quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Sobre da entrevista de DHL no nosso famoso Canal.

O prometido é devido, embora às vezes isso não seja um dado adquirido.
Sobre da entrevista de DHL no nosso famoso Canal. Primeiro, a palavra EMBOSCADA estragou tudo.
Ora vejamos:
1. O Mano Djakas, a um dado momento diz que, e cito: "Esse grupo que saiu da posição de Mazembe, quando já estava perto do local onde havíamos marcado o encontro, FOI INTERCEPTADO PELAS NOSSAS FORÇAS PERTO DE UMA BASE NOSSA. Houve troca de tiros. Levaram porrada. Eu comecei a ouvir os estrondos a partir daqui, e eram 8 horas".
2. Num outro desenvolvimento, Mano Djakas diz: "Ainda bem que me precavi, ao colocar homens nas imediações muito antes de eu ir para o local do encontro". Mas antes disso dissera o seguinte: "Primeiro eu exigi a retirada de todas as posições à volta de Gorongosa, para conferir segurança aos mediadores".
Indo ao ponto 1. Durante a mesma entrevista, o mano Djakas disse que o encontro seria realizado entre as 10 e as 11 horas. E, segundo ele, o tiroteio (tive um brada que dizia "tiroteiro", eh eh eh eh...), o tiroteiro começou as 8. Uma busca básica pelo dicionário vai informar o que é emboscada.
Por outro lado, e na mesma senda, o entrevistado não prova que o mediadores estavam lá, pois diz numa das passagens, que depois de ouvir os estrondos falou com Mário Rafaelli para regressar. Mas como ele ia regressar no meio da emboscada? Voando numa das balas ou usando o estrondo como portal?
No ponto 2, o homem diz que exigiu a retirada de todas as posições ao redor da Gorongosa (ressalva que depois "permitiu" que se retirasse duas só), mas depois diz que COLOCOU os seus HAR no local antes do início do encontro. Onde está a lógica disto?
Para mim, não houve emboscada no sentido que eu conheço, e nem os mediadores estavam lá. Não se justifica que diga a alguém para regressar no meio da emboscada. Talvez dizer para se esconder. O que pode ter havido foi talvez uma troca de tiros, algo que é normal naquela zona, pois mesmo eu já fui alvo de ataque enquanto estava numa coluna entre Save e Muxúngue, indo para Machanga.
Aquilo é que foi emboscada, e não esta emboscada retardada contada pelo Canal para os seus matrecos, que é feita às 8 para acertar uma comitiva que chegaria às 10 (os maputecos dizem dénz), ou 11 horas.
Portanto, o Canal de Moçambique faltou à verdade quanto a isto. E para piorar, hoje nos brinda com esta capa no seu diário electrónico.
PS: O Canal de Moçambique está a criar uma espécie de leitores ávidos de "ximokos", viciando-os em problemas, que quando não tem nada para lhes dar, tece palha e força a sua junção para parecer problema.
Esses leitores estão ostensivamente a ser embrutecidos, e conduzidos como cordeiros para um estágio psicológico de aceitação tácita das suas "verdades". Uma mente mediana iria questionar e ler criticamente aquela baboseira, retirando toda a palha e... não ficando nada.
PS 1: O mano Moisés Mabunda disse ontem que admirava as mentes que criaram aquela notícia, porém admirava mais as que acreditavam naquilo. Eh eh eh eh eh eh... Eu não comento provocações.
PS 2: Nhanisse!
PS 3: Play Station 3.
Reginaldo Mangue, Nivass Saquene, Dereck De Zeca Mulatinho e 11 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Neves Nhavene
Neves Nhavene A emboscada é feita às 8 para acertar uma comitiva que chegaria às 10...kkkkkk
159 min
Eliminar
Jose Cossa
Jose Cossa Humula Makuero....tihumuleli Américo Matavele. a kuna tiisso kaluia!
254 min
Eliminar
Filho Do Cinzentinho
Filho Do Cinzentinho Kambe uli ka mani ntiyisso? Ha bhonga kuvhá u hi thlamushela kutani.
244 min
Eliminar
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Américo Matavele a única vantagem de escreveres tantas baboseiras e a de pertenceres ao G40 e as embaixadas constatarem a mediocridade de qu defende o regime
148 min
Eliminar
Helmano Nhatitima
Helmano Nhatitima Acho que a parva é a senhora que pensa que estamos destruídos e somos todos facilmente instrumentalizados.
135 min
Eliminar
Homer Wolf
Homer Wolf kikiki....
Eliminar
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Helmano nao perca teu tempo com frustrados que nao ve a hora de isto ser entregue a eles portugueses saudosistas. Aceito Moçambicanos de espirito falarem e criticar
124 min
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele E Homer fez like. K
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave O proprio mediador desmentiu esse facto. começo a pensar que melhor e matar esse e negociar com outrso e resolver este problema de vez. Esse ficou com tudo que foi dado a renamo, minas , concessoes de madeira. come sozinho e mente os outros. Quiseram dar a renamo cargos na empresas publicas, administradores, ele negou porque diz que os outros iriam lhe trair. afinal quer o que ele? vao lhe matar com os proprios membros dele que estao cansados dele e querem melhorar a sua vida
Eliminar
Homer Wolf
Homer Wolf Como não likar, ó Jah? Achei graça dizerem que tua unica safa é pertenceres ao G40.

PS: (Legendando) Significa que afinal ser G40 até tem as suas vantagens... (mesmo que seja essa que a senhora disse acima) eh eh eh
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Também sou da mesma opinião.

E o pior de tudo, não são as alucinações engendradas pelo editor e o dono do jornal (Maputo X Lisboa), é existirem pessoas imbuídas de odeio visceral e que acreditem piamente nesta palhaçada. Fazer oquê se isso os conforta na suposta luta que é governar as seis províncias, máxime, tirar a Frelimo a qualquer preço do poder.

Por isso, sou da opinião que o órgão regulador desta actividade devia entrar em cena, pois , este jornaleco está a desvirtuar o objecto que é , informar com responsabilidade, rigor e objectividade.
343 min
Eliminar
Homer Wolf
Homer Wolf ahahahahahaha
Eliminar
Homer Wolf
Homer Wolf Bué da show-off todo dia de ontem, afinal para escrever isto?!... tsc
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa Em manobra militar não vejo como alguém que está no meio de uma emboscada pode ser avisado para voltar. Ou está na emboscada ou está a caminho do local o
Eliminar
Nhecuta Phambany Khossa
Nhecuta Phambany Khossa Digo, ou está na emboscada ou está a caminho do local onde decorre a troca de tiros. No caso, à cautela não se aproxima. Se está no meio da emboscada, recomenda-se que se esconda; que encontre um abrigo e se possível fugir para outro ponto mais seguro.
123 min
Eliminar
Homer Wolf
Homer Wolf No fundo no fundo, ó Jah Yahwah, a tua questão é se o que se passou, tecnicamente, se chama de emboscada ou uma simples "troca de tiros, algo que é normal naquela zona"...(para já isso de considerar "uma troca de tiros" de algo normal, hmmmm...)

Ok, seja lá o que tenha sido. E DAÍ? Era só isso que tinhas como argumento para tentar esculhambar - debalde! - o canal? É campanha isso agora?
Já ontem foi Djone Lenon, com essa mesma lenga-lenga de pedir "impugnação" do Canal de Moçambique... tsc

PS: Já parece nas tardes desportivas d´amuito tempo: primerio jogavam juniores (Ferrov. x Despor,), depois entravam os seniores (Ferrov. x Despor.)... eh eh eh
18 minEditado
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Matavele os mediadores foram emboscados (esquece o conceito kkk) enquanto só chegavam as dez? Mammani wa minou. Kkkkk e diZem que Moz é pobre de criadores...
12 min
Já alteramos muita coisa na lei eleitoral.
Se acharem que chegou a vez de alterar os prazos de divulgação dos resultados que se proceda conforme no lugar de ficar a reclamar da demora quando se está ainda dentro dos prazos legalmente previstos. Como pode demorar se está DENTRO do prazo? Forçar uma comparação entre Moçambique e Brasil no lugar de mostrar que somos lidos ou batidos em procura no Google mostra ignorância e das terríveis por todos os motivos evocáveis.
Eunice Themba, Agostinho Gomes, Jaime Mirandolino e 45 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Nito Ivo
Nito Ivo Comparar o tempo de divulgação não faz sentido mas almejar lei igual do Brasil nao tem problema nenhum.
Eliminar
Helio Thyago Krpan
Helio Thyago Krpan Concordo plenamente. Cada caso e um caso e cada realidade e uma realidade. Nos proximos pleitos, com maior organizacao e solidez, mudancas acontecerao.
E ha gente que por nao conseguir digerir a derrota ja anda com propostas de Governo de Unidade Nacional. Tremendous insanity ...
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo A lei desfasada da realidade deixa de ser eficaz meu caro Nito. Um dos maiores problemas que temos em relação a produção legislativa é fazer copy e paste de realidades distintas das nossas. É a realidade que deve forçar as mudanças na lei
Eliminar
Inacio Fernando
Inacio Fernando Ate porque la eles tem urnas electronicas e nos nao. Outras coisas pah
Eliminar
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe É que alguns tinham planos ocultos. A demora está a custar caro nos bolsos dos que mantém reféns alguns jovens a serem instrumentalizados nas supostas manifestações. Além de que a chuva já chamou os que amam trabalho. Há medo de estarem solteiros, no momento da divulgação.
Eliminar
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Kakakakakakakakakakaka.foi a maxima.
Eliminar
Adelino Inacio Assane
Adelino Inacio Assane Não vejo mau nenhum nas comparações. O que temos que fazer é aperfeiçoar os nossos processos eleitorais. Eu também não concordo que seja problema da existência de leis mas sim da sua operacionalização. Quando se fala de padrões de qualidade os indicadores são os mesmos para todos os países!
Eliminar
Hermenegildo Cossa
Hermenegildo Cossa Nito Ivo!!!!
Um grande filósofo (Montesquieu) defendeu que as leis devem reflectir o ambiente social ou seja a realidade local.
O Brasil tem leis que merece pois sua sociedade assim se moldou.. basta de "copy and paste"
Eliminar
Rui Miguel Lamarques
Rui Miguel Lamarques Quando, julguei, que o bom do Amosse fosse arrolar os "motivos evocáveis" não passou disso. Aliás, o seu texto, para mal dos seus pecados, nasce manchado da mesma falta de argumentos dos que advogam o caminho do Brasil. Quando Amosse acordar e despir-se do Zarito que habita nele e trazer argumentos voltarei.
Eliminar
Manuel Luis Amosse
Manuel Luis Amosse O problema dos nossos irmaos da oposicao e de fazerem tudo emocionalmente. Fazer comparacao das eleicoes de Moz e Brzl eh 1 pouco descabido. Estava eu a assistir a divulgacao dos resultados na RECORD e que numa das passagens dos comentadores, disse que 1 das coisas fundamentais que a presidente reeleita era reformular o pacote (LEI) eleitoral porque aquele datava desde 1965. Fiquei perpelexo ao comparar com a nossa realidade que de 5 em 5 anos sempre se muda. Tambem para se chegar a eficiencia passaram de varias tribulacoes, pelo que essas comparacoes sao descabidas. De facto foram mexerem em paridade e esqueceram do tempo e agora estao a mormurarem sem rezao. De facto ja passa muito porque queremos festejar a vitoria de NYUSI e do glorioso partido. Facto curioso eh que os perdidores de Brzl, teem o mesmo descurso dos nossos compatriotas perdidores: DIVIDIR o pais: exirtir Brzl do AECIO e Brzl da DILMA, nao se conformam com derrota
Eliminar
Rui Miguel Lamarques
Rui Miguel Lamarques A comparação não é descabida pelo facto de ser levantada. A comparação pode, se for verdade, ser descabida pelo contexto de cada país. Pelo asfalto que cada um constituiu ao edificar a sua democracia. Dizer, somente, que é descabido é igual à não dizer nada. Podemos, se quisermos, afirmar que seria que nem comparar os níveis de votação. No Brasil votar é obrigatório e em Moçambique facultativo.
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo O que devo comentar Rui sim sítio onde as urnas são electrónica se a nós ainda nos falta luz em certos locais onde há votação?
Eliminar
Nito Ivo
Nito Ivo Macamo, eu penso que o principal factor da desorganização eh a falta de confiança entre os concorrentes. Mocambique tem todas condições (humanas, materiais e tecnológicas) para realizar eleições livres, transparentes e justas. Os "quadros" para CNE/STAE são indicados por partidos políticos. Estas vagas são ocupadas por pessoas que transmitem confiança aos partidos mas nem sempre têm domínio técnico do trabalho. A solução deste problema eh passarmos pelo ridículo, como diz a frase popular: as vezes pra subir aos céus eh preciso descer ao inferno, entregando o processo completo a uma entidade estrangeira. Lembro-me que grande Joaquim Chissano contratou os serviços de uma empresa estrangeira para organizar as alfandegas. Foi duramente criticado mas hoje certamente dizemos que nada poderia ter sido tao bom para aquela instituição se nao a "privatização". que. a CNE seja "privatizada". Essa ideia nao pode ser mais ridícula do que a vergonha que temos vindo a assistir.
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo Meu amigo nos já caminhamos juntos em muitas empreitadas mas aqui nós separamos. Privatizar o processo eleitoral? Nem pensar meu amigo, nem pensar.
Eliminar
Rui Miguel Lamarques
Rui Miguel Lamarques Bem, Amosse Macamo agora já começas-te a falar de algumas coisas interessantes e saíste da posição do dedo em riste. A pergunta interessante é: em Moçambique seria possível realizar eleições nos moldes brasileiros? Como? De que forma?
Eliminar
Tarcísio Azevedo
Tarcísio Azevedo Não é possível melhorar sem comparar, portanto é importante compararmo-nos em relação aos outros ou a um determinado status pra melhorarmos e mensurarmos tais melhorias.
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo O que achas Rui? Eu ainda estou no âmbito destas eleições e não das desejáveis.
Eliminar
Tarcísio Azevedo
Tarcísio Azevedo Essas eleições não são as ideiais e nem as desejáveis, se calhar são as possíveis. Mas melhores que essas também são possíveis.
Eliminar
Rui Miguel Lamarques
Rui Miguel Lamarques Nem eu estou no âmbito do desejável, mas essa questão é pertinente. Exactamente porque pode mostrar o caminho por percorrer e a dimensão dessa distância. O país não vai acordar amanhã com urnas electrónicas. Qual poderia ser o peso disso para a despesa pública e que implicações isso poderia ter. Nós até podemos debater isso, mas temos de ter em conta que há um processo que medeia o nosso actual estágio e o do Brasil nessa coisa de eleições. A propósito: qual é a idade da democracia no Brasil?
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo Preciso ainda de responder?
Eliminar
Rui Miguel Lamarques
Rui Miguel Lamarques Talvez de editar o teu post e colocar a verdadeira questão onde devia estar. Ou seja, trocar o insulto pela problematização.
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo O meu post já resolveu as questões que devia resolver e as suas respostas são parte dessa resolução. Kkkkkkkkkkkkk eka
Eliminar
Rui Miguel Lamarques
Rui Miguel Lamarques Não é fácil a tua vida de abelha.
Eliminar
Manuel Viriato
Manuel Viriato Rui a democracia do Brasil tem mais de 100 anos.
Eliminar
Amosse Macamo
Pedro Guiliche
Pedro Guiliche Livros mal lidos e matérias não compreendidas originam atitudes desse tipo. Quanta ingenuidade analítica, comparando "alho e açucar", oh minha, nossa Senhora! Cadê você para iluminar as trevas?
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo Amanhã teremos de comparar o washington post ao canal de mocambique
Eliminar
Adilson Michel Rogério Mahanjane
Adilson Michel Rogério Mahanjane Hehehehehe
As vezes comparar é fácil, mas balançar o possivel e o ideal ai já começa a ser complicado.
É bom de facto comparar, permite nos sonhar, permite nos trabalhar para um dia alcançar. As eleições no brazil assim como outras potências mundiais estão ao nível que estam depois de passarem por processos de melhoramento muito duros, e isso levou tempo. Não quero dizer que precisemos do mesmo tempo, mas provavelmente precisemos de usar um plano similar.
Eliminar
Adilson Michel Rogério Mahanjane
Adilson Michel Rogério Mahanjane Por agora as condições não permitem evolução rápida a ponto de usarmos os métodos actuais (ex. Brasil )
Eliminar
Adilson Michel Rogério Mahanjane
Adilson Michel Rogério Mahanjane Hehehehe caríssimo hakuna matata... ignore-se o seu comentário, por agora.
Que fique como um TPC para si, corrigi-lo.
Eliminar
Fonseca Cruz
Fonseca Cruz dr Amosse ki decepcao,esse poste foi o mais vergonhoso k ja vi.
Eliminar
Amosse Macamo
Fonseca Cruz
Fonseca Cruz qual foi a data previamente anunciada pela STAE k iria publicar os resultados?quando se fala de sequestros e roubos podemos nos comparar com Brasil e EUA, e divulgacao de resultados?
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo deixe que lhe pergunte uma coisa meu bom amigo: imagine que combinamos que vinhas aqui comentar ate as 12 horas. facto e que a minha ansiedade fez com que esperasse desde manha. estarias atrasado por ter comentado as 11 e 53 e nao de manha como te esperava? (gostaria que fosses honesto e directo na resposta)
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo o Hakuna Juizo ja esta fora de qualquer possibilidade de estabelecer qualquer tipo de dialogo aqui. na verdade hoje foi a primeira vez que o atendia (nunca tinha trocado ideias consigo) por perceber que insiste no mesmo ponto de sempre desde que bateu a porta deste mural. teras de sair e ir pregar noutras freguesias
Eliminar
Fonseca Cruz
Fonseca Cruz Ainda continuas a me decepcionar, saiba que lhe admiro muito, trata-se de um organismo "competente e serio", nao podemos comparar com meiras brincadeiras.
Eliminar
Amosse Macamo
Amosse Macamo bom, acabou nao respondendo a minha pergunta. tenho para comigo que os organismos serios devem trabalhar com base nos prazos e nao emocoes. se se tratasse de uma situacao em que excederam os prazos entao tinhas todo o meu apoio. quanto ao admirar ou nao devo lhe dizer que e uma liberdade que lhe assiste e sendo liberdade deve e pode ser exercido seguindo seus proprios canones e nunca minha imposicao. abraco e estou aberto para o caso de querer responder ao meu questionamento.
Eliminar
Germano Milagre
Germano Milagre Noto a ansiedade q "os outros" aceitem os resultados ... Nao vejo problema nenhum com a paridade e muito menos vejo problema de maior com o tempo q se dá para homologação oficial. As melhorias no processo e exatamente o q permitiu travar muita coisa ( parece ainda nao suficiente ) que antes das mudanças passava "by and large" por baixo do radar ...

Sem comentários: