terça-feira, 13 de setembro de 2016

LAM: Orgulho moçambicano na falência!



Todos os moçambicanos do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico, mesmo os que vivem no estrangeiro, conhecem a companhia da bandeira nacional. A actual LAM foi criada pelo Governo português em 1936 com a designação de Direcção de Exploração de Transportes Aéreos (DETA). Após a independência de Moçambique, em 1975, é extinta a DETA e criada a LAM, uma empresa estatal sob tutela do Ministério dos Transportes e Comunicações entre 1980 e 1989.
Segundo o decreto Lei Nº 69/98 de 23 de Dezembro de 1998, a LAM é transformada em Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, adoptando a denominação de LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, S.A.R.L. Assim, o Estado moçambicano possui actualmente 80% das acções da nova sociedade formada e os gestores, técnicos e trabalhadores da LAM, os restantes 20 % das acções.
São ainda memoráveis aquelas palavras pronunciadas pelo saudoso Presidente Samora Machel: “A LAM vai ser orgulho de Moçambique!”
Falência
No dia 5 de Setembro corrente, o novo PCA da LAM, António Pinto de Abreu, veio, finalmente, a público assumir que a empresa está endividada em 139 milhões de dólares norte-americanos. A empresa não tem lucros. Isto é, uma máquina de calcular de oito dígitos nem chegaria a fazer o contra-valor em meticais. 139 milhões de dólares é muito dinheiro!
António Pinto de Abreu, quadro sénior do Banco de Moçambique, foi deslocado desta instituição para assumir a liderança da LAM. Ele foi peremptório ao afirmar que a empresa há muitos anos que não regista receitas financeiras. A cada dia tende a piorar. Pecou ele ao afirmar que os prejuízos da LAM se devem à tensão político-militar (guerra). Para mim, isto é falacioso.
Antes do António Pinto de Abreu foram PCAs da da LAM José Vieigas, Teodoro Waty e Silvestre Sechene. Será que foram eles os responsáveis pelo colapso da companhia da bandeira? Eu julgo que não.
Os problemas de todas as empresas públicas moçambicanas surgem da promiscuidade partido/ Estado. A Frelimo anda metida em todas as empresas públicas. Se forem a ver, o próprio Secretário-Geral do partido Frelimo, Eliseu Machava, ganha mensalmente um salário chorudo e este valor sai de alguma empresa pública. Ide para o presidente da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), Fernando Faustino, e demais quadros do partido. Atenção: eles não são funcionários públicos. São funcionários do partido Frelimo.
E essa mesma Frelimo sempre que organiza um evento, com destaque para congressos, vai buscar dinheiro aos cofres do Estado. Como é que pensam que as empresas públicas podem sobreviver a pagar salários a “funcionários fantasmas?”. Isso de nomear um camarada para cargo de administrador, PCA não executivo e eu sei lá, pessoas que nunca põem os pés à empresa, é só para acomodá-las. É só para mamar às tetas do Estado. E cá estamos: falência da Mcel, TDM, LAM e ainda serão anunciadas outras empresas públicas.
O que faz a Procuradoria-Geral da República?
Se forem a reparar, a composição dos órgãos que deviam disciplinar os prevaricadores parece ter sido feita propositadamente: só são mulheres. Não que eu tenha algo contra as mulheres. A Procuradora-Geral da República é Beatriz Buchili, depois temos a Procuradora-chefe da cidade de Maputo, Amélia Machava, e por fim a directora do GCCC, Ana Maria Gemo. O que fazem estas senhoras para combaterem o crime? Zero!
Eu sugiro que estas senhoras deviam sair da sua comodidade: ar condicionado, poltronas, alcatifas, Mercedes, Ajudantes de Campo e várias mordomias e combaterem os prevaricadores. Andam aos magotes na Função Pública. Caso não, estamos a pagar salários a pessoas inoperantes. Não fazem nada. Engordam a olhos vistos quando o povo soçobra na miséria. São parasitas. Sugam dos contribuintes.
Em conversas que tenho mantido com alguns procuradores, sempre me têm dito que na Procuradoria não acontece nada. Quando se fala de tubarões não há processo nenhum. O dia-a-dia é perseguir os Ninis. É assim que o país vai crescer?
Isto até já começa a fartar. Moçambique não produz nada mas dá salários chorudos a um punhado de inoperantes. Se esse dinheiro fosse distribuído equitativamente quantas escolas teríamos, carteiras, hospitais, supermercados, espaços para o lazer, estradas, fontes de água, etc.?
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
137 comentários
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Amade Faquira Irmao melhor se continuassemos na primeira colonia que estes Farao k Allah nos concedeu ate quando sei. O pior erro deles nao consegue assumir o seu fracasso triste ver eles a deixarem ideais de Mandela e irem ressucitar de Hitler, Mussoline e outros.
GostoResponder212 h
Nilza Pinheiro Essa justificaçaõ que foi devido a guerra é tudo mentira porque até aproveitaram- se dela para subida de preços ..subida essa que tornou-se absurda e têm mais antes da guerra esta companhia ja estava a perder clientes para companhias terrestres que chegavam no mesmo dia ao local do destino...desde entaõ com esta tuburlência oportunaram-se para a subida de preços visto que as companhias terrestres estaõ parados..
GostoResponder2917 h
A Carlos Garcia Apoiada Nilza.
GostoResponder112 h
Simone Mura Grande verdade
GostoResponder17 h
Julio Waire Saida vergonhosa essa, ate agora pelomenos ai nao ouvimos dizer que atacaram aeronaves, mas as tarifas dobraram e os atrazos subiram e e nivel
GostoResponder3 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Paulo Sérgio Quincardete Quincardete Bem dito Nini...apenas recordar que o mesmo caminho seguio a Texmoc, textafrica, texlom e mais. Estao em vista outras empresas a seguirem o mesmo caminho um dos exemplos e a HCB que tambem e um saco azul pra diversidades dos camaradas que ate ja criara...Ver mais
GostoResponder1314 hEditado
Ismael Chumele Ainda a continuarmos a temer a FIR e outras forças nacionais no que diz respeito aos nossos direitos;e a comunidade acadêmica os diplomatas continuamos a afundar a bela pátria amada.
A concentração de puder vai a cada dia que passa prejudicando ainda
...Ver mais
GostoResponder113 h
Abel Philip Lamentavel, o que tem haver tensao politica com queda da nossa gigante companhia aerea???
Pelo que vejo nessas ocasiores os deveriam ter mas receiras pois ninguem ousaria a viajar por meios terreste, sobre saida dos ivestidores essa nao justifivavao para tamanha varvariedade de desvio escandaloso e queda das nossas priscipais empresa que outrora eram as melhores do nosso pais, algo tem que ser esclarecido...
GostoResponder14 h
Chongana Massango O senhor só fez bem se livrar deste país de ladrões,já nem consigo partilhar os teu posts,estão com medo,abraços
GostoResponder114 h
Proudly Felix Mondlane No distrito onde me encontro ja vi muitos directores das escolas publicas a deixarem de exercerem a funcao de directores para serem secretarios do partido frelimo e eu sempre questionava: de onde vem esse dinheiro sendo que frelimo nao e uma empresa mas sim uma organizacao politica.
GostoResponder517 h
Astriigildo Cassimo Kazama Momade Assife Abdul Satar se te colocarmos na presidencia da republica tu mudarias o rumo dos acontecimentos? Pois vejo o seu ver sabio em todos acontecimentos. Esse eh um dos teus posts que eu mais gostei. Porem vejamos a LAM eh uma emprrsa estatal, pode estar a enfrentar graves problemas,porem por ser estatal acredito que nao ira cair sendo a unica de transportes aerios.
GostoResponder415 hEditado
Mila Vanessa Correia Why did you to specify that they were women? You did not nor do you specify when it is a group of men. Sexism is ignorance.Ver Tradução
GostoResponder11 h
Alex Maluleque Não se justifica isso, o que acontece neste País é uma autêntica vergonha, só preocupam se em enxer seus bolsos e nada mais, é uma lástima por isso assim nunca o País irá desenvolver, estaremos em via de desenvolvimento até sempre ...Triste
GostoResponder117 h
Mauro Silva Guebuza vai comprar essas empresas todas .Valentina PCA do grupo .se chissano tinha empresa de aviação e faliu .agora guebas compra a LAM e domina o mercado.
GostoResponder216 h
Francisco Abdala Bem dido.alguns compatriotas dirão que você fala muito eu penso que diz muitas verdades aos incompetentes inoperacionais oportunistas camafulatos de vítimas guando são grandes devastadores só que há uma pergunta que gostaria que pudesse fazer refeltir os que são do bem pensam obem para Moçambique e oseu povo guando acaberem de fazerem falir tudo que é bem público Moçambique continuará um estado merecedor de asim considerado?
GostoResponder16 h
Matias Mandlate Eu ja havia dito ou camarada nini no seu post k dava conta da falencia da mcel, Tdm k as empresa nacionais estatais estao cheias de sanguesugas piolhos matequenhas q nao tm nenhuma copetençia so servem p pilhar o dinheiro do povo prk no final do mes querem auferir somas k pra um estado falido nao sao irrisorias nao produzem absolutamente nada, nos moçambicanos somos escravos de um punhado de filho da p...s isto e escravatura nacional feita por moçambicanos pra moçambicanos
GostoResponder114 hEditado
Pedro Tungadza lam, fala de tensao politico! esta merda esta mal ate que burlam dia dia,especulam precos ninguem reclama!
GostoResponder17 h
Amilton Chitsungo Até quando isto? Acho que nos so vamos abrir olho no dia que passarem a vir as nossas casas e obrigarem nos a pagar para respirar.
GostoResponder7 h
Isildo Maria Banze Ainda nao vimos nada,daki a alguns dias,meses,anos tdas empresas com denominacao E.P para a serem denominadas privadas se as coisas continuarem desse jeito
GostoResponder17 h
Zacarias Matope Matope Hoje provocou o elefante.

A FRELIMO anda metido nas empresas públicas,como eque podem sobre viver.
...Ver mais
GostoResponder113 h
Tomas Mujovo Mujovo Esses politicos so nos envergonham com as suas ganancias.....o povo elege pessoas para desenvolver o Pais mas sao as mesmas pessoas que roubam algo que lhes foi confiado por nos sem
GostoResponder13 h
Lindo Joao Rapieque Lindo Nini de todas as publicação por ti feita essa é a mais que me tocou no coração e dou nota máxima e te peso pra publicar no portal do governo penso que dessa publicação vas deixar todo quadro da frelimo envergonhado e vão saber o quanto você é,por mi gosto e adoro dos seus posts
GostoResponder516 hEditado
Adolfo Caetano A tensão politica beneficia o governo , pois ja tem como justificar a subida absurda de preços ,ate a corrupcão que sempre morou na LAM 

As vezes eu me pergunto o que do Saco de arroz estar caro , se o mesmo vem do Estrangeiro ,è descarregado no Porto de Maputo e dai para os armazens e ca em Maputo não ha guerra
GostoResponder13 h
Apolinário Wa Ka MaBurleza Preços exorbitantes para uma passagem aérea, serviços medíocres e ainda se negam de deixar outras companhias aéreas operarem no mercado nacional
GostoResponder15 h
Agnaldo Gouveia A poliçia guadjiçou uns putos de Nacala na coluna . Arancou documentos do camião ; comida ; uma parte da carga ; celulares ; e a inda deram um bom tatau aos putos . Os putos deicharão camião e fugiram a Niquadala . Participatam o problema a poliçia e estão a voltar de chapa . Estão bem rebentados com o chamboco.
GostoResponder113 h
Agnaldo Gouveia Bay Danilo Silva ; podes zangar ; fazer tudo o que quizeres ; esta M não vai mudar . Tem donos isto .
GostoResponder113 h
Azmal Rafik Não entendo como eles chegam a essas dívidas . Passagens Maputo beira a 15mil mts e mesmo assim dizem que não tem lucro , aviões de 2a . Em outros países um voo de mesma duração custaria 70 Dólares , estou a falar de países como o nosso onde importamos aviões e combustível . É um roubo a LAM . E ainda declaram falência
GostoResponder517 h
Muhadice Nasmudine Patiá so em 100.000 mil dolares ja sou rico nao emagino 139 milhoes de dólares e olha que com a inflação a divida o paga-se caro e o dinheiro sai do povo um dia vamos comprar saco de arroz de 10kg a 5000mt
GostoResponder12 h
Saidinho Da Lulu Enquanto o regime for esse "vermelho", vamos ainda ver coisas piores, "inoperantes" a ganharem rios de dinheiro, e o povo a passar rios de necissidades, e filhos desses inoperantes arrumados de empresarios com 10 anos de idade, nao to contra, mas onde estes trabalharam? Teem isençoes de passagens aereas, viajam todos finais de semana pra dentro do país e na diaspora, contractos milionarios nos seus telemoveis, todo isso é dinheiro do povo. Como é que as empresas nao vao a falencia? Moçambique só tem tipos a Governar com fim de enriquecer toda futura geração deles. E pagam a polícia 4.700,00. Vive-se neste país com esses trocos? E querem uma polícia operanate? Pensem senhores corruptos.
GostoResponder13 hEditado
Danilo Silva Fiz a minha viagem Beira/Maputo....paguei 13,480 mt...vejam que absurdo...com mais 6 mil meticais fazia uma viagem a Europa.....que coisa....
GostoResponder214 h
Jose Chirruco Lamentável, ainda dizem que é a tensão política. Os aviões já andam na N1
GostoResponder14 h
Marino Gomes É de lamentar mas é o nosso pérola do indico ,não foi a toa que deram esse nome camaradas ,a luta continua até um dia
GostoResponder13 h
Guta Gemo de Almeida Ainda perdem tempo com justificaçöes absurdas, acham que o povo ainda acredita neste governo? Bando de ladröes.
GostoResponder110 h
Al-Aziz Ibn Sicapo Outra promiscuidade é a CFM que entrou em descalabro a bom tempo". Esse país está enterrado, só nos resta a justiça divina já que dos homem não funciona !
GostoResponder16 h
Fredinho Peter Nôs nao somos crianças para essas suas justificaçoes..se nao tem nada pra nos dizer é calar essa sua boca ja estamos cansado com as vossas palpitas cada dia que passa nova novela
GostoResponder14 h
Pedro Paulinoo Massango afinal onde esta o camarada guebuza para por isto mais melhor.. ele e o moiseis , o salvador dos patos sofridos ,,,nos os patos estamos com fome...
GostoResponder15 h
Miguel Tite Migas epa ha muita coisa que esta andar mal neste pais. como e que que uma pessoa ganha em quatro ou cinco empresas publicas? basta ser do partido...FRELIMO... que absurdo E A RECEBER VALORES MUITO ALTO se alguem trabalhar na petromoc nao paga combustiveis e oleos nem paga as viagens terrestres nem aereas junto com seus familiares que palhacada deste goveno......se a comitiva presidencial desloca se para uma provincia todos nao pagam e como e que vai aguentar a LAM nessas condicoes uma vez que tem custo da operacao daquela viagem eles nao pagam e logo a seguir recebem valores exurbitante......DEVE HAVER PENTE FINO A TODOS QUE JA NAO FAZEM PARTE DA LAM.........
GostoResponder15 h
Mario Mapossa Mapossa nini eu ti adimir muito sua forma d pesar - por mi gostaria q fose um dos homem d meu governo q vem das 6 provincia es muito iteliget.
GostoResponder13 h
Afrika Matsinhe País de Mondlane e Samora... virou um autêntico lugar indesejado por todos
GostoResponder16 h
Bernardino Bila E eu já ném falo nada Nini, senão vão dizer que falo muito. O Povo está a comer o pão que o diabo amassou por culpa desses prevaricadores, todas as empresas participadas pelo Estado estão falidas...
GostoResponder15 hEditado
Joao Florencio Se eles/as tivessem consciência, se envergonhariam por este post e demitiam-se do cargo. Até parece que a incompetência, a mediocridade e o espírito de subtração são requisitos chaves para os camaradas ocuparem cargos de chefia nas empressas do estado.
GostoResponder14 h
Adolfo Matule Meus senhores, estamos a viver num estado falhado; como ék trabalhadores da Frelimo recebem salários vindos do erário público, isso é um escândalo
GostoResponder13 h
Afonso Muatocuene ate aparecem outros lamb potas dizendo k o dolar estaria a 55 mas devido a especulacao esta onde esta hoje.....cara de pau
GostoResponder12 h
Miguel Rosario Por mi deviam privatizar a LAM, assim nao teriam como chupar as tetas da LAM pra financiar o partido e seus samguesugas,este Pais e de todos Moçambicanos nao de um punhal de gente que detem o poder, tarde ou sedo o povo vai camsar e ai nao sei UK vai acontecer.
GostoResponder116 h
Paulo Jorge Ouana Essa guerra que há é um puro fake que armarao para tamar a sujidade com a pineira, vão dizendo verdades as metades com a justificação a guerra esse é o resultado do vício de roubo.
GostoResponder14 h
Jeremías Malinga Tiro o chapéu ...é pena porq esse é um chorro do povo que ninguem ouve....
GostoResponder17 h
Afonso Nhamire Rezumido isto esta de mal para o pior.so falta culpar a renamo pela divida publica.por que tudo agora a culpa e da guerra.neguem e cego para nao ver vossa maladrica.
GostoResponder15 h
Neymar Vasco Pedro Esse pais e governado por insaciaveis tubaroes k confundem partido e estado.
GostoResponder16 h
Francisco Langa-The Satyriasis Nao percebo como e' que num ano um pais pode ir abaixo desta forma, vincula se que tudo que esta acontecer de errado no pais e' culpa da divida, guerra e do ex presidente Armando Guebas nao sei se isso e'100% correto. Já havia uma ramificação de bandidos e malandros a tempos, era só uma questão de tempo para que tudo isso viesse a tona agora o que nao percebo e', como e' que as maiores empresas publicas do nosso chegam ao ponto de decretarem falências desta forma inexplicável e em simultâneo, será que os saques que foram feitos nao foram propositado amando de uma ordem superior? Nao seria o caso de se reinventar um regime politico para o pais de moz? Acredito que nem o líder do partido da oposição no pais faz questão de liderar. Nao seria o caso de na primeira vez da historia de moçambique ir se aumentar mais dois parágrafos na constituição e renomear o ex presidente (Guebuza) para presidente?
GostoResponder19 hEditado
Inocencio Chivura Chivura sabes eu queria ter a coragem k tens.mas Fasso das suas palavras as minhas.
GostoResponder16 h
Alguineiro Sergio Realmente Moçambique está mergulhado num caos...pobre povo que ainda continua acreditando nesse governo.
GostoResponder15 h
Chalé Júnior Chale Assane enquanto não sair este governo do poder nunca iremos sair do sufoco,nos nampulenses dixidimos tirar exes gajos do município estamos num bem e bom com o e dil do mdm
GostoResponder217 h
Shabir Maya Hehehe mocambique nao produz nada mas da salario ...amigo voce falou tudo.sem comentario,parabens pelo post,obrigadOoOOoOO
GostoResponder114 h
Issufo Jose A coisas que ja nao da para comentar do nosso Paiz ,e somente vergonha e desgraca
GostoResponder110 h
Túllio Carlos Fuel Fuel Até quando povo moçambicano, o Zimbabwe já assumiu dificuldade em pagar salários aos funcionários públicos. Não xtamos ĺonge povo
GostoResponder13 h
Dercio Dercito Mesmo após conseguirem afastar a AIR CORREDOR da concorrência, não consegue manter as próprias despesas. Estranho 😕
GostoResponder15 h
Avional D Anesio Vasco Meses passadas púde ler q haviam um tal fulano cunhado dum fulano Boss das LAM,k era pago 14000 mt/dia por hospedagem n Hotel Cardoso!max sinceramente,ki é ixo?
GostoResponder8 h
Ernestino Candido Albino assim vai o pais do pandza
GostoResponder114 h
Argentina Pedro Quem percebe de contas ou um pouco de economia da para ver que com a guerra ha mais procura de passagens aéreas e os gráficos deveriam estar a mostrar lucros, por isso concordo n parte que afirmas que a guerra não é fator de desculpa....
GostoResponder7 h
Ricardo Luis Arto So o povo brasileiro e que tem dicisoes serias
GostoResponder4 h
Sonia Massolonga Quando tavao a encherem os bolsos nao diziao .estamos cansados dum banto de ladroes
GostoResponder13 h
Daniel Mulima Hamide Alguém tem de dizer algo força aí compatriota.
GostoResponder14 h
Reisnaldo Sequiteiro Parabens grande homem pela dia intilgencia pra teu povo estar d olhos aberto
GostoResponder12 h
Edson Agostinho Sangue Sangue Empresas em decadência atuando no monopólio 😂😂😂😂😂😂😂😂 isso faz rir...
GostoResponder115 h
Crescencia Gladx Duarte Sem comentarios. Tdo foi bem dito. Só tenho a lamentar e chorar e continuando a pagar pelo bem estar deles.
GostoResponder14 h
Neusa Dausse Tudo isso é culpa de guematum.
GostoResponder317 h
Filho Da Lbd Assim vai o pais do pandza
GostoResponder16 h
Aconteceu Paulo Hanhane E sempre frelimo que libertou a patra e mesmo vai falenciar o estado e deixando a populacao em situacoes sem solucao bem haja frelimo,tudo culpando renamo como o promotor de problemas que nos assolam
GostoResponder16 h
Machado Mac Tomas Esta tudo f...
GostoResponder17 h
Djao Dos Magaias Salarios gordissímos.
GostoResponder14 h
Nasser Faquira Esto é LAMentavel
GostoResponder116 h
GostoResponder17 h
Amir Aly Julaya Gostei dessa só andam atrás dos ninis que são perseguidos pelo dinheiro kkkkkkkk... Bom trabalho Nini estás muito bem informado mano...
GostoResponder1 h
Cassimo Cassamo Chicombe = 10,438,900,000.00 é muito dinheiro...
GostoResponder115 h
Helder Lucilio Matsena O País do deixa andar... vai de mal a pior...
GostoResponder17 h
Muhove Tata Este país é uma vergonha.
GostoResponder116 h
Da Cunha Ibraimo Cassamo Esta mal isto, de mal a pior, grande observacao
GostoResponder16 h
Louthay Eugenio Chimangane Meu ilustre momade as tuas palavras são de fixão que a "procuradoria" irá camuflar como se fosse um producto agudo nas manifestações do povo...eles amaçam e pisam o pão que a gente come e 5 em 5 anos o povo faz juramentos de fidelidade desses ditadores da nossa lei. Algo temqui mudar neste país
Nina Domingos Tem que cair para grupinhos sentir que terreste esta um fogo porque quando o povo peça paz para o grupinho é cântico vamos tdos no abismo ningue escapa aki pooooxxxaaaaaaa.
GostoResponder3 h
Cota Chico O fim do mundo começa aqui no nosso país...
GostoResponder113 h
Aloysyw Pedro Klaus Enzo Frases de um conhecedor de direito!
GostoResponder14 h
Pedro Jose Formigao Kkkkkkklk ja escolta de avião?
GostoResponder10 h
Izidine Ismael Aly Mafaka Mestre das palavras!
GostoResponder17 h
Aderito Rosario Ta mal mocambique ta de pernas p o ar.
GostoResponder16 h
Hlavanguana Elvino Dique Manifestaçao tem k ter rosto, o povo tem k ovir e calar...
GostoResponder15 h
Pereira Antonio Chegou a hora de pagar kem trabalha,
GostoResponder14 h
Zainadiny Abdul Satar Aí aí aí que vergonha.
GostoResponder14 h
Thom RudeBoy Chicomba Obrigado por estar a actualizar o povo Moçambicano!
GostoResponder16 h
Jorge Eugenio Macave Mais uma aula. Obrigado Senhor Professor 👪
GostoResponder15 h
Hobety Luys Muhamby Se Eu fosse proprietário de um dos jornais deste País abriria um espaço no jornal para publicar os textos do Momade Assife Abdul Satar em todas terças feiras pelo facto de que estes textos espelharem toda realidade que se vive neste País.
GostoResponder17 hEditado
Manhica Jose Manhica ja eramos, agora e salve se quem puder bem vindos a nova somalia
GostoResponder14 h
Gilberto Da Silva Essa merda dessa companhias aéreas eq fez morrer o nosso amigo actiom niga. Também tá fixe se ir na falência ok
GostoResponder18 h
Negro Bruto em quando o estado continuar a acomodar ladroes preferimos far faz de conta
GostoResponder15 h
Belmiro Tomas Samuel Poxa haaaaaa e só agradecer só mais nada!!!! Ponto final
GostoResponder14 h
Jacinto Patreque Prontos, falou tudo
GostoResponder17 h
Miguel Rafael TIRO CHAPEU PARA NINI.
GostoResponder12 h

Sem comentários: