segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Sócrates regista “consonância entre insinuações de Cavaco e suspeitas da Operação Marquês”


“Um homem que é capaz de fazer isto é capaz de fazer tudo”, disse Sócrates de Cavaco, referindo-se ao caso das escutas a Belém de 2009.


Sócrates foi entrevistado na noite desta segunda-feira na TVI
Foto
Sócrates foi entrevistado na noite desta segunda-feira na TVI LUSA/ANDRÉ KOSTERS

Numa entrevista em que usou palavras muito duras para responder às críticas de Cavaco Silva, cujo livro Quinta-feira e outros dias descreveu como “um vil e mesquinho ataque” contra si, José Sócrates disse esta segunda-feira, em entrevista à TVI, que reparou, a dado momento, numa “certa consonância entre as insinuações do [antigo] Presidente da República e as suspeitas do Ministério Público, que o visam na Operação Marquês, em que é suspeito de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. E defendeu a ideia de que Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram constituídos arguidos neste processo apenas para lhe darem um aspecto de “substância”, aproveitando o facto de estarem já a ser investigados num outro, o caso Rio Forte (sobre transferências de verbas entre a então PT que administravam e o Grupo Espírito Santo).Sócrates garantiu nunca ter intervindo na Caixa Geral de Depósitos (CGD) para esta, enquanto accionista da PT, votar contra a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Sonae sobre a empresa de telecomunicações. Também vincou que, mesmo que a CGD tivesse votado a favor da OPA, os votos do banco público não teriam chegado para que a tentativa de aquisição tivesse sucesso. Com isto, pretendeu evidenciar que não faria sentido o ex-líder do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado (também arguido na Operação Marquês) corromper o primeiro-ministro para influenciar a Caixa a adoptar uma posição que era irrelevante.


José Sócrates também garantiu que a única vez que interveio na gestão da PT foi quando se pôs a hipótese de a empresa vender por completo a participação na Vivo, por o antigo primeiro-ministro considerar estratégico para o interesse nacional manter a presença no mercado brasileiro.

PÚBLICO -
Foto
Sócrates mostrou impressão de um email trocado entre dois jornalistas do PÚBLICO DR

Vítima de "um padrão"


O ex-chefe de Governo disse-se vítima de “um padrão” no comportamento da “direita política” portuguesa, comportamento que estendeu a Cavaco Silva e ao Ministério Público: quando não consegue vencer o adversário com melhores políticas, argumentos ou retórica, ataca-lhe o carácter. Sócrates disse, aliás, que é o que tem acontecido com o actual Governo PS, a quem reconhece “um indiscutível sucesso” que leva a oposição de direita a atacar o carácter do actual primeiro-ministro, chamando reiteradamente “mentiroso" a António Costa.
A afirmação, de Cavaco, no livro Quinta-feira e outros dias, de que o Governo de Sócrates teria pedido à Caixa Geral de Depósitos para conceder uma garantia a uma empresa concorrente à construção da Auto-Estrada Transmontana, é para Sócrates, uma falsidade facilmente refutável. A reunião sobre esse assunto aludida por Cavaco é por este situada em 2009, quando o concurso para a auto-estrada tinha sido lançado em 2007.
Mas é sobretudo a propósito do caso das escutas a Belém, também de 2009, que Sócrates ataca Cavaco com mais violência. Afirma que o email do jornalista do PÚBLICO revelado pelo DN, um email privado cujo fac-símile o antigo primeiro-ministro leu na entrevista, o livro do ex-assessor de Cavaco, Fernando Lima, são duas “provas” de que o ex-Presidente “arquitectou uma tramóia”, uma “conspiração”, que visava difundir a ideia de que o Governo de Sócrates espiava electronicamente Belém. “Um homem que é capaz de fazer isto é capaz de fazer tudo”, sentenciou Sócrates.

ANÍBAL CAVACO SILVA

Sócrates acusa Cavaco de deturpar e conspirar. “É um homem capaz de fazer tudo”

ATUALIZADO846
39
Ex-primeiro-ministro respondeu ao livro de Cavaco Silva. Acusa o ex-Presidente de deturpar as conversas e provocar a crise política de 2011. Diz que é um homem capaz de tudo, a propósito das escutas.
Sócrates contra Cavaco. O ex-primeiro-ministro acusou o antigo Presidente de deturpar as conversas que manteve com ele enquanto esteve à frente do Governo. Em entrevista à TVI, José Sócrates diz que Cavaco Silva preparou uma “conspiração” para atacar os seus adversários políticos e para permitir que o seu partido ganhasse as eleições de 2009 (que o PS veio a ganhar, derrotando o PSD). E “um homem que é capaz de fazer isto, é capaz de fazer tudo”, disse esta segunda-feira.
A entrevista no Jornal da 8 foi justificada como a defesa de Sócrates perante as revelações feitas pelo primeiro livro de memórias de Cavaco Silva sobre a sua presidência. O primeiro tema é o caso das alegadas escutas ao Presidente da República, noticiadas pelo jornal Público na pré-campanha das legislativas de 2009. José Sócrates reconhece que este episódio marcou um ponto de inversão na relação que tinha com o Presidente.
Começando por distinguir: “Há memórias e há bisbilhotice política”, o ex-primeiro-ministro critica a falta de sentido de Estado do ex-Presidente por ter escrito sobre reuniões em que só estavam presentes duas pessoas, sem testemunhas. Nunca um Presidente da República fez tal coisa.
Mas para Sócrates, o principal problema não é revelar as conversas, mas sim deturpá-las. E a acusa Cavaco Silva de faltar à verdade na versão de que deu deste acontecimento em particular. E de “transformar conversas num ataque político traiçoeiro a um adversário político”.
Contrariando a tese publicada pelo ex-Presidente de que o episódio das escutas foi uma “construção tenebrosa da máquina do PS”, José Sócrates diz que há provas de que não foi assim e recorda o mail de um jornalista do Público, divulgado antes das legislativas de 2009, onde era divulgada a fonte da noticia dada em agosto pelo Jornal de que o Presidente suspeitava que estava a ser alvo de escutas, lançando a suspeita sobre o PS e o Governo então liderado por José Sócrates.
Cita ainda o livro de memórias do ex-assessor do Presidente que é citado no mail como fonte, para recordar que Fernando Lima diz que não fez nada à revelia.
Na entrevista a Judite de Sousa, o ex-primeiro-ministro lembra ainda que confrontou o então Presidente da República com a noticia e que lhe pediu que a desmentisse. E que Cavaco recusou, alegando que não iria de propósito interromper as férias no Algarve para esclarecer a questão. Eu perguntei sobre alhos e respondeu bugalhos, disse Sócrates. A resposta do então Presidente era sobre a alegada colaboração de colaboradores seus na campanha do PSD.
Sócrates garante que não suspeitava da intervenção do Presidente na história das escutas até ter sido publico o mail a revelar que a informação tinha saído de Belém . “O sentimento que fica quando leio este mail é repugnância”. José Sócrates acusa ainda Cavaco Silva de ter sido estado na origem do que classificou como “tramoia” e “conspiração” para combater um adversário político e permitir que o seu partido ganhe as eleições — na verdade quem ganhou essas eleições foi o PS, mas sem maioria.
Lança várias perguntas: “Como poder ser tão jesuítico”, para dizer que a responsabilidade era de uma “tenebrosa campanha do PS”? Porque iría o PS colocar noticias que eram contra o partido? Para responder: “Um homem que é capaz de fazer isto, é um homem capaz de fazer tudo”.

Sócrates diz que Cavaco “provocou a crise política” de 2011

A entrevista focou ainda o papel do Presidente da República na queda do Governo de Sócrates, em março de 2011, na sequência do chumbo do PEC IV. Confrontado com o testemunho de Cavaco Silva que só dissolveu o Parlamento porque o então primeiro-ministro se demitiu, Sócrates diz que foi o contrário. E acusa Cavaco de ter estado por trás da crise política que levou ao seu afastamento e, pouco tempo depois, à ajuda internacional.
O ex-Presidente da República, diz, “comportou-se sempre como o principal fautor da crise política, manobrou na sombra. Ele provocou a crise política, dando o braço ao PSD para derrubar o Governo”. Sócrates ataca ainda a opinião dada por Cavaco Silva no primeiro livro sobre a sua Presidência de que Portugal iria sempre precisar de ajuda internacional, mesmo que o PEC IV (um programa com várias medidas de austeridade negociado com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu) fosse aprovado pela oposição.

Bava e Granadeiro foram trazidos para “encher o processo” contra Sócrates

Se a defesa face às revelações do livro do ex-Presidente é o pretexto para esta entrevista, a segunda do ex-primeiro ministro à TVI depois da sua detenção em novembro de 2014, Sócrates não deixa de comentar o inquérito criminal de que é alvo há dois anos e meio. Voltar a denunciar o incumprimento dos prazos legais para deduzir acusação contra si, a investigação decorre há 43 meses, assinalando que isso põe em causa os seus direitos constitucionais. Acusa o Ministério Público de não querer prazos para deduzir acusação. E o que espera do último prazo, indicativo, 17 de março, para ser apresentada a acusação?
Estou preparado para que o Ministério Público reconheça que não tem nada contra mim e que seja feito o arquivamento do processo”.
E as novas suspeitas arguidos que têm surgido recentemente na Operação Marquês e que envolvem o antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, e os ex-gestores da Portugal Telecom, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro?
José Sócrates compara a outras empresas e negócios que foram investigados, como o Grupo Lena, Parque Escolar e Vale do Lobo, para dizer que não têm fundamento. Lembrando que os Zeinal Bava e Granadeiro, que foram constituídos arguidos na Operação Marquês na sexta-feira passada, estavam a ser investigados num inquérito autónomo, relacionado com os investimentos da PT na Rioforte, diz que foram trazidos para encher substância o seu processo.
Victor Batista
37 m
Pois! Muito serio! Muito honesto! Muito "eloquente"!
Mas o burro sou eu!  
Nao è cara? 
João Mourinho
4 h
ex Preso 44 a rescreever a história. 

Zero credibilidade, mas não deixa de ser um bom comediante.
Jéssica InêsJoão Mourinho
3 h
Sim, credibilidade tem o MP, certo? Que o prendem e dizem que há "muitas provas contra ele". Sócrates ficou preso mais tempo do que devia e não foi acusado de absolutamente nada. Então se havia tantas provas contra ele tal como foi dito...então porque não foi condenado? Isso é intrigante e não deixa de ser um bocado cómico.
João Pedro
6 h
Cavaco é de uma integridade ímpar. Até é capaz de publicar um livro para revelar conversas privadas e institucionais com um antigo primeiro-ministro
Pedro ReisJoão Pedro
45 m
    Exactamente, revelar as conversas, entre o PR e o 1 ministro, que são sobre os assuntos da nação é um hino à transparência e à democracia.
Imagine se publicassem as conversas do MRS e AC, MC e Cª?
Aí é que seria um problema!!!
Nuno Granja
7 h
E não é que o trataram por engenheiro? São capazes de tudo.
MAJOV LEITAO
7 h
A TVI é um nojo !!!!!
Maria Narciso
7 h
Homem Verdadeiramente Exemplar - Sem papas na Língua  - Grande Líder
Veio em Defesa da Honra e Reduziu a Pó Todas as Calúnias Inventadas
Nuno GranjaMaria Narciso
6 h
alô peixoto
Pedro ReisMaria Narciso
43 m
Pensei que o grande líder era o Mao.
Victor BatistaMaria Narciso
35 m
Muito exemplar! 
Que o digam os varios Amigos. 
João Cunha
Estão bem um para o outro. Um nojo. E as TVs, claro, para aumentar as audiências, promovem esta peixeirada do mais baixo nível.
Cipião Numantino
7 h
Claro que Cavaco é capaz de tudo. Vejam até que pensa que o Socras é um trafulha, o que é manifestamente uma inverdade. Pensará, vejam o desplante, que o Socras foi até capaz de arruinar o país só para enriquecer um amigo e, pensar-se isso, é manifestamente insuportável. Sabendo nós que Cavaco é um inveterado forreta, pensará também que o 44 era bem capaz de morrer à fome com as cerca de 30.000 fotocópias mensais que o amigo religiosamente lhe mandava pelo Pernalonga. Depois, poupadinho como é Cavaco, achará igualmente que o Socras faria muito mal em sustentar mais mulheres do que o Zé Camarinha passou a ferro durante a sua permanente e confessada vida de gigolô. Definitivamente, Cavaco é mesmo capaz de tudo. Só não foi capaz de perceber que estava perante uma trupe capaz de fazer inveja no modus vivendi e de atuação à Camorra Napolitana. Sim Cavaco é literalmente capaz de tudo. É bem capaz de neste momento se estar a rir a bandeiras despregadas por um qualquer inimputável narcisista estar a rabiar que nem uma barata tonta. Cavaco é mesmo capaz de tudo ... PIM!
Sócrates já foi condenado em algum tribunal ?
Cipião Numantino
7 h
Afirmei eu por acaso que sim?
Afinal, é sempre bom saber que, em nenhum tribunal, foi provado que Sócrates tenha arruinado o país só para enriquecer um amigo.
Victor Batista
31 m
Nao, porque a tenebrosa maquina socialista tem mais tentaculos do que um "cardume"de polvos juntos, e a brincarem o jogo do apanha apanha. 
josé maria
8 h
Também foi o Sócrates quem permitiu a ida de 10.000 milhões de euros para os paraísos fiscais, entre 2011 e 2015, sem o pagamento dos impostos devidos ? Ou foi esse homem de "muito bom carácter," que a Cristas assim elogiou, mais o Pedro dos Olhinhos Fechados e a sua ajudante, Maria Aldrabona ?
Pedro Reisjosé maria
41 m
Estas afirmações vão sair furadas ...
Ana das Ilhas
8 h
Tanto Cavaco como Sócrates "foram capazes de fazer tudo". 
Agora, zangaram-se os compadres e estão-se a descobrir as verdades. Vai se uma lavagem de roupa suja.
Portugal no seu melhor!
J Sm
8 h
Não é o responsável pela informação da TVI que escreveu um livro com o título - 'Eu gosto de Sócrates'?! Estou convencido que sim. Se me enganei peço desculpa.
João Porrete
8 h
Epá, é demais: onde estão os acentos? "Noticia" em vez de "notícia", "publico" em vez de "público"... Mais rigor, por favor. 
Pedro Dias
8 h
este consegue ser mais aldrabão que o Vale e Azevedo
Bruno Santos
8 h
Eu não gosto quer do Cavaco quer do Sócrates. Mas acho engraçado que haja tanta gente nos comentários a julgar e a acusar Sócrates de ser criminoso sem isso estar provado, e no entanto são os mesmos que chamam calúnias e "fake news" às notícias que dão conta dos devaneios de Trump e do perigo que ele representa!
Manuel RBBruno Santos
8 h
A julgar pelo que tenho lido, tenho muito medo de si. Com todo o respeito (censureur oblige!), o tipo de regime que você parece apreciar é o da repartição de riqueza. Aceder à riqueza de todos para a distribuir pela oligarquia e pelas clientelas. Distribuída a riqueza dos que a pouparam e dos que a criaram, sem mais onde ir buscar, sobra a miséria. Bem sei que você imagina um regime de produção colectivo onde se produz (com que matérias primas?), se consome (para quem ainda tem dinheiro) e se exporta (quem lhe vai comprar se você ainda não pagou o que deve?).
O problema é que já se fizeram revoluções e se chacinaram pessoas à custa dos seus ideais.
Percebe agora porque tenho muito mais medo de si, das suas idéias, do que de Trump?
Bruno SantosManuel RB
7 h
Diga-me um comentário meu onde eu já defendi alguma dessas coisas que você disse que eu defendo.

Simplesmente não existe.

Sou de esquerda na questão dos direitos sociais e civis (e é pura e simplesmente por este motivo que eu ataco o Trump, por causa da administração dele estar recheada de pessoas machistas, racistas, misóginas, homofóbicas, transfóbicas, etc), e na questão económica sou de direita. O capitalismo foi o único modelo económico que até agora mostrou ser capaz de criar enormes quantidades de riqueza e alevancar a qualidade de vida de milhões e milhões de pessoas, não só a nível material mas também de direitos sociais e civis. Eu apoio totalmente o capitalismo, apoio totalmente as maiores empresas capitalistas do mundo, e as mais lucrativas, sobretudo de Silicon Valley, como a Apple, Google, Facebook, Microsoft, etc, e que curiosamente têm a mesma opinião do que eu relativamente à globalização e aos direitos humanos, e que foram (e continuam a ser) importantíssimas na consciencialização da sociedade para os direitos das minorias, os quais eu defendo. O capitalismo tem essa coisa maravilhosa que é criar riqueza material, e ainda ser um motor imprescindível de apoio aos movimentos sociais de luta pelos direitos das minorias, como a LGBT ou a população negra.

Eu critico Trump porque não gosto de machistas, racistas, misóginos, homofóbicos, transfóbicos, nem gosto da política dele de anti-globaliação e de protecionismo, que curiosamente vai em contraciclo com a liberdade económica e o capitalismo que eu defendo. Quem é que é perigoso afinal? Perigoso é o Trump, um milionário que enriqueceu usufruindo da liberdade de capitais que o sistema capitalista oferece, mas que agora defende o proteccionismo na maior economia do mundo. E que para além disso se opõe aos direitos das minorias.
Cipião NumantinoManuel RB
7 h
Hum! Caro Manuel RB, também eu tenho medo do sr. Bruno Santos. Quer dizer, não propriamente dele, mas sim da alucinação coletiva que ele manifestamente representa. É que diz-nos a História antiga e recente que foram ideologias redutoras desse tipo que aportaram ao mundo as piores desgraças. Mas ele, pela foto, parece ser ainda jovem. E talvez venha a aprender algo que lhe mude os horizontes.
Bruno SantosCipião Numantino
7 h
Qual ideologia redutora? Dificilmente encontrarás um maior defensor do capitalismo do que eu. Eu sou tão defensor do capitalismo, e tão mais defensor do capitalismo do que tu, que defendo aquelas que são as empresas que constituem o expoente máximo do capitalismo a nível global: empresas como a Apple, Google, Microsoft, Facebook, etc. Empresas essas que para além de promoverem o desenvolvimento tecnológico e civilizacional, criam imensa riqueza, empregam muita gente, e ainda apoiam os movimentos de luta pelos direitos sociais e civis das minorias, tal como os direitos da população negra, os direitos dos homossexuais, os direitos dos muçulmanos.

E tu? És tão capitalista como eu? Ou só és capitalista até ao patamar do BES, da Portugal Telecom, do Salgado, do Granadeiro e do Bava, mas não passas daí?
É mesmo alucinação e grande confusão! Tem que deixar ao Sr Bruno algum tempo para assentar melhor as perspectivas...
Victor BatistaBruno Santos
22 m
Calma! O capitalismo que o Bruno defende, è o chamado capitalismo burgues certo? È o unico do interesse da esquerda! Porque outra forma nao tem interesse, pelo menos para a esquerda, da qual Francisco louca è um verdadeiro militante, e grande defensor. 
E a unica que existe actualmente, por sinal. 
Paulo Loureiro
9 h
Este ano adiantaram o 1º de Abril?
MaxMartins Martins
9 h
Deixem- me rir...
O Socrates a acusar o Cavaco de "ser capaz de fazer tudo..."
Ah,ah,ah...o Socrates...!



Jorge Castro
9 h
Prisão ou manicómio. Para Sócrates, qualquer um serve. Desde que seja rápido.
Paulo Gandra
9 h
Mais uma volta, mais uma lavagem!
O Eng. Pinto de Sousa a reescrever a história!
A meio da entrevista quase me deixei levar pela canção de embalar e comecei a acreditar que era um homem honesto a denunciar os crápulas dos seus inimigos. Foi quando me recompus, dei duas pancadas na cabeça e finalmente recordei que este é o homem que teve direito a uma Operação do MP, que esteve preso preventivamente e que parece ser o cabecilha do maior esquema de corrupção da história de Portugal, envolvendo altas figuras do Estado e do mundo empresarial.
Só não entendo o papel da TVI no meio disto tudo. Isto já parece "as notícias" que a TVI faz sobre a vida do Tony Carreira. Uma espécie de avença para transformar publicidade em tempo de antena nos telejornais. Será que o Eng. Pinto de Sousa também paga?

Mosava IckxPaulo Gandra
21 m
Não sabia que o "diploma" do Sr Pinto de Sousa já tinha sido aprovado pela ordem dos engenheiros! Se não foi, não tem direito ao título.
Afonso Aguiar Perdigão
9 h
O "animal feroz" está em boa forma.
victor guerra
9 h
Mas, vocês ainda sujam o vosso jornal,com.o que diz esse meliante?
Luís Casanova
10 h
Pode ser que Cavaco não tenha sido 'escutado', mas que os emails do Público foram, disso ninguém tem dúvida. Logo, quem é que tinha interesse em revelar os emails do Público?
Pedro Alves
10 h
E ainda existe alguém que acredite no que este homem diz?
Eu não.

Sem comentários: