quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

É preciso disciplinar os “modjeiros”!


De uns tempos para cá, com o crescimento notório do êxodo urbano e suburbano, fenómeno que está estreitamente ligado ao crescimento da população, variável decorrente das altíssimas taxas de natalidade entre a juventude, novos terminais de transporte público e semi-colectivo de passageiros apareceram.
Não obstante, apesar da coexistência ainda mais significante da rede de transporte público e privada de passageiros, notamos que a problemática da escassez do transporte inter-urbano continua evidente, se calhar, conforme anteriormente apontámos, devido aos elevados níveis da taxa de natalidade no país.
Caríssimos, no presente artigo de opinião não é da problemática do transporte público ou semi-colectivo de passageiros, mas dos fenómenos que ocorrem entre os nossos terminais de transporte de passageiros, algo protagonizado pelos famosos “modjeiros” que costumam semear desordem e terror naqueles locais.
1. QUEM É O MODJEIRO?
Pouco sabemos dos contornos linguísticos ligados a palavra “modjeiro”. Não obstante, diz-se aquela surge de uma outra, “modjar”, que significa «persuadir, estimular ou convencer, com ou sem microfones, a clientela que passa pelas ruas a aderir a um dado serviço ou bem que um agente económico oferece».
Sobre o exposto acima, a título ilustrativo, peguemos no exemplo dum proprietário de uma loja de roupas que, para atrair os clientes a visitarem o seu estabelecimento, contrata alguém para fazer propaganda àqueles que passam pela rua adjacente, muitas vezes gritando: “promoção, promoção…entrem, entrem”.
Neste âmbito, enquanto “modjar” é acto persuasivo através do qual alguém atrai as pessoas a aderirem de um determinado serviço de um estabelecimento, “modjeiro” é aquele que exerce tais funções ou tarefas, e é pago por isso findo o trabalho. Hipoteticamente, eis a visão tradicional do termo “modjeiro”.
Ultimamente, com elevada notoriedade, a actividade de “modjar” – aquela exercida pelos “modjeiros”, evadiu-se para junto dos terminais de transporte público e semi-colectivo de passageiros. Com a presença do “modjeiro” nestes lugares reduziu-se a dupla tarefa do cobrador: de chamar e cobrar aos passageiros.
A troco de 10, 20, 50 meticais ou mais, e dependendo da lotaria da viatura, da rota e da categoria do terminal (interurbano, provincial ou internacional), os transportadores que rapidamente desejam ver a sua viatura com passageiros à fartura, contratam os serviços do incansável e sempre animado “modjeiro”.
2. QUANDO O “MODJEIRO” TORNA-SE PROBLEMA:
É facto, que a presença dos “modjeiros” junto das paragens, e principalmente, dos terminais de transporte público e semi-colectivo de passageiros, trouxe certos e visíveis benefícios juntos daqueles lugares, desde aos transportadores e até aos passageiros, em termos de organização no acto da tomada do transporte.
Nas horas de ponta, especialmente no período matinal, é soberbo o trabalho realizado pelos “modjeiros” na organização das bichas dos “chapas” e de seus utentes, evitando a desorganização que muito concorre para que certos aproveitadores furtem bens alheios, isso durante a disputa por um lugar nos transportes.
Infelizmente, a nobre actividade de “modjar”, face ao desemprego e ao analfabetismo que muito abundam nesta pátria amada, tem vindo a atrair muito mais jovens, alguns portadores de condutas duvidosas, instigadores da desordem, da imoralidade, manchando o restante da classe destes homens.
À semelhança de alguns catadores de lixo da Lixeira de Hulene, já descritos no texto “Zona da Lixeira de Hulene: uma região autónoma” de Ivan Maússe, os “modjeiros” criam uma espécie de administrações autónomas em nossos terminais de transporte, imprimindo suas próprias normas, muitas delas, injustas.
Para intimidar os transportadores e utentes que procuram insurgir-se contra o seu poder, os modjeiros aproveitam-se da sua compostura física robusta e da voz algo maiúscula, umas vezes, decorrente do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de outras drogas, e com a proferição de insultos à mistura.
Nas manhãs, junto dos terminais de transporte costumam desorganizar as bichas dos utentes de transporte que há horas tenham-se feito ao local facilitando a entrada de outros que se predisponham a pagar um certo valor monetário pelo serviço, acelerando o atrasado daqueles outros primeiros. Injusto.
Os transportadores semi-colectivos de passageiros, ainda que queiram dispensar do trabalho dos “modjeiros para encher às suas viaturas, estes se recusam, e a rebeldia dos transportadores pode concorre para a vandalização da viatura, ou no mínimo, impedimento de carregar qualquer passageiro.
Alguns “modjeiros” viraram hoje larápios de telemóveis, carteiras e outros objectos de fácil furto junto das paragens. E porque temos um número cada vez crescente de crianças que acorrem sozinhas às paragens e terminais de transporte semi-colectivo, situações de roubos tem ganhado mais terreno, infelizmente.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Não temos nada contra os “modjeiros”, até porque o seu trabalho tem-se revelado numa honesta e sábia saída para o problema do desemprego e da pobreza que abunda entre a juventude deste país, seiva da nação. Todavia, é preciso que as autoridades administrativas municipais ou não, disciplinem essa classe.
O “modjeiro” não pode aparecer como problema, mas como solução ao problema da desordem em nossas paragens e terminais, pautando uma conduta aceitável e conforme aos comandos da lei e das demais normais do país e da autarquia, distrito ou localidade em que se achem inseridos. Devem reinventar-se!
É para nós doloroso quando assistimos, junto das nossas paragens, um jovem “modjeiro” a arremessar insultos contra pessoas muito mais velhas e indefesas. Os transportadores também ressentem-se das ameaças dos “modjeiros” conferindo-lhes dinheiro ainda que dispensável o serviço em horas de ponta.
Contratar os serviços de um “modjeiro”, – como o nome já diz, «contrato», é um acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, – não devia constituir uma obrigação só porque os visados se olham como os “donos-do-pedaço”, quase jurisdicionando os terminais em desconformidade com as leis civis existentes.
É preciso disciplinar os "modjeiros", definitivamente.
Bem-haja Moçambique, nossa pátria de heróis!
GostoMostrar mais reações
Comentar
29 comentários
Comentários
Kátia Mariza Noormahomed
Kátia Mariza Noormahomed Meu amigo. .. você é um escrivão. Hiii eu não tenho tanta paciência
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe hehehe Kátia Mariza Noormahomed, leia ai e vamos ao debate. kkkk
Gosto · Responder · 10 h
Kátia Mariza Noormahomed
Kátia Mariza Noormahomed Espera eu sentar...
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Bitone Viage
Bitone Viage Deixe os modjeiros em paz.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Vamos a isso, ilustre Kátia Mariza Noormahomed! hehehe nao desanime.
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Kátia Mariza Noormahomed
Kátia Mariza Noormahomed Kkkkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 10 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Caro Bitone Viage, ninguem esta' aqui a hostilizar ou perturbar a paz dos nossos irmaos "modjeiros". A ideia e' persuardir para que algo seja feito no sentido de se desencorajar e travar mas ou viciosas condutas protagonizadas por alguns "modjeiros", sublinho, "ALGUNS".
Gosto · Responder · 5 · 10 h
Lídia Fumo
Lídia Fumo "Alguns"...

Obrigado!
Gosto · Responder · 10 h
Kátia Mariza Noormahomed
Kátia Mariza Noormahomed Em tão pouco tempo ja escreveu isso... hiii morri
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Bitone Viage
Bitone Viage Será dificil, aqueles são autonomos, são que nem aqueles seus amigoa da lixeira de hulene, são intocaveis. Nem Dlhakama pode abusar aqueles.
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe kakaka meus amigos? Como assim, Viage?
Gosto · Responder · 1 · 10 h
António Tambe
António Tambe Associo-me ao Ivan e subscrevo o seu discurso ou suas linhas opinativas. Realmente existe uma exacerbada autonomia daqueles tipos e por vias disso eles vezes sem conta têm criado constrangimentos aos utentes dos transportes semi e colectivos. É necessária uma fiscalização mais activa da polícia municipal entre outras acções adicionais.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Lídia Fumo
Lídia Fumo Polícia municipal vs Modjeiros...
Acho que nao pode dar certo...


Agora polícia de protecão VS modjeiros...
Quital?
Gosto · Responder · 1 · 10 h
António Tambe
António Tambe Digo apenas para disciplina-los, pois convivem com os tais no dia a dia.
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Bitone Viage
Bitone Viage A fome, a miseria, a pobreza, o desemprego, o analfabetismo, o sofrimento generalizado é o que torna aqueles tipos "Modjeiros" e a forma do Governo compensa-los em deixa-los fazer aqueles desmandos.

A policia ali não vai fazer nada. Esqueça Ilustre António Tambe
Gosto · Responder · 1 · 10 h
António Tambe
António Tambe A ideia apenas disciplina-los meu caro e não retira-los dali.
Gosto · Responder · 10 h
Bitone Viage
Bitone Viage O orgão Munincipal nada pode fazer agora, sobretudo sabendo que as Autarquias estão as espreita. 

Os tais *Modjeiros* também tem servido de agentes de campanha, são contratados para encher camiões, e até por vezes colar panfletos.


Duvido que poderá haver uma acção por parte do Conselho Munincipal.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Lídia Fumo, eu vou mais na linha do ilustre António Tambe, no caso vertente tem de ser mesmo a polícia municipal e não de proteção. Aqui a ideia não é hostilizar os modjeiros, mas garantir ordem.

Sabemos que a nossa polícia municipal sequer usa armas de fogo e isso já é bom, afinal, não é de pessoas para amedrontar aos modjeiros, mas sim para cooperarem com estes garantindo um mínimo de ordem nos terminais.
Gosto · Responder · 9 h
António Tambe
António Tambe Perfeito.
Gosto · Responder · 9 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Caro Bitone Viage, se considerássemos que "modjar" à revelia nas normas que regem o bom funcionamento da autarquia é uma forma compensatória pelo desemprego, fome, miséria que abunda no país, então tudo iria andar mal aqui. Todos seriamos bonificados para fazer o que entendemos.

Isso não.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Bitone Viage
Bitone Viage Ivan Maússe ja sabes que esgrime todos meus comentarios sobre este assunto. Deixe os meus amigos em paz
Gosto · Responder · 9 h
Euclides Flavio
Euclides Flavio Onde irao viver os modjeiros mano? A economia informal eque faz chegar dinheiro a todos. ESCREVA ALGO SOBRE CORRUPTOS virei comentar com profundidade. EU AMO MODJEIROS E VIVO DE MODJA. Alias, no fundo todos somos Modjeiros.
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Euclides Flavio você, pelo seu comentário, vê-se que não leu este artigo, senão o seu título, e pôs-se a interpreta-lo mal. Kkkkkkkk esse meu amigo pah.

Mano, não estou a hostilizar aos modjeiros, eu por acaso aprecio o trabalho destes. Veja que no te
xto até falei da minha admiração em relação a estes.

Todavia, me oponho e com toda a veemência, contra todos aqueles modjeiros, que não são poucos, que costuma semear desordem e terror nos terminais.

Queremos modjeiros sérios e honestos e não aproveitadores e incumpridores-padrão das normas civis.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Negro Africano
Negro Africano Há modjeiros bons e eticamente responsáveis. Mas a maior parte deles são irresponsáveis, de conduta duvidosa, larápios e sempre prontos para criarem desordem. O mais caricato é que vezes sem conta, criam desordem na presença da polícia municipal, o que até certo ponto causa-me muita estranheza.
Gosto · Responder · 1 · 10 h · Editado
Euclides Flavio
Euclides Flavio Estou a modjar um S7 mano. kkkk
Gosto · Responder · 2 · 10 h · Editado
Negro Africano
Negro Africano Esse assunto ainda tem a ver com o debate? Kkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Esse Euclides Flavio não está bom, mano Negro Africano. Deixa ele. Kkkkkk
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Realmente, ilustre Negro Africano, também causa-me estranheza quando vejo os maus modjeiros a atuarem defronte ao olhar impávido da nossa polícia municipal, nao sei se é por essa não se portar de arma de fogo ou o quê.

Mas é chato mesmo.
Gosto · Responder · 9 h
Negro Africano
Negro Africano Notei há time. Sucede que ele deve estar a querer se livrar dum cel praticamente off, para assegurar o seu fim de semana. Mas eu não vou cair na sua lábia.
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Bitone Viage
Bitone Viage Bem não podemos ignorar esse assunto ilustre Euclides Flavio. 

Mas também acredito que há muito que nós os jovens devemos nos centrar sobretudo nesta epoca como é o caso, da corrupção, paz, e subdensevolvimento.


Estou em crer que aqueles tais "Modjeiros" conforme são chamados, são pessoas que daquele trabalho buscam o seu pão para a sobrivivencia.

Ali nem a policia Munincipal pode intervir, pois sabem que aqueles tipoa são perigosos e todos nós sabemos a razão que os tornam em seres perigosos.
Gosto · Responder · 10 h
Euclides Flavio
Euclides Flavio Pois, mas devemos deixar os modjeiros em Paz. Eu amo aquei tipos.
Gosto · Responder · 10 h
Bitone Viage
Bitone Viage A fome, a miseria, a pobreza, o desemprego, o analfabetismo, o sofrimento generalizado é o que torna aqueles tipos "Modjeiros" e a forma do Governo compensa-los em deixa-los fazer aqueles desmandos.

A policia ali não vai fazer nada. Esqueça Ilustre Ivan Maússe
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Euclides Flavio
Euclides Flavio Os modjeiros sao resultado da desordem do Estado.
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Á Imperatryz Pereyra
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Hehehe, Euclides Flavio, nesse capítulo concordo contigo. Aliás, associando-me ao comentário do Bitone Viage que procede ao teu, tudo fica ainda mais claro: a nossa desordem criou essas pessoas, e algumas, perigosas. Criou também os homem-catana.
Gosto · Responder · 8 h
Abinelto Bié
Abinelto Bié Excelente, confrade!

Eu que sou um dos utentes dos transportes semi-colectivos de passageiros tenho assistido a esse cenário que retratas e por vezes surge essa indagação "será que não é necessário disciplinar os modjeiros?"

Concordo em pleno quando dizes que o "modjeiro" poderia sim ser parte da solução dos problemas que enfermam as paragens. A título de exemplo de um modjeiro que minimiza os problemas nas paragens, muito especificamente no Bairro Zona Verde, é o modjeiro de nome "adimiro" (salvo o erro na escrita, eventualmente pode estar aliado à fonética, mas assim o chamam "Adimiro") que tem colocado ordem naquela terminal dos transportes, em particular na paragem dos carros que vão a Museu. Tem consciencializado as pessoas sobre a necessidade de seguir a bicha (fila) e não optar por comportamentos aversos à boa contuda. Tem dado prioridade às pessoas mais velhas (idosos) e deficientes físicos, etc.
Portanto, no meio de tantos " modjeiros " maus temos um exemplo de boa conduta a seguir.

É preciso discplinar o "modjeiro"!
Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
Bitone Viage
Bitone Viage O orgão Munincipal nada pode fazer agora, sobretudo sabendo que as Autarquias estão as espreita. 

Os tais *Modjeiros* também tem servido de agentes de campanha, são contratados para encher camiões, e até por vezes colar panfletos.


Duvido que poderá haver uma acção por parte do Conselho Munincipal.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Abinelto Bié
Abinelto Bié Claramente que não haverá nenhuma solução à vista confrade Bitone Viage. Mas nós próprios podemos tentar, apesar de achar complicado, mas é possivel.
Nós (a sociedade) fazemos parte desse problema e temos de fazer parte da solução.
Gosto · Responder · 9 h
Helder Waka Moiane
Helder Waka Moiane Kkkkkkkk o famoso admiro
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Helder Waka Moiane
Helder Waka Moiane Kkkkkklkkk o famoso admiro
Te acertaram a querer ultrajar a "bixa" mausse,,, logo de manha
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Abinelto Bié
Abinelto Bié Conheces o gajo mano Helder Moiane? Hahahaha
Bom gajo...
Claro, por vezes quando está embriagado faz coisas lá para não muito boas.
Gosto · Responder · 9 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Abinelto Bié, Hehehe, Bitone Viage é modjeiro da TV Sucesso para granjear mais audiência para a televisão, por isso que defende aos seus colegas maus que actuam no sector dos transportes.

Kkkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Helder Waka Moiane
Helder Waka Moiane Esse nao é modjeiro é um "comen"tarista das televisoes
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Bitone Viage
Bitone Viage Heheheheheeh Ivan Maússe lembras que um dia ja quisemos lutar com algunns no benfica? Kkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Boavida Imperial
Boavida Imperial esse kota escreve mano ,tsheeee😔😔😔
Gosto · Responder · 2 · 9 h · Editado
Kátia Mariza Noormahomed
Kátia Mariza Noormahomed Reparaste nem kkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Boavida Imperial
Boavida Imperial bem memo filha
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Hehehehe, Boavida Imperial e Kátia Mariza Noormahomed deixem-se disso e vamos debate sobre os modjeiros.

Temos de encontrar um meio termo para esse dilema dos nossos modjeiros, alguns dos quais, que se revelam em badboys.😂
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Lídia Fumo
Lídia Fumo Kkkk outro dia quando um dos sobrinhos de 14 anos de idade vinha passar as suas férias em casa... perguntei o que queria ser no futuro?
Simplesmente respondeu:
"Modjeiro"😎


Perguntei se ele sabe o que um modjeiro faz?
Respondeu:
É cobrador que é empregado do cobrador...😂😂😂
Sinceramente!!!
No momento fiquei sem palavras...
No dia seguinte disse a ele que tinha de pensar bem no quer ser, e nas próximaa féreas quero ouvir algo diferente e que vais nos alegrar!!!
Ser modjeiro não é profissão...
😠
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Abinelto Bié
Abinelto Bié Também eu quero ser "modjeiro" , quando cá crescer. Hehehehe
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Lídia Fumo
Lídia Fumo Ntlam😠😠

😂😂😂😂
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Abinelto Bié
Abinelto Bié Quero pôr ordem nas paragens ó Lídia Fumo. Hahahaha
Deseja-me sorte nessa empreitada.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Lídia Fumo
Lídia Fumo Ai eu terei costas quentes para apanhar chapa...
Nao ficarei na bicha😂😂😂😂😂
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Lídia Fumo
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Abinelto Bié
Abinelto Bié Está a ver o quão é bom ter modjeiros conhecidos nas paragens? Kkkk 
Não precisarás formar bicha, é só entrar no chapa kkkk
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Helder Waka Moiane
Helder Waka Moiane Podemos profissionalizar à profissao ,, afinal de contas os modjeiros nao sao tao maus assim
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Fernando Banze
Fernando Banze Alguns desses tipos são muitos indisciplinados.
Por mais que haja um "modjeiro" humilde, mas este mesmo (modjeiro) fica ofuscado por causa dos outros, e consequentemente a gente acha que todos são marginais.


Esses "gajos" gostam de provocar quando te vêem com sua dama, bem "txunado". Do tipo, eles avaliam a sua musculatura corporal e em função disso eles começam a entrar em cena.

E eles gostam de provocar mulheres quando estão sozinhas. Kk

Muitos modjeiros precisam de ser disciplinado.
Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
Lídia Fumo
Lídia Fumo Existe modjeiro humilde???

Hehehhehe assuntos sérios aqui...
Gosto · Responder · 9 h
Fernando Banze
Fernando Banze Podes crer que existem alguns honestos.
Apesar de ser difícil encontrar.
Gosto · Responder · 7 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Bitone Viage é defensor dos maus modjeiros.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Bitone Viage
Bitone Viage Deixe os meus amigos, meu irmao. Eles estão inseridos num ciclo deploravel da pobreza
Gosto · Responder · 8 h
Helder Waka Moiane
Helder Waka Moiane Kkkkkklkkk o famoso admiro
Te acertaram a querer ultrajar a "bixa" mausse,,, logo de manha???
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Kakakakakakaakkakaakakak Mano Fernando Banze eu também já fui alvo de chacotas por parte dos modjeiros, pior quando me vinham passando com a baby.

E eu nem dizia nada, só ria tio sou amigo deles. Desafiar "aquéis" tipos maus não. 


Todavia, HÁ BONS MODJEIROS, sim.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Fernando Banze
Fernando Banze Helelelel. Esse truque foi mais inteligente que podia escolher.
Porém, alguns modjeiros precisam ser disciplinados.
Gosto · Responder · 7 h
Boavida Imperial
Boavida Imperial todos modjeiros sao bons .tem familia e diapesas por pagar ,so que alguns ainda na fase da rebeldia (19-22) anos acabam bebendo sei la oquee e começam a implantar a desordem na sociedade .Nao marginalizem os modjeiros
Gosto · Responder · 8 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Kota Helder Waka Moiane, me doou bem com os modjeiros, mesmo aqueles que se fazem de maus. Por exemplos aqueles da zona verde colho simpatia. 

Conheces o famoso Maurício, um modjeiro musculoso que opera no terminal do Xiquelene? Esse me parece até ser chefe por lá.


Evaristo Maússe, conhece muito bem a peça.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Helder Waka Moiane
Helder Waka Moiane Edjo,,@dmiro vc o conhece??? Eu quando era estudante estava pensar numa dissertacao sobre a fonetica dos modjeiros,,,,é eccepcional, ,evaristo esta aonde????
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Milcon Chichume
Milcon Chichume O texto tem um impacto considerável, contudo, teria mais impacto ainda se os visados directos tivessem tempo, capacidade e paciência de ler.
Gosto · Responder · 8 h
Gabriel Shyne
Gosto · Responder · 7 h
Myro Fernando
Myro Fernando Excelente texto Ivan

Fobricco Bennan repara no ponto 2
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Absalão Mapsanganhe
Absalão Mapsanganhe Kakakaka #Mausse näo me estraga os ways aqui, ora vejamos, o team leader dos modjeiros, De nome Admiro, foi meu colega de 1a a 5a classes, no dia em que decido pegar chapa na zv, viro um rei, com direito a chair da frente e mais uma agua :D... E em compensacäo näo pago chapa, pelo menos deixem o gajo em paz, esse näo precisa mudar nada.
Gosto · Responder · 5 h
Antonio Lourenco Junior
Antonio Lourenco Junior Karl Marx chamava a esse tipo de pessoas de "lumpen proletariado", que deviam ser apartados do resto da sociedade, porque nefastos. Eu conhecia-os ate bem pouco tempo como gai-gai, ou angariadores de clientes. Esses "tipos" nao podem ser vistos isoladamente conquanto a sua forma de agir nao difere da dos cobradores e motoristas, dos fiscais da Atromap e do Conselho Municipal. Para resolver este problema eh necessario ataca-lo pela raiz, e olha que ela (raiz) e bem profunda. Repare que estes fenomenos de profissoes....informais, alastra-se pela cidade dentro e ataca as instituicoes do Estado, desde a Migracao, Conservatorias de Registo, Notarios, e por ai em diante. Nesses locais so se sofisticaram mas a essencia e a mesma.
Gosto · Responder · 2 h
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Até queria tentar escrever algo sobre o assunto mas tiras me todas palavras. Ivan Maússe aqui foi tudo dito.
Gosto · Responder · 8 min

Sem comentários: