quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Sobre o Luto

Filimao Suaze
14/12 às 9:49 ·

Vakitheee

Nb. Comecemos por prestar o nosso devido respeito e vênia às viuvas de traje preto (ou de outra cor) e que honram a roupa que usam durante o periodo pré-definido. Muito respeito e não é em relação a essas que este texto faz referência. Bom que fique claro isso à partida.

Sobre o Luto

Já outro dia falamos disto, num outro contexto.

Se não fossemos adultos, ja devidamente alfabetizados, diriamos que é o masculino de Luta, portanto, Luto. Mas sabemos todos que não é nada disso. É verdade que na conjugação dio verbo Lutar, o termo Luto aparece quando conjuguemos o verbo na primeira pessoa, presente do indicativo: eu LUTO.

Kikiki, mas deixemos de brincadeiras e entremos para a questão sensivel da coisa.

Hoje, retrazemos o tema, na óptica do seu significado que, feliz ou infelizmente, não é o mesmo para todos.

Para uns, é um sentimento, para outros são atitudes, para outros ainda, não passa de um mero costume ou algo deccoremte de práticas religiosas ou crenças.

Vejo ALGUMAS viúvas vestidas de preto, supostamente por que durante certo lapso de tempo, devem apresentar-se como tal, em publico, de preto, das unhas ao cabelo, sendo entretanto, reiteradamente despidas por homens maldosamente destemidos e impiedosos. Elas, digo e repito ALGUMAS (porque há quem faz jus à roupa preta que até de mera saudação de homem estranho foge), vestem-se de preto como forma de responder a um pressuposto de indole costumeiro ou religioso, longe de ser porque se sentem obrigadas a reservar-se intactas durante aquele periodo pré- defenido, em memória e respeito à alma do falecido.

Por outro lado, surgem aquelas viúvas que, longe de usar roupa preta ou branca, verde ou azul, consoante as tradições ou religiões (ja vi de tudo nesta terra dos Khossas), continuam usando suas roupas normais, entretanto, ninguem as toca, ninguem as despe, ninguem as beija senão na bochecha naquele habitual beijinho de compadres, não dão intimidade a ninguem, sabem elas o que sentem pela morte do marido. Quer dizer, não ostentam o LUTO da indumentária mas ostentam-no no coração, sentem-no, observam um periodico x de celibatero sem parecerem isso. Vão às festas, divertem-se, conversam sobre todos os temas, vão ao cinema, ao teatro, não fazem teatro de lágrimas, mas melhor do que algumas que se vestem de preto, não ha malandro que lhes penetre ou compenetre suas intimidades, psicológicas, mentais e fisicas.

Naquele primeiro grupo, E REPITO –APENAS EM RELAÇAO A ALGUMAS, marca-se um dia, em que as visadas deverão tirar o Luto e voltar, como quem diz, à disponibilidade, o que no fim do dia acaba sendo uma farsa autêntica, ja que, como dissemos acima, estiveram sempre disponiveis, maliciosa, indisciplinar e estupidamente. Quer dizer, como quem diz, é para o maronga ver, so para evitar dizer ...para o inglês ver. É um teatro barrato.

Já neste segundo grupo, ninguém sabe o dia em que elas, as viúvas sem roupa preta ou de qualquer outra cor, retomam o contacto fisico-emocional, aliáis, nunca ninguem teve o controle disso pois nunca envergaram sinais exteriores de viuvez.

Qual afinal o conceito de Luto?
Qual o seu significado?
Qual, por fim, o melhor modelo entre os dois acima descritos?ou um terceiro ainda melhor existe?

Assim para fechar, seria correcto pre-definir-se um PRAZO GERAL, legal ou outro,a para a duracao do tal LUTO?

Obs. Com as necessárias adaptações , o TEXTO APLICA-SE TAMBEM AOS homens.

Vakitheeee

Comentários


Fernando Milice Disculpa Dr, ainda nao acabei de ler. Kkkk
Gosto · Responder · 14/12 às 9:53


JoaoStelio Zitha Vakithy...
Gosto · Responder · 14/12 às 10:30


Cidy Magaia Vakhite....O luto pra mim é o momento de entrar no celibato / excumungar-se de todas coisas prazeirosas, chorar em silêncio pelo seu marido ou esposa, fazer Jus a roupa preta ou branca dependendo de cada relegião e tradição. Asseguro vos que essa roupa e atitude é pesada cumprir nos dias de hoje principalmente para nós jovens, mas se exstiu amor entre ambos com a força de vontade consegue se. Agora aqueles que vestem-na so pra o inglês ver sem sentimento algum, e não honram a roupa pra mim é preferível não pôr aí evitas passar por ridículo e envergonhar se nas pessoas... Niku ntseemm
Gosto · Responder · 14/12 às 10:56


Elaine Cuna Para mim o luto nao precisa ser visivel, cada um tem seus sentimentos, respeito e consideracao pela perda do seu conjuje, e sabe como deve manifestar esses elementos. E outra existem familias que obrigam as mulheres a usarem o luto, do que adinta essa obrigacao enquanto que ele/a pode muito bem fazer o que lhe apetece, de forma sigilosa? O tema merece uma boa reflexao
Gosto · Responder · 1 · 14/12 às 12:58


Rodrigues Junior O luto ou seja apresentar se preto é uma questão cultural, religião, preferência entre o casal ou família etc.... nada de questionário os que respeitam o luto, roupa. Ainda bem prefere não pôr roupa preta sim e diga isso ao teu esposo (a)antes de partir um dos dois.

Sem comentários: