sexta-feira, 28 de novembro de 2014

"SOCIEDADE CIVIL" E CONSELHO CRISTAO: MUDOS COMO UM TÚMULO


19 hrs · Edited · 
O governo já violou grosseiramente todos os consensos alcancados no CCJC como por exemplo, a reocupacao da residencia de Dhlakama em Satungira, a grande movimentacao de militares e armamento pesado na regiao centro, a continuacao do uso da imprensa para diabolizar e defamar a renamo e o seu lider, a recusa do governo em nao reintegrar mais do que 300 ex-guerrilheiros da renamo nas FDS e finalmente a recusa categóricado Pacheco em cumprir com a paridade militar que nao pratica termina com as negociacoes. Portanto, o governo praticou temeridades máximas. Quer dizer, bastou Dhlakama ir Maputo homologar o acordo do fim das hostilidades o governo "virou o disco" e "mandou passear" o acordo. Parece que o objectivo principal do governo e seus "estrategas" militares era de tirar Dhlakama da "parte incerta" e tentar ocupar os principais redutos das suas tropas (o que vai equivaler a um suicidio). Em Maringue ha uma grande concentracao de tropas governamentais e tudo aponta para a iminiencia de um ataque. Todos esses acontecimentos altamente perigosos e a todos os titulos inadmissiveis e intoleráveis acontecem sem que a "Sociedade Civil" e o Conselho Cristao dos Matsolos e Segulanes tujam nem mujam. As mesmas organizacoes também nao emitiram nenhuma condenacao ou criticas perante as fraudes de proporcoes biblicas nas eleicoes de 15 de Outubro. No minimo deviam apelar a frelimo para que aceite a ideia do governo de gestao proposta por Dhlakama. Infelizmente estao a deixar o barco afundar se a olhos vistos mas quando Dhlakama zangar-se e mandar interditar Muxungue-Save e movimentar as suas tropas e criar "vucu vucu" em larga escala na regiao sul, ai começam a chorarias e gritarias e certamente o Dhlakama será apelidado de "belicista e sanguinario" e a renamo voltara ganhar o epiteto de "Boko Haram". É verdade que Dlhakama jurou "pela alma da sua mae" nao voltar "às matas" mas nao disse que irá tolerar absurdos e abusos e muito menos ficar de braços cruzados quando a frelimo desatar aos tiros. É bom entender se bem esta parte. O mais absurdo é que quando as hostilidades resurgirem essas organizacoes hipócritas e cobardes apenas apelam ao Dhlakama para que mande parar os ataques e nada dizem ao governo que provocou a situacao. 
É incrivel como a amnésia e apatia colectivas tomaram conta do governo e das organizacoes da sociedade civil respectivamente. O pais está sem rumo e caminha inexoravelmente para um conflito de proporcoes inimaginaveis. Só o senhor Hermenegildo Cepeda Gamito, o presidente do CC, é que pode (e deve!) evitar a catástrofe, anulando as eleições.
Unay Cambuma
Like
Like ·  · 
  • 85 people like this.
  • Maria Calhosa A RENAMO NAO E DO DLAKAMA MAIS SIM DE PESSOAS QUE ESTAO FARTAS DE CERTAS COISAS NESTE PAIS, O QUE O DLAKAMA DIZ NAO E O QUE OS MEMBROS DIZ!
    19 hrs · Like · 1
  • muito respeito pelo líder da Renamo, mas não podemos perder de vista o MDM,
    visto que existe um número considerável do segmento da sociedade que votou
    neste Partido, alias seria bom aclarar o Sr Dlhakama que o MDM é um Partido com
    assento Parlamentar, todavia em caso de tal Governo de Gestão vier a acontecer
    é urgente e prioritário que o MDM se faça presente, sob pena daquele grupo que
    terá votado neste Partido ser Marginalizado. Por mim até não sou muito a favor
    do governo de gestão porque isso retira o peso da opsição num País, portanto o
    mais conveniente seria esperar carecidamente que o Conselho Constitucional,
    ANULASSE as Eleições, porque este pleito foi uma farsa. 

    19 hrs · Like · 5
  • Jusubo Abdullah De Armando Ya a frelimo não presta pra nada.
    19 hrs · Like · 2
  • Raul Novinte Eh, eu acho que apesar do MDM ser um partido muito frágil perante a Frelimo , ha necessidade sim de salvaguardar, pois ele, partido MDM é o resultado da democracia pela qual a Renamo lutou. O que dá medo são as posições do MDM na casa do povo..isso dá preocupação
    19 hrs · Like · 2
  • Badjai Namdhasse awenah...
    19 hrs · Like
  • Rondão Cuacua Eu acho são provocações máximas
    19 hrs · Like · 1
  • Valerio Ussene Preocupamo- nos mais pelas manifestacoes do problema, do que atacar o proprio problema. .....infelizmente!
    19 hrs · Like · 1
  • Fabião Ofessi Khokole Khokole Obrigado general Unay Cambuma.
    Eu vejo Mocambique agora a ser Libia no ultimo regime d Gadafe.
    Sim e a assim feito .................
    19 hrs · Like · 2
  • Unay Cambuma O MDM estaria bem sem o Deviz Simango ao leme. Penso que o mano mané deve criar um outro partido. Nao acredito que o Venancio Mondlane venha a alinhar com as aberracoes da actual bancada do MDM no parlamento. A ala dos hamas simango que fique sozinha.
    18 hrs · Like · 5
  • Negro Merecido Nino se ate hoje nao concegue pagar os observadores nacionais que efectuaram o seu trabalho no dia 15 de Outubro passado.
    18 hrs · Like
  • Unay Cambuma Sim mano Rondao, a frelimo ja praticou sandices intoleráveis e temeridades maximas. Técnicamente os acordos do CCJC foram anulados.
    18 hrs · Like
  • Daniel Evaristo Inhauane Protidaô copativa .a combaterem a quem O Mandra ? naô assinaram as hostilidades? por caso tem outro inimigo por aqui?? haaà
    18 hrs · Edited · Like
  • Rogerio Antonio Unay, precisa preceber que o MDM nao e o Devis, mas sim os seus membros e simpatizantes....
    18 hrs · Like · 1
  • Rogerio Antonio Dizi perceber
    18 hrs · Like
  • Rogerio Antonio Dizia perceber...
    18 hrs · Like
  • Rondão Cuacua A frelimo, esqueceu que Moçambique necessita uma democracia, liberdade, humanidade, transparências, justiça independente,, não podemos traduzir Moçambique como se fosse um quintal ou uma companhia este foi terra dos Moçambicanos e permanece a terra dos Moçambicanos.
    18 hrs · Like · 3
  • Kunze Kwadoca Axa k mane tem pernas para andar se criar um partido?
    18 hrs · Like
  • عبدالرحمن بن سعيد سعيد A Frelimo é que provoca, a Frelimo é que não aguenta com o cheiro.
    18 hrs · Like
  • Paulo Besteleve Besteleve Paulo Quem provoca merda aguenta com o xeiro, espero que amanhã não venha culpar a Renamo porque quem comesou violar o acordo é a frlimo como sempre.
    18 hrs · Like
  • Eddy Marchal Sochangana Yah, nesta publicação ilustre #Unay #Cambumafez uma bela analogia dos factos, eu so posso dizer meus parabems, e eles eskeceram-se totalmente d k o líder da renamo tem o apoio total da juventude espalhada pelo país, as tropas k eles comfiam poderão ser repelidas em apenas 24hrs quando o dia chegar!
    18 hrs · Like · 3
  • Paulo Besteleve Besteleve Paulo Kunze Kwadoca Mané é um político democrático sabe trabalhar.
    18 hrs · Like · 1
  • Kembo Mazithemba Era de esperar essa atitude da frelimo. Frelimo haina mucho. Eu tenho ditto, só o povo é que tem a arma mais letal para esses tipos. Se nós sairmos a rua todos, mas todos mesmo, não dou 15 dias sem que esse regime caia. Xikuembo Xihambane, Kurani Xariffo, Juro por Deus, por amor a Dios.
    17 hrs · Like
  • Valerio Ussene Eu como jovem deste belo Moc ambique estou a ficaa cada vez mais preocupado e a provar uma tese que sempre denfendi quando fazia os meus estudos universitarios: Nem todo ser humano e racional. De facto ha homens ou pessoas cuja conduta e forma de pensar foge muito do principio de que todo o ser humano e racional. Se nao vejamos: Quando o conlfito recente eglodiu os famosos comentadores da TVM e RM gastaram grandes quantidades de metros cubicos da sua saliva defendendo que o que a Opo sicao propunha negociar era inconstitucional , mas nunca chegavam de apontar um artigo se quer para explicar a tal inconstitucionalidade. Resultado, muitas pessoas compatriotas nossos morrerram, outros perderam os seus bens, outros ainda estao nesse momento sem alimento porque nao conseguiram produzir. Depois de muitas perdas materias, humanas e mutilados, eis que os mesmos que diziam que era inconstitucional reconheceram a constitucionalidade, assinaram e transformaram em lei, a qual foi promulgada pelo Presidente da R epublica . Embora nao sou de Direito, sei que quando o presidente promulga uma lei algumas das palavras que diz sao as seguintes: Tendo verificado que a lei nao fere a lei mae (a constituicao).....mando publicar..... Aqui fica uma pergunta que qualquer ser humano racional deveria fazer: Onde estava ou esta a oncnstitucionalidade que tanto foi propalada durante meses? Se esses assuntos eram consideradas incnstitucionais, porque e que foram aprovados e transformados em lei sem que fosse necessario a Assembleia da Republica fazer uma revisao pontual da Constituicao para acomodar a tal lei? Por acaso alguem lembra-se de ter havido uma sessao em que a Assembleia da Republica tenha efectuado uma revisao pontual da constituicao para acomodar a transformacao dos acordos em Lei? Se nao, entao porque foi necessario morrerrem tantos cidadaos compatriotas nossos para fazer algo que podiamos ter feito sem necessidade de morrer alguem? Afinal somos tantos assim em Mocambique que precisamos de inventar guerras para reduzir o numero de populacao? Esses factos por si so sustentam a minha tese da universidade segundo a qual nem todo o ser humano e racional. Vejam ate alguns que diziam que era inconstitucional estavam presentes na sessao de assinatura dos acordos. Estava la a fazer o que? A presenciar inconstitucionalidades? Que futuro n os mocambicanos estamos a construir para os nossos filhos e netos? Um Mocambique de odio por ser de partido diferente? Um pais em que as pessoas se odeam por pensar ou ter opiniao diferente? Na minha opiniao o Ministerio publico deveria agir contra aquele nojento grupo que anda pelos meios de comunicacao social publicos a incitar a violencia atraves de argumentos e comentarios divisionistas. Esses meios de comunicacao social publicos que admitem isso tambem deveriam ser ouvidos pela Procuradoria, pois as pessoas quando pagam a taxa de radio difusao ninguem se preocupa em saber quem e da oposicao e quem nao e. Todos os cidadaos pagam a taxa de radio difusao e outros impostos para escutar e ter acesso a programas inclusivos de radio e televisao e nao para ter uma radi ou televisao que passa o tempo a fabricar debates e programas que incitam a exclusao social, a divisao e a violencia baseada na opcao partidaria. O ambiente qu estes meios de comunicacao social e os seus pseudocomentadores estao a criar em Mocambique nao e propicio para uma sociedade mocambicana una, nao promove a paz mas sim a guerra, a exclusao e a violencia psicologica e social. Por isso a Procuradora deveria ter agido ou entao ainda tem tempo para agir para corrigir isso. A Paz nao se constroi com palavras e muito menos com discursos bonitos escritos e cravados no papel. A paz vive de actos de paz. A paz vive de comportamentos de paz. A paz vive de convivio sao, de inclusao e de amor entre irmaos. Ninguem nasceu deste ou daquele partido. Todos nos nascemos como pessoas e como mocambicanos. Ao crescermos a sociedade nos ensinou a gostar desse ou daquele partido. Assim como aprendemos a gostar desse ou aquele partido, tambem podemos aprender a odearmo-nos, tambem podemos aprender a amar a guerra, o odio, o divisionismo . E isso que queremos para nos, para os nossos filho e netos ? A intervecao do Dr Mulembw ontem na sessao de abertura, meu conterraneo la no Niassa na Assembleia da Republica f oi daquelas que todo Mocambicano de boa vontade e preocupado em construir uma sociedade Mocambicana una e tolerante e de respeito mutoa deveria fazer. Muito obrigado Dr. Mulembwe. E verdade que a sua intervencao foi uma gota no Oceano, por isso foi logo engolida pela famosa intervencao do seu colega de bancada que tratou de fechar liminarmente a discussao. Mas nao se preocupe Dr. Mulembwe, porque embora a sua intervencao tenha sido uma gota no oceano, saiba que um oceano nao fica sem ela (a gota). Fico triste em nao saber estimar o quanto vai lhe custar de represalia esta sua postura dentro da sua bancada. De facto o nosso parlamento durante estas quatro legislaturas ensinou-nos duas grandes licoes: A Primeira licao e de sermos interesseiros. Pois sempre que o assunto em discussao no parlamento trata de suas comodidades, aumento de regalias, salarios e subsidios os deputados sao unanimes e ha pouca controversia. A segunda licao e intoleracia, arrogancia e divisionismo. Defacto desde a primeira legistlatura ate hoje foi sempre costume e normal ouvir vituperios proferidos por deputados em plena sessao da Assembleia da Republica. Comportamentos divisionistas, de violencia psicologica contra os outros,etc. Resultado disso e que as legislaturas sempre passaram o tempo a aprovar leis do que fazer leis. A maioria da leis aprovadas sempre vieram da proposta do Governo e nao como fruto de criatividade e de imaginacao legislatoria dos proprios deputados da Assembleia da Republica. Nessa mesma conjuntura em Mocambique temos uma sociedade civil que nao se es c nadaliza, inerte, que so sabe reclamar das manifestacoes dos problemas, mas que se monstra timida e inapta em intervir sobre as causas dos problemas que apoquentam a sociedade mocambicana. A sociedade civil mocambicana esta mais preocupada em arranjar fundos para abrir pocos de agua, fomentar gergelim,pagar bons salarios que desafiam os salarios do Estado, etc., sem uma sustentabilidade social de tais actividades. Resultado as pessoas
    17 hrs · Like · 9
  • Mateus Sansao Mondlane Nao se preocupe com movimentaçoes de tropas pois isso nao se difere de levar uma caneta dar a um analfabeto so vai levar por obrigação para "show off" nós o povo faremos revoluçao e nem a Fir nem as FADM farao nada,porque onde termina o pensamento de homens da frelimo começa o pensamento de Dlakhama.
    17 hrs · Like · 2
  • Jossias Noe Sithole Mussassa Estou atender mano onay aluta cotinua si cuando nao quero lutar poso fazer frontela na rio save !!!
    17 hrs · Like · 1
  • Ismael Luis Francisco Mateus, si for verdade Assino abaixo mencionado pork os Leoes da Gorongoza estao pronto pra kalquer Fogo k vier. Dhakama adi dar mais Carga as Baterias do Guepato, eu disse Gueburro. AGENT WITHOUT PROBLEM
    17 hrs · Like
  • Amisse Ali Aiuba Esses seram escorraçados e massagrados de um dia para outro
    16 hrs · Like
  • Tomas Humbe Dessa vez serao sacudido para valer,e eles sabem disso que com a renamo nao si brinca,apena agora querem aproveitar os acordos assinados do fim das hostilidades,enganando si que a renamo nao vai retaliar a possiveis provocacoes.
    16 hrs · Like
  • Nelli Nelly Disculpa psoal o que mais me irrita depois da frelimo sao os da comunidade cristam os snglne e o outro... k na hora que eles devem mesmo agir fikam a resolver problemas de casamento a comentar de violencia domestica... Por enkuanti fikam a assistir m..rdas da frelimo a xpera do Dlhacama zangar para começar a aparecer a criticar... a Usar a placa de Cristo..
    16 hrs · Like · 1
  • Armando Tomas Fernando a frelimo esta tonta como se fosse uma barata ,que apanhou baygon.
    15 hrs · Like · 1
  • Genito Luis Jornão Mas unay, o conselho constituicional ñ validou os resultados eleitorais? O que Dhlakama ta a espera?
    15 hrs · Like
  • Mna Mna CC ainda nao deliberou. . . .
    14 hrs · Like
  • Marinosledge Sledge Amigos nao acham k o Dlakama ja fez muito por nois? Axo k ja e tempo d agirmos e degnificarmos este Homem k teve tudo pra ser um ds mais Ricos d Moz mas deixou tudo pra lutar a favor do Povo, ele ja tem uma idade avansada ja nao pode lutar d mesma maneira k lutou a muitos anos passados,
    14 hrs · Like · 4
  • Ismael Luis Francisco E verdade, assino abaixo mencionado. AGUENT WITHOUT PROBLEM
    14 hrs · Like
  • Marinosledge Sledge Muitos querem viver bem com sacrificio do Dlakama ja xta na hora d nois nos sacrificarmos pra o bem do Povo, DLAKAMA e uma pessoa k nasceu numa barriga igual k voce nasceu, ele pensou diferenti e agiu nois tambem temos k agir nao ficarmos so a espera do Dlakama
    14 hrs · Like · 1
  • Jorge Uaquihapala Vejo muitos pronunciamentos sobre as hipotéticas violações dos acordos da CCJC, mas ninguém fala da situação de fome em que vive a população de Gorongosa (nem a porra da stv), lá a dieta é feita de mangas e tubérculos venenosos.
    14 hrs · Like · 1
  • Mateus Sansao Mondlane Dlakhama é como vinho do porto k quanto mais velho melhor é!um filosofo grego disse"Homem sábio é aquele k escolhe outro sabio para guiar seus destinos ou para lhe aconselharem"comparem amigos na renamo temos como exemplo homens como António Muchanga,Eduardo Namburete acham k tem alguma comparação com um Damião Jose e um Alberto Chipande?haja coração para aturar esses palhaços
    14 hrs · Like · 9
  • Mna Mna chipande ta sempre grosso....bebado incorigivel
    11 hrs · Like · 2
  • Ismael Luis Francisco Kakakakakaka. Mateus ya gramei esta sem comparacao. AGENT WITHOUT PROBLEM
    7 hrs · Like · 1
  • David Victor Estou preocupado Gente.onde estam os seguintes homens:Edson macuacua,paunde,etc.sumiram porque?quase ja não existe frelimo.
    5 hrs · Like · 1
  • Quisbe Ranguisse Unay Cambuma não te esqueça que em Moçambique não existe sociedade civil o lidera (Afonso Marceta Dhlakama) falou isso uma vez. Por isso não me admira o silêncio. Um dia vi o comentador Tomas Vieira Mario a chefiar um movimento denominado Sociedade Civil ate ele dizia que se nao parassem com os ataques em Mucnahungue iriam decretar luto nacional o dia 15 de Outubro passado com viva voz. Mas nos todos sabemos que ele e membro ativo da Frelimo mesmo na moderacao dele tem sempre tendencia de defender o regime. E desde que inicio aquele programa o que ele não concordou apenas foi Mordomia do Deputados.
    5 hrs · Like · 1
  • Fig Jeitinho Nao e facel nesse pais
    4 hrs · Like
  • Tongay Moyo A Frelimo não é um Partido sério porque está virado para negócios usando o Estado por isso, quando se fala de mudança, eles recorrem a aquisição de material bélico para liquidar a Renamo, esquecendo que a Renamo é o Povo. á Frelimo é um grupo de amigos corruptos,assassinos que sobrevive a custa de distribuição de benécias dos cargos públicos e dinheiros...assim como fizeram com Moyane que recebeu dinheiro que podia construir uma Ponte que lique Quelimane-Madal na Zambézia. vejam como funcionam os comunistas. hoje estamos a falar de Salomão Moyane, e não sabemos quantos dinheiros foram pagos os observadores internacionais que anunciaram, as eleições como livres e transparentes, quando decorria 10% da conmtagem. será que eles não sabiam que era preciso esperar no mínimo 60% da contagem para proclar alguém como vencedor? os resultados das eleições de 15 de Outubro de 2014, sairam fora e consumo da Comissão Política em Maio do corrente ano. alías, em Maio já se dizia em maputo: votar ou não o Nyusi já havia ganho com 56& e 30% para Dhlakama. onde o processo falhou no lado da Frelimo? A Frelimo não se apercebeu que o povo estava farto dela...naose aprcebeu que o regresso e Dhlakama seria a ultima alternativa para lhes tirar do poder...não se aperceu que muitos Frelimistas já não querem mais a ditadura interna e os fora de jogo interno....os Edson e companhia. a frelimo não se apercebeu que um grande dilema .interno são os 7 milhoes nas mãos dos adminoistradores distritais que se divide entre CAMARADAS. CONSTRUÇÃO DE CASA MARA A PRIMEIRA DAMA DORMIR SÓ UMA NOITE . EM TODAS AS PROVÍNCIAS, ONDE DORMIA GUEBUZA, AS CAMAS DEVEVIAM SER TROCADAS PARA A SEGUNDA VISITA NAQUELA PROVÍNCIA. SENHORES A FRELIMO COMETEU MUITA ASNEIRAS NA SUA GOVERNAÇÃO. ..e perante tudo isso, no final do dia 15.10.2014....os resultados eram quase 70% a favor da oposição. daí que foi dada instrução de: 1- falsificar os editais à caminho da CNE, 2- aumentar votos nulos, 3- aumentar a abstenção. só que esse processo não foi assistido pelos especialistas de eleições para os aconselhar que, na mesa 20 por exemplo estava inscritos 1000 e votaram 500. eles correram preencheram nos editais a caminho do STAE, onde estavam inscritos 1000, votaram 2000. onde votaram 1000, Nyusi teve 2000 etc etc etc....daí que em todo o País, a absteção atingiu a população superior a de Gaza e Inhambane.ESTUPIDEZ PARA UM PARTIDO VELHO E MADURO como eles dizem. VÃO PARA RUA.... SENHORES...FRELIMO FORA DO PODER.
    3 hrs · Like · 1

Sem comentários: