terça-feira, 25 de outubro de 2016

Moçambique defende prudência na análise do pedido de extradição de “criminosos”

Início  Política  Política  Moçambique defende prudência na análise do pedido de extradição de “criminosos”


Procurados por Kigali
Os governos de Moçambique e do Ruanda ainda não chegaram ao acordo sobre a extradição de cidadãos ruandeses procurados pela justiça daquele país e que se acredita estarem escondidos no país.
A justiça de Kigali procura pelo menos 12 cidadãos ruandeses, já identificados, associados de crimes relacionados com o genocídio de 1994, que se acredita estarem a viver em Moçambique, onde entraram como refugiados.

O pedido de extradição do regime de Kigali é oficial já faz algum tempo, e foi reforçado hoje num encontro oficial entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo Ruandés, Paul Kagame, que se encontra em visita de Estado de dois dias a Moçambique.

No final das conversações, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse que o assunto ainda está em discussão, dada a sua sensibilidade, que exige uma análise cuidadosa.

“O governo do Ruanda aproximou-nos e pediu a extradição dessas pessoas, mas o processo da extradição tem duas componentes fundamentais: Uma é a componente política e a outra é a componente jurídica, portanto, tudo isto requer um exame cuidadoso e os dois países estão a fazer em conjunto para tentar preencher os requisitos que possam permitir, se for o caso, a efectivação da extradição”, disse Oldemiro Baloi, em conferência de imprensa conjunta com a chefe da diplomacia de Kigali, Louise Mushikiwabo.  

Polémicas a parte, Oldemiro Baloi considera que é preciso valorizar o trabalho que a comunidade ruandesa está a desenvolver no país, uma vez que, ainda que existam cidadãos em conflito com a Lei do seu país, é uma grande minoria.

“A nossa grande preocupação é garantir que as normas internacionais de apoio aos refugiados sejam observadas por Moçambique, assim como Moçambique espera que as pessoas da sua diáspora se vejam protegidas”, realçou Baloi.



Cooperação político-diplomática



Doze anos depois da sua primeira visita, Paul Kagamé desembarcou a meio da manhã desta segunda-feira em Maputo, para uma visita de Estado de dois dias ao país.

O início da visita foi marcado por conversações oficiais, a porta fechada, que culminaram com a assinatura de um instrumento jurídico de cooperação entre os dois países, que oficializa as consultas bilaterais sobre matérias de interesse comum.

Como nota das conversações fica ainda o acordo para reactivar o acordo geral de cooperação, assinado em 1990, que passa, em parte, pela activação da Comissão Mista Bilateral, que deverá reunir no primeiro trimestre do próximo ano, em Kigali.

Sem comentários: