. Isto é triste, mas é o país que temos. País esse em que tudo é manipulado em troca de benesses. Aguardemos pelo amanhã.



Nini Satar



73 pessoas gostam disto.
Comments

Andre Jorge Chifeche Hoje irei me municiar em megas e carga no meu cell para essa "bomba" de amanha previamente anunciada. Força Nini lute que qualquer dia venceras. Nos te apoiamos

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Artur Jorge Cecilia Capitao Sempre achei que fosse o A.R Paulino o único de trás do teu processo. Há mais essa procuradora?


Saide Jacinto Ali Aguardo atenciosamente.


Elvino Atanasio Esta mal faz espoldir pra vermos o impacto da espolsao.


Maquetela Berrine Isto ta bem off....... Manda a tal bomba Nini.


Cofe Emanuel Vilanculos CADEIRAS DE RODAS

Gosto · Responder · 1 · 2 h

ate agora estamos na distribuição 
diz me meu amigo...Ver mais

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Maquetela Berrine Mas Nina dga me algo onde apanhas essa toda informaçao poxa isto é uma bomba


Cofe Emanuel Vilanculos irmão imagens das entregas.... ou era tudo MENTIRA


Vasconcelos Antonio mano desde 2006 e sempre tive fé. que a verdade iria a parecer.... vou aguardar não importa a hora que postar força. nini satar você é o homem exemplar em moçambique, por favor si proteja pois nos ainda te queremos


Vasconcelos Antonio Nini tá dar cadeiras de rodas??? Meu Deus, tou sem palavras


entregar a quem?
aos dificientes?...Ver mais

Gosto · Responder · 2 · 2 h

Maquetela Berrine Sabes duma Nini tas a levar seu tempo a responder pessoas iguinobeis, inaptos ao em vez de responder as dos teus seguidores que querem te ver bem e gostam do teu trabalho

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Amir Aly Julaya Dê com a sua mão direita sem que a sua mão esquerda veja! Assim ensina o Isslam e Assim procedem os que seguem este ensinamento e fazem o não para o agrado das pessoas e sim para o agrado do Compassivo, faça o proveito dessas curtas palavras com um gra...Ver mais

Escreve uma resposta...


Cofe Emanuel Vilanculos pelo menos as fotos das cadeiras, não é dificil e nem muito grande o meu pedido


Vasconcelos Antonio café muito teimoso parece a frelimo

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Andre Jorge Chifeche Kkkk essa nao aguentei


Veloso Joanete Kkkkk,gostei Vasconcelos,ha frelimo teimoso nem?

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Andre Jorge Chifeche Muitissimo teimoso este partido


Mario Carlos Tete Epáh este filme não tem fim,ja rolou muita fita,nini não basta tudo q aconteceu meu amigo,descansa coma o seu tako,ainda quer abrir feridas?

Gosto · Responder · 1 · 1 h

não abrem feridas
pelo contrario...Ver mais


Titos Chiulele Hahahaha dzaguento com o milionario satar




Jose Chirruco A espera


Byzar Agy Bay nini , a unica coisa q faxo é duah pra q ALLAH faça justiça! o DUAH é arma de tudo nesta face de terra


não precisa mos de justiça 
eu posto isto so pra as pessoas saberem daquilo que foi o processo carlos cardoso


Apolenario Filimiano A justiça falha mas não tarda . Momade Assife Abdul Satar

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Manuel De Jesus Santana Nas proximas eleiçoes gerais... Candidata si pra ser Presidente da republica... Boss ti garanto q vais vencer.,.... Bons presidentes passaram da Djele, sifreram i por fim venceram...

Gosto · Responder · 1 · 1 h




Edson Mussa Luis Manenja Moz so tem juizes, magistrados da meia tigela

Gosto · Responder · 1 ·

Sem comentários: