terça-feira, 25 de outubro de 2016

FRELIMO IMPEDE "ENCONTRO SECRETO" ENTRE AFONSO DHLAKAMA E OS MEDIADORES INTERNACIONAIS NA GORONGOZA



BREAKING NEWS!

- Vejam como tudo aconteceu
Todos ficámos surpresos quando ouvimos relatos de que os mediadores teriam ido a Gorongoza para se encontrarem "secretamente" com o líder da renamo na região da Gorongoza. Dizemos "secretamente" porque ninguém sabia deste tal encontro e muitos não compreenderam como é que os mediadores foram parar à Gorongoza. Unay Cambuma procurou inteira - se sobre o assunto e conseguiu apurar todos os detalhes. 
As nossas fontes, quer da frelimo, quer da renamo, confirmaram que de facto algo havia sido tratado entre os dirigentes maximos destes partidos (frelimo e renamo). Como se sabe, o Nyusi andava a insistir muito para encontrar - se com Afonso Dhlakama alegando que só assim seria possível haver entendimento mas o líder da renamo, que tem experiências amargas do passado e conhece melhor que ninguém as manhas da frelimo, não aceitou o "o convite de morte" do presidente da frelimo Filipe Nyusi. 
Então, com a chegada dos mediadores, estes também se interessaram em ter um encontro com o líder da renamo mas na altura Dhlakama explicara aos mediadores que não seria possível a deslocação deles de Maputo à Gorongoza. Mas porque Dhlakama quiz mostrar boa fé, propôs que daria uma trégua na região da Gorongoza desde que a frelimo retirasse as suas tropas ao redor da serra da Gorongoza e a frelimo rejeitou está proposta e o assunto ficou sem efeito, ou seja, ficou parado. 
Segundo apurámos, nas últimas semanas o Nyusi teria informado ao Mário Raffaelli que gostaria de falar com Dhlakama e o líder da renamo respondeu positivamente e dispôs - se a conversar telefonicamente com o Nyusi e marcou- se o dia. As nossas fontes confirmam que o Nyusi falou por telemóvel com Dhlakama e neste contacto telefónico o Nyusi propôs que delegaria "discretamente" dois mediadores para irem ter com ele (Dhlakama) na Gorongoza, tendo Dhlakama aceite esta ideia mas sugeriu que devia se preparar uma espécie de corredor até ao local onde haveria o encontro.
Dhlakama propôs também que a frelimo retirasse seis posições dos seus militares ao longo da estrada ou vias de acesso que vao de Mucoza, Nhaulanga, "Mangueiras", Mazembe, Mapanga-panga e Siwa, todas situadas ao redor da serra da Gorongoza e a frelimo mostrou muita resistência em aceitar estas condições e não quiz retirar as suas tropas. Mas Dhlakama disse Ok, podem ficar as quatro posições mas as de Mapanga-panga e Siwa tinham que se retirar por se encontrarem muito próximas do local escolhido para o encontro e a frelimo respondeu positivamente. Também combinaram que o resto das posições das forças da frelimo naquela área deviam abster - se em fazer patrulhas, isto, deviam ficar nas suas posições para evitar choques com as forças da renamo.
Mas o que aconteceu foi tudo ao contrário. As forças da frelimo não foram retiradas das posições de Mapanga-panga e Siwa, pelo contrário, foram reforçadas com mais efectivos. Na última sexra-feira a tarde mandaram mais blindados para a posição de Mapanga-panga e transferiram efectivos de outras posições para reforçar as retromencionadas, sobretudo a de Mapanga-panga. Já no dia do encontro, que era sábado (22/10/2016), a frelimo, sem vergonha, destaca um grupo das suas forças que saíram da sua posição em Mazembe e seguiram a direcção leste do rio Nhadugué, onde a frelimo calculou que Dhlakama passaria por aí para o lugar do encontro. A sorte foi que uma pequena patrulha das forças da renamo interceptou o grupo dos militares da frelimo que preparavam uma emboscada contra o líder da renamo e houve troca de tiros que puseram em fuga, com algumas baixas, as tropas da frelimo. 
No entanto, os tiros alertaram as perdizes de uma base próxima, que acorreram imediatamente ao local. Por sua vez, as forças da frelimo julgaram que enfrentaram a segurança pessoal do líder da renamo pelo que vieram mais reforços para o local com o objectivo de "cercar e capturar Dhlakama" numa altura em que várias perdizes já tinham convergido para a área e os reforços das forcas da frelimo foram trucidados e perseguidos as tiros até caírem no rio Nhadugué. Vários cadáveres ficaram espalhados pelas matas e muitas armas e munições foram capturadas pelos militares da renamo. 
Depois desta escaramuça, os militares da renamo comunicaram o facto ao seu comandante-em-chefe, Afonso Dhlakama e este de imediato ligou para o Mario Raffaelli para não continuar com a sua missão porque a situação no terreno não era boa. Isto acontece quando o Mário Raffaelli e o seu colega Jonathan já estavam na vila da Gorongoza, para onde se deslocaram de carro para o encontro com o líder da renamo. Uma fonte de máxima confiança ligada à frelimo (um dirigente do topo da frelimo) e cuja identidade omitidos por questões de segurança, confidenciou-nos que a frelimo continua ainda seriamente empenhada em eliminar Dhlakama e isto a sua prioridade máxima neste momento. A fonte disse ainda que a frelimo pensa que imediatamente depois de matar Dhlakama, vai corromper os dirigentes e quadro mais sonantes da renamo e em pouco tempo este partido desaparecerá. 
Ainda de acordo com a mesma fonte, o plano da frelimo era o seguinte: Haveria o encontro entre Dhlakama e os mediadores internacionais mas logo depois, quando os mediadores entrassem nas suas viaturas e saírem do local, as forças da frelimo cercariam imediatamente o local do encontro para capturar ou matar o líder da renamo. A nossa fonte garantiu-nos que o plano da frelimo não era matar Dhlakama e os mediadores internacionais porque isto traria um grande problema para o Nyusi por ter sido ele a pedir que os mediadores fossem a Gorongoza ter com Dhlakama e os mediadores haviam informado isso aos seus países. O Nyusi apenas quiz usar os mediadores internacionais como iisca para matar o seu grande inimigo que está a empatar o poder absoluto da sua tribo maconde. Vejam até onde chegou a malvadez e ousadia da frelimo!
Os mediadores foram a Gorongoza de muito boa fé e não sabiam destas manobras todas da frelimo, estavam seguros que se encontrariam com Dhlakama para colher mais subsídios que tornariam célere o processo negocial em curso em Maputo. Mas depois deste acontecimento, os mediadores internacionais estão com receio de serem acusados pela sociedade moçambicana de terem agido em conluio com o Nyusi para assassinar o presidente da renamo. Até porque os dois mediadores (Raffaelli e Jonathan) têm razão para assim pensarem porque são os mesmos que insistiram muito com Dhlakama para que este se encontrasse secretamente com eles e Dhlakama sempre recusava este tipo de encontro alegando falta de segurança. 
Mas porque Dhlakama quiz demonstrar boa fé, acabou por aceitar a ida dos mediadores à Gorongoza porque se não aceitasse, estes informariam aos seus países que o líder da renamo não quer os receber para facilitar o diálogo e os europeus culpariam Dhlakama pela demora da paz em Moçambique mas como Dhlakama também pensa como um diplomata, acabou anuindo, mesmo com muitos riscos. Desta forma, a renamo e o seu lider somaram mais pontos e agora a comunidade internacional já não tem dúvidas sobre quem é o "lobo mau" em Moçambique. 
Agora vamos esperar pela próxima cartada de Dhlakama, já que ficou mais do que claro que a frelimo não quer nada com a renamo, a frelimo não quer negociar. Se o objectivo da renamo era de ganhar razão internacionalmente e assim conseguir 'casus beli', este objectivo já foi conseguido e caso não se tomem medidas urgentes, este país transformar-se-a em Somalia, em que havera muitos "chefes de guerra", cada um defendendo a sua região contra a tirania da frelimo. 
Unay Cambuma
NOTA DE ÚLTIMA HORA
Depois do massacre de Carico (Sabe-Morrumbala) que relatamos neste espaço, ontem foi a vez de Mangomonhe (Muxungue-Chibabava). Mais de 60 mortos e várias armas e munições capturadas. Os militares da frelimo faziam se transportar em três camionetas escoltadas por um blindado. Em três combates, os atacantes foram totalmente desbaratdos, abandonando os cadaveres no terreno. 
A vista dos factos, as últimas "tranches" de mancebos recentemente treinados e lançados à luta para assustar a renamo nas negociações, já devem ter esgotado...














59 comentários
Comentários

Nelsonvictorsozinho Sozinho Frelimo xta doente.

Lindo Joao Rapieque Lindo D facto o que a frelimo quer?uma vez que a paz nao xta nem ai ou por outro lado o que impede no encontro?se os mediadores internacionais estao ca a mais d dias mas sem soluçao,do tipo nao se importa com o sofrimento do povo mas sim com seus intereses financeiros e malignos.o samora tinha razao ao dzer que ambicioso è capaz de vender a sua propria patria por ambiçao, ai esta o ambicioso por ele referido
Gosto · 3 · 6 h · Editado

Aziza Throne Grande secreto

Bigg's De Moz Cara sem vergonha desses poras..

Muhove Tata O PLANO CAIU POR TERRA
Gosto · 1 · 6 h

Tocova Amisse Isto vai ser assim ate ,2019 onde o pvo vai resolver. Se nao fosse os do sol q ainda estam adormir seria um conbino como 2013 qdo npl conbinou nao votar na frelimo e tudo feito. Ja estamos cansado dse jogo de armas.
Gosto · 1 · 6 h

NicriSs Manejo Jr. Ainda continuam as artimanhas desses...
Está lento isso...

Zina Ngorinenhi Thomas A renamo esta insistir no dialogo enquanto k essses mbavas frelimerdas nao kerem nada de dialogo muito menos qualkert acordo,os mesmos estao empenhado em abater o lider da renamo.espero k a renamo saiba si posicionar e preparar uma grande ofensiva jamais viste ate k as tropas da frelimo si revolte contra os ditadores e rapidamente a frelimo podera cair em poucos meses,agora si insistir em sentada no dialogo essa merda vai desaguar ate 2019 e ainda mais os frelimistas farao de tudo k a renamo nao participe nessas eleicoes seja municipais e gerais.
Gosto · 4 · 5 h

Niz Cassamo Abdul O jovem que alinha na tropa quer da frel e Renamo são doidos e burro 
Tanta terra para trabalhar não é necessário matar e ser assassinos

Moisés Checunisse o povo sabe de facto quem e' o lobo mau.

Simao Matavele Muito obrigado pela informação filho querido, olha se por acaso houver algum moçambicano q continua c dúvidas depois de ler esta informação. A culpa será desse leitor. Continua Assim Mano e o chefe tem q continuar a usar o seu MP4. Pra ler bem esses ambiciosos fantoches.
Gosto · 2 · 5 h · Editado

Hélio Saudaçoes A frente de liquidação de Moçambique (FRELIMO) nem vergonha tem.

Peter Casimiro Os camarada sem ideia tao disnorteados optam agora em abate so

Benjamim Matsena Ambiciosos


Alberto Constantino Acreditamos k a renamo é capaz! sem dúvidas haverá soluções e a renamo vai governar.

Joao Mazive Ya isto xta mal, mas....

Mbalamanje Uzende Chanunkha Eu se fosse AFONSO DHLAKAMA, teria cancelado o diólogo e nesse momento já estaria a GOVERNAR as 6 províncias incluíndo CABO-DELGADO. Naõ tenho tanta paciência ! Shiiii !

Joy Coulson Como é que ele estaria a governar quando se sabe que ele está encurralado na Gorongoza
Gosto · 1 · 3 h

Sofanias José Nota Epha muito triste mesmo,somente Deus que pode ter a solução.
Gosto · 1 · 5 h

Carlos Jone Correia Caiu a mascara q vergonha mesm



Manuel Macario Estamos mal!


Gosto · 1 · 4 h

Fernando Limpo E melhor asinar guerra duma unica vez . o puder nao XE conquista. Xta merda da frelimo nos proximos votos Sera filhos deles ha votar o povo nunca vai keimar com Sol pa ganhar mizeria merda da frelimo nem coco vale pa xtrume conparando com a frelimo.
Gosto · 2 · 4 h

Mariano Alberto Moreira Alberto kiki será que eles nao sabem ou nunca ouviram duma pessoa que trabalha com a fe? se nunca assistam Moisés de Egipto e igual a papa dlakama saibam isso
Gosto · 3 · 4 h



Fernando Fernando Acima de tudo isso, pergunto eu como mocambicano qual sera a finalidade disso? Porq com esta brincadeira de dialogo nunca havera solucao.

TheRock Chitombi Se morresse o kota como k podia se explicar numa atendiendo e considerando k os acontecimientos nao era do conhecimento público.

Fernando Fernando Talvez voces nossos fieis jornalista podem explicar bem ao povo a solucao porq ja estamos a perder esperanca. A fome cria terrivel nervo.
Gosto · 2 · 4 h

Nelson Francisco Muzaluane Guambe Kkk... Granda mentira.
Gosto · 1 · 4 h


John Wetela Nao unay, nada esgotou porque nao morrem seus familiares, mas sim, pobres. Se fossem seus filhos ja teria terminado a muito tempo. Mas o povo ainda nasce esse e o lema deles.

Adelino Makuzi Varem ate fugir deixar mozambiq livre catunos do povo.frrlimo xta no fim.força falta pouco .aqui npl ja nao ha frelimo so ha ttabalhadores deles .eu fui uns dele .mas fui .renamo é uma politica universal k n lhe deixa voce maluco .vem comigo mozambicanos ja amanheceu.

Minax Trimbak Tamos mal

Aissa Lacá A Chama de Amor que Sai do Coração de Jesus Cristo Salvador do Mundo Vai Resolver Esse Grave Problema:— das mortes inúteis dos nossos pais, maridos, filhos, irmãos, tios. primos, netos:— Todos Irmãos de Jesus Cristo, Todos Filhos de Deus Pai Yauéh Criador da humanidade! Ámen. Glória à Deus Yauéh Poderoso!


Aissa Lacá AKI ESTÁ A CHAMA DE AMOR DE DEUS, POIS QUEM MANDA É:— DEUS PODEROSO YAUÉH !
Gosto · 1 · 3 h · Editado

Jerónimo Manuel Manuel Esses gajos são kilers

Adelino Makuzi Cambuma nao gansa de reportar por causa de insulto dos catunos insensados da sua frent e nem atras deles.a cultura nao se apanha na rua .tira se da casa dos seus pais.

Samussone Luís Foi a pior vergonha. Aí se fechasse olhos dessa vez iam conseguir capturar teguru. Mas o plano não surtiu efeito. Com isto, oque se espera.? Dom Jaime tinha razões.

Jose Manuel Força guerreiros do povo acabar com a arrogância da frel

Dique Alberto O povo sabe q o nhussi quer dialogar com o lider da renamo,mas o que importa saber é se o dlhakama está bem de saúde ou nao,porq se ele estiver mal,é bem provavel q ele possa fazer artemanhas para escapar do diálogo frente a frente com o nhussi,o povo moçambicano quer a paz,e isso de somalia é da somalia,moçambique é bonito uno indivisivel,que se entendam e nos tragam a paz,somente a paz,macondes,mandau,marronga,matchanganas,matswa... Todos somos moçambicanos, e gostaria q o senhor unay nao destrupasse o diálogo se é q es moçambicano,porq se o dialogo é secreto e chega no senhor,nao semeie ódio entre os moçambicanos,
Gosto · 2 · 3 h

Helio Ribeiro Dique,qual é est povo k refers!?Só pod ser tua familia!!!Não introduza na cabeça das pssoas sua mentalidad,ok.Ninguém é sego aki.
Gosto · 1 · 2 h

Atumane Muenhe Muenhe Sr Dique, Sr Dique, és da OJM ou melhor da OJF ne?
Gosto · 1 · 1 h

Mulandi HI Mina Kheni Você está na terra ou lua?

Klin Boss Kkkkk Ese Gajo d Dique ta Viajar

Zina Ngorinenhi Thomas Senhor DIQUE, o nyusi quer dialogo ou ker matar o lider da renamo??? Ou entao o senhor es um tanzaniano e nao estas actualizado.
Gosto · 2 · 3 h

Salane Mario forsa mano cambuma estamos junto

Chico Meque Meque Dahlakama deve evitar o dialodo alastrar se ate 2019. Porque não usam outras metodologias como povo pede? Avansar com pequenos ataques na zona sul? Afugar um pouco aquela gente.paralisar a via a partir do rio save.ocupar 2 distritos a força provisóriamente enquanto estão a negociar, esta pressão da RENAMO não basta porque estão a circular livremente.
Gosto · 1 · 3 h

Chico Meque Meque Regra do jogo: não se joga atrasado enquanto estamos a perder.

Bizmungo Arape Tuto E as TVs estão mudas quaa isso.

Ndabvuma Nkhondo Nkhondo Muandiona Cara sem vergonha na parte da Frelimo, acham k o Dhlakama é uma criançao k quando chora dão bolacha ele cala nao este Dhlakama d cabelo branco nao.
Gosto · 1 · 3 h

David Dinheiro Cade os lambebotas q andam a dismentir informacoes?eu acredito nisso sem duvida



Rafa Barroso Deus apoia só lado certo da razão, força resistentes o povo está convosco.

Customo Jo Jo O gosto k eu gosto......forca Dhlakama o povo esta contigo...dia e noite rezamos pra Deus k nos salvem desta maldita frelm
Gosto · 1 · 2 h

Venâncio Massango Triste realidade.



Fernando Isaac mas tudo curpado é maconde.

Manuel Dos Tetenses Tetenses Sinto pena pra as fds qui ainda acreditam na frlimo so pra morerem de graça enquanto os chefes a curtir o luxo no maputo

Gino Gonçalves Hariua Dhlakama está sub controle de Deus, por isso ele conseguirá tirar este povo do abismo. O povo está contigo!

Alberto Vubil Eles foram prometidos malas de dinhero, pois ha motivo de ou seja razao pela quale os fadm sempre distacam-se sempre em andar atraz do presidente do povo Mocambicano: Afonso Macacho Marceta Dlhakama. Mais mariazinhas vao se ripilindo em alguns dias.




Bartolomeu Benjamim Jaime Jaime Esses mediadores querem brincar na mata,vao ser mortos.

Sem comentários: