quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

RAPTOS E PRISOES DE MEMBROS DA RENAMO!

Membros da Renamo detidos por hastearem bandeira na sede do seu partido

Depois foram soltos.
– José Paulino Ração (delegado político), Aquimo Selemane (chefe da Mobilização), Baú Salimo (chefe da Informação) e Teresa Nguido (presidente da Liga da Mulher) da Comissão Política Distrital da Renamo, em Macomia, na província de Cabo Delgado, foram presos pela Polícia na quarta-feira, 3 de Fevereiro, quando tentavam hastear a bandeira do seu partido num dos bairros da vila-sede daquele distrito. Mas foram postos em liberdade ao princípio da noite de ontem, depois da intervenção do comandante da PRM em Cabo Delgado. Haviam sido acusados de desobediência civil por terem hasteado a bandeira do seu partido.
A deputada da Renamo Albertina Ilda Lino, que confirmou a informação ao CANALMOZ, disse que o chefe das Operações da 1.ª Esquadra da PRM em Macomia justificou as detenções por a Polícia estar a cumprir ordens superiores de não permitir que a Renamo exerça actividades político-partidárias por ela “constituir uma ameaça ao poder”.
O chefe das Operações do Comando Distrital da PRM de Macomia, Alberto Aquimo, disse que as actividades eram ilegais. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 04.02.2016



Bom dia amigos, ontem escrevi sobre a prisao de 3 membros da RENAMO de nomes: Aguibo Selemane; Bau Salimo e Teresa Nguido, presos ontem mesmo em Macomia na Provincia de Cabo-Delgado, cujo a prisao foi efectuado pela policia no recinto da sede distrital da RENAMO, sub alegacao de que estes nao deviam icar a Bandeira do Partido. Estes irmao acabaram sendo soltos na noite de ontem.

Hoje nesta manha o meu telele toca e a informacao igual, so que esta demorou chegar, denunciando o Rapto de outros 3 membros da RENAMO no dia 31.01.2016 na Vila sede de Murrupula na Provincia de Nampula, de nomes: Daniel Cassiel Balanco; Momade Antonio e Armando Daniel. Dentres o Armando era o responsavel por heaster a Bandeira na Sede e com ele levaram a Bandeira. Ate hoje nao se sabe o paradeiros destes irmaos compatriotas.

Ainda ontem a noite as informacoes que me chegaram davam conta de Rapito do Delegado da RENAMO em Gondola na Provincia de Manica, que ate esta manha nao se sabia onde o levaram, ainda mesma madrugada, tentaram raptar a Presidente da Liga Feminina da RENAMO em Dombe na mesma Provincia.

Se a moda pega irmaos, o que vai acontecer com o restante? Nao havendo outra alternativa e para se defenderem da morte, muitos irao se ajuntar em outros lugares e apartir de-la, regressarem as casas com nova forca e forma de defesa pessoal. Amigos com esta onda de raptos, o governo estara a criar condicoes para uma revolucao politica em Mocambique. Pois acredito que serao poucos que de maos cruzadas ficar vao a espera do dia em que os Raptores lhe vao levar.

Os caminhos da parte INCERTA, estao sendo abertos pelo governo e sua forca de seguranca, pelo que a Paz so podera prevalecer caso o mesmo pare com essa postura.

Estamos de olhos, como amantes da Paz, nao vamos nos calar, ouvimos as denuncias do Primeiro secretario da Frelimo ontem sobre o mesmo assunto a acusar a RENAMO e a RENAMO a Frelimo, mas tudo so tem um lado a acusar, o GOVERNO, pois ele tem mecanismos para procteger e esclarecer os crimes. Se sao realizados por este ou por aquele. Enquanto o Governo se abster de esclarecer os acontecimentos e ele actuar contra um so lado, entao nao nos resta duvidas de que quem esta a raptar se chama Governo atraves das forcas de defesa e seguranca.

Queremos Paz.

Sem comentários: