domingo, 19 de fevereiro de 2017

Porque do Silêncio de Maputo sobre rapto de cidadao português?

Breaking News+++++Breaking News
Recordam-se de um cidadão Português raptado na província de Manica há já alguns meses???
O pior infelizmente terá acontecido, pois segundo informações recolhidas de fonte segura e credível no interior de uma das facções da Frelimo liderada pelo presidente Nyusi, o empresário Português, de nome Américo Sebastião, raptado na presença de muitos cidadãos nacionais e estrangeiros, na cidade da Beira, do qual nem os média, nem as redes sociais fizeram referência, foi levado a cabo pelos Esquadrões da Morte liderado pelo clã do Planalto, com Chipande à cabeça e posto em prática pelo seu moléque e sobrinho o presidente Nyusi e Não pela RENAMO, como por aí circulava nas bocas sujas da propaganda comuna assassina, do partido dos MARGINAIS DE NACHINGWEA. 
A Renamo nunca se pautou por uma conduta terrorista. 
Segundo a nossa fonte, Américo Sebastião estará morto há já bastante tempo, restando somente as suas ossadas. O motivo do assassinato terá sido, pelo facto de Américo Sebastião ter contratado dois cidadãos moçambicanos da zona centro do País, para trabalharem numa produção agrícola sua. Isto levou a que o Português, como identidade empregadora, fornecesse a alimentação como é costume nesta actividade rural a qualquer trabalhador agrícola de norte a sul de Moçambique. 
No entanto esses marginais facinoras filhos de Nachingwea, não entenderam assim, e como tem acontecido também aos elementos da Renamo, consideraram este empresário estrangeiro Português,que contribuia para o desenvolvimento de Moçambique no ramo agrícola, como um elemento da Renamo a abater. 
A nossa fonte não nos soube confirmar, se os dois Moçambicanos contratados por Américo Sebastião, foram ou não executados também. 
O Governo Português tem feito pressão sobre este melindroso assunto, e brevemente será informado desta pouca vergonha humana, segundo relata esta nossa fonte mais que credível. 
Uma questão pertinente se coloca, 
Que segurança terá o Presidente Dhlakama perante situações como esta????. 
Esta malta do partidão de escroques de Nachingwea, são uns verdadeiros assassinos sem vergonha nem dignidade. 
Está confirmado que o cidadão Luso foi morto pela corja do Nyusi. O que está a dar em Moçambique é matar.
Os negociadores e o mundo vai continuar a permitir isto !!!??? Vamos ser realistas e passemos a acções concretas para acabar de uma vez com estes marginais. 
Peço desculpa e endereço as minhas sinceras condolências aos familiares de Américo Sebastião, pelo facto de possivelmente só agora se darem conta desta triste realidade e sabido desta forma, sem que haja uma declaração oficial da parte do Estado Moçambicano (os mandantes do crime) que infelizmente está em DESGOVERNO a caminho do abismo, ou pelo governo Português, que terá mais cedo ou mais tarde esta triste confirmação.
Terão estas duas Nações um caso diplomático em mãos?? ou vão olhar para o lado como têm feito nos últimos 42 para não ferir questões políticas e económicas???
- Via UC WhatsApp

Silêncio de Maputo sobre rapto de português gera mal-estar em Lisboa

Marcelo Rebelo de Sousa fez nova diligência sobre o português desaparecido há meses em Moçambique, desta vez por escrito. Para incredulidade de muitos, nem isso fez mudar a atitude das autoridades


Apesar da relação privilegiada de Marcelo Rebelo de Sousa com Moçambique, o homólogo Filipe Nyusi não se dignou responder ao Presidente português
Foto
Apesar da relação privilegiada de Marcelo Rebelo de Sousa com Moçambique, o homólogo Filipe Nyusi não se dignou responder ao Presidente português MIGUEL MANSO

Há meses que Portugal se desdobra em pedidos de informação a Maputo sobre o português raptado em Moçambique no Verão passado, mas a única resposta que obteve até agora foi o silêncio.


Perante o prolongado e insólito mutismo das autoridades moçambicanas, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou há duas semanas uma carta ao seu homólogo, o Presidente Filipe Nyusi, para pressionar Maputo e, mais uma vez, pedir informação sobre o desaparecido, um empresário agrícola que há anos trabalha na Beira, no centro do país.


Para espanto de diplomatas e políticos que acompanham o processo, o Presidente Nyusi ainda não respondeu à carta do chefe de Estado português - mais de duas semanas depois de esta ter sido enviada.
Por desejo da família do empresário desaparecido, o caso tem sido gerido em segredo e com enorme discrição. Mas passados sete meses sem informação, sem respostas, sem sinais de que há uma investigação em curso e sem, sequer, uma resposta de cortesia diplomática às missivas de Lisboa, do lado português houve uma clara evolução: o que começou por ser um desconforto e uma desilusão, deu lugar à incredulidade e ao mal-estar.
As démarches portuguesas têm sido feitas ao mais alto nível: gabinete do primeiro-ministro, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Procuradoria-Geral da República e Palácio de Belém fizeram contactos formais e informais, diligências por escrito e por telefone, directas e indirectas. O resultado tem sido apenas um: "Nada de nada", resume uma fonte que conhece bem o processo.
O primeiro-ministro António Costa já falou algumas vezes com o seu homólogo Agostinho do Rosário sobre o caso e, no fim do ano passado, ofereceu mesmo a disponibilidade de a Polícia Judiciária portuguesa cooperar com a moçambicana na investigação do misterioso desaparecimento. Mas também essa proposta caiu no vazio. "Não há uma explicação. Não há um sinal de vida. Não há um corpo. Não há abertura para investigar...”, lamenta outra fonte que acompanha o caso há meses. “São não-respostas que respondem a muita coisa.”
Este silêncio não só é invulgar nas relações entre países amigos, como é visto com particular estranheza por Moçambique ter sido o país onde Marcelo Rebelo de Sousa fez a sua primeira visita de Estado, logo em Maio, dois meses depois de tomar posse. Além disso, Filipe Nyusi foi um dos poucos chefes de Estado que Marcelo quis convidar para as cerimónias da sua investidura. Ainda todos se lembram das fotografias desse dia na varanda do Palácio de Belém: o rei de Espanha, o antigo Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e ao centro, a rir para Marcelo, o Presidente Nyusi. A relação de Marcelo com Moçambique é especial mesmo a nível privado. "Foi o melhor lugar da vida política” do seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa, Governador de Moçambique durante o Estado Novo, escreveu o Presidente num livro que publicou há uns anos.
Contactada na sexta-feira de manhã e, de novo, no sábado, a embaixadora de Moçambique em Portugal não respondeu ao pedido do PÚBLICO para comentar a questão. Já o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, fez uma breve declaração ao PÚBLICO: “H�� casos em que as famílias preferem que as diligências oficiais sejam feitas de forma discreta e não pública. Este é um desses casos e eu, obviamente, respeitarei essa vontade. Por isso não tenho mais nada a dizer."
Dentro e fora do ministério, no entanto, adensam-se as especulações sobre a razão do silêncio moçambicano. Um dos cenários considerados mais plausíveis é Maputo querer proteger alguém do topo da sua própria hierarquia, na polícia ou no próprio Executivo. “Em Moçambique, não há decisões tomadas a nível intermédio”, diz um profundo conhecedor da realidade do país. “É tudo ao nível superior.”
O rapto do empresário português, no fim de Julho de 2016, está envolto em características invulgares e não segue o padrão clássico: houve um primeiro contacto dos raptores mas nunca houve um pedido de resgate (regra geral, isso acontece nas primeiras 48h, no máximo 72h, após o desaparecimento da vítima) e não ocorreu em Maputo, mas na Gorongoza, onde a Renamo tem as suas bases.
Há anos que há raptos em Moçambique e há anos que são conhecidas as ligações directas entre as redes de raptores e a Polícia Nacional moçambicana. Entre 2001 e 2013, houve mais de 60 raptos no país, mas foi a partir de 2011 que o problema se intensificou. Só no fim de 2013, houve 30 raptos em seis semanas. Nessa altura, um tribunal de Maputo condenou três polícias a 16 anos de prisão por envolvimento em raptos e, pouco depois, mais dois polícias foram detidos por suspeita do mesmo crime. "Há polícias em tribunal por envolvimento nos raptos, mas é sempre a arraia-miúda”, nota um empresário português. “Há casos em que as pessoas são raptadas pela polícia e libertadas pela polícia e em que se percebe claramente que é tudo a mesma gente.”

Dívida tóxica
Depois do escândalo da dívida tóxica, Moçambique está a fazer um enorme esforço diplomático para tentar recuperar a confiança da comunidade internacional e normalizar o relacionamento com os parceiros estrangeiros. Mas até Março nada deverá mudar de forma decisiva.
A ocultação de um buraco financeiro de 2,2 mil milhões de dólares deixou os países doadores de boca aberta - mesmo os mais habituados aos padrões de corrupção africanos -, e levou o Fundo Monetário Internacional (FMI) a suspender o pagamento de uma tranche de 300 milhões de dólares.
Maputo escondeu do FMI um complexo negócio que envolve um banco suíço e outro russo, que terão emprestado 2,2 mil milhões para projectos de pesca de atum que era afinal foram usados na compra de material militar e a troco de garantias consideradas suspeitas. Além disso, grande parte do empréstimo terá simplesmente desaparecido.
A Suécia está a financiar uma auditoria internacional ao negócio, entre à consultora britânica Kroll. Depois de um pedido de prolongamento do prazo, o relatório final deve ser entregue no fim de Março. Quem está a pensar investir em Moçambique - como é o caso da Exxon - está à espera desta avaliação.

GostoMostrar mais reações
37 comentários
Comentários
Hélio Sendela
Hélio Sendela Suca so mentiroso,ja nao acreditamos nas suas pauladas
Agostinho Chico Alfai
Agostinho Chico Alfai NAO ABUSE O TRABALHO DO OUTRO , E FALTA DE
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo Hélio sandela vçe é um Cú jurro.
Acredite isto é mais que Uma Realidade.
Nunes Viola
Nunes Viola Quando dizes nao acreditAMOS estás a contar com quem? Dirias não acredito.
Helio Ribeiro
Helio Ribeiro Hélio,eu sinto muito no k tm dentro da tua cabeça,e sendo seu chara,plo menos meu nome se escreve com a cor de ouro.
Cremildo Alfredo Mawelele
Cremildo Alfredo Mawelele Força jornalista do povo moçambicano, diga mais
Felisberto Catao
Felisberto Catao Força meu ilustre, é uma honra ter tuas noticias.
Paul Antunes
Paul Antunes O engraçado é k ele nao acredita e esta a comentar no post do mentiroso
Gosto · 4 · 16/1 às 9:19
Alberto Constantino
Alberto Constantino só pode ser um lambebota da frelixo.
Wassala Muzaya Wassala Muzaya
Wassala Muzaya Wassala Muzaya Filho da puta do tal do Nelo. Cú é de onde tua mãe te pariu. Devias dar importância o cú porque foi o meio que te trouxe no mundo mas cara sem mínima vergonha ainda chama alguem de cú. Com todo respeito mais uma vez, filho da puta. Sorry, é único adjectivo que tu mereces.Com licença, diabo que te cuide.
Wassala Muzaya Wassala Muzaya
Wassala Muzaya Wassala Muzaya Vocé Hélio, no dia em vais repitir a palavra mentiro ao Cambuma vai se arepender com oque irei te dizer ta?
Antonio Tomas Mines Mines
Antonio Tomas Mines Mines o helio ta louco. um louco nao tem tratamento como maluco tem. porisso, é dificil ver ou entender quem esta num bom caminho. deixem ele é resto de nós moçambicanos
Ze Manel Ido
Ze Manel Ido Descanse todos em português pra alguém nunca se diz só mas seu mentiroso.Assim ele mesmo Hélio é quem é mentiroso e não senhor UNAy.
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Hélio Sendela estás bem bloqueado
Zebinho Znd Znd
Zebinho Znd Znd Ninguem te obrigou a ler e nem a acreditar, portanto lê e calesse nao abuse.
Francelino Orlando Ringe
Francelino Orlando Ringe Eu não duvido nada doque esses assassinos fazem
Xavier Clinton Xavier
Xavier Clinton Xavier Helio, Helio pls...
TheRock Chitombi
TheRock Chitombi Preferem perder os seu concidaos de qualquer forma ilícita com vista a preservar uma diplomacia manhosa, em troca d recursos materialista como aconteceu com o francês cistac e o jornalista português, cardoso.
Elias Goonda Elias
Elias Goonda Elias DESSA forma pod haver conflitos entre estados. Triste
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha É mais uma dívida oculta para ser revelada.
Jorge Domingos
Jorge Domingos Aqui o homega a informacao esta compiado e guardado
Reginaldo Januario
Reginaldo Januario Ainda diz ja nao acreditamos afinal com kem ja n acredita Hélio ?
Gosto · 3 · 15/1 às 19:48 · Editado
Frank Manzini
Frank Manzini Helio esta quadrado
Hassan Nordin Nordin Enginheiro
Hassan Nordin Nordin Enginheiro HELIO DIABO NUNCA ACREDOTA A VERDADE SO SE FOSSE TVM
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo HELIO vçe é um CÚ jurro.
Gote Rafa
Gote Rafa Com esse governo falso não duvido nada, porque este não ficou governo, ficou grupo de encomendar mortes dos cidadãos indefeso porque todo governo quando está em eminência comportasse desse jeito como vingança, a FRELIMO esta a cair aos poucos.
Calton Maluzane Machava
Calton Maluzane Machava Tenham respeito na resposta de cada cidadao, pork talvz ele so veio ler os comentarios somentes, e assim vamos perder tempo em condena lo , enqwanto ele nao nus pertece.
Alexandrealbano Chiquemba
Alexandrealbano Chiquemba vim por este meio salhentar dok mas me atinjem ek exte governo nao e serio com o povo pior com gentes da funcao publica leva policia transito nas provincia elegando e pra faserem reciclagem em munguine e depois manda pra sante gira e por isso morrem em massa porque eles nao sao militares. sao policias e triste porque ta cheio d militares
Mauro Jesus
Mauro Jesus Tarde ou cedo a verdade sempre viria a tona. Mesmo as outras mortes serão desvendados
Sismo Eduardo
Sismo Eduardo ate quando?
Gosto · 1 · 16/1 às 7:09
Elves Cean Tovic
Elves Cean Tovic Helio leia so e somente p ti , seu sacana ,cu , tomates pa !
Gosto · 1 · 16/1 às 9:08
Abdul Latifo Badrudine
Abdul Latifo Badrudine Ka fiwah Mocambique
Delmar Bernardo
Delmar Bernardo NELO ARTUR, piorou. Sera que nao havia outro termo.?
Visnu Çhagan Oadan
Visnu Çhagan Oadan Esse elio e filho da puta
Angandimasso Alface Luís
Angandimasso Alface Luís Trégua ta valer ao Moçambicanos?
Visnu Çhagan Oadan
Visnu Çhagan Oadan Est governo ta perdido
Antonio Tomas Mines Mines
Antonio Tomas Mines Mines na morte de alguem, sempre procura se o culpado. é como o governo da frelimo, ta procurar o culpado sobre a sua decadéncia. ja exta morto esse partido ai, esses aqui sao ultimos movimentos da despedida, ate o inferno.
Hondo Unguare Pirikito
Hondo Unguare Pirikito Frelimo partido de assassino desde 1969 ate hoje continuam matar agora é vez do vencedor das eleicoes e todo akele do centro e note como fizeram no tempo de urias simangos.
Hondo Unguare Pirikito
Hondo Unguare Pirikito Com essas matança como oposicao vai a campanha? frelimo vai concorrer sozinho assim n agrada p nos mocambicanos democratico. Por sinal vai reunir na sede do outro partido é abuso.
Xavier Antonio
Xavier Antonio Triste notícia. Os meus sentidos sentimentos.
Marques Canzamba
Marques Canzamba A frelimo como tem arma na bandeira pensa que ja tem licença de matar
António Junior
António Junior Caros moçambicanos! 
A notícia é triste para todos nós. 
As vítimas desta guerra jamais serão totalmente conhecidas.

Em cada canto do solo pátrio a Frelimo tem membro dos esquadrões da morte. São secretários, líderes das comunidades, bandidos tipo Magarabota de Mossurize, agentes da Polícia, renegados da Resistencia, moluwenes e muito mais.
Paz a alma do finado e minhas condolências ao Governo Português e a família enluarada.
Jaime Pacassane Pacassane
Jaime Pacassane Pacassane ja xegamos no fim

Sem comentários: