segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Salomão Moyana zangado com a Stv




O Jornalista e Comentarista do Programa “Pontos de Vista” da Stv, Salomão Moyana, está zangado. Tudo porque segundo uma mensagem tida como dele e que circula nas redes sociais, explica os porquês do programa onde ele comenta não ter ido ao ar na noite deste domingo como tem sido habito. Leia na integra
“Através deste meio, informo aos moçambicanos que, pela primeira vez, hoje não houve o programa Pontos de Vista, precisamente porque gravei o programa sozinho na ausência de Jeremias Langa e Fernando Lima, os quais viajaram com Celso Correia para Turquia. Gravei o programa na sexta feira as 13.30 mas só agora as 22 horas de domingo, depois de muita insistência é que o Francisco Mandlate, numa voz embargada, diz que o programa não foi parar o ar por problemas técnicos. Eu, Salomão Moyana, não vou mais à stv antes de porém no ar o programa que gravei na última sexta feira. Falei coisas muito graves sobre a nova ministra dos recursos minerais e energias e pedi ao presidente da república para a exonerar imediatamente antes de se manchar com essa a nomeação. Falei também coisas inéditas sobre Samora Machel. Estou preocupado com a postura da stv. Socorro!”-
S. Moyana.
Foto: MMO



1
Francisco Moises said in reply to Frank...

É uma verdade que muitos Moçambicanos intelectuais, por ignorância ou oportunismo, continuam a delirar com democracia e estado de direito que nunca existiram em Moçambique pós-independência (Frank, 25/10/2016)
Minha observaçao:
Tais intelectuais como Egidio Vaz, Joaqum Chipande, CVD, Pedro Nacuo, Inacio Natividade e outros veiculam esta nonsense(asneira) malcheirosa, repugnante e enjoante.
OBVIAMENTE, O MAIS CARICATO DE TODA ESTA INSANIDADE É O TAL AFONSO DHLAKAMA QUE SE INTITULOU "PAI DA DEMOCRACIA MOÇAMBICANA," COISA QUE NUNCA EXISTIU. MAS NA SUA MENTE, A DEMOCRACIA É UM FACTO EM MOÇAMBIQUE PARA A QUAL ELE QUER ACORDOS COM A FRELIMO PARA SALVAGUARDA-LA.
NAO SEI EM QUE SÉCULO ELE VIVE. NAO SABE QUE NAS DEMOCRACIA É REGRA EVITAR TITULOS BAJULADORES, A NAO SER QUE SEJAM COGNOMESQUE CERTOS POLICOS RECEBEM DE MEMBROS DO PUBLICO. ELE NAO SABE O QUE DEMOCRACIA É: SE UM ELEFANTE OU RINOCERONTE. TALVEZ QUE PENSA QUE A DEMOCRACIA É A COBRA MAMBA. AGORA ELE EMPENHA-SE EM TODO O TIPO DE ACTIVIDADES PARA SALVAGUARDAR A DEMOCRACIA DE QUE É PAI EM MOÇAMBIQUE, MAS VIVE NO ESCONDERIJO COMO VITIMA DESTA DEMOCRACIA DE QUE É PAI.
QUANDO ALGUNS SALTITAVAM COM RATINHOS DA QUELA LENDA "QUEM POE O GUIZO AO GATO", EU FRIAMENTE MANDAVA PASSEAR A IDEIA DE QUE PODIA HAVER DEMOCRACIA EM MOÇAMBIQUE COM TAIS JAGUNÇOS COM JOAQUIM CHISSANO, ARMANDO GUEBUZA, ARMANDO PANGUENE, JOAQUIM CHIPANDE, BONIFACIO GRUVETA, FELCIANO GUNDANA, SEBASTIAO MABOTE, RAIMUNDO PACHINUAPA E OUTROS, QUE SAO TODA UMA CORJA DE ASSASSINOS E CRIMINOSOS.
SO DHALKAMA NA SUA INOCENCIA FATALMENTE ANALFABETA ACREDITOU E ACREDITA NESTA NINHARIA E INTITULOU-SE PAI DA DEMOCRACIA MOÇAMBICANA.
2

O senhor Salomão Moyana já teve a oportunidade suficiente de mostrar a sua bravura, negando assinar as actas das últimas eleições gerais de 2014. Pelo contrário, preferiu receber um punhado de dólares para trair o povo moçambicano e encobrir as verdades que testemunhou no STAE e na CNE.
Pessoalmente, eu etimava-o bastante, mas esta estima já evaporou por me ter apercebido que afinal o senhor Moyana é um Judas Escariot. Depois do que aconteceu no STAE relativamente à postura do senhor Moyana, eu não conseguiria erguer a minha cabeça em Moçambique.
Por isso, acho bem feito que a sua entrevista não tenha sido posta no ar. Quem de pedra mata, de pedra morre. Mais não disse.
3

Hoi Moçambique
Bom dia
Por um tempo julguei que eu era um individuo a leste da verdade, porem, os factos negam tal juízo, o Salomão Moiane grita Socorro hoje porque abriu precedentes que lhe podem custar até a vida, ele sabe que oque falou se não for vinculado publicamente pode merecer um tratamento especial nos esquadrões da morte dos batoteiros, isso deixa-lhe sem sono, e eu digo ainda bem, pois o Salomão tem andado de mãos dadas com o regime mesmo que tente disfarçar ele anda sim de mãos dadas com regime, algo deve ter acontecido que pose m pulgas a ponto de ir dizer as tais coisas perigosas e muito contundentes conforme atestam os seus escritos.
A STV tem dado mostras de que a sua linha editorial parece uma enguia muito escorregadia, ora parece uma Televisão isenta, ora parece oposicionista e ou para totalmente do partido Frelimo, muitas vezes constata-se que perguntas logicas simples directas são intencionalmente ignoradas quando as entrevistas são feitas a turma do batuque, maçarocas, patos, ocultas, mortes, etc.
A Verdade e tao simples como esta, a STV para ter o espaço que tem e o protagonismo que tem na sociedade moçambicana tinha que estar casada com o DIABO porque a semelhança do que acontece aos outros os jornalistas da STV estariam morrendo como acontece com os outros que se não morrem vão a tribunal, soube de fala-falas pela cidade fora de que os dono dos patos tem acções na STV, não sei se é verdade, mas, se for verdade não temos porque duvidar da forte influencia da FRELIMO junto deste jornal Televisivo e impresso.
Agora a preocupação do Salomão Moiane tem sua razão de ser se considerarmos que Moçambique esta viver um período muito negro da nossa história, a Guenguesterização do ESTADO atingiu níveis assustadores, assistimos de forma recorrente o governo a servir-se de bandidos para fazer o trabalho do ESTADO como consequência são espalhados pelo pais adentro cadáveres de seres humanos que ninguém sabem quem forma os assassinos, com este relato penso qualquer moçambicano tem direito de ter medo, porem, Salomão Moiane, não e um caloiro nos meandros dos Mídias e da politica moçambicana ele sabe bem que não se cutuca a ferra com varra curta e desta feita parece que só se lembrou disso a posterior.
A FRELIMO tem maldade suficiente para distribuir por todos nos e ainda bastar para exportar a tirania.
Khanga Hanha Muzai
NB: O Jeremias Langa já foi vitima de uma terapia de choque que consubstanciou-se por um sequestro de curta duração e de uma chamada de atenção clara, desde então el tem sido um cavalo bem adestrado, lembrar ainda que na tal historia de Jeremias Langa consta o nome de um mulato da Frelimo que se julga dono da Frelimo, por esta razão eventualmente o Jeremias deve ter dito aos seus subordinados de que na sua ausência nenhuma matéria devia ser divulgada sem a sua anuência pois careceria de censura previa.

4
Frank said...

"Mesmo a STV nao passa dum porta-voz do sistema totalitario. Que o journalista José Moiana saiba disto."
É uma verdade que muitos Moçambicanos intelectuais, por ignorância ou oportunismo, continuam a delirar com democracia e estado de direito que nunca existiram em Moçambique pós-independência. Os próprios estatutos da Frelimo negam qualquer existência de um estado democrático e de direito.ç
A Frelimo de hoje é como no passado uma organização terrorista que coloniza Moçambique. Este jornalista é um saudosista do sr Samora Machel que se auto-intitulou-se Marechal para não ficar atrás do famigerado Marechal Jean-Bedel Bokassa.

5

Esta se num estado orwelleano com o Grande Irmao (Big Brother) a olhar para tudo, a verificar tudo e a controlar tudo. Ninguem e nada escapa o olhar do Grande Irmao. Com Guebuza a puxar e controlar as cordas no Nyusi e no bando frelimista, todos estes que falsa e infantilmente acreditam que em Moçambique se vive em democracia devem ter cuidado e devem se aperceber que o que dizem é um "speak" ou a nova linguagem onde o sistema totalitario em vigor se esconde enquanto a sua mao cinica, criminosa e diabolica implementa o seu programa tiranico sem precedência apoiado pela sua policia, as suas forças armadas e os seus esquadroes de morte. E nesta situaçao ninguem esta salvo. BASOP (cuidado como se diz em Buero).
Mesmo a STV nao passa dum porta-voz do sistema totalitario. Que o journalista José Moiana saiba disto.
Por insistir que as dividas ocultas sejam nvestigadas e que os culpados devem ir a cadeia e por nao chamar mais camarada ao Guebuza e por chama-lo plenamente Guebuza que ele quer ver ir a cadeia, Sérgio Vieira, o algoz, facinora, assassino e terrorista, esta tamber a brincar com Guebuza que podera ordenar que ele seja enviado para India donde vieram os seus antepassados. Este Indiano esta brincar com a situaçao. Ele nao sabe que o seu co-criminoso pode o morder.

Sem comentários: