domingo, 14 de agosto de 2016

Morreu o escritor alemão Hermann Kant, de 90 anos


O escritor alemão Hermann Kant, de 90 anos, morreu hoje num hospital do estado de Mecklenburgo-Antepomerania, no nordeste da Alemanha, anunciou a sua editora Simone Barrientos.

© iStock
MUNDO ALEMANHAHÁ 2 HORASPOR LUSA
Autor da obra 'Die Aula', Hermann Kant nasceu em 1926 em Hamburgo, e é apontado como um dos escritores mais importantes da cena cultural da ex-República Democrática Alemã (RDA), noticiou a agência Efe.
PUB
Durante vários anos Kant presidiu à Associação de Escritores e foi membro do comité central do Partido Socialista Unificado da Alemanha, o partido único na ex-RDA, o que lhe valeu várias críticas de ter sido conivente com o regime comunista.
O escritor chegou a ser acusado de ter colaborado com a Stasi, polícia secreta da ex-RDA.
'Die Aula' foi a sua primeira obra de ficção e, após a sua publicação, em 1965, vendeu centenas de milhares de cópias na ex-RDA e foi traduzida em 15 idiomas.
Além de 'Die Aula', Hermann Kant publicou cerca de 20 romances, entre eles, 'Das Impressum' (1972) e 'Der Aufenthalt' (1977), e manteve-se ativo até aos últimos dias. O seu mais recente livro, 'Ein strenges Spiel', foi publicado no ano passado.
A dissolução da RDA aconteceu a 25 de setembro de 1990, abrindo o processo de unificação da Alemanha.

Sem comentários: