quarta-feira, 4 de maio de 2016

Algumas peculiaridades da nossa desgraça do momento

Um amigo fez-me notar algumas peculiaridades da nossa desgraça do momento. Nada de novo em termos concretos mas o ângulo da sua análise é apreciável.
1. Guebuza e Chang foram pedir dinheiro a Credite Suisse e a VTB Russa.
o A Rússia está sofrendo sanções económicas impostas pelos EUA e a União Europeia
o A União Europeia é dos principais financiadores do orçamento geral do Estado e outros programas de Moçambique
o Prestar o serviço da divida à uma VTB é olear o sistema financeiro Russo
Constatação: Moçambique arranjou problemas ideológicos com o ocidente não apenas por ter quebrado a confiança mas também por justamente fazer negócio com um actor que se tenta pressionar/fragilizar.
“Arranje seu dinheiro, se for para alimentar a cobra que tentamos matar” é uma resposta óbvia de quem se sente ofendido ou mesmo traído.
2. PENSAMENTO DE VENDEDOR AMBULANTE: No seu informe aos jornalistas, o Primeiro-ministro disse que a ENI teria revelado que gastavam com a segurança mais de 200 mil de dólares. Ouviram na “rua” e sem estudos de viabilidade sérios lá correram para constituir empresas “para captar aquele dinheiro”. Mas a Proindicus não possui credenciais nenhumas em segurança daquela envergadura. Vão dai assumir que também facturariam valores iguais?

3. PENSAMENTO DE PADEIRO: Não existe nenhuma decisão final de investimento das petrolíferas americanas que não passe pela Casa Branca: WOWOOOOOO... 15 Meses.
Ainda vamos a tempo de escapar ao purgatório.
PS: A foto da capa é uma passagem do livro da Margareth Thatcher - antiga Primeira-ministra britânica, "a arte de bem governar".


Neyma Francisco, Claudino G. Nchumaly, Paulo Mendes Borges and 148 others like this.
Comments
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Acertou tudo amigo EV
6 hrs
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Confesso que gostei deste prisma de analise de reparar para o caso "DIVIDAS PUBLICAS" contraidas atraves de instituioces Russas e dai a raiz causa da situacao actual com o USA e o Ocidente. Aqui so me resta dizer "Deja disponible" ainda ha muito por se vir.
16 hrs
Remove
Rui Tenreiro
Rui Tenreiro 'Pensamento de vendedor ambulante' é o que temos que sobre. Bem observado. Triste é a citação de Margaret Thatcher, que simboliza o pior tipo de capitalismo.
16 hrs
Remove
Rui Tenreiro
Rui Tenreiro (apesar de haver uma grande possibilidade poder estar certa neste instante, custa ver alguma citação desta senhora que não me lembre do quanto ela arruinou o estado social e vidas de cidadãos um pouco por todo o lado.
6 hrs
Remove
Delto Rikinho Sitoe
Delto Rikinho Sitoe Esta é a famosa "DAMA DE FERRO" a fanática das ideias de Hayek, acabou com o modelo de Beveridge e o estado de bem estar social. maléfica
14 hrs
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Solução? Virar para oriente?
6 hrs
Remove
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane Veja isto Carvalho Joaquim Filipe Guilundo
6 hrs
Remove
Milton Chembeze
Milton Chembeze Professor Julião, leia estas linhas sobre a nossa desgraça colectiva, podem te interessar.
Depois, espero a sua opinião.

16 hrs
Remove
Julião João Cumbane
Julião João Cumbane Eu já estive aqui antes de ti, Milton Chembeze. Este texto do Egidio Vaz é especulativo. Não fica mau por isso. Faz mal por não dizer que está a especular e por fazer um esforço de fazer-se passar por verdade. É por isso que me escusei de comentar, quando passei por aqui.
6 hrs
Remove
Ariel Sonto
Ariel Sonto O que ha de especulativo, profe?
15 hrs
Remove
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Especulativo. Mas este professor pa?
1 hr
Remove
Milton Chembeze
Milton Chembeze Prof. não precisava de dizer que esteve antes de mim porque isso menos importa.
Agora, de que especulação fala? Aliás, só o facto de tudo ter acontecido "às escuras" abre espaço para a especulação.
E muitos aqui (incluindo o prof.) só especulam devido a exiguidade de informação.
Por exemplo, quem são o accionistas da EMATUM, MAM e PROINDICOS?

Remove
Válter Simbine
Válter Simbine
116 hrs
Remove
Jr Chauque
Jr Chauque Obrigado Válter muito obrigado pela imagem. Afinal o discurso do meu patrão é um Remix? Yuuuuu um
15 hrs
Remove
Válter Simbine
Válter Simbine Eis a verdade. Mas infelizmente, o patrão já não é o povo porque desconhece de muito que corre no seu próprio país.
2 hrs
Remove
Afonso Gomes
Afonso Gomes É uma reflexão bastante interessante e encaixa perfeitamente na situação política e económica em que o país se encontra neste momento.
16 hrs
Remove
Inocêncio Samuge
Inocêncio Samuge pensamento de vendedor ambulante
6 hrs
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Eu acho que o nosso pensamento está muito "amarrado" ao ocidente. Achamos que a nossa vida está lá, e que se eles nos deixarem vamos cair. Claro que isso é mau, e vai gerar dificuldades como país, uma vez que viemos cooperando com eles desde sempre. Mas a realidade é esta. Eles estão fechando as torneiras. E outra verdade é esta. Nós temos que sobreviver. E vamos! Nenhum país desapareceu da face da terra porque se cortou ajuda. Cuba ficou 50 anos sem essa ajuda, mas eis que ela ressurge. Vamos sentir dores, sim, mas vamos ter que superar, pois não temos outras alternativas senão sobreviver. Talvez o que vai nos sufocar é esta morbidez de ficarmos felizes com as nossas desgraças, e a festejarmos essas coisas. Isso (talvez) é o que pode nos derrubar e desaparecermos mesmo. Por outro lado, e como disse no meu primeiro comentário, a viragem ao oriente pode ser forçada por esta decisão indirecta de querer atingir a Rússia punindo os outros que não entram nessas guerras. A China pode ganhar terreno, e nesta guerra geopolítica, ela pode avançar consideravelmente, pois um país precisa de alimentar os seus, e não vai parar para que se sinta pena dele. Não sei o mano Egidio está lembrado: durante a campanha eleitoral ou pré-campanha, o Presidente Nyusi visitou as potências ocidentais, mas não foi à China. Sabido que Moçambique dentro de uns cinco a dez anos vai dizer alguma coisa em termos de recursos naturais, este vacilamento do ocidente pode ser aproveitado pela China para ir entrando, afirmando-se como o parceiro estratégico, não só de Moçambique, mas de toda a África Austral: Angola está bad com o ocidente, África do Sul e Zimbabwe idem. Há muito pano para manga sobre analisar esta situação se quisermos sair dos nossos umbigos. As relações diplomáticas são win-win, e não são feitas a curto prazo. Visão estratégica precisa-se, deles assim como de nós como país.
55 hrs
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis So quem percebe de economia internacional na integra pode perceber com ponderacao o custo de oportunidade de nos desacorrentarmos do Ocidente. Nao sao assuntos que devemos abordar amolecidamente se queremos desenvolver, crescer e progredir. Cuba é um pais socielista comunista nato ( tudo partilha-se) e nos aqui que nem sal consegues pedir ao vizinho?
15 hrsEdited
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Então pensa que vamos ficar sem sal?
4 hrs
Remove
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Américo Matavele Nao gostaria porque nao consigo alimentar me de comidas sem sal, alias para contrabalancar na dieta como nos é nutricionalmente recomendado.
4 hrsEdited
Remove
Eugenio Abilio Abibo
Eugenio Abilio Abibo Será que a Polícia está ao serviço do cidadão comum ou da elite no poder?o mal esta na aplicação ou seja na gestão deste valor em relação a vida do cidadão. Quem saqueio que divolva
14 hrs
Remove
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Esta iminente o retorno ao tempo do repolho ( 1983)
3 hrs
Remove
Luis Ah-Hoy Jr.
Luis Ah-Hoy Jr. 200 milhões de dólares em segurança, duvido muito.
Talvez pretendia dizer 200 mil dólares/dia (valor anunciado publicamente pela ENI)? E mesmo esse valor deve ser devidamente verificado.
Mas são pontos muito interessantes.

Quanto à protecção marítima da plataforma, consta-me que é assegurada pelas Forças Armadas de Moçambique e financiadas pela ENI. Se não estou em erro, o Estado moçambicano já está a 'captar o dinheiro' derivado do negócio a que se propõem a ProIndicus e outras.

15 hrsEdited
Remove
Egidio Vaz
Egidio Vaz editei para ajustar para o 200 mil dolares. de facto, verifiquei que estava errado. obrigado
15 hrs
Remove
Zito Tomas
Zito Tomas Enfim, mergulhamos de cabeça na maldição dos minerais ainda por explorar.
5 hrs
Remove
Jr Chauque
Jr Chauque Ya Ya só k em tem quadro de óculos no lugar de óculos é que não vê.
5 hrs
Remove
Francisco Pacheco Chigogoro
Francisco Pacheco Chigogoro Ate ai teremos que engolir o repolho de 1983
5 hrs
Remove
Nando Ramos
Nando Ramos Gangsterismo
5 hrs
Remove
Jose Cossa
Jose Cossa "Talvez o que vai nos sufocar é esta morbidez de ficarmos felizes com as nossas desgraças, e a festejarmos essas coisas." profundo mano. obrigado
15 hrs
Remove
Nelson Junior
Nelson Junior Simples observacao...se bem que eu compreenda onde quer chegar,mas foi a Margareth Thatcher que quase quase destruiu o Reino Unido, privatizando quase todos os servicos sociais...Major e Blair tentaram remediar a situacao mas foi e continua a ser impossivel...os mocambicanos " recorreram" aos russos e suicios por estes terem sistemas financeiros "sujos" e de caracter mafioso...Eh de agradecer imenso o tal ou a tal que "apitou" o Wall Street e o Financial Times....um governo que tem habito de tomar decisoes em segredo, eh um governo porco...
25 hrs
Remove
Sousa Alcandra
Sousa Alcandra Enquanto isso, a delapidação do pouco que sobrou não pára: Veja: www.ufsa.gov.mz/ajustes_directos.php


ufsa.gov.mz
5 hrs
Remove
Euclides Da Flora
Euclides Da Flora lamentável isso.....
5 hrs
Remove
Sousa Alcandra
Sousa Alcandra Só para dar um exemplo, porque há mais.
5 hrsEdited
Remove
Bone Waka Mazuze
Bone Waka Mazuze POOOOOOOOOOOOOOOORRA esse Instituto superior de estudos de defesa A.E.G foi enaugurado quando... TEM QUANTOS ESTUDANTES...ajuste ditrecto pagar muito acima do que esta previsto que eh abaixo de 100 mil
4 hrs
Remove
Bone Waka Mazuze
Bone Waka Mazuze ROUBALHEIRA PAH
4 hrs
Remove
Sousa Alcandra
Sousa Alcandra E ainda a PGR quer e espera por DENUNCIAS para pôr mãos à obra!......Xirrrrrrrrrrrrrrah
4 hrs
Remove
Maria Lucia Rodrigues Francisco
Maria Lucia Rodrigues Francisco
5 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota Mas como é que Guebuza, intitulado o Visionário, o Clarividente pelos títeres, não leu esses cenários e Zás, correu pra buscar dinheiro em praças russas, mano Vaz?
15 hrsEdited
Remove
Egidio Vaz
Egidio Vaz Primeiro porque tudo o que queria era dinheiro. Segundo porque ciente de que estava de saida, qualquer problema ulteror nao seria dele. Terceiro porque com aqueles angariadores de investidores era mais facil obter dinheiro fresco do que com outros bancos. Juro que se a China tivesse aquele dinheiro, ele preferia a China. Mas a nossa cota já esgotou. Os chineses também querem que comecemos a pagar
23 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota Há possibilidades da china fechar as torneiras, à maneira do banco mundial?
3 hrs
Remove
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não há mano. Os Chineses não são Mafuriji. Fazem negócio.
3 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota Pensei que como nos habituaram, desta vez também vão nos mimar...
3 hrs
Remove
Chalengue Strukel
Chalengue Strukel Grande pv irmao
4 hrs
Remove
Nando Chimene
Nando Chimene
4 hrs
Remove
Ramalho Edson Paris
Ramalho Edson Paris Kkkkkkkkkkkkk sendo assim quem USA dinheiro do ladrao è ladrao. Eishhh prontos falei
14 hrs
Remove
Carlos Batista
Carlos Batista Os inconsequentes nos meteram em um grande sarilho.
3 hrs
Remove
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby Guebuza, Guebuza, Guebuza...
3 hrs
Remove
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba EUA que sem dúvida tem uma mão forte no FMI,no Banco Mundial,na OMS,na ONU e que tem também uma boa ou pequena relação amigável com a União Europeia,já a bastante tempo que não confia no nosso governo.
Se esse meu raciocínio for certo,este governo pode cair,isto é,a felimo pode cair. Basta os partidos da oposição jogarem um bom jogo político.
Basta as organizações da sociedade civil saber mobilizar bem a população.

12 hrs
Remove
Eddy Waku Lombëla
Eddy Waku Lombëla Falou e disse tdo #Gulumba #D.#Mutemba eu a semanas alertei ums fulanos da oposição assim cmo da sociedade civil que so precisavam d alavancar a sua força à do povo, e daí todo o império da ditadura vai cair, desabar msmo e até ficar em chámas....!
2 hrsEdited
Remove
Elisio Tembe Tembe
Elisio Tembe Tembe falamos sempre desta dívida sempre e não nos perguntamos os rostos destas empresas fantasmas .
temos que conhecer os rostos dos gestores destas empresas empresas fantasma , pelo contrário estaremos a falar da dívida as cabracegas .
temos que discutir dívida com rostos dos responsável dela , as empresas fantasma pelo menos devem vir ao público se explicar para termos a certeza que elas existem e serem dadas as sua responsabilização .

2 hrs
Remove
Mwana Acusdo
Mwana Acusdo Caro Egídio! Concordo em parte na sua teoria, mas para alargar o debate coloco uma questão: não seria interesse dos russos fazer parte dos credores de "alguma" empresa Moçambicana ligada ao gás de Rovuma???? Segundo expertos, as reservas de gás na bacia do Rovuma são suficientes para fornecer os maiores consumidores europeus, ou seja a Alemanha (que já está a colonizar a Grécia), a Inglaterra (com a mesma política exterior de há 500 anos, ou seja, dividir para reinar), a França (corrupta na EMATUM e detentora de parte do PIB de vários países africanos) e Itália (que já vem com a Ente Nazionale Idrocarburi e toda a corrupção adveniente) por 20 anos!!!! Isso mesmo por 20 anos..., tempo suficiente para aborrecer o Putin, este fechar o Supply a Europa e ficarem a rir-se dele!!!! Bom, esse deve ser um pesadelo para Putin e por isso, de cá de casa, alguém facilitou, pedindo um empréstimo "soberano" de maneiras a que, se for necessário vender o gás todo, este não vai apenas para a Anadarko (Uncle Sam), os Europeus, mas também vai para Moscovo... Ahahahhaaa, ahahahahaha, ahahahahahah: teoria de conspiração...

Sem comentários: