quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dhlakama apela à calma e diz que no momento certo vai agir


9 hrs · Edited · 
AFONSO DHLAKAMA, O NOVO PRESIDENTE DE MOCAMBIQUE
Este homem excepcional que no momento politico conturbado do pais e sabendo que ganhou claramente as eleicoes, extendeu a mao para salvar a frelimo da humilhacao, sugerindo a criacao de um governo de gestao, o que constituiu uma demonstracao suprema de que ele é um grande democrata e nao ambiciona o poder mas a frelimo e o MDM reijeitaram esta oferta pelo que nao lhe resta outra alternativa senao formar o seu governo que tomara conta dos destinos deste pais a partir de Janeiro.
E vamos todos participar no seu mega comicio no largo dos CFM na cidade da Beira a partir das 15 horas de hoje, quarta feira. A revolucao chegou!
Unay Cambuma
Dhlakama apela à calma e diz que no momento certo vai agir
“Não vou decepcionar o meu povo” (‪#‎canalmoz‬)
Maputo (Canalmoz) – O presidente da Renamo aceitou dar uma Grande Entrevista ao “Canal de Moçambique”, para esclarecer um conjunto de questões e situações que são colocadas agora que se espera que o Conselho Constitucional dê o veredicto final, pelo menos no plano oficial e legal, sobre as eleições de 15 de Outubro passado. Expôs o seu pensamento sobre o Governo de Gestão de cinco anos que pretende, perante a crise eleitoral, e que deve vigorar até 2019. Dhlakama diz que o estatuto de Líder da Oposição que a Frelimo preparou não é para ele: “Pode ser até para Nyusi”. Diz que não vai aceitar esse estatuto, porque seria trair elementos que diz prezar bastante: a sua consciência, o povo e a sua luta. Sobre a fraude, diz que está à espera do Conselho Constitucional “dizer o que vai dizer”, para ele “actuar politicamente”, segundo as suas palavras. Falou também da decepção que teve com Salomão Moyana. Sobre alegadas percepções de que estaria a ser comprado pela Frelimo para aceitar a fraude, Dhlakama deixou um aviso: “Eu não seria digno de pegar nos meus netos ou filhos se aceitasse isso. Vamos ver”. Leia na íntegra a entrevista conduzida pelo nosso colega Matias Guente, no semanário “Canal de Moçambique”, que já está nas bancas. (Redacção)

comments

1
Khanha Hanha Muzai said...
Dr. Moises, boa tarde

Mukhulo ndza ku lossa bhava.


PROFESSOR, primeiro quero dizer que o seu texto é claro e explícito, o Sr. Dlakama de facto deixa muitas dúvidas na intervenção dele em particular, pois, fico com impressão de que ele está num país vizinho de Moçambique porque ele afirma que tal estatuto “Líder da Oposição”, visa silencia-lo com mordomias que tal cargo que oferecer, diz ainda que a FRELIMO não se deve enganar porque ele não abandonara a causa, percebi também a dado momento que ele destaca o facto de ser bom lutador/guerrilheiro.


Eu retive que o Sr. Dlakama não tem no seu partido membros ocupados com serviço de inteligência (recolha, separação, tratamento, uso de informação), a inteligência de que falo é a que providencia dados sensíveis sobre situação passada, ACTUAL e futura, tendo em conta as varias artimanhas que a FRELIMO demonstrou socorrer-se delas para ludibriar a RENAMO, esta, já devia ter estrategas e estratégias que antevêem cenários, projectam reacções alternativas diferentes das estratégias de Guerrilha Armada e implementam de forma peremptória sua decisões, para mim, fica evidente que o Sr. Dlakama dependendo das leituras que faz no contexto das limitações que lhe são impostas pela ausência de conselheiros, assessores, ideólogos Políticos e de uma massa critica interna que devia confrontar-lhe com exigências de uma reflexão responsável, ele certamente não pode elaborar um pensamento político que o destaca pela clareza e pertinência, o que está acontecer é o Sr. Dlakama vir a tona dizer meias palavras e ou confundir os demais cidadãos seus conterrâneos com um monte de palavras mas fim não diz nada de novo e não mostra onde está a luz no fundo do túnel.


PROFESSOR Moises, 
Com muita tristeza retive o que eu entendi ser uma advertência, Sr. Dlakama, foi categórico ao referir as habilidades belicistas da RENAMO versus Dlakama COMO boas “invencíveis”, ele promete de forma implícita demonstrar de novo as suas capacidades de guerrilheiro, isso, como sabeis tem dois sentidos desagradáveis que são as mortes de moçambicanos que não tem dono neste pais e depois ninguém quer responsabilizar-se pelo sofrimento infringido ao povo, o segundo também negativo é o de a RENAMO voltar ao mato maltratar a FRELIMO e povo, mas, não desalojar a FRELIMO da Presidência e nem do Governo, isso fará com que voltemos a ter uma situação similar a actual onde o vencedor resigna-se no papel de vencido e o vencido vem vangloriar-se como um divino eleito.


Essa coisa de tal governo de gestão e ou de transição não está maturada, é incipiente, vazio e mal concebido é uma vontade que não tem pés para andar, é algo que como ele diz pretende salvar a pele dos líderes da FRELIMO, eu confesso que não compreendi exactamente o que pretende dizer com isso, ora vejamos, as pessoas a quem ele pretende salvar, são as que investiram todo o engenho deles para encontrar uma FORMULA que resultaria na morte certa de Dlakama, esses senhores são os que hoje ele pretende digamos ser padrinho, eu já não entendo nada mesmo, veja-se nas atitudes de qualquer FRELEMISTA todos eles quando tem de falar algo sobre a RENAMO eles fazem-no sem nenhum pudor oratório escamam a RENAMO e ao Dlakama como se de indesejados se tratassem, eu questiono de onde vem este novo bom samaritano que se chama Dlakama? Quando descobriu ele que a FRELIMO está precisar de ajuda da RENAMO?


Estatuto de líder da oposição de facto é um estatuto criado para acomodar todo aquele que for líder do partido que estiver classificado como o segundo MAIS votado, que pode ser Nyusi, Simango e ou Dlakama, no entanto conforme disse nem se quer esta preocupado em ser presidente da república “ o que eu duvido”, ele está preocupado em que se estabeleça uma real Democracia o constitui uma utopia pois tal evento “estabelecimento de Democracia em Moçambique”, não só é uma miragem como também ainda não temos uma FRELIMO preparada para experimentar o desgosto de ser oposição nesta pérola do indico, por isso que me pergunto, não estando ele interessado em usufruir do tal estatuto, não querendo a presidência da república, o que restará para ele fazer e ser??????

Eu quero perceber e não consigo, a única coisa que eu percebo é que o Ministro da Defesa anda por ai a dizer que a RENAMO pediu amnistia porque cometeu crimes, o Mandra anda a conferir a prontidão combativa dos meninos do facebook-geracao de viragem, o Pacheco anda a dizer que no processo de integração na existe espaço para partilhas dos CARGOS de chefia porque tais cargos só são obtidos por mérito, o Damião anda a dizer que não existe espaço para tal governo de gestão e ou de transição.

Então Dr. Moises, o que é que resta para o Sr. Dlakama e a RENAMO???????????????????


Moçambicanos suspeito que a FRELIMO e a RENAMO estão a incubar outra guerra por mera arrogância, estupidez, malvadez, prepotência, absolutismo Mono-partidário, etc.


Em algum momento temos que tomar as rédeas do nosso destino levantando a nossa primavera NEGRA Austral, já é hora de mobilizar-se o povo para que este decida sobre que Moçambique quer, se quer Moçambique da FRELIMO ou da RENAMO ou um Moçambique dos Moçambicanos?

Abraços

Khanha Hanha Muzai

2
Francisco Moises said...
Ha muita coisa que o senhor Dhlakama disse e que me passou despercebida ou por cima da cabeça por causa das ambiguidades inherentes na sua declaraçao. Vai formar o governo so da Renamo ou vai nesta coligaçao com a Frelimo de governo de gestao ou do governo de reconciliaçao nacional?
Quanto a esse outro assunto do lider de Oposiçao, o senhor Dhlakama parece dizer aque nao é para ele, mas para qualquer lider de oposiçao que vier no segundo lugar, mas sem ele dizer que nao vai nesta coisa que a Frelimo e o seu lider Armando Guebuza cozinharam depois dele ASSINAR o tal acordo de paz com ele.
Nao sei se Dhlakama comprendeu LOGO que Guebuza falou daquilo -- da tal posiçao do lider de oposiçao -- que era uma manobra das eleiçoes que teriam lugar e que Guebuza e o seu amigo Nyussi ja tinham planeado roubar para declarar o Nyussi e a Frelimo COMO vencedores.
Parece-me que o Dhlakama tentava dizer que embora esta coisa de lider de oposiçao nao é especificamente para ele, mas sera uma instituiçao da governaçao do pais e que ele nao se importara sê-lo primeiro e depois viriam outros -- o que sera exactamente aquilo que a Frelimo quer e planeou fazer para lhe contentar a Renamo e abafar a sua ira em relaçao a batota e a fraude eleitoral.
Na minha percepçao, a declaraçao do senhor Dhlakama contem ambiguidades e confusao. E nao sei se o Dhlakama reuniu-se com os seus quadros para discutir estes assuntos de ele formar o governo ou de estar no governo de gestao com a Frelimo ou de que pode ou nao, de que deve ou nao, aceitar esta piada do Guebuza de ter um lider oficial da Oposiçao destinada a contentar o Dhlakama depois dos RESULTADOS fraudulentos que o Guebuza e Nyussi e a Frelimo preparavam.
Ao falar do tal projecto da criaçao da posiçao do lider da Oposiçao, o Guebuza nao o criou para o Nyussi, mas sim para o Dhlakama visto que ele Guebuza e a Frelimo ja tinham decidido que Nyussi seria presidente custasse que custasse e nao o Dhlakama mesmo se ele ganhasse.
Como nao esta claro onde o Dhlakama se situa em relaçao a estes assuntos, o lider da Renamo deve entender que estando num governo dito de gestao com a Frelimo ou sendo o tal oficialmente proclamado lider da Oposiçao de resultados eleitorais fraudulentos, ele estara assim abençoar os ladroes das eleiçoes em Moçambique e nao alterara em nada a maneira como a Frelimo governa Moçambique com favoritismos e exclusao duma grande parte da populaçao.
Dhlakama e a Renamo podem somente se fortificarem, se se mantem na linha firme de que as eleiçoes foram roubadas e eles nao aceitam os seus resultados e nao andar a entreter esta ideia de coligaçao, o que a Frelimo nao admitira ter pessoas da Renamo, ou de aceitar a sugestao da Frelimo que ele seja o lider oficial da Oposiçao. Qual é que a Frelimo nao criou esta posiçao com todos os seus beneces para o lider a oposiçao e quer somente fazê-lo agora?
LikeLike ·  · 

Sem comentários: