segunda-feira, 2 de maio de 2016

André Catueira trouxe-nos a verdade que a PRM negava! E agora?





Egidio Vaz

André Catueira sempre trouxe-nos a verdade.

André Catueira adicionou 3 fotos novas — com Egidio Vaz e 8 outras pessoas.

Gorongosa, Moçambique, 01 mai (Lusa) Pelo menos 15 corpos estão visíveis, espalhados ao abandono na região da Gorongosa, perto de uma vala comum denunciada por camponeses, numa zona fortemente vigiada por militares, testemunhou a Lusa no local.

A presença dos militares não permite o acesso à vala comum onde, segundo camponeses, se encontram mais de cem corpos, mas são visíveis dezena e meia de cadáveres nas imediações, espalhados pelo mato e alguns deles despidos.
E AGORA?????

“Agora que temos imagens, a grande questão que se coloca é saber quem matou aquelas pessoas” diz Daviz Simango

Após terem sido divulgado imagem de alguns corpos na vala comum na Gorongosa, choveram comentários nas Redes sociais, nos blogs e outros órgãos de informação. Algumas individualidades políticas e figuras públicas também não ficaram indiferentes com o que aconteceu. Daviz Simango é um deles. O líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), disse ontem, Domingo (1), estar chocado com as imagens de corpos na Gorongosa, província central de Sofala e, exigiu um apuramento dos factos.
“Vi as imagens e são chocantes”, disse Daviz Simango, citado pela Lusa.
A presença de militares não permitiu o acesso à vala comum descrita pelos camponeses, mas era visível uma dezena e meia de cadáveres nas imediações, espalhados pelo mato e alguns deles despidos.
Daviz Simango avançou que uma equipa do seu partido seguiu para a Gorongosa, mas não conseguiu chegar ao local, “porque está tudo cercado por militares e é preciso muita coragem para circular ali”.
Os elementos do MDM descrevem “um cheiro terrível” junto da estrada, prosseguiu o líder partidário, acrescentando não ter “a mínima dúvida” da existência da vala comum na região e suspeitando que haja outras por revelar.
“Agora que temos imagens, a grande questão que se coloca é saber quem matou aquelas pessoas”, salientou Simango, também presidente do município da Beira, capital de Sofala, reiterando que é preciso uma investigação aos factos, após ter exigido, na sexta-feira, na primeira reação à denúncia dos camponeses, o envolvimento do parlamento e do Ministério Público.
Daviz Simango lamentou ainda os desmentidos das autoridades locais e agora quer ouvir mais explicações.
“Se desmentem e não têm culpa no cartório, então porque desmentem?”, questionou.


Manganhe J. Vicente isto e' uma autentica vergonha Nacional

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Arlindo Chissale E agora que temos as imagens: Quem são os autores?- Os que gritam aos berros ou os silenciados? - GOD TIRES!

Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Sergio Serpa Salvador Quero ver a caravana dos g40! Vão dizer que é invenção da imprensa estrangeira. É manipulação, etc! Imagens chocantes, nunca antes pensei que no Estado "moderno" como o nosso pudéssemos registar coisas idênticas!

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Paolo Figueiredo De Figueiredo Incrivel que perante essa guerra nao declarada com centenas ou mais irmaos nossos mortos e ninguem faz parar!!! apenas apelamos a paz e ao dialogo!!!!!

Gosto · Responder · 1 h


Marechal Marechal Epah meu senhores
Isso aí nem características de vala comum tem

E na imagem que circulava da vala eram cadáveres organizados e não kwanguanha kwanguanha como está nessa actual imagem! E reparando bem é bem provável que essas imagens nem de Moçambique são! Da próxima vez façam vídeo para nos convencer
Contudo meus caros amigos não há o que reclamar nessa imagem, mas também o que se espera no campo de batalha? São mortes e se de verdade esses corpos estão em Moçambique, ninguém nos garantiu ate então de que lado pertence os corpos, se são da renamo ou fds, porque da maneira que esses corpos se destacam,
Aí parece um senhor e uma senhora, ele está sem roupa, então aí muita coisa suja, os manos que estão apoiar a renamo só podem lançar culpa ao governo, mas para mim essa imagem não diz nada, queremos ver vídeos, o mesmo dispositivo que tirou a foto deveria fazer um vídeo, e o Facebook já permite lançar vídeos
Por tanto não confio nessa Vossa fonte
O outro já não dá para identificar só podemos levar para o estudo da anatomia

Gosto · Responder · 1 h


Sergio Serpa Salvador Marechal Marechal, não se trata de culpar ou não culpar. Trata-se de lamentar chacinas como essas! Não interessa quem as praticou! Isso é condenável!

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Marechal Marechal Vc diz isso, mas as pessoas que postam essas coisas dizem que o culpado é a Frelimo onde já viu isso! Esses da Renamo já foram corrompidos, querem trazer a segunda colonização aqui, com esses portugueses mafiosos

Gosto · Responder · 1 h


Sergio Serpa Salvador Depois, te referes a vídeos para acreditares! Acha que isso é vídeo game? Não brinque com coisas sérias!

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Jonas Joaquim Mano Vaz penso que ideia era de trazer a imagem da vala comum estas fotos não são da vala portanto não vejo nada ai que confirma a noticia da LUSA.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Bento Bembele " chipuitiquizi chimbanensa kwenekwene" . Lamentável, ja se disse que não se consegue chegar a vala comum porque os militares da FADM não deixam. Estão a controlar. Ainda existem os distraídos... que não acreditam. Esses são mentes fracas... como de galinha.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Marechal Marechal Sergio Serpa Salvador jura???

Gosto · Responder · 58 min


Marechal Marechal Bento Bembele como tiraram essas Fotos? Se dizem K estes corpos estão ao lado da vala??

Gosto · Responder · 57 min


Escreve uma resposta...





Julio Lacitela Que se cuide o Andre Catueira.

Gosto · Responder · 1 h


Rui Tenreiro Isto faz-me lembrar o Gersony report, que não foi feito por aliados de Moçambique. Foi um relatório encomendado pelos americanos ao Sr. Gersony, que se limitou a recolher dados. Aqui estão tb alguns excertos —
http://docdro.id/aCHpoOb




Gersony report excertos.docx
View and download Gersony report excertos.docx on DocDroid
DOCDROID.NET

Gosto · Responder · 1 h


Bento Bembele A Sociedade Civil moçambicana bem como as Igrejas, que tem sido eximias para organizar manifestações de repúdio, desta vez estao: 🙈🙉🙊

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Inocêncio Samuge


Gosto · Responder · 3 · 1 h


Hobety Luys Muhamby E agora??? O que a polícia vai dizer desta vez?

Gosto · Responder · 42 min


Jeronimo Jose Nhavotso Jerry Imagem triste. A paz dos mocambicanos. Eis a questao: Mocambique sera signatario da carta dos direitos humanos? Sera k esses seres humanos nao merecem enteiro como tal? Sera k a ONU sabe o k xta acontecer em moz? Podem esses ser crimes contra a humanidade cuidem se ! Lembrem se do tribunal penal intermacional .

Gosto · Responder · 1 · 35 min


Reginaldo Tchambule Dampg Confuso!

Gosto · Responder · 18 min


Mab Mondlane Ate quando vamos assistir a destruicao deste pais sentados nos nossos sofas!!??
André Catueira adicionou 3 fotos novas — com Egidio Vaz e 8 outras pessoas.
17 h ·


Gorongosa, Moçambique, 01 mai (Lusa) Pelo menos 15 corpos estão visíveis, espalhados ao abandono na região da Gorongosa, perto de uma vala comum denunciada por camponeses, numa zona fortemente vigiada por militares, testemunhou a Lusa no local.

A presença dos militares não permite o acesso à vala comum onde, segundo camponeses, se encontram mais de cem corpos, mas são visíveis dezena e meia de cadáveres nas imediações, espalhados pelo mato e alguns deles despidos.

E AGORA?????



47 gostos93 comentários32 partilhas


Augusto Gildo Buanaissa, El Patriota, Alexandre Chavanguane e 44 outras pessoas gostam disto.
32 partilhas
Comentários

Eliminar
André Catueira A minha memoria ainda esta bem fresca quanto a recusa de refugiados no Malawi. Será isso "jornalismo primitivo" Canancio Malache?

· 5 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco Agora quero ver se o comando Geral e o Governo de Sofala, vao desmentir a jato como fizeram com as primeiras informacoes.

· 2 · 16 hEliminar

Eliminar
Daniza Mathe Dário Cláudio Dias

· 16 hEliminar

Eliminar
Dário Cláudio Dias Boato! !

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Daniza Mathe


· 16 hEliminar

Eliminar
Dady Rosse chato isso

· 16 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache Catueira não falamos de Malawi.ai não vejo vala comum , mas sim corpos. até aqui ainda não me provaram da vala.o discurso mudou

· 6 · 16 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache Alias uma boa reportagem não pode deixar com sombra de dúvidas para quem recebe a informação

· 4 · 16 hEliminar

Eliminar
Leonardo Gasolina Ilustre André Catueira, queira, por favor, receber os meus sinceros agradecimentos. Na verdade, quando a Polícia veio, em público, desmentir a existência deste facto, queria que alguém imparcial fosse ao terreno. E assim meu respeitado, Catueira já fez isso. Assim aguardo os pronunciamentos da Polícia e outras autoridades.

· 4 · 16 hEliminar

Eliminar
Agostinho Nhampossa Quem me garante que estas imagens sao de Gorongoza?

· 2 · 15 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache O bom jornalismo televisivo não pode se basear apenas por um telefonema como base da noticia. Há regras meu caro André Catueira

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
El Patriota Bonito, caro Canancio. Acertas-te. É isso que defendem os manuais do jornalismo. O único problema é que o Canancio é suspeito. Sabemo-lo muito bem porque quer desmerecer o grande trabalho do Catueira, jornalista que de resto já provou as suas credenciais... Força Catueira.

· 1 · 1 hEliminar

Eliminar
André Catueira Pessoalmente também estou a espera, de forma sincera Leonardo Gasolina. Canancio Malache as tacticas de fuga para frente.

· 3 · 16 hEliminar

Eliminar
Alex Gove Parabéns aos que incansavelmente informam-nos a cerca destes crimes, agora queremos ouvir a próximo mentira do governo.

· 2 · 16 hEliminar

Eliminar
Alfredo Macuácua Horrível!!!!!!

· 16 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache Cátedra eu também estou ansioso em saber a verdade, fala de mais de cem corpos, informação como essas dificilmente se omitem

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Manuel Severino Xavier Evitem mediatizar assunto falso e evitem ser boateiros. Espero que sejam restriados por causa dessa desinformação ao público. Quais corpos viram quem foi lá e viu de perto. Se nem para ir a praia tem medo

· 16 h · EditadoEliminar

Eliminar
Mingas Sande Mas o senhor não tem vergonha tentar desmentir o óbvio!? Faça-me o favor..

· 1 · 14 hEliminar

Eliminar
Manuel Severino Xavier Mingas Sande fica no seu canto vce e bebê e para de falar bujardas nas redes sociais

· 14 hEliminar

Eliminar
Mingas Sande Se a maturidade implica pensar como o senhor, prefiro ser um eterno bebé

· 4 · 14 hEliminar

Eliminar
Manuel Severino Xavier E melhor mesmo. Antes de eu lhe restrear ja

· 14 hEliminar

Eliminar
Edio Matola Manuel Severino Xavier não tem vergonha? Para de ameaçar a miúda!!!

· 3 · 12 hEliminar

Eliminar
Elsa Xerinda Manuel Severino Xavier, está nervoso?

· 1 · 11 hEliminar

Eliminar
Rafael Ricardo Dias Machalela Manuel, você é um FDP. Ameaça sovar uma mulher? De certeza não sabe o que fazer com ela na cama...

· 2 · 4 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco Canancio Malache para de criar calor, voce tem olhos para ver e acreditar nos factos aqui reportados, pois o senhor sabe muito bem que existe no jornalistos diversas maneiras de transparecer cada facto, o André Catueira ja o fez, nao questione e nem julgue como teve acesso a area protegida

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Alicene Erasmo E agora!

· 16 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache Ninguém José jeco não estou a julgar a ninguém. O jornalismo primitivo que eu citei dos órgãos como a SIC e outros fizeram. E contra a regra de jornalismo televisivo.nao vejo o porque de André Catueira mencionar me.apenas estou acusar a recepção dele.eu partilho comigo mesmo as minhas ideias. Não uso esse plataforma para assumir protagonismo

· 16 hEliminar

Eliminar
Stelio Simao Só não vê quem não quer ver

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco com todo respeito caro Canancio Malache, nao precisava de dar tantas voltas para dizer que nao gostou de ser add na informacao do André Catueira.

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco jornalismo primitivo? iikikikiki meu caro Canancio Malache, assim queres aqui dizer o André Catueira nao faz e nem segue regras jornalisticas? Com qual o senhor aprendeu na escola?

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Mary Jane Pinho Triste e' realidade parabens padrinho d ester

· 16 hEliminar

Eliminar
Alex Gove Manuel desculpa, você deve fazer parte dos lambebotas do regime, estamos numa era de informação onde quem quer ficar desinformado é escolha sua, não venha com esse papo.

· 2 · 16 hEliminar

Eliminar
Arcénio Sebastião Neves nao queria escrever nada, mas o Canancio Malache me obriga. por favor Canancio é com todo o respeito que nao quero te dar cada nomes, mas podia sim... tu queres vala? entao leva Magamba e vao filmar lá. has de ver o que os teus companheiros montaram lá seu....

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Isac Naiene Entre a TVM e a SIC quem exerce "telejornalismo primitivo"?

Ha muita heresia por aqui...

· 6 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco Arcénio Sebastião Neves nao te esforce em perguntar pessoas que tem miolos para pensar e cabeca para analizar. se bem que me lembro no periodo da campanha eleitoral a frelimo usou o sloga "QUEM NAO E DA FRELIMO O PROBLEMA E DELE" e eu faco o mesmo para os que nao querem acreditar "QUEM NAO ACREDITA NO JORNALISMO AQUI APLICANO O PROBLEMA E DELE E QUE CONTINUE DESINFORMADO"

· 2 · 16 h · EditadoEliminar

Eliminar
Manuel Severino Xavier Senhor AlexGove e preciso comentar coisa com todo o mérito não anda a desenformar as pessoas. Tenha consciência de um patriota e saiba que estas em Moçambique e não na líbia. Porque quer criar sururo sem que estejas informado da realidade.

· 16 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache Jeco tens serios problemas de percepcao.e de lamentar.leia e interpreta como as coisas são.

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Luis Magamba Arcénio Sebastião Neves, não me mete nisto. Façam crítica e observação de forma imparcial e profissional. Onde entra Magamba?

· 3 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco Mais quem falou de jornalismo Primitivo foi o senhor Canancio Malache, e quem falou aqui de protagonismo na informacao tambem foi o senhor

· 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco como tenho graves problemas de interpretar uma informacao

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Baptista Chigalo Uma vergonha para o governo da frelimo.

· 16 hEliminar

Eliminar
Canancio Malache Não torno promíscuo os meus ideias nas redes sociais. Obrigado pela atenção

· 2 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco obrigado para se tambem Canancio Malache, dizer que fiquei chocado quando aqui disseste que se faz jornalismo primitivo neste Pais, fugindo para a Europa citando a SIC. o alvo atigiste e nao comungo com ideias de pessoas nao patriotas.

· 16 h · EditadoEliminar

Eliminar
Canancio Malache Já viste que tas mal na percepção José Jose Jeco Jeco. Vai reler o que escrevi e procura em que momento falei de jornalismo primitivo.ja disse que não procuro protagonismo nas redes sóciais

· 2 · 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco nao previso de ir longe:\"Canancio Malache Ninguém José jeco não estou a julgar a ninguém. O jornalismo primitivo que eu citei dos órgãos como a SIC e outros fizeram. E contra a regra de jornalismo televisivo.nao vejo o porque de André Catueira mencionar me.apenas estou acusar a recepção dele.eu partilho comigo mesmo as minhas ideias. Não uso esse plataforma para assumir protagonismo"

· 16 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco Nao fui eu quem escreveu isto Canancio Malache

· 16 hEliminar

Eliminar
Baptista Chigalo O problema nao é ter problema de percepção. É nao saber falar a verdade. Muito mais medo que meu compatriota Jose Jeco Jeco tem. Eu sou imparcial.
Pronto, falei.

· 16 hEliminar

Eliminar
Alicene Erasmo O que se passa aqui amigos? Nao e' verdade o que se noticia, entao quem o diz que prove ( nao so argumentar) o contrario e prontos!

· 16 hEliminar

Eliminar
Baptista Chigalo O país está seriamente encavilhado pela falha na governação passada. Isso é verdade.

· 16 hEliminar

Eliminar
Manuel Severino Xavier Luis Magamba e Canancio Malache deixem os que não sabem interpretar o jornalismo. Concordo convosco acho que não há necessidade mesmo de tornar promíscuo as ideias perante umas pessoas desenformadas. Eu também me retiro nisso

· 16 hEliminar

Eliminar
Alex Paulo Dos Anjos Se aranjo fotos de gajas nuas a fornicarem com cavalos e digo que é Matola a seguir phaamm todos acreditam...É isso?

· 1 · 16 hEliminar

Eliminar
Mateus Ernesto Mariano Kikikikiki aqui ainda usam aquilo eu hoje quero queimar.kikikikiki

· 15 hEliminar

Eliminar
Alex Gove Já esta dito quem não acredita o problema é dele (MANUEL)

· 15 hEliminar

Eliminar
Alex Paulo Dos Anjos Prefiro ser Tomas da Bíblia, acredito vendo na STV.

· 2 · 1 h · EditadoEliminar

Eliminar
Joaquim da Costa É Tomás quem acreditou vendo, essa tua bíblia é de onde kkk. JC

· 1 · 1 hEliminar

Eliminar
Alex Paulo Dos Anjos JC maning. Thanks.

· 1 · 1 hEliminar

Eliminar
Laila Mulima Waropo Amim

· 15 hEliminar

Eliminar
Vitorino David !????

· 15 hEliminar

Eliminar
Didixo Taju Alguém me pode confirmar esse tal Canancio Malache é jornalista da TVM em Manica. ? Desculpem me ha muito que não vejo a TVM mesmo ciente de que sobrevive dos nossos impostos...Isso é o cúmulo de lambibotismo queres provas concretas vai até lá com o teu câmara Men se não vao te dimitir e ficares desempregado aí sim vais meter CV nesses canais que fazem jornalismo
primitivo. ..!...Esse assunto é pra jornalistas seniores que não precisam aplicar todas técnicas para provar a veracidade dos factos...Você ainda é um jornalista juvenil por isso que precisas de aplicar todas técnicas do coach...Sob risco de ficar no banco. ..!esse assunto não é pra juvenil. ..treina mais...!

· 3 · 15 h · EditadoEliminar

Eliminar
Canancio Malache Didixo vamos nos respeitar. Não és da minha confiança e não admito falta de respeito

· 1 · 15 hEliminar

Eliminar
Didixo Taju Se te faltei o respeito imensas desculpas mas os teus comentários anteriores tiram a seriedade de quem procura justiça, verdade e isenção

· 2 · 15 hEliminar

Eliminar
Adelson Rafael Circle Langa mais dados, como sugeri somente uma comissao independente e multidisciplinar pode trazer a verdade ao de cima!

· 3 · 15 h · EditadoEliminar

Eliminar
Circle Langa Tive acesso a estas imagens por whatsapp muito cedo hoje mas isto, infelizmente, não diz o suficiente para dar razão a VOA.
Como diz Reginaldo Tchambule Dampg "
Deixou-me confuso isto. 1 - O grupo de jornalistas não relata o que viu.
2- Voltam a citar camponeses e se prestarem atenção nestes depoimentos parece que falam a partir de um local distante da zona onde foram encontrados os corpos.
3- Existem fotos (diga-se com muita qualidade) mas diz-se a dado momento que é de difícil acesso devido a presença de militares.

Afinal: Os jornalistas chegaram ou não local? Porque não relatam o que viram?"

P.S. Estabelecer relação entre esses corpos e a vala de modo não falacioso é o que precisa-se.

· 1 · 13 hEliminar

Eliminar
Ericino de Salema infelizmente, eh veridico que ha mesmo vala comum. quanto aa construcao da noticia, quem tem ideia pratica do que eh reportar em situacoes adversas entendera a mateeria. parabens, andre catueira!!!

· 6 · 13 h · EditadoEliminar

Eliminar
Adelson Rafael Circle Langa Infelizmente, a minha consciência não permite refutar evidencia quando alguém apresenta-me factos concretos, somente uma terceira pessoa com contra factos, algo que espero de uma investigação independente e multidisciplinar

· 3 · 12 hEliminar

Eliminar
Edio Matola Circle Langa agora não é a VOA, mas sim Lusa, e num intervalo de 3 dias! Não seria tanta coincidência para ser invenção! Agora, tendo em conta a delicadeza do assunto, convista a esclarecer o assunto continuas pensado que devem ser os jornalistas a darem mais detalhes, e nåo o Estado a provar que é tudo mentira e invenção? Alias, a publicação faz questão de elucidar o local da tal vala comum, dai que penso que insistir que os jornalistas devem dar mais matéria sobre a sua publicação, não acho ser a melhor maneira de apurar a veracidade desta informação, e dado a gravidade da situação, o Estado é que deve esclarecer!

· 2 · 12 hEliminar

Eliminar
Dady Cossa Cossa Isso nao podemos calar vamos abrir nossas bocas meu deus hode extamos

· 1 · 15 hEliminar

Eliminar
Sónia Ricardo DA Silva Imagens chocantes.

· 15 hEliminar

Eliminar
Didixo Taju Então pare de lamber a bota não sei de quem aqui. ...

· 15 hEliminar

Eliminar
José de Matos Andre Catueira, muito obrigado por este serviço de interesse publico e por ter desmascarado as mentiras da Policia e das autoridades!

· 4 · 59 min · EditadoEliminar

Eliminar
Alex Paulo Dos Anjos Pulhas passam a vida a postar imagens tristes só para tentarem mostrar fíticiamente imagens que não tem nada a ver com Moçambique... Domingos estão nas igrejas... Hipócritas!

· 3 · 14 h · EditadoEliminar

Eliminar
Circle Langa Pela tua lucidez, obrigado, Alex.

· 13 hEliminar

Eliminar
Flavio Massingarela O jornal Expresso publicou a notícia assim como ela está aqui. Quem é que foi o primeiro a publicar? O dono do post é do Expresso? Quem foi que tirou as fotos? Quando é que tirou?
Estas e outras informações podem ajudar a perceber este mistério, repito, pode .

· 2 · 14 hEliminar

Eliminar
Tomocene Antonio Tomocene Eu nao acredito pork a muita deseformacao aki na rede social

· 1 · 14 hEliminar

Eliminar
Tomocene Antonio Tomocene Voces andam a deseformar o povo para manchar o governo nao se conkista o poder desta forma

· 1 · 14 hEliminar

Eliminar
Sofia Esmael Esmael Meu Deus! e agora?????????

· 14 hEliminar

Eliminar
André Catueira Por favor, debates sem animos e nervosismo. Precisamos respeitar opiniões.

· 2 · 14 hEliminar

Eliminar
Leonardo Gasolina André, keep calm. É preciso acreditar que Moçambique está, hoje, como está por causa de atitudes de pujança de certos senhores. Haja honestidade e nada de ilicitude!

· 14 hEliminar

Eliminar
Izidro Ractone Pessoalmente conheço André Catueira embora poucas oportunidades temos de trocar impressões. No campo profissional tenho lido o trabalho dele e revela se quanto a mim ser digno de distinção. Sinto me muito bem representado com os rabiscos dele.

Ao Canancio Malache, também conheço o contacto como profissional. Muito dedicado e que noto muita entrega no que faz. E agora! Onde reside o diferencial?

Canancio Malache tem uma linha de orientação e filosofia laboral jornalística completamente diferente da do Andre Catueira. O primeiro com imensas dificuldades de exercer a sua profissão com isenção e imparcialidade pelas razões sobejamente conhecidas. O segundo, com maior campo de autonomia, independentemente, isenção e imparcialidade.

Vamos ao assunto.

Pessoalmente levantei as mesmas questões que Canancio e tantas outras pessoas levanta (ram) quando este assunto de vala comum foi despoletado pela imprensa internacional. Até porque questionei Lazaro Mabunda a veracidade da noticia quando ele partilhou - a. Mas ele embora reconheça os eventuais vícios da mesma, entendeu que a idoneidade daqueles órgãos informativos internacionais motivaram lhe para que partilhasse a notícia

Mas mesmo assim eu fui questionando outros internautas para que me fornecessem elementos contundentes nomeadamente vídeos e imagens mais esclarecedoras e ainda mais algum canal informativo idoneo e domestico a reportar.

Hoje é André Catueira. Um profissional cuja as suas qualidades citei acima.

Francamente já estou ficar mais para cá do que para lá. Ou seja: Estou dividido, mas já com pouco mais de 50 % de hipóteses que acreditam na possibilidade da notícia ser verdadeira.

Pelo que tanto ao André Catueira e seus seguidores bem como ao Canancio Malache e seus seguidores, apelo à contenção dos ânimos. Evitamos nos apontar porque a única certeza que tenho é que existe uma verdade. E quando ela chegar não sei como ficam os rótulos que atribuímos a este ou aquele.

É só lembrar o caso Pompe em Xitima e recentemente os nossos concidadãos em Malawi (refugiados). Batemo nos mas a verdade veio e calou todos.

O facto é que este conflito sem dúvida está produzir mortes quer dum quer doutro lado. Mas raras são cerimónias fúnebres de vítimas em combate. Ainda não estamos numa guerra declarada que propicia essa falta de informação sobre vítimas mortais. Mas também não é menos verdade que por razões estratégias nenhuma das partes quer se arriscar a soltar estas informações.

A questão que não quer calar é a seguinte:

Será que os beligerantes quererão dizer que o conflito não produz vítimas mortais???

Da parte da RENAMO é perceptível que hajam escassas informações pela dificuldade que todos nós temos de saber quem são e onde residem mesmo os seus homens armados.

Mas do lado governamental esse entendimento não pode passar.

E ENTÃO? ????

· 10 · 14 hEliminar

Eliminar
Orlindo Vareta Vareta Imagens de outros países viraram Moçambique. Tenho pena do povo de Moz que a todo momento está sendo instrumentalizados por objetivos obscuros. Líbia caiu assim mesmo. Hoje estão arrependidos. Falta nos.

· 14 hEliminar

Eliminar
Circle Langa ESTE POST É INCOERENTE...

Tive acesso a estas imagens por whatsapp muito cedo hoje mas isto, infelizmente, diz nada para dar razão a VOA. Como diz Reginaldo Tchambule Dampg "deixou-me confuso isto.

1 - O grupo de jornalistas não relata o que viu.

2- Voltam a citar camponeses e se prestarem atenção nestes depoimentos parece que falam a partir de um local distante da zona onde foram encontrados os corpos.

3- Existem fotos (diga-se com muita qualidade) mas diz-se a dado momento que é de difícil acesso devido a presença de militares.

Afinal: Os jornalistas chegaram ou não local? Porque não relatam o que viram?"

P.S. Estabelecer relação entre esses corpos e a vala de modo não falacioso é o que precisa-se.

· 2 · 13 hEliminar

Eliminar
Ericino de Salema José Chissano; Raul Pascoal Senda.

· 13 hEliminar

Eliminar
Antonio A. S. Kawaria Porquê perante o que estamos a ver, alguns ainda que jornalistas insistem em desmentir ao invés de exigir a ida de uma comissão independente ao local para investigar? E se jornalistas os que não acreditam noutros, porque não exigem os jornais, as televisões onde trabalham para irem ao local e trazerem-nos as suas versões. Afinal, os órgãos onde trabalham não têm a função de informar. Porquê para sabermos algo disto temos que ouvir da imprensa internacional e nunca da imprensa nacional?

· 7 · 13 hEliminar

Eliminar
Faizal Castigo O debate peca por atacar pessoas!

· 3 · 12 hEliminar

Eliminar
Izidro Ractone Com certeza!... Mas esta é a nossa realidade

· 12 hEliminar

Eliminar
Antonio Mavila Posso estar ultrapassado mas se o local está fortemente cercado por militares que não deixam ninguém lá chegar. Como foi então que conseguiram as fotos.

Há gente que leva fotos do estrangeiro e postam aqui só para denegrir imagem do nosso país

Amigos somos Moçambicanos e este país é nosso. Vamos juntos Unidos desenvolve lo

· 3 · 12 h · EditadoEliminar

Eliminar
Fernao Pengapenga Pois é! Esta é uma ofensa violenta aos Direitos Humanos. Horror!

· 11 hEliminar

Eliminar
Celso Cossa Nao ha tempo para enterro dos mortos, estamos mal.

· 1 · 11 hEliminar

Eliminar
Doca Manhiça De que adianta postar estas fotos? Vai mudar a situacao em que nos encontramo? A guerra vai acabar? Shame.

· 10 hEliminar

Eliminar
Ginho Bombe vergonha vergonha

· 10 hEliminar

Eliminar
Ana Guedes E agora? Investigam?

· 10 hEliminar

Eliminar
Faizal Castigo Mano Custodio Duma e Dra. Alice Mabota, quid juris?

· 5 hEliminar

Eliminar
Paulo Gabriel Aizeque Nunca teria visto mesmo quando colaborava em algumas rádios, televisão e alguns jornais, jornalistas que prefere perder informações que o povo precisa devido ao conflito armado atendendo e considerando qui alguns tem essa informaçao inclusive população residente no local tem informação. Vai se inteirar da mesma com a população deixemos de alguns órgãos de comunicação social que na algumas vezes prefere sujar o timbre da sua instituição para escovar o estado ao invés de cumprir a sua missão k é de informar o cidadão

· 4 hEliminar

Eliminar
Arcénio Sebastião Neves Companheiros nao queiram aborecer os outros. Quem diz que as imagens nao sao daqui de Moçambique?
Nao acredita? Vem ao meu inbox vou te dar todas imagens que indicam que é Moçambique e e o numero de craneos que estao no buracao vais contar sozinho

· 3 hEliminar

Eliminar
Mabecho Chongas Triste

· 2 hEliminar

Eliminar
Alberto Junior Meus amigos estas imagens nao parecem ser de mocambicano. Ha orgãos de informação que que passam a vida toda escrever e publicar coisas que nao aconteceram, mas nao fica bem. O país é nosso e vamos ajudar nosso governo a desenvolver. Isto é trazendo soluções e não problemas. Obrigado.

· 2 hEliminar

Eliminar
Manganhe J. Vicente triste! onde esta a dignidade humana!

· 2 hEliminar

Eliminar
Sergio Vinga Ha tanto descontente que a cada dia tenta uma forma de aterorizar os outros e os que sao analfabetos facilmente sao aliciados a acretitarem em porcarias de informacao fabricadas para desistabilizar um pais (Muito triste)

· 1 hEliminar

Eliminar
Américo Tomás Armanze A vida faz perguntas. O tempo dá respostas. O pior cego é aquele que nao quer ver... Sera k os jornalistas continumam a mentir??? Poxa, então é muita informação fabricada. Vamos deixar de ser cobardes que lambem feridas e cair na real. O país esta numa crise terrível.

· 1 · 1 h · EditadoEliminar

Eliminar
Mc Nota Passe Very sad.

· 1 hEliminar

Eliminar
Inacio Fernando Essas imagens sao de Ruanda. Podem ver no site da world photo

· 1 · 1 hEliminar

Eliminar
Egidio Vaz O próprio Catueira foi quem viu e fotografou. Ruanda de onde?

· 3 · 1 hEliminar

Eliminar
Sergio Vinga Porque ate hoje nao aparecem imagens ao vivo do local nem na CNN nem o BBC? vejo essa informacao a ser partilhada somente por cobardes e com imagens diferentes a cada dia

· 1 · 1 h · EditadoEliminar

Eliminar
Inacio Fernando e como chegou la se e local inacessivel? veja la as fotos no site. sera coincidencia?

· 1 hEliminar

Eliminar
Inacio Fernando Ta esclarecido. Querem criar alarido. Ja os conhecemos faz tempo. inventam tudo paraatrair doadores para suas ONGs

· 1 hEliminar

Eliminar
Sergio Vinga Sao mocambicanos COBARDES e sao eles que facilitaram a colonizacao de Africa em outro termo sao XICONHOCAS

· 1 hEliminar

Eliminar
Inacio Fernando Assim vao pedir mais dinheiro alegando que querem investigar e produzir relatorios e tudo. Ai a mola entra e depois vao se dividir. Vao fazer uma conferencia de imprensa a divulgar os resultados. Caramba pah

· 1 hEliminar

Eliminar
Sergio Vinga KAKAKAKAKAKAKA

· 1 hEliminar

Eliminar
Jose Jeco Jeco kikikikikii, mais aqui a malucos e cobardes mentais mesmo, que so vao acreditar se for ao campo encontrar corpo de uma das suas familias ali depositados. Vamos deixar de ser pessoas que vivem no espaco e nao acreditao nas informacoes. Isto e verdade e esta mesmo na gorongosa. Nada de nigeria, ruanda, congo etc...... Meus irmaos caiam na real, o Pais nao esta bem e a situacao la nos campos de batalhas ide tambem.

· 1 hEliminar

Eliminar
Sergio Vinga Caracteristica fundamental de um COBARDE: Quando se apercebe que alguem tem visao foge do tema e chama de lambe botas ou escovinha para ganhar vantage kakakakaka COBARDES

· 1 hEliminar

Eliminar
Arcénio Sebastião Neves Egidio Vaz! Sempre com sua observaçao. Obrigado

· 1 · 1 hEliminar

Eliminar
Simon Cossa Com a divida diziam o mesmo que era falssa era mentira etc etc...

· 1 hEliminar

Eliminar
Leonardo Gasolina Alberto Junior, conheces a Rádio Índico? Ela é um órgão de comunicação social da Frelimo, partido no comando em Moçambique. E você é não sei lá "jornalista" deste presumível órgão. Por isso não podes dizer a verdade. Aliás, as tuas peças devem ser sobre inaugurações de furos de água e mais... Para ser honesto não sei porque é que perdeste a oportunidade de abraçar o silêncio é não dizer nada sobre este "post". Ademais, ainda estás na fase lactente no mundo do jornalismo. Haja concentração e respeito do que pretendemos dizer!

· 1 · 1 hEliminar

Eliminar
Sergio Vinga COBARDES a intimidar, querem passear sua classe em classic kakakakakakakakakakakakakakakakakaka

· 1 hEliminar

Eliminar
Alberto Junior Senhor Leonardo Gasolina, eu sei que voce e do jornal @verdade, nao traduz mal as coisas, eu apenas disse que ha orgaos de comunicacao que mentem. Averdade deve ser dita. Agora se atingiu alguem pouco me importa, aquilo que e para reportar eu reporto por mais que seja inauguracao de furos de agua.

· 45 minEliminar

Eliminar
Alberto Junior E onde e que voce veio nasceu como jornalista? Nao te dou satisfacao, nao admito.

· 43 minEliminar

Eliminar
Leonardo Gasolina Alberto Junior, minha intenção não era para tu me satisfazeres e nem trocarmos palavrões. Mas, informar-te que há sítios onde não te podes meter. Só.

· 37 minEliminar

Eliminar
Sergio Vinga Atitude de COBARDE que falei. Intimidar aquele que tem visao para continuar a reinar em classic

· 1 · 34 minEliminar

Eliminar
Sergio Vinga Esse vosso jornalismo da VERDADE fizeram na escola ou estao a desarascar? kakakakakakaka

· 33 minEliminar

Eliminar
Leonardo Gasolina Alberto Junior, qual é a tua posição em torno do "post" em debate?

· 36 minEliminar

Eliminar
Alberto Junior A final de conta o que te doi mais?

· 36 minEliminar

Eliminar
Leonardo Gasolina AFINAL é assim que se escreve. E eu respondo: Nada.

· 33 min · EditadoEliminar

Eliminar
Alberto Junior Falei como cidadao assim como alguns. problema com isso?

· 34 minEliminar

Eliminar
Horacio Joao Antonio Simplesmente dramatico!........

· 32 minEliminar

Eliminar
Alberto Junior Ok. Eu paro por aqui, nao tenho mais nada a falar. Bom dia.

Sem comentários: