quinta-feira, 27 de novembro de 2014

As manifestações em Angola são tal e qual as eleições eleitorais - Fernando Vumby

Alemanha - Nota-se nas manifestações que têm sido e serão sempre reprimidas com grande brutalidade pelos homens ao serviço explicito de José Eduardo dos Santos , assim COMO nas eleições eleitorais até agora realizadas caracterizadas por fraudes eleitorais , que falta em Angola um verdadeiro líder na oposição que tenha história e queira fazer história .
Fonte: Club-k.net
Sem este tipo de líderes históricos que infelizmente cada vez vai se tornando uma raridade vai ser muito difícil haver mudanças em Angola em termos de poder e as manifestações ou eleições não deixarão de ser aquilo que considerei COMO uma espécie de brincadeira entre o cão e o gato.
Só foi com esse tipo de lideranças que os outros países escreveram páginas de ouro na sua história ao conseguirem correr do poder e nalguns casos eliminar ditadores que estavam no poder dezenas de anos como está o José Eduardo dos Santos em Angola.
Se aquilo que todos os angolanos almejam enquanto direitos sociais , políticos , culturais e económicos é comum , ainda não consegui entender como é que a UNITA por exemplo com todo o seu poder mobilizador , respeito e admiração que conquistou ao longo de todos esses anos não alinhar em manifestações que não sejam organizadas por eles ?
Espero que qualquer dia merecer uma explicação por PARTE de alguns quadros da UNITA , que conheço e com quem me relaciono e partilho algumas ideias como filhos da mesma pátria martirizada.
Se de facto o que está em causa é a democratização do país , tirando-o das mãos de corruptos e gente MAIS preocupada em assassinar os seus CONTRA como provam os factos , eu acho ser um perigo a UNITA com todo seu poder se distanciar das manifestações apenas com o argumento de que não precisa andar de boleia .
Mas atenção , não quer com este texto me interferir na linha politica de orientação da UNITA , no que toca á participação ou não em manifestações quando organizadas por outros partidos ou movimentos juvenis conhecidos por Revús .
Mas é pena porque a presença da UNITA com os seus milhões de simpatizantes para além de que daria um outro incapacto ás manifestações o regime estaria perante uma situação mais apertada e complicada .
Já imaginaram 5000 pessoas por exemplo todas gritando de uma só vez e em coro enfrente ao palácio da presidência - FORA com o ditador ou que José Eduardo dos Santos é ladrão ?
Então isto não seria um sinal muito forte ao ditador angolano e não lhe obrigaria á rever o seu comportamento corrupto , os seus abusos e as violações CONSTANTES da lei constitucional e dos Direitos Humanos ?
MAIS o dia em que os angolanos avançarem em bloco formando um cordão de gente decidida á dar a sua VIDA por Angola , o regime vai cair .
O que adianta haver manifestações se depois de um tiro no ar ou um morto o primeiro sinal é para se recuar ?
Eu acho que manifestações num país com um regime tão repressivo e brutal COMO o angolano deve ser um acto realizado por pessoas de muita coragem e dispostos á darem á sua VIDA pelo objectivo á que dizem lutar .
Um líder com convicções firmes , preparado para assumir as consequencias e que saiba funcionar COMO uma espécie de comandante de todos é o que tem faltado nas manifestações onde os jovens acabam por ser sempre a presa fácil da policia e dos serviços secretos ao serviço de JES.
Manos alguém já se preocupou em saber , até quando teremos estes nossos jovens combatentes vivos num país onde raramente á um preso politico não é aplicado substancias que o vai matando aos poucos ?
Um país com perto de 16 milhões de habitantes se não me engano só a UNITA é que consegue juntar MAIS de 5 mil manifestantes e os outros ?
Quando os próprios manifestantes se admiram sempre que o regime reage com brutalidade , dão -me á entender que não conhecem o regime contra o qual protestam .
Ou se manifesta até atingir-se o objectivo FINAL ou se calhar o melhor é estar-se quieto para não se continuar nesta espécie de brincadeira entre o rato e o gato.
O regime precisa de sentir um sinal muito sério através de um abanão énergico de uma oposição unida e me parece que uma das coisas mais difíceis e continuará á ser para Angola é haver uma oposição unida.
Me parece que alguns já se dão por felizes , pelo facto de terem um cunhado , irmão , primo ou tio no MPLA que de quando em vez vai fazendo chegar alguns trocados para ajudar no seu orçamento familiar ?
Quando um opositores passa metade da sua vida atrás de governantes tão corruptos pedindo uns trocados para uma viagem aqui e acolá mesmo sendo da sua família e os dinheiros sendo pertença de todos angolanos o que se pode esperar deste tipo de opositores que temos e não são poucos ?
Infelizmente desta qualidade temos muitos em Angola e são esses que funcionam no silencio como uma espécie de travão ,dos que pretendem á todo custo sacrificar suas vidas por um país MAISdigno para todos os angolanos .
Com as eleições é a mesma coisa , todos dissemos que queremos as eleições mas depois da batota , quando não cossamos no nariz , cossamos na cabeça porque ninguém tem alternativas para se derrubar o batoteiro no mesmo dia da fraude.
Assim estamos condenados á ver a história sempre á se repitir , jovens presos , massacrados e abandonados quando não envenenados para irem morrendo aos poucos ou lançados aos jacarés
Cada recuo nosso é uma vitória para o regime e cada avanço nosso é um sinal de perigo para o regime MAIS este sinal jamais haverá enquanto uns continuarem á espera que os outros lhes cozinhem o fungi ...
Basta avançarmos mesmo sem violência mas decididos e dispostos á darmos a nossa vida , eles acabarão por recuar por mais brutais que eles sejam eu não acredito que o regime mataria os milhões de uma só vez , assim não teriam tempo para fazerem ãs malas.
.
Fórum Livre Opinião & Justiça
Fernando Vumby

Sem comentários: