quinta-feira, 30 de junho de 2016

Novas imagens evidenciam pânico no aeroporto de Istambul

Triplo atentado fez cerca de 50 mortos e mais de uma centena de feridos

O aeroporto de Ataturk, em Istambul, foi alvo esta terça-feira, de um triplo atentado suicida que, avança fonte oficial, será da autoria do Estado Islâmico.

© Reuters
MUNDO ATATURK00:07 - 29/06/16POR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO
O novo balanço oficial das autoridades turcas aponta para 32 mortos, mas uma fonte do governo turco adianta que cerca de 50 pessoas morreram, e mais de 100 ficaram feridas na sequência do triplo atentado suicida levado a cabo por três kamikazes no aeroporto Ataturk, em Istambul.
PUB
Duas explosões no interior do aeroporto e um tiroteio no parque de estacionamento do terminal internacional ocorreram por volta das 21h30 locais (20h30 em Lisboa) em Istambul, e, segundo a Associated Press, estão ligados ao grupo terrorista Estado Islâmico.
Porém, esta informação ainda não foi confirmada pelas autoridades turcas, nem o ataque reivindicado pelo Daesh.
Até ao momento, não há registo de que qualquer cidadão português entre as vítimas ou feridos no atentado. Tudo indica que a maioria é de nacionalidade turca.
O gabinete de crise do governo turco reuniu logo após as primeiras informações sobre o ataque ao aeroporto e o presidente Recep Tayyip Erdogan já reagiu, apelando a que o que aconteceu esta terça-feira em Istambul seja “um ponto de viragem na luta comum em todo o planeta”.
O Ministério do Interior organizou um centro de crise e cancelou todos os voos eencerrou o aeroporto até às 8h00 de quarta-feira (7h00 em Lisboa). E as autoridades impuseram um embargo aos órgãos de comunicação social sobre imagens relacionadas com os atentados.
Refira-se que, o aeroporto Ataturk é o maior da Turquia e um dos mais movimentados do mundo. O ano passado 61 milhões de passageiros utilizaram as suas instalações.
A Turquia está em estado de alerta por ameaça terrorista e Istambul já sofreu este ano dois atentados suicidas atribuídos ao Estado Islâmico, que provocaram a morte a 15 pessoas.
Em Ancara, dois atentados reivindicados pelo grupo armado 'Falcões para a Liberdade do Curdistão' (TAK), próximo do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão, provocaram mais de 60 mortos

Novo vídeo mostra momento em que terrorista se faz explodir

Um novo vídeo, recentemente publicado no Twiter, mostra o momento em que um dos três terroristas se faz explodir no aeroporto de Ataturk. AVISO: As imagens podem ferir a suscetibilidade de alguns leitores.

MUNDO ISTAMBUL23:02 - 28/06/16POR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO
© Twitter
Um polícia turco disparou sobre um dos terroristas do atentado ao aeroporto Ataturk, em Istambul, e o momento foi captado por uma das pessoas que se encontrava no local e divulgado na internet. 
PUB
Nas imagens vê-se o homem ser atingido e, já no chão, a fazer-se explodir.
Até ao momento, dados oficiais do Ministério da Defesa turco apontam para 28 vítimas mortais e pelo menos 60 pessoas feridas, seis delas em estado grave. 

Neste vídeo podemos ver o caos que se viveu no aeroporto de Istambul, na Turquia, na passada noite de terça-feira.


MUNDO TERRORISMO07:42 - 29/06/16POR INÊS ESPARTEIRO ARAÚJO
© Facebook CNN
Depois de três terroristas armados terem atacado o aeroporto de Istambul, novas imagens mostram o pânico ali vivido.
PUB
No vídeo, podemos ver as pessoas a correrem à procura de um abrigo e a tentarem esconder-se.
Segundo um novo balanço já se registaram 36 mortes. Durante a madrugada o primeiro-ministro turco apontou o Estado Islâmico como o responsável pelo triplo atentado suicida, mas até ao momento esta informação ainda não foi confirmada.
Na noite de terça-feira, os atacantes abriram fogo na entrada do aeroporto e fizeram-se explodir por volta das 22h00, 20h00 em Lisboa.
Apesar de a Turquia já ter sofrido vários ataques este ano, este tratou-se do mais grave.

Sem comentários: